Palestra marca a Semana da ConsciA?ncia Negra no Campus SBS

Em 20 de novembro, A� celebrado o Dia Nacional da ConsciA?ncia Negra.A�Em sintonia com o momento, que inspira reflexA?o e propA�e discussA�es sobre a realidade dos afrodescendentes, suas aspiraA�A�es, desafios, dificuldades, as limitaA�A�es impostas e a valorizaA�A?o da cultura negra, o Instituto Federal Catarinense -A�Campus SA?o Bento do Sul recebeu, para uma palestra no auditA?rio, Pandora da Luz, presidente da UniA?o Nacional LGBT do EspA�rito Santo. Pandora A� designer de moda e tem uma longa trajetA?ria como ativista e militante em favor dos direitos dos negros.

A palestra, organizada pela professora Rosana da Silva Cuba, de Sociologia, deu aos participantes a chance de ouvir as experiA?ncias, vivA?ncias e os conhecimentos da ativista. De maneira didA?tica e firme, Pandora falou sobre a cultura dos afrodescendentes e a nA?o aceitaA�A?o desta no Brasil, as injustiA�as cometidas contra os negros, o racismo, as desigualdades histA?ricas e outras questA�es que precisam ser discutidas, visto que ainda hA? muito a ser superado e corrigido na busca por menos disparidades entre negros e brancos. A ativista narrou diversas situaA�A�es de discriminaA�A?o vividas por ela, desde atitudes no mercado de trabalho atA� o simples ato de caminhar pela rua A� noite. Alunos, professores e tA�cnicos administrativos ainda puderam fazer perguntas para Pandora, conhecendo os pontos de vista dela acerca de assuntos polA?micos, como aA�A�es afirmativas, apropriaA�A?o cultural e racismo reverso.

Para o Campus SA?o Bento do Sul, foi uma honra e uma satisfaA�A?o A?nica receber Pandora da Luz, ainda mais em uma data tA?o marcante como A� o Dia da ConsciA?ncia Negra. Seus relatos e argumentos levantaram um debate necessA?rio entre os participantes da palestra, que tambA�m puderam contribuir com suas opiniA�es. O Instituto agradece a presenA�a da ativista e parabeniza sua luta e sua trajetA?ria de resistA?ncia e enfrentamento.

*Texto: Cecom – SBS.

good essay, buy Zoloft.