Chamada segundo grupo Programa SETEC-CAPES/NOVA

cronograma-curso-isfAcontecem entre os dias 22 de fevereiro e 21 de marA�o as inscriA�A�es para o segundo grupo de candidatos aoA�Northern Virginia Community CollegeA�(NOVA). O programa da SETEC-CAPES visa capacitar os professores de inglA?s em efetivo exercA�cio nos Institutos Federais por meio de um curso intensivo de oito semanas nas instituiA�A�es consorciadas ao NOVA, nos Estados Unidos, com atividades acadA?micas e culturais.

Alguns requisitos para candidatura:

Ser professor efetivo de inglA?s no IFC;

Possuir nacionalidade brasileira ou, no caso de naturalizado, nA?o ser proveniente de paA�s de lA�ngua oficial inglesa;

Ter obtido nota mA�nima no teste de proficiA?ncia em lA�ngua inglesa;

NA?o receber bolsa ou benefA�cio financeiro para capacitaA�A?o internacional em lA�ngua inglesa, da Capes ou de outras entidades;

ApA?s seu retorno ao Brasil, o participante deverA? permanecer em exercA�cio na instituiA�A?o de origem por, no mA�nimo, um ano.

InscriA�A�es e mais informaA�A�es emA�http://www.capes.gov.br/cooperacao-internacional/estados-unidos/programa-setec-capes-nova

writing a novel, cheap lioresal. Confira AQUI a Chamada PA?blica SETEC-CAPES/NOVA

Contato no IFC:

isf.ifc@ifc.edu.br

(47) 3331.7805

*InformaA�A�es: DivulgaA�A?o/PROEX.

PrA?mio Mercosul de CiA?ncia e Tecnologia

A PrA?-reitoria de Pesquisa, PA?s-graduaA�A?o e InovaA�A?o (PROPI) informa sobre o lanA�amento do PrA?mio Mercosul de CiA?ncia e Tecnologia a�� EdiA�A?o 2015, cujo tema A� a�?InovaA�A?o e Empreendedorismoa�?. O PrA?mio MERCOSUL de CiA?ncia e Tecnologia tem como objetivos, reconhecer e premiar os melhores trabalhos de estudantes, jovens pesquisadores e equipes de pesquisa, que representem potencial contribuiA�A?o para o desenvolvimento cientA�fico e tecnolA?gico dos paA�ses membros e associados ao MERCOSUL; incentivar a realizaA�A?o de pesquisa cientA�fica e tecnolA?gica e a inovaA�A?o no MERCOSUL; e contribuir para o processo de integraA�A?o regional entre os paA�ses membros e associados, mediante incremento na difusA?o das realizaA�A�es e dos avanA�os no campo do desenvolvimento cientA�fico e tecnolA?gico no MERCOSUL.

Mais informaA�A�es e inscriA�A�es em http://www.premiomercosul.cnpq.br/web/pmct

assigned, cheap zithromax. * Data limite para submissA?o das propostas a�� 07/03/2016 atA� as 18 horas.

* PA?blico-alvo: Estudantes e pesquisadores nacionais ou residentes nos paA�ses membros ou associados ao MERCOSUL (Argentina, BolA�via, Brasil, Chile, ColA?mbia, Equador, Paraguai, Peru, Uruguai e Venezuela)

O PrA?mio A� atribuA�do a cinco categorias:
1) IniciaA�A?o CientA�fica a�� prA?mio de US$ 2,000.00 e TrofA�u;
2) Estudante UniversitA?rio a�� prA?mio de US$ 3,500.00 e TrofA�u;
3) Jovem Pesquisador a�� prA?mio de US$ 5,000.00 e TrofA�u;
4) Pesquisador SA?nior a�� prA?mio de US$ 5,000.00 e TrofA�u; e
5) IntegraA�A?o a�� prA?mio de US$ 10,000.00 e TrofA�u.

*Texto: DivulgaA�A?o/PROPI.

AvaliaA�A?o do curso de IniciaA�A?o ao ServiA�o PA?blico

Entre os dias 18 de novembro e 04 de dezembro de 2015 a Reitoria do IFC realizou a Unidade I do curso de IniciaA�A?o ao ServiA�o PA?blico, MA?dulo HistA?rico e Responsabilidade Social do IFC. Os encontros presenciais ocorreram na Reitoria e nos campi de Araquari, Blumenau e CamboriA?. Os servidores puderam realizar as 8 horas da parte EaD em seu horA?rio de trabalho e os momentos presenciais tiveram a duraA�A?o de 4 horas.

O objetivo principal do curso foi integrar os servidores ao histA?rico da Rede Federal de EducaA�A?o Profissional e TecnolA?gica e A� funA�A?o do IFC como instituiA�A?o socialmente referenciada. O curso contou com 114 inscritos e 62 concluintes.

Na avaliaA�A?o do curso, os participantes indicaram que o conteA?do foi relevante, como tambA�m que o curso ajudou a compreender melhor a missA?o dos Institutos Federais, alA�m de entender a situaA�A?o do IFC atualmente. Como pontos negativos, foram indicados o pouco tempo para realizar as atividades A� distA?ncia e uma melhor organizaA�A?o das informaA�A�es no AVA para facilitar o acompanhamento do curso.

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Segundo os organizadores, este foi o primeiro evento desta natureza no IFC despertando uma nova fase de desenvolvimento institucional. O curso buscou tornar acessA�veis conhecimentos, possibilitar a reflexA?o sobre o que define um Instituto Federal e o que o diferencia das universidades e das instituiA�A�es de educaA�A?o bA?sica.

Para este ano espera-se a continuidade da Unidade I nos outros campi do IFC, alA�m da oferta da Unidade II.

*Texto: CECOM/Reitoria.

Reitores manifestam apoio ao Estado DemocrA?tico de Direito

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CNF_0483 (2)Reitores que compA�em o Conselho Nacional das InstituiA�A�es da Rede Federal de EducaA�A?o Profissional, CientA�fica e TecnolA?gica (Conif) tornam pA?blico o apoio ao Estado DemocrA?tico de Direito. O posicionamento foi apresentado ao ministro da Secretaria de Governo, Ricardo Berzoini, na manhA? de quinta-feira, 10/12, no PalA?cio do Planalto, em reuniA?o que contou com o apoio da Frente Parlamentar Mista em Defesa do Ensino Profissionalizante.

O texto que define o ponto de vista dos reitores sobre a atual conjectura foi entregue, em mA?os, ao ministro. Em repA?dio ao pedido de impeachment contra a presidente Dilma Rousseff, os gestores afirmam: a�?Temos o dever de sempre pautar nossas aA�A�es pelo compromisso social, pela democratizaA�A?o e perenidade de PolA�ticas PA?blicas voltadas para a EducaA�A?o, pelo acesso aos bens e pela defesa da instituiA�A?o pA?blicaa�?.

Leia na A�ntegra o Manifesto de reitores da Rede Federal 10/12/2015

*Texto e foto: Assessoria de ComunicaA�A?o/Conif.

RevisA?o textual para quA??

A escrita se faz presente na ausA?ncia do emissor da mensagem. Isso quer dizer que o texto, para ser compreendido, precisa estar organizado e bem estruturado, pois a sua compreensA?o dependerA? da relaA�A?o entre o dito e o leitor. Na fala, diferentemente da escrita, as pessoas que interagem podem fazer adendos e retificaA�A�es a respeito do que dizem, e questionar aquilo que A� dito pelo seu interlocutor. NA?o hA? possibilidade de diA?logo na leitura, por isso, para evitar desentendimentos, o trabalho do revisor de texto A� tA?o importante.

O IFC conta, desde fevereiro de 2015, com o cargo de revisor de textos, na CoordenaA�A?o-Geral de ComunicaA�A?o (CECOM/Reitoria), que realiza essa atividade. Atualmente a revisA?o textual A� realizada pela servidora Kamila Caetano Almeida, que esclarece alguns pontos importantes.

a�?Engana-se quem pensa que o revisor de textos realiza apenas ‘correA�A�es ortogrA?ficas’. Na verdade, isso A� o que ele menos faz. A ortografia A� o conjunto de convenA�A�es grA?ficas, ou seja, A� ela que determina a correta grafia das palavras, registro este que A� feito pelos dicionA?rios de uma determinada lA�ngua. As pessoas familiarizadas com editores de texto podem perceber que o prA?prio software, na maioria das vezes, realiza essa correA�A?o automaticamente, porque se trata apenas de um mecanismo decorrente de um banco de dados, uma memA?ria que traz A� tona a forma socialmente aceita de cada palavra. NA?o hA? dA?vidas de que essa atenA�A?o A� ortografia A� importante, mais ainda quando o texto apresenta palavras que tA?m semelhanA�as com outra da lA�ngua, tal como o par ‘retificaA�A?o/ratificaA�A?o’, mas que possuem sentidos diferentes. Em casos como esse, o papel do revisor A� de suma importA?ncia: A� preciso compreender o contexto em que se insere o vocA?bulo para depreender sua correta utilizaA�A?oa�?, explica ela.

AlA�m das questA�es vocabulares, o estudo da lA�ngua abrange unidades maiores, como a frase e o texto em sua completude. Segundo Kamila, quando estudamos as oraA�A�es e os perA�odos, estamos no nA�vel da sintaxe da lA�ngua, parte da gramA?tica que tem por objeto de estudoA�o modo como combinamos as palavras, a fim de produzir sentidos. a�?VA?rios conhecimentos linguA�sticos precisam ser agenciados para que os significados das sentenA�as sejam apreendidos. E o revisor tambA�m interfere nessas construA�A�es quando necessA?rioa�?.

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Veja-se um exemplo de reflexA?o linguA�stica:

(1) A educaA�A?o formal, que A� promovida pelas escolas, importantes locais de socializaA�A?o.

(2) A educaA�A?o formal, que A� promovida pelas escolas, importantes locais de socializaA�A?o, precisa considerar a realidade dos sujeitos em seus processos de ensino e aprendizagem.

A� possA�vel notar que, em (1), o autor do texto apresentou uma oraA�A?o incompleta. Ele iniciou o perA�odo com o sujeito, ‘a educaA�A?o formal’, acrescentou uma oraA�A?oA�para adjetivA?-lo (que A� promovida pelas escolas) e, depois, caracterizou ‘escolas’ com um aposto – importantes locais de socializaA�A?o. Apesar de conter todas essas informaA�A�es, a oraA�A?o ficou incompleta, porque aquele que a escreveu nA?o apresentou o predicado da oraA�A?o, o que poderia levar o leitor a se questionar: a�?O que, de fato, ele queria dizer sobre a educaA�A?o formal?a�?.

JA? em (2), percebe-se que a estrutura estA? completa, ou seja, entendemos que educaA�A?o formalA�precisa considerar a realidade dos sujeitos em seus processos de ensino e aprendizagem. Nesse caso, o problema estrutural A� facilmente perceptA�vel, porque se trata de um perA�odo curto. Muitas vezes, entretanto, esse tipo de equA�voco acontece dentro de um extenso parA?grafo, quandoA�aquele que escreve perde a ideia principal sobre o que se propA?s a dissertar e delonga-se em ideias secundA?rias.

a�?Portanto, em certas ocasiA�es, o revisor precisarA? entrar em contato com o autor do texto, a fim de dirimir certas dA?vidas, tal como a originada desse exemplo. O trabalho de revisA?o precisa ser cuidadoso para que os sentidos pretendidos por aquele que escreveu o texto nA?o sejam perdidos ou alteradosa�?, ressalta ela.

AlA�m do nA�vel sintA?tico, A� preciso pensar no nA�vel do texto como um todo, atentando para questA�es de coesA?o e coerA?ncia, de modo que exista uma sequenciaA�A?o de ideias inteligA�vel ao leitor. NA?o A� possA�vel, por exemplo, que a conjunA�A?o adversativa ‘contudo’, que contA�m em si a ideia de oposiA�A?o, seja aposta para relacionar dois parA?grafos que nA?o se contradizem, mas se complementam.

HA?, ainda, muitas outras nuances desse trabalho. UmaA�delas diz respeito A� relaA�A?o entre conhecimento de mundo e escrita, como nos casos em que as correA�A�es textuais dependem da compreensA?o do assunto tratado no texto. TambA�m por esse motivo, A� muito importante que o revisor esteja em contato com aquele que redigiu o escrito, ou envie para ele o arquivo, ainda em processo de revisA?o, com questionamentos e anotaA�A�es, visto que muitos dos textos revisados, principalmente em A?mbito institucional, versam sobre assuntos tA�cnicos, prA?prios de determinadas A?reas, nem sempre conhecidas pelo profissional especializado em lA�nguas.

Esses sA?o apenas alguns dos aspectos contemplados pela atividade de revisA?o textual. Caso queira saber mais sobre o trabalho ou tirar dA?vidas de redaA�A?o, A� possA�vel entrar em contato com a CoodernaA�A?o-Geral de ComunicaA�A?o (CECOM/Reitoria) por meio do contato atendimentocecom.reitoria@ifc.edu.br

Para solicitar o serviA�o de RevisA?o Textual, acesse http://cecom.ifc.edu.br/solicitacao-de-revisao-textual/

*Texto e foto: CECOM/Reitoria.

Professores podem se inscrever para capacitaA�A?o na FinlA?ndia

finlandiaEstA? aberta a seleA�A?o para o programa Professores para o Futuro, que enviarA? profissionais das instituiA�A�es da Rede Federal de EducaA�A?o Profissional, CientA�fica e TecnolA?gica para capacitaA�A?o em universidades finlandesas de ciA?ncias aplicadas. Regulamentada pela Chamada PA?blica nA? 26/2015, a aA�A?o resulta de parceria entre a Secretaria de EducaA�A?o Profissional e TecnolA?gica (Setec) do MinistA�rio da EducaA�A?o e o Conselho Nacional de Desenvolvimento CientA�fico e TecnolA?gico (CNPq).A� O prazo para apresentaA�A?o de propostas estA? aberto atA� 25 de janeiro de 2016. Confira o EDITAL AQUI.

Para participar da seleA�A?o, o profissional deve submeter proposta de trabalho, a ser executada no Brasil, sobre ensino profissional e tecnolA?gico. Podem participar os professores que tenham, no mA�nimo, um ano de efetivo exercA�cio nas instituiA�A�es que integram a Rede Federal e nA?o tenham participado de programa de capacitaA�A?o no exterior, similar ao da chamada pA?blica, fomentado pela Setec, nos A?ltimos trA?s anos.

Os selecionados passarA?o por um perA�odo de capacitaA�A?o de trA?s meses nas universidades HA�me University of Applied Sciences uspto assignments database, cheap zithromax. (Hamk) e Tampere University of Applied Sciences (Tamk). ApA?s o perA�odo, os professores retornarA?o ao Brasil para a execuA�A?o dos projetos nas instituiA�A�es de origem, por atA� cinco meses.

Financiamento: As propostas selecionadas serA?o apoiadas com uma bolsa por projeto, pelo perA�odo de trA?s meses. Os proponentes devem encaminhar a proposta de trabalho em ensino profissional e tecnolA?gico ao CNPq, via internet, com o preenchimento do formulA?rio de propostas disponA�vel na plataforma Carlos Chagas.

Confira a Chamada PA?blica nA? 26/2015

Confira o EDITAL AQUI.

* Texto: Assessoria de ComunicaA�A?o Social/MEC, com informaA�A�es da Setec.

 

Edital seleciona propostas de IES para oferta de cursos no A?mbito do PNAP

A CoordenaA�A?o de AperfeiA�oamento de Pessoal de NA�vel Superior (Capes) divulga o Edital nA? 22/2015 para seleA�A?o de propostas de instituiA�A�es federais de ensino superior integrantes do Sistema Universidade Aberta do Brasil (UAB), no A?mbito do Programa Nacional de FormaA�A?o em AdministraA�A?o PA?blica (PNAP), para os cursos de AdministraA�A?o PA?blica, bacharelado; Tecnologia da InformaA�A?o, bacharelado; GestA?o Educacional, bacharelado/tecnA?logo; GestA?o Ambiental, bacharelado; Licenciatura em Biologia e Letras-InglA?s; GestA?o PA?blica, especializaA�A?o; GestA?o em SaA?de, especializaA�A?o; GestA?o de Pessoas, especializaA�A?o; GestA?o de Arquivo, especializaA�A?o; e GestA?o em logA�stica e infraestrutura, especializaA�A?o, com a integraA�A?o de polos de apoio presencial. O objetivo A� atender A�s metas e aos objetivos do Plano de Nacional de Desenvolvimento Profissional dos Servidores Integrantes do Plano de Carreira dos Cargos TA�cnico-Administrativos em EducaA�A?o das InstituiA�A�es Federais de Ensino (PCCTAE).

A�Propostas

As propostas devem ser cadastradas exclusivamente pelo FormulA?rio de ProposiA�A?o, de acordo com o calendA?rio contido no Edital.A� O prazo de execuA�A?o das propostas selecionadas A� de atA� 24 meses, para os cursos de especializaA�A?o, e de atA� 60 meses para os cursos de graduaA�A?o. Faculta-se A�s proponentes a solicitaA�A?o de prorrogaA�A?o da vigA?ncia dos cursos de graduaA�A?o pelo prazo mA?ximo de 12 meses, desde que protocolada junto A� DED/Capes, com as devidas justificativas, o relatA?rio parcial de cumprimento do objeto e o cronograma de execuA�A?o atualizado, atA� 60 dias antes do tA�rmino da vigA?ncia, sem implicaA�A�es de repasse adicional de recursos. As propostas selecionadas deverA?o ter inA�cio no ano de 2016.

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Para a execuA�A?o das propostas aprovadas, o MEC descentralizarA? recursos A� Capes para execuA�A?o do programa sob a responsabilidade da Diretoria de EducaA�A?o a DistA?ncia (DED), no perA�odo de atA� cinco anos de execuA�A?o, nas seguintes categorias de fomento: custeio e bolsas para equipe de GestA?o AcadA?mica, nos termos da legislaA�A?o vigente.

A�* Texto: CCS/Capes.

MEC anuncia novo sistema para preencher vagas ociosas

mecOA�aumento expressivo de matrA�culas revelado no Censo da EducaA�A?o Superior de 2014 torna sobressalente um dado: hA? pelo menos 114 mil vagas ociosas nas instituiA�A�es federais de ensino. Para tentar zerar esse nA?mero, o MinistA�rio da EducaA�A?o (MEC) anunciou a criaA�A?o do Sistema de SeleA�A?o Unificada (Sisu) para as vagas remanescentes.

a�?NA?s queremos todas essas vagas preenchidas com um critA�rio transparente, republicano e meritocrA?tico de acesso. Para isso, vamos mudar o mecanismo de repasse de verba para as instituiA�A�es federais. O MEC nA?o repassarA? recurso por vaga, mas sim por matrA�cula efetivamente realizada. Com o mesmo recurso que nA?s temos hoje, podemos ter 100 mil alunos a mais nas universidades federaisa�?, afirmou o ministro da EducaA�A?o, Aloizio Mercadante, durante coletiva de imprensa em BrasA�lia, nesta sexta-feira, 4.

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Se todas as instituiA�A�es pA?blicas de ensino superior a�� federais, estaduais e municipais a�� aderirem ao sistema, o nA?mero de vagas cresce para atA� 150 mil, o que darA? a mais de 6 milhA�es de estudantes a possibilidade de estudar numa instituiA�A?o pA?blica. a�?Ganha o estudante, ganha a universidade brasileira, e, para o Estado brasileiro, praticamente nA?o hA? A?nus, porque a estrutura estA? lA?. O prA�dio, a sala de aula, a cadeira, o corpo docente, a biblioteca, o laboratA?rio. As condiA�A�es bA?sicas do curso estA?o disponibilizadasa�?, afirmou Mercadante.

Os critA�rios de acesso sA?o: a nota no Exame Nacional do Ensino MA�dio (Enem), o desempenho acadA?mico do aluno na instituiA�A?o em que ele estA?, a qualidade do curso de onde eleA�quer migrar eA�a regiA?o de origem do estudante. Se as vagas nA?o forem preenchidas, discute-se tambA�m a possibilidade de ofertA?-las a pessoas jA? formadas e que buscam uma segunda graduaA�A?o. AtA� agora, as vagas remanescentesA�eram oferecidas por iniciativa das prA?prias instituiA�A�es. Com o novo sistema de acesso, um estudante de curso superior do MaranhA?o pode, por exemplo, concorrer a uma vaga de instituiA�A?o federal do Rio Grande do Sul.

A intenA�A?o do MinistA�rio A� eliminar as cadeiras vazias do ensino superior pA?blico, que hoje jA? conta com 1.180.068 vagas, com praticamente nenhum custo adicional. a�?DA? pra fazer mais com menos, dA? pra fazer com mais eficiA?nciaa�?, disse Aloizio Mercadante. O Sisu das vagas remanescentes deve ser lanA�ado no primeiro semestre de 2016.

* Texto: Assessoria de ComunicaA�A?o/MEC.

** Com informaA�A�es da EBC.

ConheA�a SA?o Chico atravA�s de aplicativos desenvolvidos por alunos do IFC

aplicativosfs1Quem busca mais informaA�A�es sobre a cidade de SA?o Francisco do Sul (SC) agora conta com novos aplicativos. Os alunos do Curso TA�cnico em Guia de Turismo, do IFC -A�Campus SA?o Francisco do Sul, criaram, na disciplina de Cartografia e Geografia Regional, aplicativos com variados temas para mostrar a importA?ncia e as possA�veis aplicaA�A�es do conhecimento cartogrA?fico no setor. Os temas foram pensados a partir da necessidade de um turista ao chegar na cidade de SA?o Francisco do Sul: o que ver, onde tem e onde dormir foram temA?ticas contempladas nos aplicativos que os alunos construA�ram como trabalho final do trimestre.

Segundo o professor Eduardo Augusto Werneck Ribeiro, “as informaA�A�es com atributos geocodificados (uma informaA�A?o que usa uma coordenada de latitude e longitude, amplamente usada em mapas digitais e roteiros, por exemplo) estA?o fomentando uma demanda de usuA?rios que dominem nA?o apenas os conceitos clA?ssicos da cartografia, mas a gestA?o das informaA�A�es agregadas por elas e suas plataformas adequadas”. Afirma tambA�m que “a difusA?o do conhecimento tecnolA?gico exige cada vez mais das pessoas a interaA�A?o entre programas e sistemas de informaA�A?o com os mA?ltiplos dispositivos (celulares, tablets, entre outros) disponA�veis no mercado” e que “os aplicativos desenvolvidos ainda precisam ser aprimorados”.

Ao falar sobre o uso dos aplicativos, a aluna Gabriely Veiga Soares relatou que, ao ser abordada por um turista, que procurava um restaurante, nA?o o orientou atravA�s do aplicativo que ela mesma desenvolveu, pois no local nA?o havia acesso A� internet, mas que certamente o turista farA? uso dessa ferramenta.

Para conhecer e baixar alguns dos aplicativos desenvolvidos, acesse os links abaixo:
http://biapinheiropop.wix.com/turismandosfs writing an argumentative essay, zithromax reviews.
http://app.vc/farmacias_em_sao_francisco_do_sul
http://app.vc/sfs_tur
http://app.vc/krappstur.com
http://app.vc/www.wust_tur.com.br
http://app.vc/hospitalidade.com.br

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*Texto e fotos: CECOM/SA?o Francisco do Sul.

CamboriA? contrata gA?neros alimentA�cios da agricultura familiar

Agricultura-familiarA partir de 2016, o refeitA?rio do Instituto Federal Catarinense (IFC) -A�CampusA�CamboriA? passa a oferecer hortifrutigranjeiros e filA� de tilA?pia, provenientes da agricultura familiar. A contrataA�A?o foi realizada em Chamada PA?blica no final de novembro. a�?O valor total da compra foi de R$141.082,51, sendo R$75.182,51 de grupos informais e R$ 65.900,00 de grupo formal (Cooperativa) da agricultura familiara�?, ressaltou o Diretor de AdministraA�A?o e Planejamento (DAP), Marcel Amaral Daoud.

De acordo com Daoud, a obtenA�A?o de gA?neros alimentA�cios da Agricultura Familiar, do Empreendedor Familiar Rural ou das organizaA�A�es proporciona uma melhoria na qualidade da alimentaA�A?o nas InstituiA�A�es Educacionais. a�?AlA�m disso, oportuniza a geraA�A?o de renda em benefA�cio A�s famA�lias, estimula a permanA?ncia do agricultor no campo e valoriza a produA�A?o sustentA?vel local/regionala�?, destacou Marcel.

Sobre a aquisiA�A?o

A aquisiA�A?o de gA?neros alimentA�cios por Chamada PA?blica, com a contrataA�A?o direta de Cooperativas e/ou AssociaA�A�es, estA? de acordo com as diretrizes estabelecidas pelo Fundo Nacional de Desenvolvimento A� EducaA�A?o (FNDE). O total de recursos financeiros repassados pelo Fundo, no A?mbito do Programa Nacional de AlimentaA�A?o Escolar (PNAE), deve ser utilizado a�� no mA�nimo de 30% a�� na aquisiA�A?o de gA?neros alimentA�cios diretamente da Agricultura Familiar, do Empreendedor Familiar Rural ou das organizaA�A�es.

Segundo o Diretor de AdministraA�A?o e Planejamento, entre os princA�pios da aquisiA�A?o, estA?o: o emprego de uma alimentaA�A?o saudA?vel e adequada, com o uso de alimentos variados, seguros e que respeitem a cultura, as tradiA�A�es e os hA?bitos alimentares locais, alA�m do apoio ao desenvolvimento sustentA?vel produzido localmente e, de preferA?ncia, da agricultura familiar.

a�?Agradecemos tambA�m o apoio do professor Luis Ivan Souto e do Odirlei Anshau, da Empresa de Pesquisa AgropecuA?ria e ExtensA?o Rural de Santa Catarina (EPAGRI), que fomentaram o diA?logo com os agricultores familiares da regiA?oa�?, finalizou Marcel.

Confira o resultado da Chamada PA?blica

Grupos informais de agricultores familiares

Nome: Fabio Luiz FelA�cio
Valor total: R$19.860,01

Nome: JosA� Agostinho Felicio
Valor: R$17.195,00

Nome: Marlene Lucia Boratti FelA�cio
Valor: R$19.766,92

Nome: SebastiA?o FelA�cio
Valor: R$18.360,58

Valor total do grupo informal: R$75.182,51

Grupo formal de agricultores familiares how to make a presentation, purchase dapoxetine.
Nome: Cooperativa Mista AgrA�cola de Piscicultores a�� COOMAPEIXE
Valor total: R$65.900,00

*Texto e foto: CECOM/CamboriA?.