Alunos participam de oficina para a OlimpA�ada Nacional em HistA?ria do Brasil

Mal comeA�ou o perA�odo de inscriA�A�es para a oitava ediA�A?o da OlimpA�ada Nacional em HistA?ria do Brasil (ONHB), e os alunos do Ensino MA�dio Integrado (EMI) do IFC – Campus write my paper, order clomid. Luzerna jA? estA?o se preparando para a competiA�A?o. Na quarta-feira (6), a convite da professora Isabel Cristina Hentz, uma equipe do IFC de Videira ministrou uma oficina aos alunos do campus local.

Os professores Adriano Bernardo Moraes Lima e Cristiane Fontana GrA?mm dialogaram com os estudantes de Luzerna sobre a dinA?mica das provas. Junto aos docentes, o egresso JoA?o Felipe Alves de Morais deu algumas dicas sobre a ONHB. A equipe do IFC de Videira jA? participou de ediA�A�es anteriores da olimpA�ada e teve grande sucesso nas provas.

A professora Isabel explica como surgiu a ideia da oficina, que promoveu tambA�m o intercA?mbio de conhecimentos entre alunos e docentes dos dois campi do IFC. a�?Fiquei sabendo que o IFC de Videira havia levado vA?rias equipes para a final da olimpA�ada. Conversei com a professora Cristiane para que eles viessem compartilhar as experiA?ncias com os alunos do nosso campus, a fim de deixA?-los mais motivadosa�?, conta.

Na oficina, Cristiane destacou que a ONHB tem uma dinA?mica muito diferente das demais OlimpA�adas do Conhecimento (como as de MatemA?tica ou FA�sica). a�?Primeiro, por ser em equipe a�� as outras sA?o todas individuais. Esta A� formada por quatro pessoas: um professor de HistA?ria e trA?s estudantesa�?, afirma. a�?A� uma olimpA�ada que estimula a pesquisa, pois a prova inicia na segunda-feira e o aluno tem a semana toda para pensar e discutir com colegas e professores de outras A?reas, para, aA� sim, chegar a alguma conclusA?o para as respostasa�?, diz a professora de IFC de Videira. a�?Eu acredito que a OlimpA�ada de HistA?ria A� para a vida toda. Eles aprendem a pesquisar, a trabalhar em equipe, a compartilhar conhecimento. Conhecimento este que vocA? adquire e fica pra sempre com ele.a�?

Estudante do terceiro ano do EMI em SeguranA�a do Trabalho do IFC Luzerna, JoA?o Victor Batista participou da oficina. Junto aA�outros colegas, foi um dos primeiros do campus a se inscrever na olimpA�ada do ano passado. a�?Conseguimos chegar na quarta fase da competiA�A?o. Foi uma experiA?ncia e tanto para nA?s, pois nunca havA�amos participadoa�?, relata o estudante. a�?A oficina foi muito importante pois muitas coisas que nA?s nA?o debatemos no ano passado, debatemos agora. Pudemos sanar muitas dA?vidas em relaA�A?o A� prova.a�?.

De acordo com a professora Isabel, o IFC Luzerna jA? tem, pelo menos, quatro equipes inscritas. a�?O prazo de inscriA�A�es ainda estA? aberto, se outros estudantes se interessarem ainda A� possA�vel participara�?, fala. a�?Agora temos uma bagagem maior de como funciona a olimpA�ada, uma vez que ano passado foi a primeira vez em que participamos. JA? sabemos como funciona a dinA?mica da prova, e a expectativa A� de fazermos o melhor trabalho possA�vel e, claro, tentar chegar A� finala�?, completa.

Texto e imagens: CECOM/Luzerna.