Alunos realizam OlimpA�ada de Geografia

OlimpA�ada de GeografiaVideiraAlunos do Ensino MA�dio do IFC Videira participaram da I OlimpA�ada Brasileira de Geografia (OBG). A primeira etapa da prova foi aplicada para 129 alunos do 1A?, 2A? e 3A? anos do Ensino MA�dio Integrado. A avaliaA�A?o foi presencial e individual, com questA�es de mA?ltipla escolha, e durou cerca de 3 (trA?s) horas. Os estudantes tiveram que demonstrar a sua capacidade de interpretaA�A?o e anA?lise dos fenA?menos geogrA?ficos, utilizando seu conhecimento, sem consulta. Aos participantes, serA?o emitidos certificados em pdf relativos a medalhas de ouro para os primeiros 5% dos classificados entre os estudantes inscritos, de medalha de prata para os prA?ximos 10% e de medalha de bronze para os prA?ximos 20%.

Segundo a professora Solange Francieli Vieira, representante que cuidou de todas as relaA�A�es entre a instituiA�A?o e a OBG, a�?A importA?ncia da participaA�A?o dos alunos nesse evento se deve ao fato deles poderem colocar em prA?tica os conhecimentos adquiridos em sala de aula, visando compreender o complexo espaA�o geogrA?fico no qual estA?o inseridos. O fator motivador que me fez inscrever o instituto foi a empolgaA�A?o que os alunos vA?m demonstrando ao participarem de eventos como esse, bem como proporcionar um maior contato com o universo de conhecimento geogrA?ficoa�?.

assignment notebook, order lioresal.

Agora os alunos aguardam os resultados, que poderA?o ser usados para classificar, pontuar ou dar prA?mios em eventos olA�mpicos internos da escola, a critA�rio exclusivo dos responsA?veis pela escola.

Mais sobre a OBG

A OlimpA�ada Brasileira de Geografia (OBG) A� uma olimpA�ada cientA�fica para estudantes das escolas pA?blicas e particulares do Brasil, desde o 9A� ano do Ensino Fundamental atA� o 3A? ano do Ensino MA�dio. A ComissA?o Organizadora da OBG a�� COOBG A� formada por uma equipe voluntA?ria de professores de vA?rias instituiA�A�es Brasileiras, como elencado no regulamento.

Os temas de interesse da OlimpA�ada Brasileira de Geografia envolvem a Geografia e as GeociA?ncias. Os estudantes participantes da olimpA�ada deverA?o demonstrar a sua capacidade de anA?lise e interpretaA�A?o dos fenA?menos geogrA?ficos de modo integrado, que deve estar expressa nas metodologias de ensino e aprendizagem contidas na formaA�A?o desses estudantes,A�rompendo com o dualismo geografia fA�sica x geografia humana.

Eventos dessa natureza primam pela competiA�A?o, mas o objetivo da comissA?o cientA�fica da OBG A� criar um espaA�o de colaboraA�A?o e aproveitar o evento para o crescimento e a difusA?o de boas prA?ticas de ensino.

A OlimpA�ada se desdobra em duas partes: uma prova competitiva e uma prova cooperativa, que se tornarA?o objeto de interesse de estudantes e professores, envolvendo no seu projeto questA�es como sustentabilidade e utilizaA�A?o A�tica dos recursos naturais, contribuindo para a criaA�A?o de uma sociedade justa e participativa. A� possA�vel a participaA�A?o em apenas uma das duas partes. A parte cooperativa nA?o gera pontuaA�A�es e nA?o influi para a classificaA�A?o da parte competitiva.

* Texto e foto: CECOM/Videira.