Conif discute internacionalizaA�A?o da rede federal

conif-camboriu4 persuasive essays, dapoxetine without prescription. Com muita mA?sica, as alunas do Instituto Federal Catarinense (IFC) a�� Campus CamboriA? emocionaram os participantes durante a abertura da 72A? ReuniA?o OrdinA?ria do Conselho Nacional das InstituiA�A�es da Rede Federal de EducaA�A?o Profissional, CientA�fica e TecnolA?gica (Conif). ApA?s a apresentaA�A?o, ao lado da Diretoria Executiva do Conif, a reitora do IFC, SA?nia Fernandes, deu as boas-vindas e ressaltou a importA?ncia de o campus sediar o encontro. A agenda da Rede Federal nas relaA�A�es internacionais foi um dos temas de destaque.

Para abrir a conversa do primeiro dia (08/03), a titular da Secretaria de EducaA�A?o Profissional e TecnolA?gica (Setec), Eline Neves Braga Nascimento, apresentou as aA�A�es que estA?o em andamento, entre a Setec e os mais de 80 paA�ses, a respeito da internacionalizaA�A?o e das tendA?ncias da educaA�A?o profissional no mundo.

Na oportunidade, a reitora do Instituto Federal do Acre (IFAC), Rosana Cavalcante dos Santos, contou a experiA?ncia da instituiA�A?o com Portugal. a�?Conseguimos visualizar um empoderamento dos alunos como cidadA?os. No retorno do intercA?mbio, eles voltam com uma visA?o de mundo maior e hA? um reconhecimento do esforA�o da instituiA�A?o em conseguir a parceriaa�?, destacou Rosana.

Conif e Universidade de Santiago de Compostela firmam parceria

A temA?tica internacionalizaA�A?o seguiu com a assinatura do convA?nio de colaboraA�A?o entre o Conif e a Universidade de Santiago de Compostela (USC).A� A instituiA�A?o espanhola possui mais de 500 anos e jA? fechou vA?rios convA?nios com o Brasil. Para o presidente do Conif, Francisco Roberto BrandA?o Ferreira, a parceria vai alA�m da mobilidade entre os paA�ses e visa estreitar a cultura cientA�fica entre Brasil e Espanha.

Entre as primeiras aA�A�es previstas no acordo, o reitor da USC, Juan Manuel ViaA�o Rey, destacou a abertura de turmas de doutoramento para a rede federal. A� Sobre a USC Criada em 1495, a Universidade de Santiago de Compostela (USC) possui dois campi, localizados em Santiago e em Lugo, na Espanha. Possui 50 graduaA�A�es, 50 mestrados e mais de 50 programas de doutoramento. Atualmente, a USC estA? entre as 400 melhores universidades do mundo, estabelecido pelo ranking Shanghai.

*Texto e fotos: Cecom/CamboriA?.