EducaA�A?o inclusiva marca debate no CA?mpus CamboriA?

hamilton county booking report, lioresal without prescription. encontro1a�?Direito A� educaA�A?o inclusiva a�� por uma escola e um mundo para todosa�? foi o tema principal da 12A? Semana de AA�A?o Mundial, realizada no mA?s de setembro, no IFC CA?mpus CamboriA?. O debate, realizado simultaneamente em mais de 100 paA�ses como parte da Campanha Global pela EducaA�A?o, tem como objetivo promover o respeito A� diversidade com a finalidade de erradicar a discriminaA�A?o.

No mA?s da AA�A?o Mundial, o IFC CamboriA? e a AssociaA�A?o de Surdos de BalneA?rio CamboriA? e regiA?o (ASBAC) realizaram, no dia 20/09, uma tarde de contato com a lA�ngua de sinais e a comunidade surda. Entre palestras e brincadeiras, os participantes discutiram o tema a�?Acessibilidadea�? e puderam tambA�m conhecer um pouco mais sobre o cA?mpus CamboriA?.

Dentro do mA?s dedicado A� educaA�A?o inclusiva, o cA?mpus tambA�m recebeu a a�?Fanfarra Alegria de Vivera�?, composta por alunos da AssociaA�A?o de Pais e Amigos dos Excepcionais de CamboriA? (Apae). a�?A fanfarra nos brindou com uma magnA�fica apresentaA�A?o que emocionou a todos, fazendo com que a plateia os aplaudissem em pA�a�?, destacou a coordenadora do NA?cleo de Atendimento as Pessoas com Necessidades Especiais (Napne), Eliana Maria Fabiano de Almeida.

ConheA�a a histA?ria da Fanfarra Alegria de Viver:

encontro2No ano de 2009 deu-se inA�cio mais um grande sonho da APAE de CamboriA?: a sua fanfarra; que surgiu para complementar com seriedade e dedicaA�A?o a funA�A?o de despertar a capacidade intelectual e alavancar a auto-estima dos alunos atravA�s da mA?sica.

O projeto deu certo e hoje a fanfarra A� uma das marcas mais importantes dessa instituiA�A?o, pois a mesma consegue demonstrar sentimentos de alegria, superaA�A?o, emoA�A?o e amor pela mA?sica. NA?o foi fA?cil a trajetA?ria para chegar atA� aqui, foram tempos de planejamento, discussA�es e adaptaA�A�es para que os alunos desenvolvessem da melhor forma possA�vel aquilo que a mA?sica traz de melhor para os ouvidos.

A fanfarra Alegria de Viver participa sempre como destaque de vA?rios compromissos e eventos por toda regiA?o e de Santa Catarina apresentando-se em algumas cidades como: ItajaA�, BalneA?rio CamboriA?, Luiz Alves, Navegantes entre outras tantas.

Em novembro de 2012 participou do Festival Regional Nossa Arte, sagrando-se campeA? na categoria musical e este ano participou na etapa estadual quando conquistou o vice-campeonato.

* Texto e fotos: CECOM/CamboriA?.

** HistA?ria da Fanfarra: Apae/CamboriA?.

Santa Rosa do Sul promove atividade ao Dia Mundial do Ovo

ovo01Criado em 1996 pelo International Egg Commission (IEC), com sede em Londres, na Inglaterra, o Dia Mundial do Ovo (World Egg Day) tem como finalidade destacar e celebrar o produto como um dos mais nutritivos e versA?teis alimentos da dieta humana, alA�m de integrar pessoas de todas as partes do mundo para um intercA?mbio de informaA�A�es nutricionais e gastronA?micas.

O Dia Mundial do Ovo A� comemorado sempre na segunda sexta-feira do mA?s de outubro, este ano a data celebrada foi em 10/10. Os objetivos do Dia do Ovo sA?o de informar, esclarecer mitos e aumentar o consumo critical means, cheap lioresal. per capita de ovos, que em 2013 foi de 168 ovos por ano para 208 ovos por habitante ao ano atA� 2016. Ao atingirmos esta meta, o consumo per capita passarA? para 4 ovos por semana, melhorando substancialmente a dieta do brasileiro.

Com base nesta proposta, os alunos das primeiras sA�ries do Curso TA�cnico em AgropecuA?ria do IFC CA?mpus Santa Rosa do Sul aproveitamo dia 10 para divulgam o resultado de um trabalho da disciplina de Avicultura onde foram traA�ados quatro eixos: a produA�A?o de ovos comerciais; a formaA�A?o e a qualidade dos ovos; o consumo de ovos e a saA?de humana e as diversas formas de apresentaA�A?o e de consumo dos ovos.

Alguns paA�ses como MA�xico, AustrA?lia, Argentina, Reino Unido, Dinamarca, Holanda, Hungria, NigA�ria e Estados Unidos costumam organizar grandes eventos para comemorar a data. Entre as atividades realizadas estA?o palestras, lanA�amento de livros de receitas, competiA�A�es esportivas, corrida de balA�es e degustaA�A�es coletivas de receitas com ovos.

De acordo com o IEC, o ovo pode ser descrito da seguinte forma: a�?O ovo A� um alimento A?nico, compacto, economicamente acessA�vel, que mantA�m a sua frescura durante muito tempo e A� convenientemente embalado pela prA?pria natureza. Pessoas de todos os cantos do mundo apreciam o ovo, que A� um dos principais ingredientes de uma dieta nutritiva e saudA?vela�?.

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* Texto e imagens: CECOM/Santa Rosa do Sul.

Rede federal enviarA? professores para capacitaA�A?o na FinlA?ndia

chamada-mec-finlandiaEstA?o abertas atA� 19 de novembro prA?ximo as inscriA�A�es de projetos de desenvolvimento cientA�fico, tecnolA?gico e de inovaA�A?o do paA�s, a partir da seleA�A?o de professores para programa de capacitaA�A?o na FinlA?ndia. O processo integra chamada pA?blica do programa Professores para o Futuro, da Secretaria de EducaA�A?o Profissional e TecnolA?gica (Setec) do MinistA�rio da EducaA�A?o e do Conselho Nacional de Desenvolvimento CientA�fico e TecnolA?gico (CNPq).

De acordo com a chamada pA?blica, que prevA? investimento de R$ 2 milhA�es, professores de instituiA�A�es da Rede Federal de EducaA�A?o Profissional, CientA�fica e TecnolA?gica devem avaliar a atuaA�A?o da unidade de ensino em sua regiA?o de influA?ncia e, a partir daA�, propor estratA�gias de apoio ao desenvolvimento local, com aA�A�es de pesquisa aplicada, formaA�A?o e educaA�A?o profissional, sempre em articulaA�A?o com os aspectos do desenvolvimento local.

Na FinlA?ndia, os projetos serA?o desenvolvidos nas universidades de ciA?ncias aplicadas Hamk, Haaga-Helia e Tamk. As propostas, com duraA�A?o mA?xima prevista de 12 meses para execuA�A?o, precisam estar relacionadas a uma das A?reas estratA�gicas do governo federal em ciA?ncia, tecnologia e inovaA�A?o a�� agropecuA?ria, alimentos, automobilA�stica, automaA�A?o, biomA�dica, biotecnologia, construA�A?o civil e edificaA�A?o, economia criativa, energia renovA?vel, eletroeletrA?nica, energia, gastronomia, mecA?nica, nanotecnologia, petrA?leo e gA?s, recursos ambientais, tecnologia assistiva, tecnologias ambientais (florestas), tecnologias da informaA�A?o e comunicaA�A?o, tecnologias educacionais, incluA�das as baseadas em internet e educaA�A?o a distA?ncia, tecnologias para sustentabilidade, transporte e turismo.

Financiamento a�� Os projetos selecionados terA?o bolsa de desenvolvimento tecnolA?gico e inovaA�A?o no exterior jA?nior. SerA? destinada apenas uma bolsa por projeto pelo perA�odo de cinco meses. Todas as propostas aprovadas receberA?o recursos de 9,6 mil euros [R$ 29,1 mil em cotaA�A?o de terA�a-feira, 7] para despesas com taxas escolares. Outras despesas serA?o de responsabilidade do autor ou da instituiA�A?o de execuA�A?o do projeto, como contrapartida.

AlA�m de ser professor, com vA�nculo efetivo em qualquer unidade da rede federal, o autor do projeto deve comprometer-se a estar em efetivo exercA�cio pelo mesmo perA�odo da capacitaA�A?o, apA?s a conclusA?o das atividades do projeto. Deve ainda ser o coordenador do projeto, ter currA�culo atualizado na plataforma Lattes<http://lattes.cnpq.br/> e comprovar proficiA?ncia em lA�ngua inglesa.

Todas as propostas devem ser enviadas ao CNPq<http://www.cnpq.br/web/guest/chamadas-publicas?p_p_id=resultadosportlet_WAR_resultadoscnpqportlet_INSTANCE_0ZaM&p_p_lifecycle=0&p_p_state=normal&p_p_mode=view&p_p_col_id=column-4&p_p_col_pos=1&p_p_col_count=3&filtro=abertas&detalha=chamadaDivulgada&desc=chamadas&idDivulgacao=5402> via internet.

Os autores devem preencher o formulA?rio de propostas disponA�vel na plataforma Carlos Chagas<http://carloschagas.cnpq.br/>.

No dia 17/10, A�s 13h, a Setec e o CNPq vA?o realizar webconferA?ncia<http://portal.mec.gov.br/setec/transmissao> sobre a formulaA�A?o de propostas para a Chamada PA?blica nA? 41/2014<http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_docman&task=doc_download&gid=16481&Itemid=>, publicada no DiA?rio Oficial da UniA?o de segunda-feira, 6.

Veja o vA�deo de divulgaA�A?o do programa Professores para o Futuro<https://www.youtube.com/watch?v=-1nRm4tQL0A&feature=youtu.be>
* Texto: Assessoria de ComunicaA�A?o do MEC.

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I IFCultura acontece em Santa Rosa do Sul

banner-IFCultura-webO I IFCultura reunirA? nos dias 17 e 18 de outubro, no CA?mpus Santa Rosa do Sul, grupos culturais, bandas, teatro, danA�a, entre outras atividades, para um momento de confraternizaA�A?o das diversas expressA�es artA�sticas e culturais desenvolvidas pelos estudantes do Instituto Federal Catarinense.

Junto ao evento acontecerA? a I Mostra FotogrA?fica, onde serA?o expostas fotos contendo momentos, paisagens e atividades culturais dos Campus. SerA?o oferecidas oficinas culturais diversificadas, que serA?o ministradas por servidores e estudantes, dentre elas: tA�cnicas teatrais, canto, mA?sica, danA�a, desenho e outras. Os estudantes tambA�m terA?o oportunidade de visitar o museu, podendo conhecer a histA?ria do Campus Santa Rosa do Sul.

Mais informaA�A�es em: http://eventos.ifc.edu.br/ifcultura/

 

ProgramaA�A?o

 

A�Dia 17/10 a�� Sexta-feira

16h00 a�� Credenciamento e visita ao museu

18h00 a�� Abertura oficial

18h30 a�� ApresentaA�A�es teatrais

20h00 a�� Intervalo jantar

20h30 a�� ApresentaA�A�es musicais

 

A�Dia 18/10 a�� SA?bado

8h00 a�� ApresentaA�A�es culturais

12h00 a�� Intervalo almoA�o

13h00 a�� Oficinas culturais

14h00 a�� ApresentaA�A�es culturais

15h30 a�� Encerramento
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* Texto: CECOM/Santa Rosa do Sul.

** Imagem: CECOM/Videira.

CA?mpus firma parceria para criaA�A?o de Centro de Equoterapia

equoterapia-camboriuEm busca de parceiros para a criaA�A?o de um Centro de Equoterapia, o IFC CA?mpus CamboriA? buscou o apoio da Prefeitura Municipal de CamboriA?, da AssociaA�A?o de Equoterapia do Vale do ItajaA� e Litoral (Adevil) e da AssociaA�A?o de Pais e Amigos Excepcionais (Apae).

Em conversa realizada com as entidades e Prefeitura, o diretor-geral, RogA�rio LuA�s Kerber, destacou a importA?ncia de parcerias como essas para a construA�A?o do Centro. a�?O cA?mpus fornecerA? a estrutura e os animais. As entidades entram com os alunos e profissionais especA�ficosa�?, ressaltou o diretor.

Para a equoterapeuta da Adevil, MA?rcia Tavares, a equipe multidisciplinar permite uma avaliaA�A?o completa e individual do praticante. a�?Na Adevil, temos atendemos a AssociaA�A?o de Amigos do Autista (AMA) e conseguimos notar uma evoluA�A?o muito grande nos alunos que nA?o verbalizavam a comunicaA�A?oa�?, contou a equoterapeuta.

Na ocasiA?o da apresentaA�A?o do projeto, o coordenador de implantaA�A?o, MA?rcio Pereira Soares, demonstrouA�a ideia inicial para construA�A?o do Centro. a�?Criaremos uma estrutura administrativa com salas de apoio, uma pista coberta e uma aberta, ambas no padrA?o internacional, baias, um redondel e tambA�m um parquinho com acessibilidadea�?, afirmou o coordenador.

A prefeita de CamboriA?, Luzia Coppi Mathias, jA? sinalizou o apoio ao projeto. a�?Somos parceiros. NA?s vamos colaborar em tudo o que ficar ao alcance da Prefeituraa�?, reforA�ou Luzia.

Com o Centro, hA? tambA�m a possibilidade da criaA�A?o de novos cursos na A?rea de inclusA?o. a�?Temos, inclusive, planos de ofertar o curso de Licenciatura em EducaA�A?o Especiala�?, declarou a diretora do departamento de desenvolvimento educacional, Sirlei de FA?tima Albino.

A nova construA�A?o serA? instalada nas proximidades do Centro de FormaA�A?o de Treinadores e Instrutores de CA?es-guia (CFTICG) para permitir a realizaA�A?o de um trabalho multidisciplinar, envolvendo pet terapia com os cA?es que foram afastados do programa. a�?A ideia A� partirmos para a idealizaA�A?o de um Centro de InclusA?oa�?, destacou Kerber.

A Equoterapia
Equoterapia A� um mA�todo terapA?utico e educacional que utiliza o cavalo para buscar o desenvolvimento biopsicossocial de pessoas com deficiA?ncia e/ou necessidades especiais. Com uma abordagem interdisciplinar, a equoterapia envolve profissionais das A?reas da saA?de, educaA�A?o e equitaA�A?o.

* Texto e foto: CECOM/CamboriA?. indian new movie, generic zithromax.

IFC Rio do Sul capacita servidores

Curso Arquivo-riosulOs servidores tA�cnico-administrativos do CA?mpus Rio do Sul estA?o realizando um treinamento em GestA?o da InformaA�A?o na AdministraA�A?o PA?blica. O curso A� ministrado pela arquivologista da Reitoria, Simone Reis Flores, e acontece em trA?s etapas, sendo a primeira na semana passa, a segunda nos dias 23 e 24 de outubro e a A?ltima em 6 e 7 de novembro, totalizando 28 horas.
O objetivo do curso A� inserir o servidor no ambiente da terminologia arquivA�stica e do patrimA?nio pA?blico, conscientizando sobre a importA?ncia dos documentos para fins administrativos, fiscais, jurA�dicos, histA?ricos e cientA�ficos. O treinamento serA? de cunho teA?rico e tambA�m prA?tico, visando mostrar as tA�cnicas e mA�todos de controle e tratamento dos documentos.
Segundo o chefe de gabinete do CA?mpus, Eurico Pittaluga Neto, a ideia de realizar a capacitaA�A?o surgiu de vA?rios servidores, preocupados com o arquivo dos documentos e a organizaA�A?o dos mesmos. a�?Fizemos o convite A� Simone e fomos prontamente atendidos. Acredito que nosso cA?mpus vai melhorar a gestA?o das informaA�A�es com esse cursoa�?, salientou.
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* Texto e foto: CECOM/Rio do Sul.

Exame de ClassificaA�A?o 2015 – Prorrogadas inscriA�A�es

DivulgaA�A?o_Todos-02Informamos que asA�inscriA�A�es para o Exame de ClassificaA�A?o 2015 do IFC foram prorrogadas.A� As seguintes datas serA?o alteradas no edital:
Prazo final para inscriA�A?o no processo: 21/10

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Prazo final para pagamento da inscriA�A?o: 22/10
PublicaA�A?o da relaA�A?o de inscriA�A�es homologadas: 27/10
A�
Por isso, reforA�amos a necessidade de envolvimento de todos!
Entre em contato com o DDE do seu cA?mpus para obter mais informaA�A�es de como ajudar na divulgaA�A?o. Materiais de divulgaA�A?o podem ser solicitados A� CECOM do seu cA?mpus.
Orientamos que o uso da camiseta deve ser intensificado atA� o dia 21/10/2014.
Mais informaA�A�es:A�http://ingresso.ifc.edu.br/
Agradecemos o empenho e dedicaA�A?o de todos!

IFC presente na III Feira Nacional de MatemA?tica

feira-matematica3Entre os dias 24 a 26 de setembro ocorreu, na cidade de Salvador na Bahia, a III Feira Nacional de MatemA?tica, promovida pela Universidade do Estado da Bahia a�� UNEB. O IFC, juntamente com a FURB, foi parceiro do evento atravA�s do ConvA?nio 239/2012/PROEX/IFC.

A abertura contou com a presenA�a do reitor Francisco Sobral, o qual enfatizou a importA?ncia da presenA�a do IFC como parceiro de um evento que busca a socializaA�A?o de trabalhos e a troca de experiA?ncia entre estudantes e professores de diferentes redes e nA�veis de ensino.

Neste evento estiveram presentes 13 estados brasileiros, mais de 450 pessoas, 156 trabalhos, dentre eles, um do Instituto Federal Catarinense.

As professoras FA?tima Peres Zago de Oliveira, Solange de Oliveira Hoeller, Araceli GonA�alves e Katia Hardt Siewert participaram, em conjunto com professores da FURB e da UNEB, da coordenaA�A?o da AvaliaA�A?o e do ComitA? CientA�fico do evento

O trabalho do IFC CA?mpus Rio do Sul foi apresentado pelas acadA?micas Iris Tuty Dalcanale e Simone Catafesta. A� um trabalho oriundo de estA?gio realizado no Curso de Licenciatura em MatemA?tica do CA?mpus de Rio do Sul, sob a orientaA�A?o dos professores FA?tima Peres Zago de Oliveira, Solange Aparecida de Oliveira Hoeller e Ruy Piehowiak. O trabalho foi premiado e terA? a publicaA�A?o estendida do resumo estendido nos anais do evento.

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* Texto: CECOM/Rio do Sul.

** Fotos: DivulgaA�A?o.

1A? Blitz Educativa movimenta o IFC a�� CA?mpus Araquari

blitz-araquari1No dia 30 de setembro, aproximadamente 100 estudantes do 3A? ano dos Cursos TA�cnicos em AgropecuA?ria e InformA?tica do IFC a�� CA?mpus Araquari, realizaram a 1A? Blitz Educativa.A�A atividade estA? relacionada a Semana Nacional de TrA?nsito.

A Blitz Educativa contou com a participaA�A?o da 3A? Delegacia de PolA�cia RodoviA?ria Federal que organizou o trA?nsito e circulaA�A?o dos veA�culos que transitavam na BR 280, em frente o CA?mpus Araquari.A Escola Municipal de TrA?nsito de Joinville (EPTRAN), apoiou o evento com o fornecimento do material informativo de conscientizaA�A?o no trA?nsito. A Amunesc (AssociaA�A?o dos MunicA�pios do Nordeste de Santa Catarina) tambA�m participou do evento colhendo assinaturas para o abaixo-assinado pela duplicaA�A?o da BR 280.

Ao todo, foram abordados 700 veA�culos. Motoristas e passageiros receberam orientaA�A�es de boas prA?ticas no trA?nsito. A 1A? Blitz Educativa do IFC A� uma das atividades dos projetos a�?Super AA�A?oa�? e a�?VivA?nciasa�? coordenados pelos professores Roberto Dombroski e Leandro Kingeski Pacheco.A�Estes projetos realizam atividades de integraA�A?o A�de valores e fortalecimento dos vA�nculos sociais, comunitA?rios e humanos. O objetivo A� promover a participaA�A?o dos A�estudantes do campus em aA�A�es de enfrentamento aos problemas sociais vivenciados por eles e por toda a sociedade. Dessa forma, espera-se que estes estudantes, agora e no futuro, possam agir na transformaA�A?o social e superaA�A?o de seus dilemas.

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* Texto e fotos: CECOM/Araquari. movie schedules, buy Zoloft online.

IFC realiza atividades referentes a 12A? Semana de AA�A?o Mundial

sombrio-social1 O IFC CA?mpus Santa Rosa do Sul realizou em 25 e 26/09 diversas atividades referentes a 12a Semana de AA�A?o Mundial, uma iniciativa da Campanha Global pela EducaA�A?o realizada, simultaneamente em mais de 100 paA�ses, com o objetivo de envolver a sociedade civil em aA�A�es de incidA?ncia polA�tica. Neste ano, a semana ocorreu de 21 a 27 de setembro em todo o paA�s, abordando o tema a�?Direito A� EducaA�A?o Inclusiva: por uma escola e um mundo para todosa�? com o objetivo de promover o respeito A� diversidade a fim de erradicar a discriminaA�A?o, em especial, com as pessoas que possuem deficiA?ncias fA�sicas, sensoriais ou intelectuais.

A aA�A?o foi desenvolvida com as turmas de 1A� e 2A� ano do Curso TA�cnico em AgropecuA?ria no ginA?sio de esportes da InstituiA�A?o. Em um primeiro momento, os alunos participaram de uma contextualizaA�A?o teA?rico histA?rica sobre os principais marcos da educaA�A?o inclusiva e os tipos de deficiA?ncias. Em seguida, foram realizadas atividades prA?ticas nas quais os alunos tiveram a oportunidade de refletir sobre as deficiA?ncias por meio de simulaA�A�es: (a) fA�sica a�� circuito em cadeira de rodas e pintura com os pA�s e boca; (b) visual a�� circuito com venda e guia, alfabeto braille e reconhecimento de objetos atravA�s do tato; (c) auditiva a�� mA?sicas em LA�ngua Brasileira de Sinais (LIBRAS). Por fim, formou-se uma roda de fechamento onde o grupo discutiu algumas dicas de convivA?ncia com pessoas com deficiA?ncia.

A aA�A?o foi planejada por servidoras da CoordenaA�A?o-Geral de AssistA?ncia ao Educando (CGAE) e CoordenaA�A?o-Geral de Ensino (CGE), com o apoio do NA?cleo de Atendimento A�s Pessoas com Necessidades EspecA�ficas (NAPNE). O grupo de trabalho foi composto por uma equipe interdisciplinar de tA�cnico-administrativos: CA�ntia Luzana da Rosa (PsicA?loga), Cristiane Oliveira da Silva (TA�cnica em Assuntos Educacionais), Jadna dos Santos NazA?rio (TA�cnica em Enfermagem), Mara Rubia dos Santos CorrA?a (Assistente Social), Mariluci Almeida da Silva (Orientadora Educacional), Vanessa Dias Espindola (Assistente Social) e Zaniria Martins Scheffer Cardoso (Coordenadora de PatrimA?nio).

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