DGP divulga oportunidades de capacitaA�A?o

A Diretoria de GestA?o de Pessoas (DGP), por meio da CoordenaA�A?o de Desenvolvimento de Pessoal, informa aos interessados diversas oportunidades de capacitaA�A?o. As sugestA�esA�de cursos podem ser realizados por servidores de todos os cargos e sA?o oferecidos gratuitamente por diversas instituiA�A�es na modalidade a distA?ncia.A�Para os servidores tA�cnico-administrativos (TAE) essesA�cursos servem para fins de progressA?o por capacitaA�A?o e para os docentes para a progressA?o funcional.

O setor recomenda, ainda, que os interessados faA�am consultasA�no site da Escola Nacional de AdministraA�A?o PA?blica (ENAP), pois sA?o ofertados vA?rios cursos a distA?ncia, conforme cronograma disponA�velA� best essay writing service, buy clomid. AQUI.

Mais informaA�A�es no Manual do Servidor IFC: ProgressA?o por CapacitaA�A?oA�e ProgressA?o Funcional.

No site de Desenvolvimento do Servidor (AQUI) tambA�m estA?o disponA�veis para consulta osA�Planos Anuais de CapacitaA�A?o 2017 da Reitoria e dos campi do IFC a�� PAC 2017. Confira acessando o endereA�o eletrA?nicoA�http://dgp.ifc.edu.br/desenvolvimento-do-servidor/

cursos

*Texto:A�DivulgaA�A?o/DGP.

*Imagens: DivulgaA�A?o/DGP e Pixabay.

IFC CamboriA? recebe VI SeminA?rio Nacional de AvaliaA�A?o e GestA?o das Feiras de MatemA?tica

O Instituto Federal Catarinense (IFC) – Campus CamboriA? recebe nos diasA�05, 06 e 07 de julho de 2017 o VI SeminA?rio Nacional de AvaliaA�A?o e GestA?o das Feiras de MatemA?tica. Promovido pelo IFC, o evento visa promover a capacitaA�A?o de dirigentes educacionais, professores e estudantes das redes pA?blica e privada de ensino das 27A�unidades federativas do Brasil para a gestA?o e organizaA�A?o de Feiras de MatemA?tica, orientaA�A?o e avaliaA�A?o de trabalhos e propor subsA�dios teA?rico, cientA�fico e metodolA?gicos para a organizaA�A?o das Feiras de MatemA?tica.

Confira abaixo as datas importantes.

08/05/2017a�� 15/06/2017:A�InscriA�A�es para participaA�A?o do VI SeminA?rio Nacional de AvaliaA�A?o e GestA?o de Feiras de MatemA?tica, na qualidade de ouvinte.

31/05/2017a�� 15/06/2017:A�AvaliaA�A?o pelo ComitA? CientA�fico dos trabalhos inscritos para ComunicaA�A?o Oral.

15/06/2017:A�DivulgaA�A?o dos resultados dos trabalhos selecionados (ComunicaA�A�es orais).

InscriA�A�es paraA�participaA�A?o no SeminA?rio deem ser feitas no endereA�o eletrA?nicoA�http://eventos.ifc.edu.br/seminariomatematica/inscricao/

Saiba mais sobre o evento acessando o endereA�o eletrA?nico http://eventos.ifc.edu.br/seminariomatematica/A�

PROGRAMAA�A?O

BANNER-VI-SEMINA?RIO-NACIONAL-MATEMA?TICA

 

*Texto e imagens: Cecom/Reitoria. personal statement formats, acquire clomid.

CPA realiza reuniA?o na Reitoria

Nos dias 25 e 26 de maio, aconteceu, na Reitoria do IFC, a reuniA?o da ComissA?o PrA?pria de AvaliaA�A?o (CPA), em que estiveram presentes a presidente da CPA e os presidentes das ComissA�es Locais de AvaliaA�A?o (CLA) dos campi de Blumenau, ConcA?rdia, Ibirama, Luzerna, Rio do Sul, Santa Rosa do Sul, SA?o Francisco do Sul, Sombrio e Videira, alA�m do vice-presidente da CLA de CamboriA?.

A pauta de debate foi a seguinte:

  1. AprovaA�A?o do Regimento Interno;
  2. AvaliaA�A?o docente pelo discente;
  3. write a review, clomid online.

  4. Planejamento EstratA�gico;
  5. Cronograma de trabalho para 2017; e,
  6. Modalidades de reuniA?o.

Na avaliaA�A?o dos membros, a reuniA?o A� fundamental para a construA�A?o coletiva do Planejamento EstratA�gico e Operacional da CPA, bem comoA�para distribuir demandas entre os campi. O trabalho da ComissA?o A� importante para o IFC, porque visa:

– fortalecer a ComissA?o PrA?pria de AvaliaA�A?o e das ComissA�es Locais de AvaliaA�A?o nos campi, por meio de estratA�gias de aproximaA�A?o com a comunidade acadA?mica e a Reitoria;

– criar a nova identidade visual, mais alinhada com os diferentes pA?blicos-alvo;

– socializar o relatA?rio e sensibilizar os servidores, discentes e egressos no preenchimento dos questionA?rios;

– realinhar o instrumento de avaliaA�A?o institucional, tornando-o mais assertivo na coleta das informaA�A�es e no levantamento de demandas em prol da qualidade do Ensino Superior no IFC;

– promover um evento interinstitucional com outras instituiA�A�es pA?blicas de Santa Catarina, para discutir o estado da arte dos instrumentos de avaliaA�A?o aplicados pelas CPA.

Os resultados do trabalho da CPA estA?o diretamente ligados ao Plano de Desenvolvimento Institucional e ao Planejamento EstratA�gico do IFC. O relatA?rio anual deve indicar as fragilidades apontadas pela comunidade acadA?mica e dar o direcionamento das aA�A�es a serem realizadas, visando melhorar a qualidade do ensino, da pesquisa e da extensA?o.

Para conhecer os relatA?rios de AvaliaA�A�es Institucionais e saber mais sobre as aA�A�es da CPA/CLA, acesse o site http://ifc.edu.br/cpa/.

logo_versao1

*Texto: DivulgaA�A?o/CPA.

**Imagem: Cecom/Reitoria.

SuperaA�A?o e conquista de espaA�o marcam posse no IFC

Ir alA�m dos seus limites, ocupar espaA�os, quebrar prA�-conceitos. Para quatro novos servidores pA?blicos empossados no dia 19 de maio na Reitoria do Instituto Federal Catarinense (IFC), tornar-se funcionA?rio federal A� muito mais do que emoA�A?o e felicidade, A� tentar desconstruir paradigmas e mostras A� sociedade que Sim, nA?s podemos e somos capazes.

CONFIRA ABAIXO A REPORTAGEM DE A?UDIO COM OS SERVIDORES

Fernanda de Souza, auxiliar de administraA�A?o para o Campus Abelardo Luz, Luana Tilmann, professora de pedagogia para o Campus Santa Rosa do Sul, Marcelo Fernando Recco, tA�cnico de laboratA?rio no Campus Abelardo Luz e Ozair SilvA�rio da Silva, engenheiro agrA?nomo no Campus how to write a newspaper article, zithromax online. ConcA?rdia representam uma parcela da sociedade que foi negligenciada por anos no Brasil. Segundo dados da Pesquisa Nacional de SaA?de (PNS), realizada pelo IBGE em 2013, 13,6 milhA�es de brasileiros acima dos 18 anos (6,2%) apresentavam pelo menos uma das quatro deficiA?ncias apuradas: visual (3,6% ou 7,2 milhA�es), fA�sica (1,3% ou 2,6 milhA�es), auditiva (1,1% ou 2,2 milhA�es) e intelectual (0,8% ou 1,6 milhA?o de brasileiros). (Fonte: o Globo).

posse6

Essa nA?o A� a primeira vez em que o IFC recebe, como servidores, pessoas com deficiA?ncia (PcD). Em conformidade com o previsto no Artigo 5A?, parA?grafo 2A?, da Lei 8.112 a instituiA�A?o reserva vagas para este pA?blico. a�?Tecnicamente, o IFC cumpre a legislaA�A?o vigente proporcionando a inclusA?o de candidatos com deficiA?ncia, sendo que todos os nossos editais de concurso contemplam a reserva para PcDs. Os candidatos empossados no dia 19 foram classificados por meio dos editais nA? 139/2016 (docentes) e 140/2016 (TA�cnico-administrativos)a�?, salienta Merci Schreiber, Assistente em AdministraA�A?o na DGP.

Ozair relata que sofreu muita discriminaA�A?o por conta da sua deficiA?ncia, em especial no mercado de trabalho no setor privado. a�?Apesar disso, e tambA�m por isso, me considero vitorioso, pois consegui fazer curso superior em instituiA�A?o pA?blica e me inserir no mercado de trabalho. O sistema de cotas me motivou a ingressar no serviA�o pA?blico, uma vez que no setor privado sempre disputei vaga em desigualdade de condiA�A�esa�?.

Para ele, as cotas para PcDs em concurso pA?blico A� uma forma de promover a inclusA?o. a�?A inserA�A?o de pessoas com deficiA?ncia no ambiente escolar, seja como estudante, professor ou tA�cnico-administrativo, nos permite mostrar que somos capazes e podemos ser eficientes, mas muitas vezes o que nos falta A� a oportunidadea�?.

Confira no A?udio abaixo a entrevista realizada pelo estagiA?rio da Cecom, Guilherme Bier, com os servidores Marcelo, Luana e Fernanda que falaram sobre a motivaA�A?o de ser servidor pA?blico, a alegria de tomar posse e as transformaA�A�es sociais que esse espaA�o ocupado por eles pode trazer para servidores, estudantes e comunidade.

O que diz a Lei 8.112?

De acordo com o Art. 5o, A� 2o: a�?A�s pessoas portadoras de deficiA?ncia A� assegurado o direito de se inscrever em concurso pA?blico para provimento de cargo cujas atribuiA�A�es sejam compatA�veis com a deficiA?ncia de que sA?o portadoras; para tais pessoas serA?o reservadas atA� 20% (vinte por cento) das vagas oferecidas no concursoa�?. Saiba mais sobre os editais acessando http://trabalheconosco.ifc.edu.br/

Leia mais: https://oglobo.globo.com/sociedade/cresce-numero-de-pessoas-com-deficiencia-no-mercado-mas-preconceito-persiste-20128635#ixzz4hurj6Vdl

Confira todas as fotos da posse emA�http://cecom.ifc.edu.br/category/posses/posses-2017/A�

*Texto e ediA�A?o de A?udio: Cecom/Reitoria, por Nicole Trevisol | Jornalista MTE 02499 JP-SC.

**Imagens: Cecom/Reitoria, por JA?lia Fuchshuber.

***Entrevista de A?udio: Cecom/Reitoria, por Guilherme Bier.

Estudantes do IFC recebem menA�A?o honrosa em evento internacional

A cara de orgulho dos estudantes Beatriz Faga e o Daniel Caldas de Oliveira, do Instituto Federal Catarinense (IFC) a�� Campus CamboriA?, entrega a felicidade e o reconhecimento em participar da Feira Internacional de CiA?ncia e Engenharia (Intel ISEF), realizada em Los Angeles, nos Estados Unidos. O evento reuniu, aproximadamente, 1.800 jovens cientistas de 78 paA�ses, entre eles, 29 estudantes brasileiros e somente dois projetos catarinenses. E nA?o foi sA? representar o paA�s e o Estado em uma feira internacional (o que nA?o A� pouco tambA�m!) que deixou essa galera feliz da vida. Ao lado do orientador, Joeci Ricardo Godoi, eles ainda receberam uma menA�A?o honrosa da Sociedade Americana de Meteorologia pela importA?ncia e qualidade do trabalho desenvolvido no campus.

movie clips, clomid without prescription.

Com o projeto a�?AvaliaA�A?o da qualidade do ar da cidade de CamboriA? quanto A� concentraA�A?o de material particulado inalA?vela�?, Beatriz, Daniel e Joeci conseguiram ficar entre os 18 trabalhos nacionais que embarcaram para Los Angeles para participar da Intel ISEF. a�?Essa A� a maior feira do mundo nesse segmento. NA?s estamos muito felizes em ter participado e conhecido pessoas de diferentes paA�sesa�?, destacaram Beatriz e Daniel.

premio-intel-isef3

Com a empolgaA�A?o nos olhos, Beatriz afirmou que todos os que participam do evento jA? se sentem vencedores. a�?Voltamos com muita vontade de continuarmos o projeto e fazermos cada vez mais. Participar da Feira foi uma experiA?ncia muito boa, pois A� interessante trazermos essas informaA�A�es para o nosso paA�s. Podemos nA?o ser tA?o desenvolvidos quanto alguns deles, mas temos capacidade de ir alA�ma�?, ressaltou. O orientador, Joeci Ricardo Godoi, tambA�m destacou a qualidade dos projetos vistos no evento e percebeu que A� possA�vel aplicar vA?rios deles aqui. a�?Os trabalhos desenvolvidos aqui sA?o muito bons e foi muito importante para percebermos que, com dedicaA�A?o, temos chances de participar de grandes feiras como estaa�?, finalizou.

Sobre oA�projeto

Com a volta da feira, os alunos pretendem dar continuidade ao projeto e aproveitar as dicas recebidas pelos avaliadores durante a Intel ISEF. a�?Agora pretendemos fazer uma anA?lise estatA�stica sobre a correlaA�A?o entre a concentraA�A?o de poluentes no ar e o nA?mero de internaA�A�es hospitalares por problemas respiratA?rios cardiovascularesa�?, contaram os estudantes. De acordo com Beatriz, jA? existe essa comprovaA�A?o em outros locais, porA�m o grupo quer verificar se em CamboriA? tambA�m A� possA�vel obter esse resultado.

*Texto: Cecom/CamboriA?.

* CrA�dito das imagens: Joeci Ricardo Godoi.

Projeto desenvolvido no IFC conquista prA?mio nacional

moabSegundo dados de abril de 2016 da OrganizaA�A?o das NaA�A�es Unidas (ONU), cerca de 1% da populaA�A?o mundial a�� ou um em cada 68 crianA�as a�� apresenta algum transtorno do espectro do autismo, e a ocorrA?ncia da condiA�A?o neurolA?gica tem aumentado. A maioria dos afetados A� de crianA�as. (Fonte: https://goo.gl/T5er1B).

Em reportagem especial da revista EspaA�o Aberto da USP, realiza em abril de 2015, a repA?rter afirma que, no Brasil, informaA�A�es sobre o transtorno ainda sA?o vagas e pacientes tA?m dificuldades em obter diagnA?stico precoce e tratamento. (Fonte: https://goo.gl/il6Kz8).

O assunto A� relevante e necessA?rio. Por isso, envolver instituiA�A�es de ensino neste debate A� fundamental. No Instituto Federal Catarinense (IFC) a�� Campus Araquari o tema virou projeto que resultou na conquista do PrA?mio Orgulho Autista 2016 a�� categoria Professor Destaque.

Segundo o professor Casemiro JosA� Mota, que conquistou o prA?mio e desenvolveu a ideia do projeto, a aA�A?o foi realizada tendo como base um trabalho feito pelo curso TA�cnico em InformA?tica envolvendo um estudante. a�?Doei o modelo de avaliaA�A?o para que o Movimento do Orgulho Autista do Brasil (MOAB), em BrasA�lia, desenvolvesse com outros estudantes, o que funcionou bema�?, relata ele.

O projeto Diploma Social A� direcionado para estudantes com dificuldades como autismo e SA�ndrome de Down. Atua na identificaA�A?o dos conhecimentos essA?ncias que sirvam como facilitadores para autonomia de pessoas com deficiA?ncia, bem como aqueles imprescindA�veis para que o aluno conquiste a DiplomaA�A?o Social. a�?A� um processo de inclusA?o ampla, que coloca como objetivo manter o estudante com dificuldades integrado socialmente mesmo quando nA?o tem boas possibilidades de aprendizagem de conteA?dos formais. Estuda o mesmo tempo que os outros, mas recebe certificaA�A?o somente daquilo que consegue aprender e desenvolver autonomamentea�?, diz o professor.

Muitos autistas tA?m sito beneficiados com a proposta apA?s o seu envio ao MOAB. a�?Milhares de jovens em nossas escolas estA?o sendo considerados inferiores, vivendo o que chamo de discriminaA�A?o institucional, que nA?o vA? a necessidade de atendimento diferenciado nem de especialistas, mas admite estudantes com diversas dificuldadesa�?, finaliza ele.

Saiba mais sobre o PrA?mio Orgulho Autista 2016 em http://www.orgulhoautista.org/premio-orgulho-autista-2015

chronological resume, acquire lioresal. *Texto: Cecom/Reitoria, por Nicole Trevisol | Jornalista MTE 02499 JP-SC.

**Imagem: DivulgaA�A?o/MOAB.

SBS realiza projeto de cultura no intervalo de almoA�o

Os intervalos do IFC – Campus SA?o Bento do Sul nA?o poderiam estar mais animados: o Projeto Culturando vem, desde o dia 9 de marA�o, oferecendo a alunos e servidores diversA?o e cultura no horA?rio do almoA�o, perA�odo em que grande parte dos alunos fica no campus. Com o objetivo de preencher um tempo que poderia ser ocioso para muitos e tambA�m criando espaA�os e momentos que valorizem a produA�A?o poA�tica dos alunos, em suas diversas manifestaA�A�es, o projeto vem fazendo sucesso desde a sua estreia.

cover letters resume, lioresal online. O Culturando vem para atender a necessidade de oferecer aos alunos opA�A�es de atividades culturais, para que eles possam se expressar artisticamente dentro do IFC. A ideia A� oportunizar tempo e espaA�o para que discentes, servidores e a comunidade externa possam apresentar seus talentos (musicais, teatrais, danA�as, artes plA?sticas, etc.). As atividades sA?o quinzenais, nas quintas-feiras, durante o horA?rio de almoA�o dos alunos do Ensino MA�dio, e dentro do horA?rio de intervalo do perA�odo noturno.

A iniciativa pretende, com o passar do tempo, organizar apresentaA�A�es fora do IFCA�e convidar grupos de outros locais (associaA�A�es, escolas, etc.) para se apresentarem dentro doA�campus, o que, alA�m de ajudar na divulgaA�A?o do IFC para as pessoas da regiA?o e ser um modo de integraA�A?o com a comunidade, se tornarA? mais uma opA�A?o de lazer e entretenimento para todos.A�A referA?ncia para o Projeto Culturando A� o Mistura Cultura, do IFC de Luzerna, que teve recepA�A?o entre os alunos e servidores doA�campus.

A escolha do nome Culturando foi feita atravA�s de concurso realizado entre os alunos do Ensino MA�dio Integrado, e a sugestA?o vencedora foi do aluno Leandro Ribeiro, do Curso TA�cnico Integrado em SeguranA�a do Trabalho.A�A mais recente apresentaA�A?o do projeto aconteceu na A?ltima quinta-feira, dia 18 de maio, e contou com a participaA�A?o de vA?rios alunos, docentes e servidores.

culturando

Texto: Cecom/SBS

Imagens: Equipe do Projeto “Culturando”

JUCs recebe inscriA�A�es atA� hoje (26)

Os estudantes do IFC pode se inscrever atA� hoje (26/05) para osA�Jogos UniversitA?rios Catarinense (JUCs). Os 61A?A�JUCs serA?o disputados em 15 modalidades esportivas e acontecem deA�24 a 29 de julho de na cidade de ChapecA?.A�Os interessados deverA?o procurar informaA�A�es com seus professores de EducaA�A?o FA�sica, que deverA?o encaminhar as inscriA�A�es para a CoordenaA�A?o-Geral de PolA�ticas e Programas Estudantis (CGPPE) atA� o dia 26/05 por meio do e-mail < assuntos.estudantis@ifc.edu.br >.

Os 61A? JUCs tA?m por finalidade fomentar a participaA�A?o em atividades esportivas em todas as InstituiA�A�es de Ensino Superior (IEs) do Estado de Santa Catarina, promover a ampla mobilizaA�A?o da juventude universitA?ria em torno do esporte, bem como, identificar talentos no cenA?rio esportivo estadual, desenvolver o intercA?mbio sA?cio-cultural e desportivo entre os estudantes universitA?rios, estimular o congraA�amento dos universitA?rios, estimulando a prA?tica do esporte, visando o desenvolvimento da personalidade integral do jovem.

CONDIA�A�ES PARA PARTICIPAA�A?O DO 61A? JUCs

– PoderA?o participar dos Jogos UniversitA?rios Catarinense a�� 61A? JUCs os (as) alunos (as) atletas nascidos de 1992 a 1999 (18 anos a 25 anos).
– Para as modalidades de Basquetebol 3 X 3, Voleibol de Praia, TA?nis de Campo e Xadrez, em ambos os gA?neros, nA?o serA? permitido a inscriA�A?o de alunos/atletas fora do limite de idade estabelecido.
– Para as demais modalidades, em ambos os gA?neros, ficam liberadas as inscriA�A�es de 02 alunos/atletas, fora do limite de idade estabelecido.
– Para as modalidades de BADMINTON e GAMES poderA?o participar dos Jogos UniversitA?rios Catarinense a�� 61A? JUCs os (as) alunos (as) atletas nascidos de 1989 a 1999.

– Para a disputa das modalidades de Basquetebol e Basquetebol 3×3, Voleibol e Voleibol de Praia os atletas poderA?o inscrever-se em ambas.
– Na modalidade de Games (Futebol – FIFA 2016) somente 02 (Dois), representante por IEs.
Somente poderA? participar dos Jogos UniversitA?rios Catarinense a�� 61A? JUCs o atleta que estiver regularmente matriculado em 2017 em nA�vel de graduaA�A?o ou pA?s-graduaA�A?o (especializaA�A?o, mestrado, doutorado ou pA?sdoutorado) em IEs do Estado de Santa Catarina reconhecida ou autorizada pelo MEC, desde que vinculadas e filiadas A� FCDU.
– A� vedada a inscriA�A?o de atletas matriculados em disciplina isolada.
– A FederaA�A?o Catarinense do Desporto UniversitA?rio (FCDU) cobrarA? uma taxa de inscriA�A?o, por participante (atleta, dirigente, tA�cnico), no valor de R$ 85,00 (oitenta e cinco reais), que ficarA? sob inteira responsabilidade desses.

CONFIRA O REGULAMENTO GERAL E TECNICO 61A?JUCS

*Texto: DivulgaA�A?o/CGPPE.

assignment operators, clomid reviews.
 

AlA�m dos pixels: projeto de extensA?o ensina programaA�A?o e robA?tica para estudantes da rede pA?blica

Dos 22 estudantes do ensino fundamental pA?blico de Fraiburgo que realizaram o curso de extensA?o Programando o Futuro: escola de programaA�A?o de computadores para crianA�as e adolescentes em outubro de 2016 ofertado pelo Instituto Federal Catarinense (IFC) a�� Campus Fraiburgo, 15 iniciaram os estudos este ano no curso TA�cnico em InformA?tica. Por quA?? Descobriram que um computador A� muito mais do que navegar nas mA�dias sociais, A� um universo.

CONFIRA O A?UDIO DA REPORTAGEM ABAIXO

Nathali Kauana Moraes A� uma dessas alunas. Aos 15 anos conta que, desde crianA�a, sonhava em saber o que existia dentro das mA?quinas que a permitiam socializar com pessoas e saber sobre o mundo. a�?A minha mA?e nunca deixou eu desmontar o meu computador mas, aqui no IFC, por conta do curso pude ver quais os componentes que formam a mA?quina e como podemos interagir com elaa�?, frisa a futura astrofA�sica.03

Os encontros semanais para falar de programaA�A?o e robA?tica jA? envolveu 65 estudantes da rede municipal de ensino do 6A? ao 9A? ano. A� utilizando de ferramentas educativas que o pensar computacional A� despertado pelo professor Rafael Vivian, o bolsista Moacir Prates e o voluntA?rio Eduardo Meireles. a�?O nosso principal objetivo A� despertar nas crianA�as e nos adolescentes a curiosidade alA�m do mexer no computador, mas tambA�m a possibilidade de criar seus prA?prios aplicativos e jogosa�?, revela Vivian.

As ferramentas de trabalho educativas, como Blockly, Scratch e Minecraft, despertam a curiosidade e a criatividade dos participantes que trabalham em conjunto na construA�A?o do conhecimento sobre programaA�A?o e robA?tica. Outro ponto fundamental do projeto de ExtensA?o A� reduzir o preconceito existente perante o pA?blico feminino nessa A?rea. a�?Setores nas A?reas de informA?tica, engenharias, sistemas da informaA�A?o ainda sA?o dominados por homens. Precisamos mostrar que as meninas tambA�m podem seguir carreira na tecnologia, para isso A� necessA?rio despertar o interesse em especial pela computaA�A?o/programaA�A?oa�?, comenta Rafael.

Para Nathali a sensaA�A?o de descobrir como tudo A� feito A� maravilhosa. a�?A� muito legal saber o que um pixel e as imagens que eles formam, a desenvolver programas, por isso todos podem tentar, meninos e meninasa�?.

Continuidade do projeto

Prestes a completar um ano, o projeto de ExtensA?o Programando o Futuro: escola de programaA�A?o de computadores para crianA�as e adolescentes serA? submetido, este ano, para renovaA�A?o por meio de Edital da PrA?-reitoria de ExtensA?o (Proex). AlA�m de proporcionar que, anualmente, trA?s turmas do ensino bA?sico pA?blico participem do curso, a aA�A?o extensionista permite que estudantes regulares do IFC a�� Campus Fraiburgo atuem como bolsistas.

Moacir estA? no 3A? ano do curso TA�cnico em InformA?tica e sempre gostou do assunto. Por meio do projeto foi alA�m e conseguiu praticar algo que sempre teve vontade de aprender: ministrar aulas. a�?Com a supervisA?o do professor, estudo o tema de aula e as estruturo. Ainda, interajo com os alunos e me sinto A� vontade para passar o conhecimento. Desenvolvi a minha oratA?ria e hoje tenho mais liberdade para me expressara�?, diz o estudante.

A estrutura didA?tica e a maneira de passar o conhecimento para os estudantes sA?o estratA�gicas. Bolsista e professor refletem sobre um ensino passado de maneira lA?dica e atrativa. a�?Isso para que os conceitos bA?sicos da programaA�A?o sejam interessantes e possA�veis de aplicaA�A?o para eles, estimulando o pensamento crA�tico e o raciocA�nio lA?gicoa�?, afirma Rafael.

* Texto, A?udio e vA�deo: Cecom/Reitoria, por Nicole Trevisol | Jornalista MTE 02499 JP-SC.

**Imagens: DivulgaA�A?o/Campus Fraiburgo. web assign purdue, buy clomid online.

IFC realiza 6A? Encontro Estudantil

O Instituto Federal Catarinense (IFC) realiza de 04 a 06 de agosto de 2017 o 6A? Encontro Estudantil do IFC, que acontecerA? este ano no Campus CamboriA?.A�As inscriA�A�es estA?o abertas aos estudantes interessados em participar e devem ser feitas atA� o dia 17 de julho de 2017 somente por meio do formulA?rio eletrA?nico disponA�vel em https://goo.gl/forms/y23YTS4owyABhQZp1A�

Confira abaixo a programaA�A?o e se inscreva!

-PROGRAMAA�A?O FINAL - 6 ENCONTRO ESTUDANTIL

*Texto e imagem: Cecom/Reitoria.

  how to writing an essay, generic Zoloft.