Conif apresenta demandas ao ministro

conif-marco-2014-2A Diretoria Executiva do Conif foi recebida pelo ministro da EducaA�A?o, Henrique Paim, na manhA? de quarta-feira (26/3). Para dar continuidade e aprofundar os debates, o ministro confirmou sua participaA�A?o na prA?xima reuniA?o plenA?ria do Conif, prevista para o perA�odo de 14 a 16 de abril, em BrasA�lia.

O presidente do Conif, Luiz Augusto Caldas Pereira, o diretor administrativo, Paulo RogA�rio AraA?jo GuimarA?es, e o diretor financeiro, JosA� Bispo Barbosa, renovaram o interesse da Rede em executar uma agenda de trabalho articulada com o MinistA�rio da EducaA�A?o (MEC). AlA�m da ampliaA�A?o das discussA�es acerca da expansA?o e consolidaA�A?o da Rede, a Diretoria demandou o aprofundamento dos debates sobre formaA�A?o de professores e inovaA�A?o.

Pautas como os requisitos de ingresso na carreira de MagistA�rio do Ensino BA?sico, TA�cnico e TecnolA?gico (EBTT) e auxA�lio-transporte foram brevemente tratadas, jA? que o detalhamento destes temas foi apresentado ao MEC por meio de ofA�cio. a�?Temos de fortalecer o modelo dos institutos federais e, neste sentido, o diA?logo A� indispensA?vel. Estamos apresentando propostas que possibilitem uma dinA?mica mais favorA?vel e positiva para a Rede, para os servidores e, principalmente, para os nossos estudantesa�?, disse o presidente do Conif.

O ministro assumiu o compromisso de se empenhar para que, em breve, a presidenta da RepA?blica, Dilma Rousseff, receba os reitores para tratar de temas como a expansA?o da Rede, a implementaA�A?o de aA�A�es voltadas para os Institutos Federais previstas no Plano Nacional de EducaA�A?o (PNE), dentre outros. a�?Precisamos fazer um realinhamento com a Rede e, para isso, temos de tratar de maneira diferente as suas especificidadesa�?, disse Paim, que tambA�m enfatizou o protagonismo da Rede no Programa Nacional de Acesso ao Ensino TA�cnico e Emprego (Pronatec).

Setec write essays, cheap clomid. a�� apA?s o encontro com o ministro, a Diretoria reuniu-se com o secretA?rio de EducaA�A?o Profissional e TecnolA?gica, AlA�ssio Trindade de Barros, para tratar de questA�es como as estatA�sticas positivas registradas pela Rede e aA�A�es estratA�gicas para o fortalecimento da educaA�A?o profissional e tecnolA?gica no Brasil.

AUXA?LIO TRANSPORTE

O Conif protocolou em 25/03/2014 o OfA�cio nA? 059/2014 que trata da anA?lise e discussA?o A� mobilidade dos servidores da Rede Federal (auxA�lio transporte). CONFIRA o DOCUMENTO OfA�cio 59 Conif.

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Texto e fotos: Assessoria de ComunicaA�A?o/Conif.

Rio do Sul debate o uso das tecnologias na prevenA�A?o das cheias na regiA?o

thinki, cheap clomid. prevencao-cheias-riosul2Com o intuito de promover o debate sobre as possibilidades de vA?rias aplicaA�A�es das Tecnologias de InformaA�A?o e ComunicaA�A?o (TICs) em A?reas relacionadas A� administraA�A?o privada e pA?blica volta ao cidadA?o, do Sul do Brasil, em especial a temA?tica de prevenA�A?o e controle de cheias A� que o IFC – CA?mpus Rio do Sul realizou, de 25 a 28 de marA�o, o primeiro Congresso Catarinense de CiA?ncia da ComputaA�A?o (4C). O evento aconteceu no auditA?rio da Unidavi e reuniu acadA?micos, professores e pesquisadores que atuam em pesquisas em instituiA�A�es de ensino, pesquisa e extensA?o de Santa Catarina, ParanA? e Rio Grande do Sul.

TEMA
O tema A� o desenvolvimento de AplicaA�A�es das Tecnologias de InformaA�A?o e ComunicaA�A?o TICA?sA� visando a promoA�A?o de um amplo debate sobre as possibilidades de vA?rias aplicaA�A�es das tecnologiasA� em especial o tema de monitoramento das cheias do Rio ItajaA� AA�u. O prefeito de Rio do Sul, Garibaldi AntA?nio Ayroso, que participou da abertura do evento, salientou que essa temA?tica A� relevante para Rio do Sul. “Parabenizo o IFC por essa iniciativa e vejo que essas pesquisas podem colaborar muito com a prevenA�A?o e monitoramento desses desastres”, comentou.
O coordenador do evento, FA?bio Alexandrini, explicou em seu discurso que as discussA�es visam proporcionar a aplicaA�A?o da tecnologia para a soluA�A?o de problemas pontuais. “Se conseguirmos monitorar o rio e orientar a populaA�A?o com antecedA?ncia de uma possA�vel enchente ou deslizamento jA? estaremos contribuindo diretamente com a prevenA�A?o. A tecnologia pode contribuir e facilitar isso”, enfatizou.

PALESTRA
JA? Ueyama, que fez a palestra de abertura, sendo um dos renomados cientistas que trabalham nesta A?rea de prevenA�A?o a cheias. Utilizando VeA�culo AA�reo NA?o Tripulados (VANT)A� o pesquisador da USP estA? monitorando a subida e velocidade das A?guas na cidade de SA?o Carlos (SP). “A� possA�vel auxiliar a defesa civil e diagnosticar como estA?o a condiA�A?o dosA� rios e cA?rregos para alertar sobre uma possA�vel cheia. Um alerta sonoro avisa a comunidade para deixar o local imediatamente e o VANT pode identificar se alguA�m estA? em perigo e passar essas imagens para o Corpo de Bombeiros e Defesa Civil”, explicou.

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* Texto e foto: CECOM/Rio do Sul.

IFC recebe X FORPROEXT

forproext1O Instituto Federal Catarinense, atravA�s da PrA?-reitoria de ExtensA?o (PROEX), recebeu nos dias 19 e 21 de marA�o, em BalneA?rio CamboriA?, a X ReuniA?o OrdinA?ria do FA?rum de PrA?-reitores de ExtensA?o das InstituiA�A�es da Rede Federal de EducaA�A?o Profissional, CientA�fica e TecnolA?gica (FORPROEXT).

Estiveram presentes 29 prA?-reitores de ExtensA?o e 04 reitores de Institutos Federais do Brasil com o objetivo de definir e implementar polA�ticas de ExtensA?o da Rede de EPCT, em consonA?ncia com o (CONIF), alA�m de promover a articulaA�A?o com o ensino, pesquisa e desenvolvimento institucional, comprometidas com a transformaA�A?o social para o pleno exercA�cio da cidadania.

De acordo com o presidente do FA?rum e prA?-reitor de extensA?o do Instituto Federal do Rio de Janeiro (IFRJ), Rafael Almada, a�?essa vivA?ncia e troca de experiA?ncia entre os Institutos A� muito vA?lida e sA? agrega valor nas nossas aA�A�esa�?.

Para o prA?-reitor de ExtensA?o do IFC, JosA� Carlos Brancher, foi possA�vel realizar uma ampla discussA?o em torno de aA�A�es, atividades, programas, projetos, normas e troca de experiA?ncia. a�?Realizamos diversas padronizaA�A�es, atravA�s dos seguintes documentos: 1. NormatizaA�A?o e Mapeamento das aA�A�es da ExtensA?o na Rede Federal de EPCT; 2. DefiniA�A�es BA?sicas da ExtensA?o na Rede Federal de EPCT; 3. Planilha de pesos dos Cursos FIC na Matriz orA�amentA?ria; 4. Sistemas de Cadastro das aA�A�es de extensA?o; 5. Indicadores de ExtensA?o na Rede Federal de EPCTa�?, relata Brancher.

forproext2No segundo dia do FA?rum, 20/03, os prA?-reitores de extensA?o visitaram o Centro de Treinamento de CA?es-guia, no IFC CA?mpus CamboriA?. Na ocasiA?o, a coordenadora do curso de Treinador e Instrutor de CA?es-guia, MA?rcia Santos de Souza, apresentou o projeto e explicou todo o processo de treinamento de um cA?o, desde o nascimento atA� a formaA�A?o de duplas a�� cA?o-guia e deficiente visual.

A coordenadora ainda destacou a importA?ncia das PrA?-reitorias de ExtensA?o para a execuA�A?o do projeto. a�?Os prA?-reitores de extensA?o podem auxiliar na luta pela permanA?ncia do projeto nos 07 cA?mpus onde eles estA?o sendo construA�dosa�?, ressaltou MA?rcia.

Na sequA?ncia, os convidados conferiram a apresentaA�A?o do cA?mpus CamboriA?, feita pelo diretor-geral, RogA�rio LuA�s Kerber. O prA?-reitor de extensA?o, JosA� Carlos Brancher, falou tambA�m sobre os projetos jA? executados dentro do Instituto e da relevA?ncia da extensA?o na comunidade externa. a�?A extensA?o A� a propaganda do Institutoa�?, salientou o coordenador da cA?mara das prA?-reitorias de extensA?o no Conif, Fernando GusmA?o, logo apA?s a fala de Brancher.

Sobre o assunto, o reitor, Francisco JosA� MontA?rio Sobral, acrescentou a capacidade da PROEX em realizar um diagnA?stico dos arranjos produtivos locais e, com isso, conhecer a realidade fora do cA?mpus.

ApA?s a palestra, os participantes assistiram a apresentaA�A?o do grupo de danA�a a�?Herdeiros do Pagoa�?, do IFC Videira. Confira o VA?DEO CLICANDO AQUI.

Durante o FA?rum tambA�m aconteceu a eleiA�A?o da nova coordenaA�A?o do FA?rum, assim composta:

define critic, buy dapoxetine. Coordenador:Giano Luis Copetti (IF BrasA�lia)

Vice-coordenador: JosA� Carlos Brancher (IFC),

Paula Aparecida Martins Borges Bastos (IF Fluminense)

RA�gia Lucia Lopes (IF Rio Grande do Norte)

* Texto, fotos e vA�dei: CECOM/CamboriA?.

GrA?mio cria o projeto Cineclube do IFC Ibirama

cineclube-ibiramaO GrA?mio Estudantil do IFC a�� CA?mpus Ibirama, com o objetivo de propor aos alunos entretenimento e diversA?o ligados ao conhecimento, criou no cA?mpus o projeto a�?Cineclube do IFC Ibiramaa�?.

As alunas participantes do GrA?mio e pioneiras deste projeto, Alana Cristine e Monique Knoch, participaram, em 2013, de uma oficina promovida pelo IFSC (FlorianA?polis) para aprender a montar um cineclube. Nesta oficina entraram em contato com a histA?ria do Cineclubismo no Brasil e tambA�m com os princA�pios desta atividade.

O projeto jA? teve duas mostras de filmes: uma em 2013 com a a�?Tarde do Terrora�? e outra no dia 12/03/2014 com o inA�cio do a�?Ciclo de filmes brasileirosa�?.

O Cineclube do IFC Ibirama terA? mostras A�s segundas quartas-feiras de cada mA?s, A�s 13h30. Os alunos e os servidores estA?o convidados a participarem do Cineclube e assistirem aos filmes.

* Texto e foto: CECOM/Ibirama. do my homework for me, buy lioresal.

Alunos do IFC sA?o premiados na Febrace

Febrace-riosulA 12A? ediA�A?o da Feira Brasileira de CiA?ncias e Engenharia (Febrace) aconteceu entre os dias 18 e 20 de marA�o na Escola PolitA�cnica da Universidade de SA?o Paulo (Poli/USP) e foi de destaque para os jovens do IFC – CA?mpus Rio do Sul. Com a pesquisa sobre os efeitos alelopA?ticos dos extratos aquosos de AzA�vem (Lolium Multiflorum), Mucuna-Preta (Mucuna Aferrima) e Tiririca (Cyperus Rotundus) sobre a germinaA�A?o de sementes de PicA?o-Preto (Bidens Pilosa L) os estudantes Robert Lorenzetti, Karine Nunes e ThA�o Piucco RA�cker, do terceiro ano, ficaram com o 1A?lugar na A?rea das ciA?ncias agrA?rias.
Promovida anualmente, aA�FebraceA�A� a maior feira prA�-universitA?ria de ciA?ncias e engenharia, e tem o objetivo de despertar o interesse pelas ciA?ncias entre os jovens, estimulando a criatividade e a inovaA�A?o. Nesta ediA�A?o, a mostra envolveu mais de 24 mil alunos de todos os estados brasileiros.
Durante a feira, foram apresentados 331 projetos a�� selecionados entre mais de 1.800 concorrentes a�� desenvolvidos por estudantes de escolas pA?blicas e privadas do ensino Fundamental, MA�dio e TA�cnico de todo o Brasil. Os projetos oferecem soluA�A�es alternativas e, por vezes, inovadoras, para problemas da sociedade.

college essay help, dapoxetine online. *TEXTO e FOTO: CECOM/Rio do Sul.

Fraiburgo inicia curso de TA�cnicas de ComunicaA�A?o e RedaA�A?o

fic-fraiburgo1O CA?mpus Fraiburgo iniciou, em 17/03, o curso TA�cnicas de ComunicaA�A?o e RedaA�A?o. Este A� o primeiro curso FIC de QualificaA�A?o Profissional oferecido pela unidade. O curso, com 39 alunos matriculados, A� voltado para trabalhadores que desejem ampliar seus recursos linguA�sticos, sendo que os conhecimentos sA?o aplicados no sentido de beneficiar o aluno em relaA�A?o A�s necessidades do mercado de trabalho e A�s demandas de nossa sociedade contemporA?nea, competitiva e informatizada

A carga horA?ria de 160h A� preenchida com disciplinas que visam aperfeiA�oar as quatro habilidades comunicativas: falar, ouvir, ler e escrever. Os professores utilizam dinA?micas de grupo para que os alunos possam praticar a oratA?ria de forma clara de desinibida. HA? tambA�m oficinas de escrita para a produA�A?o de textos com coerA?ncia, coesA?o e objetividade, dentro dos preceitos da redaA�A?o comercial.

Fazem parte, ainda, do programa aulas de Marketing Pessoal, Trabalho em Equipe e o uso de Tecnologias de da InformaA�A?o e ComunicaA�A?o no ambiente empresarial. As aulas encerram em julho deste ano.

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*TEXTO e FOTOS: CECOM/Fraiburgo.

NAPNE de SFS recebe materiais e mobiliA?rio

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napne-SFSNo inA�cio do ano letivo, o NAPNE do CA?mpus SA?o Francisco do Sul recebeu diversos materiais de apoio pedagA?gico e mobiliA?rio adaptado (cadeira ortopA�dica e mesa escolar adaptada), viabilizando o atendimento a pessoas com deficiA?ncia, com mobilidade reduzida e outras especificidades.

O estudante AndrA� Luciano Podkova, do Curso de Tecnologia em Redes de Computadores, foi contemplado com a mesa adaptada para cadeirante e agora poderA? desenvolver suas atividades acadA?micas com conforto.

Segundo Berenice Krause Soares, responsA?vel pelo NAPNE de SFS, a aquisiA�A?o desses materiais visa melhorar as condiA�A�es de funcionamento e de infraestrutura do NA?cleo de Atendimento A�s Pessoas com Necessidades EspecA�ficas.

* TEXTO e FOTO: CECOM/SFS.

SETEC realiza visita tA�cnica em Abelardo Luz

reuniao-abelardoA Secretaria de EducaA�A?o Profissional e TecnolA?gica (SETEC) realizou, no dia 11/03, uma visita tA�cnica ao Assentamento JosA� Maria para acompanhar os trabalhos do IFC na implantaA�A?o do CA?mpus AvanA�ado Abelardo Luz. A visita foi acompanhada pelo diretor-geral de ConcA?rdia, Jolcemar Ferro, e do chefe de gabinete, Manuir Schons, e objetivou a publicaA�A?o da portaria A�de funcionamento da unidade.
Os representantes da SETEC conversaram com representantes da comunidade e analisaram a estrutura disponA�vel. A�O relatA?rio da visita serA? encaminhado A� Setec.
*FOTO: DivulgaA�A?o.

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Editais da PROPI selecionam bolsistas CNPq

A PrA?-reitoria de Pesquisa, InovaA�A?o e PA?s-graduaA�A?o (PROPI) informa a abertura dos Editais 168/2014 e 170/2014 que tratam da seleA�A?o de bolsistas do CNPq. O primeiro oferta Bolsas de IniciaA�A?o CientA�fica para discentes de cursos de graduaA�A?o, como tambA�m para discentes que entraram nos cursos superiores do IFC por meio de aA�A?o afirmativa no processo seletivo. JA? o Edital 170/2014 oferta Bolsas de IniciaA�A?o CientA�fica para discentes do Ensino MA�dio Integrado, Concomitante ou Subsequente.

Edital 168/2017 – Bolsas PIBIC, PIBIC-Af E PIBITI 2014/2015 do CNPq/IFCVigA?ncia de 12 meses college application essay prompts, acquire dapoxetine.

Edital 170/2014 Bolsas PIBIC-EM do CNPq/IFCVigA?ncia de 12 meses

Confira todos os documentos e formulA?rios emA� http://www.ifc.edu.br/site/index.php/projetospropi

PROFESSOR: informe o seu aluno sobre os editais abertos.

EducaA�A?o para manter o trabalhador no campo A� foco do IFC em Abelardo Luz

sirlene-webO trajeto A� diferente do habitual. O clima A� ameno e no caminho hA? plantaA�A�es de grA?os. O pA?r do sol nos acompanha do centro de Abelardo Luz (oeste catarinense) atA� o Assentamento JosA� Maria. SA?o 32 km que separam a A?rea urbana da zona rural. A� em meio a este cenA?rio que o Instituto Federal Catarinense (IFC) trabalha para a implantaA�A?o da primeira unidade de ensino federal, no Estado Catarinense, instalada dentro de um assentamento.

O CA?mpus AvanA�ado Abelardo Luz conta com uma estrutura inicial. Se trata de uma A?rea do Incra, dentro do assentamento, que estA? em fase de doaA�A?o ao MinistA�rio da EducaA�A?o. Ao lado desta estrutura estA? a Escola Estadual de Ensino MA�dio Paulo Freire. Os cursos FIC e o curso TA�cnico em AgropecuA?ria Concomitante, ofertados pelo IFC no assentamento desde 2012, foram possA�veis devido A� parceria para uso da A?rea do Incra e da Escola Estadual.

Foi em meio a oportunidade ofertada do lado de casa e o desejo de se tornar professora que Sirlene Lucia Zape Albrecht, 18 anos, iniciou o curso TA�cnico em AgropecuA?ria do IFC. Natural de Faxinal dos Guedes, a jovem de traA�os alemA?es veio para o assentamento com 13 anos acompanhada do pai e de trA?s irmA?os.

a�?O pai queria uma terra boa para o cultivo, que fosse produtiva. Antes do curso eu ajudava a famA�lia na horta, em casa. Agora eu consigo ajudar mais! Aprendi coisas que pude levar para casa e ajudar o meu pai, aconteceu o contrA?rio tambA�m: trouxe muitas dA?vidas da lavoura em busca de conhecimentoa�?, conta ela, que transborda alegria ao falar das novas experiA?ncias e conhecimento: a�?Valeu a penaa�?.

Sirlene A� casada. Para ela o IFC dentro do assentamento vai alA�m de um incentivo para continuar a estudar. a�?O meu sonho A� fazer faculdade e ser professora. O IFC aqui A� bom, porque o povo gosta da roA�a e nA?o quer ir longe, estando prA?ximo quem quiser estudar vai ter a oportunidade de ficar na lavoura e aprendera�?, frisa ela.

Segundo CA�sar Schneider, coordenador do CA?mpus AvanA�ado Abelardo Luz, as atividades do IFC na cidade iniciaram em 2009 com a oferta do Curso TA�cnico em AgropecuA?ria Subsequente realizado em parceria com a Prefeitura Municipal. a�?O nosso cA?mpus A� vinculado ao CA?mpus ConcA?rdia. JA? estamos na quinta turma deste curso, que acontece A� noite na Escola AgrA�cola Municipal, localizada no centro da cidadea�?, conta ele.

area-incra-escolaIFC-webA ideia de se voltar aos assentamentos nA?o surge por acaso. Abelardo Luz conta com a maior concentraA�A?o de assentamentos da reforma agrA?ria do Sul do Brasil. LA? vivem cerca de 1.500 famA�lias distribuA�das em 23 assentamentos. a�?AlA�m dos assentamentos aqui, temos A?reas indA�genas e A?reas assentadas nos municA�pios vizinhos de Passos Maia, Ponte Serrada e IpuaA�u. Somente nos assentamentos de Abelardo, temos um pA?blico atual de 1.500 estudantes das redes Municipal e Estadual que podem ter a sua formaA�A?o tA�cnica atendida pelo IFCa�?, reforA�a Schneider.

Um terA�o da populaA�A?o de Abelardo Luz A� assentada, sendo que 45% da populaA�A?o estA? na A?rea rural o que representa um universo de 7.650 pessoas.

PA?s-graduaA�A?o em EducaA�A?o do Campo

sobral-abelardo-webAlA�m das turmas de curso tA�cnico e FICs, o IFC oferta em Abelardo Luz a pA?s-graduaA�A?o Lato Sensu em EducaA�A?o do Campo. As aulas iniciaram em dezembro do ano passado para 42 alunos que atuam na rede pA?blica de ensino da cidade. De acordo com a coordenadora do curso, Liamara Fornari, este curso A� um marco polA�tico-pedagA?gico, pois A� o primeiro curso ofertado pelo IFC de forma integral no Assentamento JosA� Maria. a�?o principal objetivo do curso A� promover a formaA�A?o continuada de educadores das A?reas de reforma agrA?ria para oportunizar o aprofundamento teA?rico-metodolA?gico e atualizaA�A?o de sua formaA�A?o de intervenA�A?o polA�tico-pedagA?gica na realidade em que vivem. Assim, atenderemos uma demanda histA?rica desta regiA?oa�?, fala ela.

Francieli Fabris, de 31 anos, A� aluna do curso de pA?s-graduaA�A?o do IFC, tem dois filhos e se emociona ao lembrar das dificuldades enfrentadas para conseguir estudar. a�?Eu morava no interior e precisava ir A� cidade para estudar. NA?o era fA?cil! E agora, ter uma pA?s-graduaA�A?o no interior, dentro do assentamento, A� algo incrA�vel. NA?o penso sA? nos meus filhos, que terA?o a oportunidade de estudar e ficar no campo, mas na oportunidade que todas as 1.500 famA�lias assentadas terA?o de acesso A? educaA�A?o sem sair da A?rea rural. Eu nA?o penso a vida sem a escolaa�?.

A maioria dos estudantes da pA?s em EducaA�A?o do Campo lecionam na Escola Estadual JosA� Maria. a�?Uma oportunidade como estA? nA?o acontece em todo lugara�?, diz Francieli.

Para Altair Lavratti, um dos lA�deres do MST em Santa Catarina, os Instituto Federais nas A?reas de assentamento A� um pleito realizado em 2010 a presidente Dilma Rousseff. a�?O ensino A� fundamental para manter as pessoas na A?rea rural, pois os assentamentos estA?o envelhecendo. A� preciso ofertar oportunidades para que os jovens fiquem no campo. AlA�m disso, a educaA�A?o A� necessA?ria para que o cidadA?o seja construtor da sua histA?riaa�?, ressalta ele.

SEMINA?RIOa�� Nos dias 14 e 15 de marA�o aconteceu o segundo encontro da turma de pA?s-graduaA�A?o em EducaA�A?o do Campo. O seminA?rio iniciou A�s 19 horas, dia 14/03, e contou com a presenA�a do reitor do IFC, Francisco Sobral, do diretor-geral do CA?mpus ConcA?rdia, Jolcemar Ferro, coordenador do CA?mpus AvanA�ado Abelardo Luz, CA�sar Schneider, e de Roseli Caldart, estudiosa do Movimento, assessora pedagA?gica do Instituto TA�cnico de CapacitaA�A?o e Pesquisa da Reforma AgrA?ria e coordena o curso de Licenciatura em EducaA�A?o do Campo, parceria Iterra/UnB/MEC.

Roseli falou aos alunos, educadores das A?reas assentadas, Secretaria de EducaA�A?o e professores do IFC, sobre os a�?Desafios da educaA�A?o do campo na atualidade, o papel do Instituto Federal em Abelardo Luza�?. Ela ressaltou a importA?ncia do IFC dentro do assentamento para tratar de EducaA�A?o do Campo. a�?A� uma A?rea ampla e estA? se tornando uma categoria de anA?lise. A� necessA?rio entender o que A� a realidade da EducaA�A?o do Campo, que nasceu como uma articulaA�A?o de luta pelo acesso A� educaA�A?oa�?, disse ela.

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Para a estudiosa, trA?s eixos devem ser abordados na EducaA�A?o do Campo: campo, polA�tica pA?blica e educaA�A?o. a�?Temos quatro desafios pela frente para entender a EducaA�A?o do Campo: a) construir uma forma de que mais trabalhadores compreendam com profundidade o que estA? acontecendo no campo; b) participar da construA�A?o de uma outra lA?gica de agricultura; c) continuar a luta pelo acesso A� educaA�A?o; e d) desenvolver prA?ticas educativas e experiA?ncias pedagA?gicas para demarcar uma outra forma de pensar a educaA�A?o profissional em agricultura.

Para o reitor Sobral, esse A� um passo importante no acesso A� educaA�A?o. a�?Somos parte do processo de transformaA�A?o no acesso A� educaA�A?o. AlA�m disso, o IFC pensou este curso de pA?s-graduaA�A?o envolvendo professores que entendem o projeto e a causa do Movimento dos Trabalhadoresa�?, falou.

No dia 15/03 os trabalhos continuaram tratando do perfil, objetivos e planejamento do curso e finalizou com a reuniA?o com o setor de EducaA�A?o do MST para tratar do tema a�?Caminhos para construA�A?o do Politecnismo nas escolas de Ensino MA�dio do estado – Escolas Paulo Freire, Sementes da Conquista e 25 de Maio.

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* Texto e fotos: CECOM/Reitoria.