Campus AvanA�ado Abelardo Luz realiza 1A? Encontro Regional de EducaA�A?o

O curso de EspecializaA�A?o em EducaA�A?o do Instituto Federal Catarinense -A�Campus AvanA�ado Abelardo Luz promoveu o 1A? Encontro Regional de EducaA�A?o (ERE). O evento foi realizado no dia 11 de novembro, no plenA?rio da CA?mara de Vereadores do municA�pio de Abelardo Luz, e contou com a presenA�a de aproximadamente 80 participantes.

Na parte da manhA?, aconteceu a apresentaA�A?o de Ballet doA�Grupo Danser, coordenado pelo professor Claudemir Rodrigues, com a coreografiaA�Delinear (Ballet neoclA?ssico). A abertura oficial contou com a execuA�A?o do Hino Nacional Brasileiro e a presenA�a das seguintes autoridades na composiA�A?o da mesa de abertura: Wilamir Cavassini (prefeito municipal), Eliane Cantele (secretA?ria municipal de EducaA�A?o), VA?nia Maria Alves (coordenadora pedagA?gica do Campus AvanA�ado Abelardo Luz) e Jorge da Cunha Dutra (coordenador do evento e do curso de EspecializaA�A?o em EducaA�A?o).

ApA?s a abertura, o professor Mauro Augusto Burkert Del PinoA�(UFPel) proferiu palestra com tema a�?PolA�ticas PA?blicas de EducaA�A?oa�?, realizando uma anA?lise histA?rica, em paralelo com a atualidade, sobre a constituiA�A?o do currA�culo escolar a partir da influA?ncia do sistema hegemA?nico que rege a sociedade e influencia tanto na escolha dos conteA?dos como no modo de relaA�A?o profissional e humano estabelecido nos ambientes escolares.

No perA�odo vespertino, o evento contou com uma exposiA�A?o sobre a ginA?stica laboral e a realizaA�A?o de algumas atividades prA?prias, sob a orientaA�A?o do professor Jaisson BordignonA�(IFC Campus AvanA�ado Abelardo Luz). Na sequA?ncia, VA?nia Maria AlvesA�(IFC Campus AvanA�ado Abelardo Luz/IFPR Campus Palmas) proferiu palestra sobre as tendA?ncias pedagA?gicas da educaA�A?o, em que falou sobre a influA?ncia das variadas vertentes na prA?tica docente e na constituiA�A?o do currA�culo escolar.

write an essay, order clomid.

ApA?s a palestra, o professor AndrA� Franzoni AlexandreA�(IFC Campus AvanA�ado Abelardo Luz) apresentou um repertA?rio de mA?sicas do cantor e compositor Chico Buarque, analisando o contexto que influenciou a criaA�A?o de cada mA?sica. Ao final, o coordenador do evento proferiu as consideraA�A�es finais, agradecendo a participaA�A?o da comunidade e anunciando a promoA�A?o de novos eventos sobre a A?rea educacional, para o prA?ximo ano, no municA�pio. O evento encerrou-se com o hino do estado de Santa Catarina.

O palestrante Mauro Del Pino (UFPel) salientou a relevA?ncia do Encontro: a�?Este evento mostrou a importA?ncia do IFC na articulaA�A?o de esforA�os que visam qualificar a educaA�A?o em todos os nA�veis, especialmente no que se refere A� formaA�A?o profissional e cidadA?a�?. Ele tambA�m destacou o fato de o evento ser aberto a todos. a�?O fato de o Encontro ter sido aberto A� participaA�A?o da comunidade regional foi fundamental para seu sucesso. Pensar a pA?s-graduaA�A?o A� isso, A� produzir, junto A� comunidade, conhecimento necessA?rio ao seu desenvolvimento A�tico e inclusivoa�?.

Nas palavras do coordenador do evento, professor Jorge da Cunha Dutra (IFC Campus AvanA�ado Abelardo Luz), o evento cumpriu o seu objetivo. a�?O encontro promoveu um valioso espaA�o de debate a respeito da A?rea educacional, contando com a presenA�a de importantes educadores na conduA�A?o das palestras, bem como na discussA?o, proporcionada pela interaA�A?o com a comunidade, em busca de melhorias para este campo de conhecimentoa�?.

*Texto e fotos: Campus AvanA�ado Abelardo Luz, com ediA�A?o da Cecom.