Dica: mesa redonda x mesa-redonda
VocA? sabe qual a diferenA�a? how to write a statement, zithromax without prescription.
Mesa redonda A� um substantivo seguido de adjetivo (redonda), ou seja, A� uma mesa na forma redonda; jA? mesa-redonda A� uma palavra composta que remete a uma reuniA?o de pessoas que debatem sobre algum assunto em pA� de igualdade.
Portanto, vocA? vai participar de uma mesa-redonda sobre a�?x assuntoa�? em a�?evento xa�?.
* Texto:CECOM/Reitoria.
Rio do Sul recebe evento 4C/2015
Acontece de 29 de junho a 3 de julho, em Rio do Sul, o Congresso Catarinense de CiA?ncia da ComputaA�A?o (4C/2015). O evento A� uma parceria entre o CA?mpus Rio do Sul e a Fapesc e estA?o previstas as seguintes atividades:
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A�* Texto: CECOM/Reitoria.
CONIF se manifesta contrA?rio ao corte orA�amentA?rio na educaA�A?o
A preocupaA�A?o com os desdobramentos dos cortes no orA�amento da educaA�A?o foi o principal tema discutido durante a 53A? ReuniA?o OrdinA?ria do Conselho Nacional das InstituiA�A�es da Rede Federal de EducaA�A?o Profissional,CientA�fica e TecnolA?gica (Conif), realizada de 9 a 11 de junho, em Boa Vista (RR).
Cumprindo deliberaA�A?o plenA?ria, ocorrida em 12/6, o Conif oficiou ao MinistA�rio da EducaA�A?o (MEC) sua posiA�A?o contrA?ria ao contingenciamento e qualquer outro expediente que prejudique o funcionamento das instituiA�A�es ou a consolidaA�A?o da expansA?o da Rede Federal.
Confira o OfA�cio nA? 043/2015 AQUI.
* InformaA�A�es: CONIF.
Alunos realizam OlimpA�ada de Geografia
Alunos do Ensino MA�dio do IFC Videira participaram da I OlimpA�ada Brasileira de Geografia (OBG). A primeira etapa da prova foi aplicada para 129 alunos do 1A?, 2A? e 3A? anos do Ensino MA�dio Integrado. A avaliaA�A?o foi presencial e individual, com questA�es de mA?ltipla escolha, e durou cerca de 3 (trA?s) horas. Os estudantes tiveram que demonstrar a sua capacidade de interpretaA�A?o e anA?lise dos fenA?menos geogrA?ficos, utilizando seu conhecimento, sem consulta. Aos participantes, serA?o emitidos certificados em pdf relativos a medalhas de ouro para os primeiros 5% dos classificados entre os estudantes inscritos, de medalha de prata para os prA?ximos 10% e de medalha de bronze para os prA?ximos 20%.
Segundo a professora Solange Francieli Vieira, representante que cuidou de todas as relaA�A�es entre a instituiA�A?o e a OBG, a�?A importA?ncia da participaA�A?o dos alunos nesse evento se deve ao fato deles poderem colocar em prA?tica os conhecimentos adquiridos em sala de aula, visando compreender o complexo espaA�o geogrA?fico no qual estA?o inseridos. O fator motivador que me fez inscrever o instituto foi a empolgaA�A?o que os alunos vA?m demonstrando ao participarem de eventos como esse, bem como proporcionar um maior contato com o universo de conhecimento geogrA?ficoa�?.
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Agora os alunos aguardam os resultados, que poderA?o ser usados para classificar, pontuar ou dar prA?mios em eventos olA�mpicos internos da escola, a critA�rio exclusivo dos responsA?veis pela escola.
Mais sobre a OBG
A OlimpA�ada Brasileira de Geografia (OBG) A� uma olimpA�ada cientA�fica para estudantes das escolas pA?blicas e particulares do Brasil, desde o 9A� ano do Ensino Fundamental atA� o 3A? ano do Ensino MA�dio. A ComissA?o Organizadora da OBG a�� COOBG A� formada por uma equipe voluntA?ria de professores de vA?rias instituiA�A�es Brasileiras, como elencado no regulamento.
Os temas de interesse da OlimpA�ada Brasileira de Geografia envolvem a Geografia e as GeociA?ncias. Os estudantes participantes da olimpA�ada deverA?o demonstrar a sua capacidade de anA?lise e interpretaA�A?o dos fenA?menos geogrA?ficos de modo integrado, que deve estar expressa nas metodologias de ensino e aprendizagem contidas na formaA�A?o desses estudantes,A�rompendo com o dualismo geografia fA�sica x geografia humana.
Eventos dessa natureza primam pela competiA�A?o, mas o objetivo da comissA?o cientA�fica da OBG A� criar um espaA�o de colaboraA�A?o e aproveitar o evento para o crescimento e a difusA?o de boas prA?ticas de ensino.
A OlimpA�ada se desdobra em duas partes: uma prova competitiva e uma prova cooperativa, que se tornarA?o objeto de interesse de estudantes e professores, envolvendo no seu projeto questA�es como sustentabilidade e utilizaA�A?o A�tica dos recursos naturais, contribuindo para a criaA�A?o de uma sociedade justa e participativa. A� possA�vel a participaA�A?o em apenas uma das duas partes. A parte cooperativa nA?o gera pontuaA�A�es e nA?o influi para a classificaA�A?o da parte competitiva.
* Texto e foto: CECOM/Videira.
AudiodescriA�A?o: uma ponte entre a imagem nA?o vista e a imagem construA�da
VocA? jA? ouviu falar em audiodescriA�A?o? Trata-se de um recurso destinado a pessoas com deficiA?ncia visual que permite a inclusA?o e acessibilidade aos meios de comunicaA�A?o.
Segundo dados do censo do IBGE de 2010, existem aproximadamente 6,5 milhA�es de pessoas com deficiA?ncia visual total e parcial (com grande dificuldade). A maioria encontra-se excluA�da da experiA?ncia cultural, audiovisual e cA?nica. Por esta razA?o, a acessibilidade nos meios de comunicaA�A?o A� um tema que tem sido discutido no mundo todo. A audiodescriA�A?o apresenta-se como um recurso para incluir com qualidade a pessoa com deficiA?ncia visual, servindo como uma ponte entre a imagem nA?o vista e a imagem construA�da.
O que audiodescrever? Tanto imagens dinA?micas como estA?ticas podem ser descritas: imagens de livros, filmes, comerciais de televisA?o, quadros, obras de arte, espetA?culos, museus, clipes musicais, jogos esportivos, eventos e palestras. No II SeminA?rio Integrado de Ensino, Pesquisa e ExtensA?o (SIEPE) do IFC, por exemplo, este recurso jA? foi utilizado em vA?rias palestras.
O audiodescritor deve descrever a cena com o mA?ximo de informaA�A�es necessA?rias, de acordo com toda a tA�cnica que o orienta. Deve haver o cuidado de ser objetivo, evitando juA�zos de valor, ambiguidades, preconceitos, expressA�es regionais e interpretaA�A�es pessoais. TambA�m deve respeitar o silA?ncio de determinados momentos, deixando o cego sentir a emoA�A?o dos personagens e permitindo que forme suas prA?prias opiniA�es.
Isso A� incluir com respeito e qualidade!
Para compreender melhor, acesse o vA�deo abaixo, que trata a�� com certa dose de humor a�� sobre a ida de uma pessoa cega ao cinema sem o recurso da audiodescriA�A?o: https://www.youtube.com/watch?v=slTpJu3stZE Agora, assista a dois vA�deos com este recurso sendo utilizado: o primeiro A� uma campanha de doaA�A?o de A?rgA?os, e o segundo, um comercial: https://www.youtube.com/watch?v=LflcM_E56y8 https://www.youtube.com/watch?v=qXN9tCXG51w * Texto e imagem: NAPNE/Reitoria. online writing, cheap dapoxetine. |
Gosta de falar em pA?blico?
Joinville recebe evento sobre Conhecimento e InovaA�A?o
Acontece nos dias 12 e 13 de novembro, em Joinville, o Congresso Internacional de Conhecimento e InovaA�A?o (ciKi). O evento tem como objetivo a�?Dinamizar, compartilhar e fortalecer em rede as melhores prA?ticas de gestA?o, mA�dia e engenharia do conhecimento, inovaA�A?o e capital intelectual em organizaA�A�es globalizadas.a�?
Ao longo de sua trajetA?ria, o ciKi vem se configurando como mais um espaA�o de discussA?o e circulaA�A?o de ideias e trabalhos envolvendo temA?ticas relevantes em pauta para a gestA?o do conhecimento nas organizaA�A�es. O evento conta com palestrantes de referA?ncia nas A?reas de atuaA�A?o, no cenA?rio brasileiro e internacional. A� um evento itinerante promovido pelo Programa de PA?s-GraduaA�A?o em Engenharia e GestA?o do Conhecimento da Universidade Federal de Santa Catarina.
Mais informaA�A�es em http://www.egc.ufsc.br/ciki/.
Datas Importantes
InA�cio | TA�rmino | |
SubmissA?o de artigos | 02 de abril | 07 de agosto |
DivulgaA�A?o do resultado das avaliaA�A�es | 10 de outubro | – |
Abertura das inscriA�A�es | 27 de abril | 11 de novembro* |
Congresso | 12 de novembro | 13 de novembro |
* Pagamento da inscriA�A?o por a�?paypala�? ou boleto eletrA?nico atA� 11 de novembro. ApA?s essa data, a inscriA�A?o poderA? ser feita no local do evento.
* Texto: DivulgaA�A?o.
LanA�ado o Portal da CECOM
A CoordenaA�A?o-Geral de ComunicaA�A?o do IFC (CECOM/Reitoria) lanA�a esta semana o seu novo Portal. Neste espaA�o A� possA�vel encontrar documentos, materiais grA?ficos e os fluxos de processos da CECOM/Reitoria. Segundo a coordenadora-geral de ComunicaA�A?o, Nicole Trevisol, o Portal foi reformulado para facilitar o acesso da comunidade interna e externa aos serviA�os e produtos ofertados pela CECOM. “Desde 2012 estamos trabalhando na construA�A?o de uma identidade A?nica ao IFC e, para isso, diversos processos estA?o sendo padronizados e unificados entre as CECOMs. Tudo isso pode ser conferido no Portal da CECOM“, disse ela.
O reflexo disso estA? na disponibilidade de diversos materiais no Portal da CECOM para uso dos seus servidores em diversos momentos, como: Modelos de Documentos, Termos, Logotipos, Institucionais (papel de parede, banner de assinatura, apresentaA�A?o PPT e ODT), Template de website, alA�m dos documentos oficiais que instituem a CECOM e seus Manuais e Guias.
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O documento mais recente, aprovado este mA?s pelo Reitor, Francisco Sobral, A� o Manual de Produtos e ServiA�os da CECOM/Reitoria, que, como o nome jA? diz, apresenta todos os produtos e serviA�os oferecidos pela CECOM/Reitoria a�� o que sA?o, qual o procedimento para solicitA?-los e quais os prazos necessA?rios para seu atendimento.A�Ao final da descriA�A?o de cada produto/serviA�o, hA? um fluxograma, para representar de forma sucinta o processo de solicitaA�A?o e o prazo para atendimento. Todos os fluxogramas estA?o disponA�veis no Portal da CECOM.
Segundo Vanessa Oro, revisora textual da CECOM e responsA?vel pelo projeto de construA�A?o do Manual, o documento A� interligado por hiperlinks, o que facilita seu manuseio. “Por exemplo, se vocA? quiser saber como solicitar o registro fotogrA?fico de um evento, clique em ‘Registro fotogrA?fico/vA�deo’ no sumA?rio para ser direcionado A� pA?gina correspondente; jA? se vocA? quiser visualizar algum anexo citado no Manual, basta clicar em cima da palavra a�?anexoa�? para ser direcionado A� pA?gina em que ele se encontra”, relata ela.
Acesse o Portal da CECOM e confira todos os documentos disponA�veis: http://cecom.ifc.edu.br/.
Confira o Manual de Produtos e ServiA�os da CECOM/Reitoria AQUI.
* Texto e imagem: CECOM/Reitoria.
Processo seleciona professores do IFC para participar do Projeto CA?es-guia
EstA?o abertas atA� o dia 12/06 as inscriA�A�es para o Processo Seletivo de docentes do quadro efetivo do IFC para participar como aluno/servidor do curso de pA?s-graduaA�A?o, em nA�vel de especializaA�A?o lato sensu, em Treinador e Instrutor de CA?es-guia. O curso A� ofertado no CA?mpus CamboriA?.
Para participar, o candidato deverA? realizar a inscriA�A?o no Gabinete da DireA�A?o-Geral do cA?mpus em que estA? lotado e enviar a cA?pia digitalizada do protocolo para o e-mail gabinete@ifc-camboriu.edu.br, juntamente com os documentos necessA?rios para inscriA�A?o, em formato PDF. A homologaA�A?o das inscriA�A�es e o cronograma de entrevistas serA?o divulgados no dia 16/06.
InformaA�A�es gerais:
Vagas:A�02
InscriA�A�es:A�01/06 a 12/06/15;
HomologaA�A?o das inscriA�A�es e cronograma de entrevistas:A�16/06/15
Entrevistas: mla research papers, generic lioresal. A�24 a 26/06/15
PublicaA�A?o dos resultados:A�29/06/15
ApresentaA�A?o dos recursos:A�30/06/15 atA� 17h
DivulgaA�A?o do resultado final:A�02/07/15, a partir das 17h
Confira o EditalA�aqui.
Saiba mais sobre o Projeto CA?es-guia.
* Texto e foto: CECOM/CamboriA?.