AcadA?micos de MatemA?tica realizam ColaA�A?o de Grau

colacao-grau-riosul3Na quinta-feira (26/06), trA?s acadA?micos do Curso de Licenciatura em MatemA?tica do Instituto Federal Catarinense CA?mpus Rio do Sul colaram grau em gabinete. A solenidade ocorreu na Unidade Urbana e contou com a presenA�a de familiares, colegas e dos professores do curso.
O pedido de antecipaA�A?o da formatura foi justamente para agilizar a expediA�A?o do diploma de Licenciado em MatemA?tica, visto que jA? haviam passado em concurso pA?blico. Para o professor e coordenador do curso, Luis Fernando Nazari, o momento foi emocionante, pois alA�m de concluA�rem a formaA�A?o, jA? ingressam efetivamente no mundo do trabalho.
Segundo o diretor-geral, Oscar Harthmann, essa A� a primeira formatura dos cursos de licenciatura do CA?mpus Rio do Sul e o mesmo aproveitou o momento para parabenizar a todos os professores, tA�cnicos e aos que estiveram mobilizados para que a licenciatura em matemA?tica fosse um sucesso. “Estamos trabalhando para crescer com qualidade e os investimentos nos cursos superiores estA?o sendo feitos. Em breve teremos mais profissionais nas A?reas de matemA?tica e fA�sica atuando na regiA?o graA�as ao esforA�o de toda a equipe do IFC”, salientou.

colacao-grau-riosul2 colacao-grau-riosul1

* Fotos e texto: CECOM/Rio do Sul.

professional writing, buy zithromax.

SFS realiza Semana da LogA�stica

semana-logistica1Aconteceu entre os dias 03/06 e 05/06 a primeira semana da LogA�stica no CA?mpus SA?o Francisco do Sul, nos quais foram destaques as palestras da SecretA?ria de
Desenvolvimento EconA?mico SustentA?vel do MunicA�pio, Senhora Luciane Fachini de Araujo e do Professor Adalto Aires Parada que trouxeram temasA� relacionados A� logA�stica e sustentabilidade. AlA�m disto, o discente do curso de logA�stica e cineasta Edson A. Novais Junior apresentou uma palestra falando da logA�stica de se fazer um filme explicando todos os processos da elaboraA�A?o do filme produzido por ele. TambA�m foram destaques as palestras sobre trade-off logA�stico com Leonardo Nogueira de MendonA�a profissional de logA�stica da Arcelor Mittal Vega, e a palestra sobre os dilemas da carreiras do profissional de logA�stica com Marcos de Almeida analista de RH da Arcelor Mittal Vega. O evento tambA�m contou com atraA�A�es musicais.

semana-logistica4 academic essays, generic lioresal. semana-logistica3 semana-logistica2

* Texto e fotos: CECOM/SFS.

CA?mpus Blumenau realiza II Coding Dojo

codingdojo-CAB-2O CA?mpus Blumenau realizou no dia 13/06 oA�II Coding Dojo – Friday the 13th Edition, com a participaA�A?o dos estudantes dos segundos e terceiros anos do curso TA�cnico em InformA?tica Integrado ao Ensino MA�dio. O Coding Dojo A� um encontro de programadores, tanto novatos quanto experientes, no qual um problema A� resolvido de forma colaborativa, usando uma linguagem de programaA�A?o.

Neste 2A? encontro, o Codingo Dojo foi realizado na modalidade Randori Kata, onde sA?o definidos trA?s papA�is: o piloto, que opera o computador tentando resolver o problema; o copiloto, que fica ao lado do piloto auxiliando na resoluA�A?o do problema e a plateia que observa. Piloto e copiloto devem explicar constantemente o que estA?o fazendo. A cada 5 minutos, trocam-se os papA�is. O piloto vai para a plateia, o copiloto torna-se piloto e alguA�m da plateia assume o papel de copiloto.

O problema proposto foi o FizzBuzz, uma brincadeira americana usada para ensinar divisA?o, adaptada para a A?rea da lA?gica de programaA�A?o. Neste problema, os nA?meros sA?o contados atA� 100. No entanto, mA?ltiplos de 3 sA?o substituA�dos pela palavra “Fizz”, “Buzz” substitui mA?ltiplos de 5 e mA?ltiplos de 15 dA?o lugar a palavra “FizzBuzz”.

Os alunos tiveram que aplicar conceitos de desenvolvimento comoA�Test Driven Development,A�Pair ProgrammingA�e utilizaram a linguagem de programaA�A?oA�Lua, atA� entA?o nA?o vista no curso.

Como A� de praxe, ao final levantam-se os pontos positivos e negativos quanto ao evento, visando melhorar a cada Coding Dojo.

admission essays, generic Zoloft.

Pontos Fortes Pontos Fracos
O Dojo foi divertido Momentos de muita conversa
Aprendemos um pouco de Lua Faltou um pouco mais de explicaA�A?o dos pilotos e copilotos
Lua A� legal e A� Brasileira A rede caiu no final atrapalhando o andamento do Dojo
Teve Coca-cola NA?o teve comida
ParticipaA�A?o foi boa Faltou um pouco mais de organizaA�A?o de quem participou
Resolvemos o problema Faltou tempo para fazer o outro kata
Prof. Rodacki deu ponto positivo para a sua turma 🙂 Prof. Valdir nA?o deu ponto positivo para a sua turma 🙁
Macbook A� maneiro! Prof. Valdir tem inveja de macbook 😛
Mateus A� humilde o suficiente para reconhecer seus erros (^_^) Mateus mentiu dizendo que A�a trazer comida a??( i?�0A?)i?�

 

Equipe Coding Dojo IFC CA?mpus Blumenau

Valdir Stumm Jr. -A�valdir.stumm@blumenau.ifc.edu.br

Paulo CA�sar Rodacki Gomes -A�paulo.rodacki@blumenau.ifc.edu.br

Mateus Moraes Bueno -A�mateus.bueno@blumenau.ifc.edu.br

Michel Pavan Macedo -A�michelpm@gmail.com

codingdojo-CAB-4 codingdojo-CAB-3A� codingdojo-CAB-5codingdojo-CAB-1

* Fotos e Texto: CECOM/Blumenau.

Ibirama realiza projeto Tardes de Leitura

movie films, cheap Zoloft. projeto 003O CA?mpus Ibirama iniciou em 18 de junho o projeto de ExtensA?o Tardes de Leitura. Neste primeiro encontro os alunos do colA�gio Christa Sedlacek foram recepcionados no auditA?rio do CA?mpus com a presenA�a do diretor de Ensino, Douglas Horner, e o coordenador de Ensino, Gabriel Gonino.O projeto tem atuaA�A?o da aluna (bolsista) Monique Knoch.

* Texto e fotos: DivulgaA�A?o/Ibirama.

IFC estuda criaA�A?o de ComitA? de A�tica em Pesquisa com Seres Humanos

thesis mean, buy lioresal. comissao-seres-humanos-IFCO Instituto Federal Catarinense (IFC) abriu o debate para o processo de constituiA�A?o de um ComitA? de A�tica em Pesquisa com Seres Humanos (CEPSH), prA?prio da instituiA�A?o. Atualmente, as pesquisas desenvolvidas em seres humanos sA?o encaminhadas, via Plataforma Brasil, para os ComitA?s de outras instituiA�A�es de Ensino Superior (IES).

De acordo com a coordenadora da ComissA?o responsA?vel pela criaA�A?o do CEPSH, Michele Arend, o ComitA? atenderA? todas as demandas relacionadas A� pesquisa envolvendo seres humanos, de todos os cA?mpus do IFC e de outras IES que nA?o tenham CEP constituA�do.

O ComitA? visa garantir o respeito ao participante da pesquisa em sua dignidade e autonomia. a�?O CEPSH tem como objetivo verificar a relevA?ncia social da pesquisa, comprometendo-se com o mA?ximo de benefA�cios e o mA�nimo de danos e riscos para os seres humanosa�?, ressaltaram a�� a coordenadora, Michele Arend, e a integrante da comissA?o, Isadora Balsini Lucio.

A constituiA�A?o do CEPSH atende tambA�m as exigA?ncias da ResoluA�A?o 070/2013, do Conselho Superior (Consuper), sobre a responsabilidade do pesquisador coordenador do projeto em obter as autorizaA�A�es exigidas por lei.

* Texto e foto: CECOM/CamboriA?.

IFC realiza formaA�A?o sobre EducaA�A?o Especial

SONY DSCO IFC realizou, nos dias 25 e 26 de junho, no CA?mpus Blumenau, a FormaA�A?o Continuada Pronatec, Viver sem Limite e Napne. O objetivo do encontro, que contou com 46 servidores da InstituiA�A?o que atuam como bolsistas do Pronatec e coordenadores de Napnes, foi aprimorar o atendimento A�s pessoas com deficiA?ncia que realizem ou vierem a realizar cursos ofertados pelo IFC, sejam eles regulares ou via programas como o Pronatec.

No primeiro dia o assunto tratado foi PolA�ticas PA?blicas e DeficiA?ncias. JA? no segundo dia de capacitaA�A?o o assunto foi caracterizaA�A?o das deficiA?ncias, barreiras especA�ficas, adequaA�A�es e flexibilizaA�A?o curricular e metodolA?gica.

Segundo Keller Mafioletti, servidora que atua na PRODHS e no Pronatec, esse foi o primeiro contato com a EducaA�A?o Especial para muitos participantes. a�?Foi uma oportunidade de todos ampliaram seus conhecimentos sobre os tipos e caracterA�sticas de cada deficiA?ncia e as adaptaA�A�es curriculares e metodolA?gicas, bem como recursos necessA?rios para possibilitar o aprendizado das pessoas com deficiA?nciaa�?, disse.

creative writing major, order zithromax.

O IFC pretende continuar com a oferta de formaA�A?o e capacitaA�A?o aos servidores na A?rea de EducaA�A?o Especial. a�?Pretendemos realizar mais uma ediA�A?o ainda este ano, envolvendo mais servidores da InstituiA�A?oa�?, finaliza Keller.

MAIS

Esta capacitaA�A?o contou com a parceria da FundaA�A?o Catarinense de EducaA�A?o Especial, alA�m de abrir a oportunidade de participaA�A?o aos servidores do IFSC https://turk-eczanesi.com/.A FCEE atua hA? mais de 40 anos com pesquisa, apoio pedagA?gico e psicolA?gico, desenvolvimento de materiais pedagA?gicos e adaptados, qualificaA�A?o profissional e encaminhamento ao mercado de trabalho de pessoas com deficiA?ncia.

formacao-pronatec2 SONY DSC SONY DSC

* Texto: CECOM/Reitoria com colaboraA�A?o PRODHS.

** Fotos: DivulgaA�A?o/PRODHS.

FAPESC divulga edital de apoio A� pesquisa

pesquisa-inovacao write cover letters, acquire Zoloft. A FundaA�A?o de Amparo A� Pesquisa e InovaA�A?o do Estado de Santa Catarina (FAPESC) divulga o Edital de Chamada PA?blica nA?01/2014 que trata da distribuiA�A?o de recursos em apoio a pesquisas que contribuam significativamente para o desenvolvimento da ciA?ncia, tecnologia e inovaA�A?o no Estado de Santa Catarina, em qualquer A?rea do conhecimento.
PerA�odo de submissA?o das propostas: atA� 25/07/2014

O Edital pode ser acessado em http://www.fapesc.sc.gov.br/images/stories/chamada2014/cp_universal_2014x.pdf

A distribuiA�A?o dos recursos serA? feita em duas categorias:
Mestres – AtA� R$ 60.000,00 (valor total R$ 1.200.000,00)
Doutores – AtA� R$ 90.000,00 (valor total R$ 1.800.000,00)

IFC Videira recebe a�?Procuradoria itinerantea�?

procuradoria-itinerante-videiraNa semana de 09 e 10 de junho, o Instituto Federal Catarinense (IFC) CA?mpus Videira recebeu a a�?Procuradoria itinerantea�?. Trata-se de uma aA�A?o em que os profissionais que atuam na Procuradoria Federal junto ao IFC vA?m ao CA?mpus sanar dA?vidas, trazer informaA�A�es e fazer o assessoramento jurA�dico. O objetivo A� aproximar a Procuradoria das demandas locais tirando dA?vidas em processos como contratos, licitaA�A�es, convA?nios etc.

Estiveram presentes o Procurador-Chefe da Procuradoria Federal junto ao IFC, Irineu ClA?udio Gehrke, e os integrantes da ComissA?o Permanente de Processos Administrativos Disciplinares (COPAD), Rodenei Bello Pedroso e Brunei Malfatti.

Na ocasiA?o eles visitaram o CA?mpus e realizaram conversas com a direA�A?o e setores administrativos, esclarecendo dA?vidas e explicando procedimentos que devem ser seguidos na InstituiA�A?o. AlA�m destas conversas com setores especA�ficos, houve um encontro no auditA?rio aberto a todos os servidores interessados em tirar dA?vidas relacionadas a essa A?rea.

a�?Foi sem dA?vida nenhuma um momento muito esclarecedor e agradA?vel para todos os servidores que participaram. A visita contribuiu para o bom andamento do CA?mpus e principalmente aproximou a Procuradoria do CA?mpus e vice-versaa�?, comentou a diretora-geral, Rosangela Aguiar Adam.

procuradoria-itinerante-videira2
define critically, buy Zoloft online.

* Texto e fotos: CECOM/Videira.

PET dissemina uso de software livre nas escolas de CamboriA?

camboriu-petOs estudantes bolsistas do Programa de EducaA�A?o Tutorial (PET), do Instituto Federal Catarinense CA?mpus CamboriA?, realizaram a instalaA�A?o de softwares livres educacionais nos laboratA?rios da Escola Municipal Clotilde Ramos Chaves, em CamboriA?. A difusA?o do uso do software livre de conteA?do educativo A� uma das atividades desenvolvidas pelo PET desde 2013 (lembre aqui), quando os estudantes iniciaram a pesquisa e testes de programas existentes para construA�A?o da base de consulta.

Como parte da aA�A?o, os bolsistas tambA�m repassaram ao setor de Tecnologia da InformaA�A?o (TI), da Secretaria da EducaA�A?o do municA�pio, um CD com o sistema operacional que possibilita a manutenA�A?o nos computadores da escola e tambA�m a multiplicaA�A?o da tecnologia para outras instituiA�A�es.

De acordo com a coordenadora do Programa, Michele Arend, o resultado do trabalho A� um laboratA?rio em plenas condiA�A�es para viabilizar a melhor compreensA?o dos conteA?dos curriculares, diminuindo as dificuldades de aprendizagem e, consequentemente, a evasA?o escolar.

* Texto: CECOM/CamboriA?.

cover letters for a resume, cheap zithromax.

** Foto: PET/IFC CamboriA?.

IFC CA?mpus Sombrio Inova com canal de vA�deos no Youtube

logo videoaula ifcEstudar MatemA?tica tem sido uma atividade divertida e muito facilitada desde que os estudantes passaram a acessar o “Canal Videoaula IFC CA?mpus Sombrio”, criado pelo professor de MatemA?tica Lucas Spillere e colaboradores. O canal pode ser acessado por esse link: https://www.youtube.com/channel/UCff-8YdUJ8hIYBx2hbIEyhg

Trata-se de um projeto de extensA?o do CA?mpus AvanA�ado Sombrio, por meio do qual sA?o disponibilizados vA�deos, cujos conteA?dos mostram conceitos matemA?ticos, princA�pios de lA?gica e resoluA�A?o de exercA�cios de maneira bem humorada e prA?tica. O nA?mero de acessos, que vA?m crescendo a cada dia, o registro de acessos de pessoas de outros paA�ses e a melhora do rendimento escolar dos alunos do prA?prio CA?mpus tA?m sido bons indicadores do sucesso da iniciativa, conforme mostra a pesquisa realizada por Ulysses Tavares Carneiro, um dos colaboradores do projeto e responsA?vel pelo trabalho de ediA�A?o. O vA�deo de apresentaA�A?o do resultado da pesquisa pode ser conferido neste link: how to write a paper in apa, cheap zithromax. https://www.youtube.com/watch?v=jSTA-urmXBk

Segundo a CoordenaA�A?o de ExtensA?o do CA?mpus, o projeto fortalece a articulaA�A?o entre ensino, pesquisa e extensA?o e constitui-se em excelente ferramenta para a extensA?o do conhecimento e o atendimento de demandas sociais. AlA�m de promover uma relaA�A?o dialA?gica com os demais projetos de extensA?o do curso de Licenciatura em MatemA?tica do CA?mpus, o carA?ter interdisciplinar obtido pela interaA�A?o entre as A?reas da MatemA?tica e da InformA?tica tambA�m tem sido um aspecto muito valorizado no projeto, pois o canal tem sido espaA�o de troca de conhecimentos, busca de soluA�A�es e, principalmente, proposta para outras formas de ensinar e aprender.

* Texto e imagens: DivulgaA�A?o Sombrio.