Estudantes do IFC Araquari realizam atividade de valorização do idoso

Na última sexta-feira, dia 11 de julho, cerca de 160 estudantes participaram de atividades de integração geracional, com aproximadamente 300 idosos dos Grupos da Melhor Idade do município de Araquari. Os estudantes envolvidos na ação estão cursando os anos finais do ensino médio no IFC Campus Araquari.

Os alunos contribuíram com a organização, decoração e interação da Festa Julina da Melhor Idade, promovida pela Prefeitura de Araquari. Uma tarde temperada com energia e experiência tomou conta do Salão Paroquial e fez com que as duas gerações (adolescentes e idosos) se juntassem para gerar felicidade. A ação faz parte do Projeto de Ensino Dia C, da disciplina de Sociologia, e teve como objetivo estimular o potencial dos adolescentes à participação social e comunitária por meio de diversas atividades de exercício da cidadania, protagonismo juvenil e cultura de paz.

Para o Prof. Roberto Dombroski, coordenador do projeto, “a interação dos estudantes com os idosos foi um aprendizado para a vida, pois são eles (adolescentes) que assumirão o comando da sociedade no futuro e, por isso, é importante aprimorar o contato intergeracional com ações que promovam o respeito, o reconhecimento e a felicidade mútua”.

Esta é mais uma das parcerias estabelecidas entre o Instituto Federal Catarinense e a Prefeitura de Araquari, por meio atividades dos Projetos Dia C e Super Ação. As ações do Gabinete e das Secretarias de Assistência Social, Educação e Esporte e Lazer do município têm oportunizado a realização de atividades sociais e comunitárias dos estudantes do campus, que crescem social e psicologicamente com essa participação.

Texto e imagem: IFC Araquari/Roberto Dombroski