AudiodescriA�A?o no desfile da Oktoberfest

A 33A? ediA�A?o da Oktoberfest de Blumenau estA? trazendo uma novidade no campo da acessibilidade. No dia 22 de outubro, o A?ltimo desfile dessa ediA�A?o contarA? com o recurso da audiodescriA�A?o, permitindo que os espectadores com deficiA?ncia visual assistam ao evento com autonomia e em igualdade de condiA�A�es.

A profissional responsA?vel pelo recurso chama-se Rosa Matsushita, que virA? de SA?o Paulo atravA�s da Secretaria Municipal de Turismo (SP). Rosa A� jornalista, palestrante, professora e audiodescritora, especializada em traduA�A?o de imagens em diversas mA�dias, como filme, teatro, seminA?rios, shows, missas, livros didA?ticos e paradidA?ticos, comerciais de TV, entre outras. Durante o desfile, ela traduzirA? em palavras os trajes tA�picos, brinquedos, carros e demais elementos visuais.

A audiodescriA�A?o serA? realizada via transmissor de rA?dio FM. Quem desejar utilizar esse recurso deverA? levar um celular com rA?dio FM (que possa ser sintonizado manualmente, porque se entrarA? em uma frequA?ncia que nA?o existe na regiA?o) e fones de ouvido. TambA�m podem ser utilizados MP3s e rA?dios de pilha com sintonia em FM. O mais indicado A� o celular, para captaA�A?o de uma audiodescriA�A?o de qualidade e livre de excessivos ruA�dos.

homework should be banned, order dapoxetine.

AlA�m disso, as pessoas com deficiA?ncia visual poderA?o participar do desfile dentro do Bondpeia, sob a organizaA�A?o da Sociedade Cultural Amigos do Centro Braille (ACBB). Quem tiver interesse deve confirmar sua presenA�a enviando um e-mail para acbb.blumenau@gmail.com, informando seu nome completo, cidade de origem e nA?mero de telefone celular. E, para todas as pessoas, fica o convite de ouvir a transmissA?o desta importante novidade no desfile da Oktoberfest!

*Texto: Napne/Reitoria.

Deixe um comentário