A reuniA?o ordinA?ria do Conselho Superior do Instituto Federal Catarinense (IFC) acontece no dia 17 de marA�o, na Reitoria, em Blumenau. Abaixo segue a pauta de reuniA?o para seu conhecimento.
ResoluA�A?o ad referendum 010 – 2015 – Altera Anexo do Regimento CEPSH;
ResoluA�A?o ad referendum 011 – 2015 – Aprova PPC CA?es-Guia;
Processo Administrativo Disciplinar a�� 23353.065026/2014-11.Caso algum servidor queira acessar alguma demanda em pauta, deve entrar em contato com o representante do seu segmento. Os contatos dos conselheiros e outras informaA�A�es sobre o Consuper poderA?o ser acessadas em http://consuper.ifc.edu.br/bienio-20152017/.
A tarde do dia 07 de marA�o foi especial aos alunos dos cursos tA�cnicos integrados ao Ensino MA�dio. AtravA�s de uma parceria do IFC -A�Campus Rio do Sul com o ServiA�o Social do ComA�rcio (SESC) foi possibilitada a vinda do espetA?culo Contos NotA�vagos, da Cia Experimentus Teatrais, de ItajaA� (SC). A companhia teatral, ao longo da sua carreira, tem se dedicado A� montagem e circulaA�A?o de espetA?culos para todas as idades e tornou a tarde do IFC mais especial.
O aluno, do terceiro ano do curso de Agroecologia, Natan Piucco Rocker, foi um dos que elogiaram o trabalho desenvolvido pelo ator e manipulador Marcelo F. de Souza. Segundo destacou ele, essa manifestaA�A?o artA�stica A� uma forma inteligente de interaA�A?o com o pA?blico, com histA?rias divertidas. a�?Trocadilhos e personagens muito bem feitos. Gostei muito e acho que deveria ter mais oportunidades semelhantes a estaa�?, comentou.
O ESPETA?CULO
Sozinho em uma rA?dio, um locutor faz seu programa de todas as madrugadas: Contos NotA�vagos A� uma simulaA�A?o a�?para os que estA?o sA?s, para os que nA?o conseguem dormira�?. No episA?dio, ele conta histA?rias de realismo fantA?stico, noite apA?s noite, madrugada adentro, sempre com a desconfianA�a de que ninguA�m o estA? ouvindo. Baseado em contos do escritor contemporA?neo argentino Alejandro Dolina e mesclado aos poemas do itajaiense Bento Nascimento, o trabalho retrata personagens e lugares comuns da noite, sempre com uma visA?o mA�tica, fatalista e, ao mesmo tempo, cA�nica do mundo, entrecruzando realismo fantA?stico e um humor A?cido.
O curso de PA?s-graduaA�A?o Lato Sensu em EducaA�A?o com ASnfase em PrA?ticas PedagA?gicas do Instituto Federal Catarinense,A�Campus Fraiburgo, iniciou uma nova turma composta por 30 integrantes que, durante os prA?ximos dois anos, estarA?o em formaA�A?o para a construA�A?o de um dia a dia docente com mais qualidade. A programaA�A?o inicial do curso comeA�ou com palestras e oficinas Moodle. a�?O professor do sA�culo XXIa�? foi o tema da palestra do professor Marcelo da Silva.
JA? a coordenadora geral de ensino, Maria Salete Boing, proporcionou momentos de discussA�es sobre a�?A docA?ncia em construA�A?o e o reconstruir-se na docA?nciaa�?. O professor Vladimir Schuindt da Silva fez uma abordagem com a turma sobre a�?Aedes aegypti: Dengue, Chikungunya e Zika a�� PrevenA�A?o e Combatea�?, tendo em vista os problemas que o paA�s passa neste momento. Por fim, houve uma capacitaA�A?o de uso do Moodle a�� plataformaA�para interaA�A?o e comunicaA�A?o entre professores e alunos a�� com o professor Tiago Lopes GonA�alves.
O coordenador do curso, ClA?udio Bertotto, falou sobre este momento de inA�cio do novo ciclo do curso: “A nova turma do curso chega com um anseio para com as atividades a serem desenvolvidas neste ciclo de especializaA�A?o. A nA?s cabe um desafio realizado a cada dia a�� a�?fazer uma pA?s-graduaA�A?oa�? que responda com fidelidade A�A�proposta pedagA?gica, que atenda A�sA�expectativas de nossos pA?s-graduandos e que, ainda, como resultado de nosso trabalho, gere respostas de como melhorar, no dia a dia os desafios da atividade docentea�?, concluiu ele.
Membros do Grupo de Trabalho (GT) responsA?vel pela construA�A?o dos projetos tA�cnicos das rA?dios educativas do Instituto Federal Catarinense (IFC) estiveram nas A?ltimas semanas nos campi de CamboriA? e Videira. (Confira a Portaria AQUI). O objetivo das visitas realizadas pelos servidores Nicole Trevisol, Marcelo Lopes e JA?natas Teixeira, foi analisar, dentro das dependA?ncias dos campi, o melhor local para fixar as torres que devem acolher as antenas de transmissA?o de sinal de rA?dio.
A seleA�A?o dos locais para a colocaA�A?o das torres foi indicada pela gestA?o dos campi em acordo com os estudos prA�vios de coordenadas geogrA?ficas realizados pela CoordenaA�A?o de Engenharia da Reitoria. Em CamboriA?, a visitaA�A?o aconteceu dia 18 de fevereiro e contou com o acompanhamento das equipes locais de Engenharia, Infraestrutura e da CECOM. Ficou estabelecido que a torre serA? instalada prA?xima A�A�caixa d’A?gua, em uma A?rea que nA?o atrapalhe futuras obras de ampliaA�A?o. Na oportunidade, o GT tambA�m visitou uma A?rea que poderA? abrigar o estA?dio da rA?dio educativa.
JA? em Videira, a visitaA�A?o ocorreu no dia 25 de fevereiro e contou com a participaA�A?o da direA�A?o-geral e equipes locais de TI, Infraestrutura e da CECOM. Foram analisados dois pontos possA�veis para instalaA�A?o da torre, sendo que o primeiro exige uma subida de cerca de 500 metros e fica prA?ximo A� A?rea de plantio utilizada pelo curso de AgropecuA?ria. O segundo ponto fica na A?rea mais alta do campus, com subida de cerca de mais 400 metros em mata nativa fechada.A�Foram visitadas tambA�m trA?s possA�veis A?reas que podem abrigar o estA?dio da rA?dio na localidade.
De volta A� Reitoria, o GT trabalha na construA�A?o e no fechamento dos dois projetos tA�cnicos. a�?A previsA?o A� protocolA?-los junto ao MinistA�rio das ComunicaA�A�es atA� junho deste anoa�?, explica o coordenador-geral de Engenharia, Marcelo.
Segundo o engenheiro eletricista JA?natas, hA? uma situaA�A?o mais delicada em CamboriA?. a�?Neste local, a coordenada da rA?dio A� prA�-fixada. Isso quer dizer que precisamos protocolar o projeto tA�cnico no MinistA�rio propondo novas coordenadas, como tambA�m encaminhar o pedido de alteraA�A?o de coordenada A� Anatela�?, explica ele.
Foi em 2012 que o IFC entrou com o pedido de outorgas para as rA?dios educativas nas localidades de CamboriA? e Videira. Dois anos depois, foi publicada no D.O.U. a habilitaA�A?o do canal destas rA?dios para a InstituiA�A?o. Desde entA?o, a equipe da Reitoria vem trabalhando na construA�A?o dos projetos tA�cnicos. De acordo com a jornalista Nicole Trevisol, a primeira fase de concessA?o de outorga A� a homologaA�A?o do canal. a�?Neste momento, o IFC estA? na fase dois, que A� a entrega dos projetos tA�cnicos. A terceira etapa ocorre quando o MinistA�rio das ComunicaA�A�es habilita a instituiA�A?o e concede a outorga dos canais, mas nA?o hA? um prazo fechado para isso ocorrer: pode levar de 6 meses a mais de 2 anosa�?, explica ela.
Apostando na aprovaA�A?o dos projetos, o GT trabalha em paralelo nos estudos de levantamento de equipamentos necessA?rios para os estA?dios e seus custos. a�?Se passarmos para a fase 3, serA? preciso adquirir os equipamentos e estruturar os estA?dios para que as rA?dios comecem a operar em carA?ter experimentala�?, diz Nicole.
O que A� uma rA?dio educativa?
As unidades de CamboriA? e Videira foram pensadas estrategicamente para receber as rA?dios educativas do IFC. Isso porque a primeira estA? instalada no Litoral Norte de Santa Catarina e poderA?A�transmitir conteA?do educativo produzido pelo campus, como tambA�m e, principalmente, pelos campi de Araquari, Blumenau, Brusque, Ibirama, Santa Rosa do Sul, SA?o Bento do Sul, SA?o Francisco do Sul, Sombrio e pela Reitoria. O mesmo ocorre com a RA?dio Educativa do IFC em Videira, instalada no Meio-Oeste, que visa acolher conteA?dos do campi de Abelardo Luz, ConcA?rdia, Fraiburgo, Luzerna e Rio do Sul.
Assim, as estruturas das rA?dios serA?o utilizadas pelo IFC como um todo, envolvendo conteA?dos de todos os nossos campi. Outro ponto positivo de sua implementaA�A?o A� o fato de as rA?dios contarem com link de internet, o que possibilitarA? a transmissA?o online da programaA�A?o, difundindo, assim, o acesso ao conteA?do via web.
A rA?dio educativa vai muito alA�m de promover a publicidade de uma instituiA�A?o; seu foco primordial A� produzir conteA?do educativo-pedagA?gico, com vistas ao desenvolvimento intelectual e cultural de uma regiA?o. a�?O IFC contarA? com mais uma ferramenta educativa e pedagA?gica envolvendo TAEs, professores e estudantes na produA�A?o de conteA?dos educacionais de ensino, pesquisa, extensA?o, como tambA�m projetos e aA�A�es em parceria com a comunidade locala�?, finaliza Nicole.
Financiar projetos que integrem atividades de extensA?o tecnolA?gica, pesquisa cientA�fica e educaA�A?o profissional para construA�A?o e socializaA�A?o de conhecimentos e tA�cnicas relacionados A� agroecologia e aos sistemas orgA?nicos de produA�A?o – este A� o objetivo da chamada nA? 02/2016 do Conselho Nacional de Desenvolvimento CientA�fico e TecnolA?gico (CNPq), aberta A�s instituiA�A�es que integram a Rede Federal de EducaA�A?o Profissional, CientA�fica e TecnolA?gica. O prazo para envio de propostas jA? estA? aberto e segue atA� 12 de maio de 2016.
As propostas serA?o financiadas com recursos no valor global de R$ 4 milhA�es. Os projetos selecionados serA?o executados nos nA?cleos de estudo em agroecologia e produA�A?o orgA?nica (NEAa��s), implantados ou reformados em instituiA�A�es da Rede Federal, e receberA?o financiamento de atA� R$ 100 mil. O prazo de execuA�A?o das propostas selecionadas serA? de atA� 24 meses.
Os projetos devem propor iniciativas que integrem a comunidade acadA?mica com a comunidade local, sempre com foco na indissociabilidade do ensino, da pesquisa e da extensA?o; devem contribuir para o desenvolvimento local ou regional, de forma sustentA?vel, e contribuir para o diA?logo entre os diversos segmentos da sociedade civil com o setor pA?blico, para construA�A?o de parcerias interinstitucionais e de redes de informaA�A?o sobre experiA?ncias relacionadas A� agroecologia e A� produA�A?o orgA?nica e de base agroecolA?gica.
SA?o considerados pA?blicos prioritA?rios e beneficiA?rios da chamada os estudantes do ensino bA?sico, tA�cnico e tecnolA?gico, agricultores familiares, produtores em transiA�A?o agroecolA?gica, ou envolvidos com a produA�A?o orgA?nica ou de base agroecolA?gica, professores da Rede Federal e agentes de assistA?ncia tA�cnica e extensA?o rural.
Propostas a�� As propostas devem ser submetidas por meio do formulA?rio de propostas online, disponA�vel na Plataforma Carlos Chagas.
NEA’s a�� SA?o centros de referA?ncia para o desenvolvimento rural sustentA?vel fundamentado nos princA�pios, conhecimentos e prA?ticas da agroecologia, da produA�A?o orgA?nica e da base agroecolA?gica, por meio de aA�A�es que integrem atividades de ensino, pesquisa e extensA?o em sua A?rea de influA?ncia.
O Banco de Avaliadores consiste em cadastro nacional e A?nico de profissionais habilitados a participar das equipes de avaliaA�A?o pedagA?gica de obras didA?ticas, literA?rias, outros materiais de apoio A� prA?tica educacional dos programas do livro e da leitura e dos conteA?dos de recursos educacionais digitais, aberto A� candidatura de todo e qualquer professor das redes pA?blicas de ensino e das InstituiA�A�es de EducaA�A?o Superior que atendam aos critA�rios mA�nimos de qualificaA�A?o acadA?mica e profissional para o processo avaliativo. O MEC publicarA?, periodicamente, chamadas pA?blicas com o objetivo de recrutar e selecionar profissionais habilitados a comporem o referido banco.
Todos os avaliadores selecionados pelo MEC, ou pelas InstituiA�A�es de EducaA�A?o Superior parceiras, para comporem as equipes de avaliaA�A?o, deverA?o estar previamente cadastrados no Banco de Avaliadores.
A candidatura pressupA�e o cadastro de informaA�A�es como dados gerais, formaA�A?o acadA?mica, currA�culo lattes, experiA?ncia profissional e eventual atividade de docA?ncia corrente, alA�m da indicaA�A?o, pelo prA?prio professor, de sua especialidade e dos processos a que se candidata como avaliador.
A base de profissionais do banco poderA? tambA�m ser utilizada para a identificaA�A?o de professores que eventualmente sejam convidados pelo MEC para apoio na elaboraA�A?o de editais, participaA�A?o em comissA�es ou atuaA�A?o como recursista de processos avaliativos, dentre outras parcerias e convites relacionados aos Programas Nacionais do Livro e da Leitura e aos programas que envolvam recursos educacionais digitais.
O MinistA�rio do Esporte, por intermA�dio da Secretaria Nacional de Esporte, EducaA�A?o, Lazer e InclusA?o Social (SNELIS), estA? selecionando projetos que receberA?o recursos do OrA�amento Geral da UniA?o, com vistas A� implantaA�A?o e desenvolvimento de atividades de ESPORTE EDUCACIONAL, LAZER E INCLUSA?O SOCIAL dos programas:
A�A�A�A�A�A�A�A�A� LUTA PELA CIDADANIA;
A�A�A�A�A�A�A�A�A� SEGUNDO TEMPO PADRA?O;
A�A�A�A�A�A�A�A�A� SEGUNDO TEMPO UNIVERSITA?RIO;
A�A�A�A�A�A�A�A�A� SEGUNDO TEMPO PARADESPORTO.
A data limite para ENVIO da proposta para o e-mail central, pst@esporte.gov.br, A� dia 11 de marA�o de 2016!
Lembre-se de inserir os seguintes documentos:
a�?A�A�A�A�A�A� OFA?CIO DE ENCAMINHAMENTO DA PROPOSTA;
a�?A�A�A�A�A�A� PROJETO TA�CNICO PEDAGA�GICO;
a�?A�A�A�A�A�A� DECLARAA�A?O DE CAPACIDADE TA�CNICA E GERENCIAL.
Para auxiliar na confecA�A?o do Projeto TA�cnico-PedagA?gico, o MinistA�rio do Esporte disponibiliza em sua pA?gina,A�http://pst.uem.br/portal/pt-BR/editais, os documentos:
A�A�A�A�A�A�A�A�A� ApresentaA�A?o de todos os programas;
A� A� A� A� A� edital de chamamento;
A� A� A� A� A� modelo de declaraA�A?o de contrapartida;
A� A� A� A� A� modelo de declaraA�A?o de capacidade tA�cnica;
A� A� A� A� A� diretrizes dos programas;
A� A� A� A� A� modelo do Projeto TA�cnico-PedagA?gico;
A� A� A� A� A� orientaA�A�es estruturantes dos programas.
A divulgaA�A?o do resultado das propostas inscritas ou liminarmente rejeitadas serA? dia 28 de marA�o. Em seguida, haverA?A�um perA�odo para interposiA�A?o de recursos – entre 29 de marA�o a 07 de abril.
O resultado final das propostas aprovadas serA? dia 15 de abril de 2016.
Mais informaA�A�es em http://pst.uem.br/portal/pt-BR/editais
EstarA?o abertas, atA� o dia 18 de marA�o de 2016, as inscriA�A�es para o preenchimento de vagas para os Programa de PA?s-GraduaA�A?o, em nA�vel de Doutoradlo, em Energia e Ambiente (PGENAM), vinculado ao Centro Interdisciplinar de Energia e Ambiente (CIEnAm) da Universidade Federal da Bahia (UFBA). As informaA�A�es para inscriA�A�es estA?o disponA�veis em www.cienam.ufba.br – Aba Processo Seletivo.
A PrA?-reitoria de Pesquisa, PA?s-graduaA�A?o e InovaA�A?o (PROPI) comunica a abertura de inscriA�A�es para seleA�A?o de propostas de projetos de pesquisa de iniciaA�A?o cientA�fica nas seguintes modalidades: Programa Institucional de Bolsas de IniciaA�A?o CientA�fica (PIBIC) e PIBIC-Af (AA�A�es Afirmativas); Programa Institucional de Bolsas de IniciaA�A?o CientA�fica JA?nior (PIBIC-EM); e, Programa Institucional de Bolsas de IniciaA�A?o em Desenvolvimento TecnolA?gico e InovaA�A?o (PIBITI).
Os editais torna pA?blico o processo de seleA�A?o de propostas de projetos de pesquisa, com o fim de compor cadastro de reserva, para a concessA?o de bolsas do Programa de IniciaA�A?o CientA�fica e Programa de IniciaA�A?o em Desenvolvimento TecnolA?gico e InovaA�A?o do CNPq, a alunos regularmente matriculados nos cursos do IFC para o perA�odo 2016-2017.
* PerA�odo de inscriA�A?o: 01 de marA�o a 11 de abril de 2016 (atA� as 18 horas).
Em 2016, a CoordenaA�A?o de AperfeiA�oamento de Pessoal de NA�vel Superior (Capes) passarA? a ministrar os treinamentos do Portal de PeriA?dicos via web. O principal objetivo A� atender cada vez mais usuA?rios da biblioteca virtual, uma vez que o meio digital permite o acesso rA?pido e fA?cil A�s informaA�A�es, sem limitaA�A?o do tempo dos instrutores ou da logA�stica necessA?ria para se colocar usuA?rios e multiplicadores em um mesmo local e hora.
A tecnologia utilizada serA? o Mconf a�� serviA�o de multiconferA?ncia desenvolvido pela Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP), com ampla capacidade de comunicaA�A?o em A?udio e vA�deo em tempo real. As inscriA�A�es continuam da mesma forma: os interessados devem acessar a A?rea de Treinamentos do Portal para garantirem a participaA�A?o. AlA�m da capacitaA�A?o promovida pelo Portal de PeriA?dicos, haverA? tambA�m treinamentos dos editores com os quais a Capes assina contrato. Ambos os tipos de sessA�es seguirA?o os mesmos padrA�es para inscriA�A�es, acessos e realizaA�A?o do curso.
Requisitos bA?sicos
Para receber o certificado, A� imprescindA�vel que o usuA?rio realize a inscriA�A?o no Portal, uma vez que o documento que atesta a participaA�A?o no treinamento ficarA? disponA�vel no a�?Meu EspaA�oa�?. O curso terA? turmas todos os dias, em turnos intercalados. Para evitar intercorrA?ncias no acesso A� sala de aula virtual, recomenda-se abrir o link de acesso ao Mconf a�� que serA? enviado para o e-mail cadastrado a�� pelo navegador Mozilla Firefox. TambA�m A� necessA?rio ter os softwares Java e Flash atualizados no computador.
Resultados
Em 2015, foram realizados 35 treinamentos presenciais, qualificando um pA?blico de mais de quatro mil pessoas da comunidade acadA?mica a�� docentes, pesquisadores, bibliotecA?rios, alunos de graduaA�A?o e pA?s-graduaA�A?o e profissionais de diversas A?reas. Em comparaA�A?o com 2014, o nA?mero de turmas dobrou. A expectativa A� de que cresA�a ainda mais em 2016, devido A� facilidade proporcionada pelo Mconf para a prA?tica das aulas.
Por meio da capacitaA�A?o A� possA�vel verificar qual A� o conteA?do que estA? disponA�vel para a comunidade acadA?mica e cientA�fica brasileira, compreender de forma mais clara as ferramentas de pesquisa que estA?o disponA�veis e com isso facilitar o processo de busca pela informaA�A?o desejada no menor tempo possA�vel. Ou seja, essa oportunidade permite aos usuA?rios reconhecer a informaA�A?o que precisam e melhorar a habilidade de localizar, avaliar e usar efetivamente a informaA�A?o.