IFC Brusque realiza projeto de Acolhimento e IntegraA�A?o de estudantes

acolhimento-brusque1O Instituto Federal Catarinense (IFC) a�� Campus Brusque realiza, desde o dia 1A? de fevereiro, uma sA�rie de aA�A�es desenvolvidas por meio do Projeto de Acolhimento e IntegraA�A?o dos Estudantes 2017. Segundo Leonardo Calbusch, diretor de Ensino, a atividade A� uma iniciativa da unidade diante da nova modalidade de curso de Ensino MA�dio Integrado no Campus Brusque. a�?Pretendemos proporcionar aos alunos das turmas em andamento, aos ingressantes, aos pais/responsA?veis e aos servidores um ambiente acolhedor e integradora�?, diz ele.

Cerca de 200 estudantes, 100 pais/responsA?veis e 50 servidores estiverem envolvidos nas atividades, que ocorreram no Campus Brusque.

Dentre as aA�A�es, estA?o:

  • FormaA�A?o PedagA?gica, com os palestrantes Artur Fabeni da Silveira e Eduardo JosA� Legal;
  • ReuniA?o para pais e responsA?veis dos alunos das primeiras turmas de Ensino MA�dio Integrado;
  • RecepA�A?o dos alunos, realizada pelas DireA�A�es e CoordenaA�A�es do campus;
  • OrientaA�A�es Gerais aos estudantes: Atendimento ao Estudante, Biblioteca e AssistA?ncia Estudantil;
  • Palestra Suporte BA?sico A� Vida, para estudantes e servidores, ministrada pelo Sargento Carlos Rodrigo da Silva, do Corpo de Bombeiros de Brusque;
  • OrientaA�A�es de Estudo aos Alunos, ministrada pela docente, do IFC Brusque, AndrA�a K. da ConceiA�A?o;
  • A partir de 13/02: entrevistas individuais com os estudantes ingressantes para a escolha dos representantes de turmas.

De acordo com Calbusch, o projeto deve ser repetido nos prA?ximos anos, de maneira aprimorada, com vistas a atender melhor a comunidade escolar e acadA?mica.


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*Texto: Cecom/Reitoria.

**Fotos: Cecom/Brusque.

Palestras e premiaA�A?o de projetos marcam o Ciclo de FormaA�A?o Continuada

Pedagogo Ademir Bazzotti media debate entre os presentes.

O IFC Campus Luzerna realizou, nos dias 2 e 3 de fevereiro, o Ciclo de FormaA�A?o Continuada, destinado ao corpo docente e pedagA?gico da instituiA�A?o. Em todo inA�cio de semestre letivo, os servidores se reA?nem para fazer o alinhamento das prA?ticas docentes, seguido por momentos de reflexA?o do trabalho desenvolvido, com vistas a fortalecer o processo de ensino-aprendizagem.

ApA?s as boas-vindas do diretor-geral do campus, professor Eduardo Butzen, o pedagogo Ademir Bazzotti mediou um debate que teve como tema as tendA?ncias da educaA�A?o. O diretor do Departamento de Desenvolvimento Educacional (DDE), professor JessA� de Pelegrin, tratou das perspectivas para 2017 e orientaA�A�es para o planejamento educacional.

No primeiro dia do ciclo, a CoordenaA�A?o de ExtensA?o do campus promoveu a entrega de trofA�us para projetos que foram destaque no ano passado. O ComitA? Local de ExtensA?o elegeu trabalhos em trA?s categorias: ExtensA?o AcadA?mica, ExtensA?o na Comunidade Local e ExtensA?o na IndA?stria. Respectivamente, foram premiados os seguintes trabalhos: a�?Mistura Culturaa�?, de RanA?zy Borges Neves; a�?AnA?lise descritiva do projeto de extensA?o tecnolA?gica com robA?tica pedagA?gica Lego MindStorms do IFCA� how to write an informative essay, purchase dapoxetine. Campus Luzerna em 2016a�?, de Illyushin Zaak Saraiva; e, na terceira categoria, o professor MA?rio Wolfart JA?nior foi agraciado com o prA?mio devido a contratos de prestaA�A?o de serviA�os firmados com oito empresas.

Servidores que ingressaram na instituiA�A?o a partir de 2013 participaram de um curso de formaA�A?o mediado pela professora Isabel Cristina Hentz. Alguns setores do campusA�apresentaram suas equipes, funA�A�es e seus procedimentos de trabalho.

O ciclo foi finalizado com uma palestra do professor Felipe Schmidt, licenciado em Filosofia pela PUC-PR e docente da rede estadual paranaense. Felipe abordou o tema a�?RelaA�A?o pA?blico e privado na educaA�A?oa�?.

*Texto e fotos: Cecom/Luzerna.

Santa Rosa do Sul promove palestras com foco na produA�A?o de pitaya

Participantes do evento posam, todos juntos, para uma foto.

No final deA�dezembro, no auditA?rio do bloco do Curso de Engenharia AgronA?mica do IFC Campus Santa Rosa do Sul, aconteceu o evento intituladoA�Administrando a propriedade rural com foco na produA�A?o de pitaya. Na oportunidade, o servidor A�liton Pires, coordenador-geral de ExtensA?o do Campus, mediou os trabalhos e deu as boas-vindas aos participantes, destacando que o tema escolhido para o evento visaA�dar uma base aos produtores de como administrar suas propriedades, considerando os custos e a possibilidade de o produtor mensurar se realmente estA? tendo lucro com a produA�A?o de pitayas.

A palestra Controle de custos na produA�A?o de pitayasA�foi ministrada pelo servidor Carlos Antonio Krause, docente do IFC Campus Santa Rosa do Sul. Krause explicou conceitos de custos diretos, custos indiretos, custos fixos, depreciaA�A�es, entre outros assuntos relacionados A� A?rea de custos. Segundo o professor, quem estabelece o preA�o de um produto A� o mercado e nA?o o produtor, mas esteA�pode procurar formas de valorizaA�A?o do seu produto para o mercado. Por fim, informou que o Campus Santa Rosa do Sul estA? de portas abertas A� comunidade para sempre que precisarem de orientaA�A?o.

Na sequA?ncia, o servidor Bruno Pansera Espindola, tambA�m docente do IFC Campus Santa Rosa do Sul, abordou temas relacionados A� colheita e A� comercializaA�A?o de pitaya aos produtores, alA�m de meios para evitar as perdas com transporte e escolha dos frutos.

ApA?s as palestras, Gabriel Nascimento e Henrique Francisco de Moraes, acadA?micos do Curso de Engenharia AgronA?mica, apresentaram seus trabalhos de conclusA?o de curso, que estA?o em fase de desenvolvimento. Gabriel apresentou o temaA�Pragas da Cultura da Pitaya no Extremo Sul Catarinense,A�e Henrique abordouA�oA�Controle biolA?gico de pulgA�es. how to write a research papers, purchase Zoloft. Ambos sA?o orientados pela professora Daiane Nunes, do IFC Campus Santa Rosa do Sul.

O evento foi uma realizaA�A?o conjunta entre o Campus Santa Rosa do Sul e a AssociaA�A?o de Produtores Pitaya Sul, e contou com o apoio da Coopervalesul, CNPq e Proext 2016.

*Texto e fotos: Cecom/Santa Rosa do Sul.

Estudantes de CamboriA? recebem convite para apresentar trabalho em Los Angeles

estudantes-camboriu-trabalho-losangelesA Beatriz Faga e o Daniel Caldas de Oliveira, estudantes do curso tA�cnico em Controle ambiental, do Instituto Federal Catarinense (IFC) a�� Campus CamboriA?, tA?m motivos para entrar em 2017 com o pique renovado para os estudos. A� que os dois, junto aos orientadores Joeci Ricardo Godoi e Leonardo Hoinaski, embarcam em maio para Los Angeles, nos Estados Unidos, para apresentar o trabalho a�?AvaliaA�A?o da qualidade do ar da cidade de CamboriA? quanto A� concentraA�A?o deA� material particulado inalA?vela�?.

O grupo ficou entre os nove trabalhos selecionados na Mostra Brasileira de CiA?ncia e Tecnologia (Mostratec) para participar da Feira Internacional de CiA?ncias e Engenharia da Intel (ISEF), em Los Angeles. Com a surpresa do convite, Beatriz e Daniel aguardam ansiosamente pela viagem. a�?Ficamos muito felizes com a seleA�A?o. Vai ser uma experiA?ncia acadA?mica e pessoal muito boaa�?, disseram. Orgulhoso, o professor Leonardo Hoinaski ressalta a oportunidade como uma fonte de motivaA�A?o para os alunos estudarem cada vez mais.

Para a realizar o trabalho, os estudantes analisaram, durante quatro meses, a coleta de material particulado inalA?vel na cidade de CamboriA?. De acordo com Beatriz, o material particulado A� um dos principais poluentes atmosfA�ricos e A� extremamente prejudicial A� saA?de. a�?Com o estudo, conseguimos descobrir que, de forma geral, a maioria das concentraA�A�es encontradas nA?o ultrapassam o limite de qualidade do ar, recomendado pelo Conselho Nacional do Meio Ambiente (CONAMA) e pela OrganizaA�A?o Mundial de SaA?de (OMS), a curto prazo. Para o evento em Los Angeles, o grupo pretende ampliar o estudo e vai realizar as coletas atA� janeiro de 2017.

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*Texto e imagem: Cecom/CamboriA?.

Rio do Sul realiza formatura do curso de AlemA?o

formatura-alemao1Com o apoio da AssociaA�A?o de Pais e Professores do Instituto Federal Catarinense – Campus Rio do Sul e do Instituto Goethe, a CoordenaA�A?o de ExtensA?o realizou a formatura e certificaA�A?o do curso de lA�ngua AlemA?, nos nA�veis A1 e A2. No total, 12 alunos concluA�ram com aproveitamento as 160 horas de curso.

A formatura ocorreu na Unidade TecnolA?gica do IFC a�� Campus how to write an analytical paper, buy dapoxetine online. Rio do Sul e contou com a participaA�A?o de alunos e familiares. A intenA�A?o da unidade, para 2017, A� continuar a parceria com o Instituto Goethe, que doou o material didA?tico, e promover novas turmas, incentivando ainda mais o idioma na regiA?o de Rio do Sul.

Segundo o coordenador de ExtensA?o do CampusA�Rio do Sul, ClA?udio Keske, a importA?ncia do curso reside emA�motivar estudantes e servidores, alA�m da comunidade externa, a se preparar para a possibilidade de intercA?mbio com a Alemanha, sendo tambA�m um possA�vel destaqueA�no currA�culo. a�?Hoje dominar um idioma A� um diferencial, e, por isso, estamos procurando ofertar novas turmas no IFCa�?, salientou ele, jA? propondo uma continuidade para o prA?ximo ano.

*Texto e imagens: Cecom/Rio do Sul.

Fraiburgo forma estudantes do curso de Agente ComunitA?rio de SaA?de

formatura-fraiburgo1O Instituto Federal Catarinense – Campus Fraiburgo realizou, no dia 06 de dezembro de 2016, a solenidade de formatura do curso de FormaA�A?o Inicial e Continuada (FIC) de Agente ComunitA?rio de SaA?de (ACS). Essa etapaA�consolidou a conclusA?o do curso para 47 formandos, que obtiveram, ao longo dos estudos, carga horA?ria de 400 horas distribuA�das em 12 disciplinas ministradas por docentes da unidade e colaboradoras da Secretaria Municipal de SaA?de (SMS) de Fraiburgo.

A pedagoga Sandra de FA?tima LuciettiA�agradeceu cada um dos docentes do Campus Fraiburgo e as colaboradoras da SMS de Fraiburgo pela colaboraA�A?o durante o curso de ACS. OA�diretor-geral do campus, FA?bio JosA� Rodrigues Pinheiro, evidenciou o carA?ter exitoso do curso.

Como oradora da turma, a estudante DA�bora Aparecida Maciel da Silva expA?s as satisfaA�A�es em realizarA�a FormaA�A?o. A entrega dos certificados foi feita pela coordenaA�A?o do curso.
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*Texto e imagens: DivulgaA�A?o/Fraiburgo.

Ibirama certifica estudantes concluintes do curso de Espanhol BA?sico a DistA?ncia

curso-extensao-ibiramaNo dia 07 de dezembro de 2016, aconteceu a entrega dos certificados aos participantes do Curso de Espanhol BA?sico aA�DistA?ncia – Nube. O curso foi desenvolvido por meio de um projeto de extensA?o do Instituto Federal Catarinense -A�Campus Ibirama e teve porA�objetivo propagar e incentivar o ensino e a aprendizagem de LA�ngua Espanhola aos estudantes de ensino fundamental de Ibirama e regiA?o. A equipe que realizou o curso agradece e parabeniza os participantes por sua conclusA?o.

“Desejamos que o curso tenha aberto portas para que continuem buscando conhecimento sobre o idioma estudado e que a vontade de buscar novos saberes nunca seja interrompida”, finaliza Chris Royes Schardosim, coordenadora do projeto.

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Participaram da solenidade de entrega dos certificados a coordenadora de ExtensA?o do Campus Ibirama, Sonia Imhof, e o professor Tiago Pedruzzi.

*Texto e imagem: DivulgaA�A?o/Ibirama.

Brusque realiza desafio de matemA?tica em escolas pA?blicas

desafio-matematica7O Campus Brusque realizou, no dia 10 de dezembro, o 1A? Desafio MatemA?tico, para alunos dos anos finais do ensino fundamental de escolas pA?blicas, na cidade de Brusque (SC). O evento, realizado pelos professores de matemA?tica, do IFC Brusque, Marcos Antonio Lima e Ilisandro Pesente, aconteceu em duas etapas:

No dia 10/12/2016, foram aplicadas as provas, das 13h30min A�s 15h10min;
No dia 12/12/2016, foi realizada a entrega da premiaA�A?o, A�s 10 horas, no Campus Brusque.

As equipes vencedoras foram:

1A? Lugar (Medalha de Ouro)
Escola de EducaA�A?o Fundamental Professora Augusta Knorring
Estudantes: CauA? dos Santos e Nicolle Weidmann
2A? Lugar (Medalha de Prata)
Escola de EducaA�A?o Fundamental Professor JosA� Vieira CA?rte
Estudantes: Anderson B .L. de Melo e Denilson M. Klann

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*Texto e imagens: Cecom/Brusque.

Leitura para todos: projeto de extensA?o incentiva o hA?bito da leitura em Fraiburgo

Semana Nacional do Livro e da Biblioteca
Semana Nacional do Livro e da Biblioteca

Uma das principais frases que lembro serem ditas pela minha mA?e, depois de lave a louA�a, era a seguinte: leia, leia muito. Cresci em um ambiente familiar que sempre me incentivou a ler e, com isso, despertei a minha principal caracterA�stica, a qual me fez escolher o jornalismo: a curiosidade. Foi lendo IlA�ada, A Divina ComA�dia, Dom Casmurro, Otelo e tantas outras obras, que alimentei a imaginaA�A?o, ganhei gosto pela escrita e rumei para a coleta de dados que constroem uma notA�cia.

Dito isso, fica claro que o incentivo A� leitura foi um divisor de A?guas na minha vida e norteou meu caminho. E por que nA?o possibilitar que todas as crianA�as e jovens tenham esse mesmo incentivo e acesso A� leitura? No Instituto Federal Catarinense (IFC) a�� Campus Fraiburgo, um projeto de extensA?o estA? fazendo isso e muito mais. O Hora da Leitura buscou, em quatro atividades, despertar o hA?bito pela leitura entre crianA�as de escolas pA?blicas, estudantes e servidores do IFC, e comunidade local.

Escola JosA� Anchieta
Escola JosA� Anchieta

Iniciado em meados de 2015, o write a literature review, order dapoxetine. Hora da Leitura durou um ano e realizou: contaA�A?o de histA?rias em cinco escolas pA?blicas municipais e um grupo de eco terapia da Prefeitura Municipal; minuto da leitura/sugestA?o de leitura; Semana Nacional do Livro e da Biblioteca; e socializaA�A?o do conhecimento por meio de evento cientA�fico. A ideia deu tA?o certo que o projeto foi remodelado para Universo da Leitura, o qual aborda a prA?tica de incentivo A� leitura na infA?ncia e na juventude, e vai atA� junho de 2017.

Participando ativamente dessas aA�A�es estA? Maria Eduarda Pinto de Freitas, bolsista e estudante do ensino mA�dio integrado em InformA?tica. Ela esteve em contato direto com as 205 crianA�as de escolas pA?blicas municipais atendidas pelo projeto. a�?O que me levou a atuar nesse projeto foi o fato de ele incentivar a leitura entre as crianA�as. Precisamos que elas aprendam, desde cedo, a importA?ncia da leituraa�?, relata Maria.

A didA?tica com as crianA�as tambA�m contou com a colaboraA�A?o de estudantes do IFC, na condiA�A?o de voluntA?rios, e funcionou assim: Maria contava uma histA?ria infantil para crianA�as do primeiro ano do ensino fundamental de uma determinada escola, e, em seguida, os voluntA?rios cantavam mA?sicas infantis interagindo com elas e integrando-as A� cantoria. Veja uma dessas apresentaA�A�es AQUI.

a�?A� muito prazeroso sentir que as crianA�as gostaram e entenderam a importA?ncia da leitura. Ficou claro que o nosso papel era ensinar algo que A� fundamental para a formaA�A?o delasa�?, conta a bolsista.

Escola Dona Zenaide Maria Schmidtt Pereira da Costa
Escola Dona Zenaide Maria Schmidtt Pereira da Costa

Mirela Patruni Gauloski Sens, bibliotecA?ria no IFC e coordenadora do Projeto de ExtensA?o Hora da Leitura, avalia que a prA?tica de leitura A� primordial para a formaA�A?o de um cidadA?o mais consciente e participativo na sociedade. a�?Atingimos 574 pessoas, entre crianA�as, estudantes e servidores do IFC. Com isso, provocamos o contato e despertamos o hA?bito da leitura em um pA?blico naturalmente desinteressado por isso. Acreditamos que a prA?tica da leitura promove a emancipaA�A?o do saber sociala�?, frisa ela.

Nessa linha de pensamento, Maria define a leitura como fundamental para o crescimento acadA?mico, profissional e pessoal das pessoas. a�?Quanto mais dermos acesso A� leitura para crianA�as e jovens, mais estaremos ajudando-os em suas vidas. Acredito que, ao ensinarmos essas crianA�as, estamos plantando uma sementinha em cada escola, proporcionando um futuro melhor pelo menos para aqueles que se sentirem tocados pela leituraa�?.

E agora, JosA�?

A festa continua. O projeto Hora da Leitura foi realizado de 01/07/2015 a 30/06/2016 e atingiu 205 crianA�as das escolas municipais de Fraiburgo, 311 estudantes e 58 servidores do IFC a�� Campus Fraiburgo. Em julho de 2016, o projeto foi reformulado e passou a se chamar Universo da Leitura, que aborda a prA?tica de incentivo A� leitura na infA?ncia e na juventude, e vai atA� junho de 2017.

Uma das aA�A�es do projeto foi realizar a Semana Nacional do Livro e da Biblioteca, em outubro. Durante a Semana, foram realizadas atividades de incentivo A� leitura e diversas atividades culturais: esquete teatral; concurso de fotografias; premiaA�A?o dos leitores mais assA�duos; sarau musical com voz, violA?o e coral; lanA�amento de livro; apresentaA�A?o dos alunos sobre livros de literatura; e festa de encerramento temA?tica.

Semana Nacional do Livro e da Biblioteca
Semana Nacional do Livro e da Biblioteca

Segundo dados coletados durante o projeto, as prA?ticas de incentivo A� leitura realizadas dentro do campus promoverem um salto significativo no emprA�stimo do acervo geral e de literatura da biblioteca no IFC Fraiburgo: aumento de 19 vezes nos emprA�stimos de literatura em um ano. (Acervo literatura: 96 emprA�stimos de 07/2014 a 06/2015 a�� 1.849 emprA�stimos de 07/2015 a 06/2016; Acervo geral: 987 emprA�stimos de 07/2014 a 06/2015 a�� 4.469 emprA�stimos de 07/2015 a 06/2016).

a�?Conseguimos aproximar os estudantes e servidores da biblioteca, com aA�A�es pontuais de incentivo A� leitura. Para isso, alA�m das sugestA�es de leitura, criamos um espaA�o mais descontraA�do e aconchegante para recebA?-los. Os alunos passaram a frequentar mais a biblioteca e, com isso, a ler maisa�?, conta Mirela.

O Universo da Leitura visa:

  • Estimular a prA?tica da leitura;

  • Promover atividades que despertem o desejo de ler;

  • Resgatar o valor da leitura como ato de prazer;

  • Desenvolver a imaginaA�A?o criativa e o senso crA�tico por meio da prA?tica de leitura;

  • Propiciar momentos de contaA�A?o de histA?rias em escolas e creches pA?blicas de Fraiburgo;
  • Incentivar o uso dos livros e da biblioteca do IFC pela comunidade em geral, alunos e servidores.

MAIS

Escola SA?o SebastiA?o
Escola SA?o SebastiA?o

O Projeto de ExtensA?o Hora da Leitura foi apresentado, na modalidade banner, durante o VII SeminA?rio de Literatura Infantil e Juvenil (VII SLIJ) e o II SeminA?rio Internacional de literatura infantil e juvenil e prA?ticas de mediaA�A?o literA?ria (II Selipram) a�� Linguagens poA�ticas pelas frestas do contemporA?neo. Os eventos aconteceram entre os dias 26 e 28 de setembro na UFSC.

Para as desenvolvedoras do projeto, a apresentaA�A?o da atividade, durante os eventos, promoveu a divulgaA�A?o da instituiA�A?o a nA�vel internacional. a�?Para alA�m dos resultados alcanA�ados, o desenvolvimento do projeto Hora da leitura foi uma experiA?ncia gratificante, pois permitiu conciliar a prA?tica do incentivo A� leitura com a teoria jA? estudada sobre o assuntoa�?, avalia a coordenadora.

O projeto visa contribuir para a formaA�A?o de leitores, estimulando o desejo de ler por prazer, criando um espaA�o aconchegante na biblioteca, para que alunos, servidores do IFC e pessoas da comunidade possam praticar a leitura.

Mais informaA�A�es sobre os eventos, acesse: http://www.slij.com.br/.

*Texto: Cecom/Reitoria.

**Fotos e vA�deo: DivulgaA�A?o/Projeto Hora da Leitura.

Sombrio forma estudantes do projeto Oficinas Profissionalizantes

fic-sombrio5Em cerimA?nia realizada no IFC a�� Campus AvanA�ado Sombrio, em 05 de dezembro de 2016, ocorreu a formatura de 25A�alunos, sendo estes dos cursos de FormaA�A?o Inicial e Continuada (FIC) de ManutenA�A?o e OperaA�A?o de Microcomputadores; Jardinagem, Paisagismo, Olericultura e Uso de Materiais Alternativos e dos Cursos de Costura e Vendas.

Os cursos fazem parte do 5A? Ciclo de ImplantaA�A?o do projeto Oficinas Profissionalizantes do Poder JudiciA?rio do Estado de Santa Catarina e foram desenvolvidos em parceria com oA�Campus AvanA�ado Sombrio, Campus Santa Rosa do Sul, Comarca de Sombrio, Prefeituras de Sombrio e BalneA?rio Gaivota.

ApA?s a interpretaA�A?o do Hino Nacional pelos servidores do IFC, Luiz Antonio Biulchi e Rosana Possamai Dela, traduzido em LA�ngua Brasileira de Sinais pela tambA�m servidora do IFC Mariane Rodrigues de Souza, ocorreu a entrega dos certificados, aos formandos, pelo diretor-geral do Campus Santa Rosa, Deivi de Oliveira Scarpari e pelo Juiz de Direito da 2A? Vara da Comarca de Sombrio, Evandro Volmar Rizzo.

Como orador das turmas, Pedro Santos Alexandre, que cursou Jardinagem, Paisagismo, Olericultura e Uso de Materiais Alternativos, agradeceu a enfatizou a importA?ncia da oportunidade de aprendizado ofertada pelo projeto.

O diretor-geral do Campus Santa Rosa do Sul, Deivi de Oliveira Scarpari, mencionou a frase estampada na camiseta dos alunos: “A oportunidade pode mudar um destino”, salientando que A� nesse sentido que o IFC trabalha, proporcionando oportunidades para que o conhecimento mude a vida das pessoas.

Ao longo da formatura, ocorreram diversas homenagens, sendo que os concluintes dos cursos entregaram terrA?rios produzidos pelos alunos do Curso FIC de Jardinagem, Paisagismo, Olericultura e Uso de Materiais Alternativos A�s autoridades e aos colaboradores do projeto a�?Oficinas Profissionalizantesa�?.

ApA?s a cerimA?nia, os formandos e demais presentes participaram de um coquetel nas dependA?ncias do applicant cover letter, order dapoxetine. Campus AvanA�ado Sombrio.

*Texto: Cecom/Sombrio.

**Imagens: Cecom/Santa Rosa do Sul.