Egresso representa IFC em Conferência Internacional de Jovens Cientistas

Daniel apresenta seu projeto para a Comissão Avaliadora da ICYS

Daniel Verdi do Amarante, egresso do curso técnico de Informática integrado ao ensino médio do Campus Rio do Sul, representou o Instituto Federal Catarinense e o Brasil na ICYS – Internacional Conference for Young Scientists (Conferência Internacional de Jovens Cientistas) – , realizada de 19 a 25 de abril na Malásia. Ele apresentou o trabalho “Horsensor – Obtenção e Análise de Dados Quantitivos na Equoterapia”. Além de conquistar a medalha de prata da classificação geral da Conferência, Daniel recebeu ainda o prêmio de melhor pôster na categoria Engenharia.

Durante sua passagem pelo IFC, de 2016 a 2018, o estudante esteve bastante envolvido com projetos científicos e participou de diversos eventos nacionais – como as Olímpiadas brasileiras de Robótica, Física e Astronomia e Astronáutica, entre outras – e também de intercâmbios internacionais. Embora tenha concluído o curso no ano passado, ele ainda foi chamado para participar da Conferência Internacional como representante do IFC – uma vez que desenvolveu sua pesquisa como aluno do Instituto. “Participei de um processo online de seleção em 2017, que selecionaria os projetos para integrar a delegação brasileira na ICYS 2018. Como os avaliadores gostaram do meu projeto, mas ele ainda estava em um estágio inicial, fui selecionado para participar em 2019”, explica.

O jovem cientista explicou ainda como funciona o sistema que apresentou na ICYS, o Horsensor. “Desenvolvi um dispositivo para obter os dados do movimento do cavalo e da pessoa na Equoterapia – um tratamento para pessoas com deficiências e/ou necessidades especiais. Também desenvolvi um website para armazenar os dados e disponibilizá-los a outros pesquisadores. Isso tudo deve possibilitar e facilitar estudos sobre a prática, tornando a Equoterapia ainda melhor e ajudando mais pessoas”.

O trabalho foi apresentado de duas formas na Conferência: como pôster, para os outros participantes e para o público em geral, e individualmente para uma banca avaliadora. “A experiência de participar da ICYS foi incrível”, ressalta Amarante. “Além de ter oportunidade de apresentar o meu projeto para cientistas de vários países, fiz amizade com pessoas do mundo todo e conheci novas culturas”.

Antes de participar da conferência, Daniel participou do evento “Capacitação para Gestão de Projetos e Eventos”, realizado em Brusque nos dias 9 e 10 de abril. Ele ministrou a palestra “Ação Extensionista e Inovação: a pesquisa na Equoterapia do IFC Rio do Sul que gerou o Horsensor”, na qual falou tanto sobre sua trajetória no IFC quanto sobre seu projeto de pesquisa. “Foi uma experiência muito interessante, por ser um público diferente daquele para o qual geralmente apresento, que são os avaliadores da minha área em feiras de ciências. Isso possibilitou que eu falasse sobre meus planos para o futuro e também a respeito minha vontade de ajudar outros estudantes a terem oportunidades como as que tive. Foi realmente muito bom compartilhar minhas experiências com os professores do IFC”.

O jovem pesquisador salienta que ter cursado o ensino médio técnico em um Instituto Federal foi significativo para o seu sucesso acadêmico-científico. “Acredito que ter estudado no IFC foi fundamental para tudo isso, já que, em qualquer outra escola, eu provavelmente não teria o incentivo, o suporte e a infraestrutura necessários para a realização do meu projeto. Além disso, apliquei diversos conhecimentos adquiridos, durante o curso técnico, na elaboração do sistema”.

Agora que concluiu seu curso no IFC, Daniel decidiu se dedicar a projetos pessoais antes de dar continuidade à carreira acadêmica. “Vou entrar em uma faculdade apenas no ano que vem. Ainda não sei exatamente o que quero cursar, mas pretendo continuar trabalhando com pesquisa científica”, finaliza.

Texto: Cecom/Reitoria/Thomás Müller
Imagens: Acervo Pessoal/Proex