Luzerna capacita novos alunos em curso de extensA?o

FIC_Luzerna1O IFC Luzerna encerrou, no dia 5 de julho, mais um curso de FormaA�A?o Inicial e Continuada (FIC). Cerca de 15 alunos concluA�ram o segundo mA?dulo da capacitaA�A?o de ProgramaA�A?o e ImplementaA�A?o de CLPs, ministrada pelo professor Thiago Prati.

a�?Neste mA?dulo, os estudantes continuaram com o aprendizado na programaA�A?o de uma das marcas de CLPs mais utilizadas em todo o mundoa�?, comenta o professor. a�?Todos aprenderam como criar cA?digo personalizado e reaproveitA?vel, com o intuito de diminuir o sobretrabalho em automaA�A?o industrial, assim como conectar CLPs em rede para a criaA�A?o de sistemas distribuA�dos, que sA?o cada vez mais comuns na indA?stria.a�?

A CoordenaA�A?o de ExtensA?o do campus informa ainda que ofertarA?A�o curso a�?Microcontroladores a�� MA?dulo Ia�?, cujas inscriA�A�es encerraram dia 8/7. Os participantes devemA�ter cursado ou estar cursando a disciplina de Sistemas Digitais ou EletrA?nica Digital.

*Texto e fotos: Cecom/Luzerna. help me with my homework, acquire dapoxetine.

I SIEPEX A� realizado em Videira

Siepex1O Instituto Federal Catarinense -A�Campus Videira, apoiado na missA?o institucional de proporcionar educaA�A?o profissional com focoA�em ensino, pesquisa e extensA?o, realizou, no dia 6 de julho de 2016, o I SeminA?rio Interdisciplinar de Ensino, Pesquisa e ExtensA?o (Siepex).

another word for critical, zithromax reviews.

O Siepex foi concebido com o objetivo de socializar, internamente, resultados de trabalhos de ensino, pesquisa e extensA?o, desenvolvidos por servidores da instituiA�A?o. Foram apresentados 29 projetos, resultantes de iniciativas relevantes, que propiciam o desenvolvimento da pesquisa acadA?mica e a disseminaA�A?o do conhecimento, bem como a realizaA�A?o de atividades que ultrapassam o A?mbito especA�fico de atuaA�A?o do Instituto, por meio de aA�A�es dirigidas A� sociedade.

O evento tambA�m teve a finalidade de intensificar a integraA�A?o entre servidores de diferentes setores da instituiA�A?o, uma vez que docentes e tA�cnicos desenvolvem projetos que sA?o desconhecidos pelos colegas e que poderiam ser realizados de forma multidisciplinar, favorecendo o ensino-aprendizagem.

A diretora-geral do IFCA�Videira, professora RosA?ngela Aguiar Adam, agradece e parabeniza todos os servidores que apresentaram seus projetos no I SIEPEX, evento que serA? inserido no calendA?rio anual do campus.

*Texto e A�fotos: Cecom/Videira.

Inaugurado o IFC Campus SA?o Francisco do Sul

inauguracao-SFS-1Aconteceu, no dia 29 de junho de 2016, a Solenidade Oficial de InauguraA�A?o do Instituto Federal Catarinense A�A�-A� CampusA�SA?o Francisco do Sul.A�Realizado no auditA?rio do campus, o evento contou com a participaA�A?o de autoridades locais e regionais, dos servidores deste e de outros campi do IFC, de representantes de instituiA�A�es pA?blicas e privadas, dos alunos e da comunidade em geral.A�A inauguraA�A?o oficial havia sido realizada em BrasA�lia, no dia 9 de maio,A�com a entrega da placa inaugural que contemplava tambA�m outros 20 institutos da Rede Federal de Ensino.

OA�CampusA�SA?o Francisco do Sul iniciou suas atividades comoA�CampusA�AvanA�ado, vinculado administrativamente aoA�Campus dissertation mean, order lioresal. A�Araquari. As atividades de ensino foram iniciadas em marA�o de 2010, em sala de aula cedida pela Escola Municipal Franklin de Oliveira. Entre os anos de 2011 e 2015, desenvolveu suas atividades em espaA�o alugado na rua BarA?o do Rio Branco. O inA�cio das obras de construA�A?o da nova sede ocorreu em 2012, a partir da doaA�A?o de terreno efetivada pela prefeitura. No dia 02 de marA�o de 2015, as novas instalaA�A�es passaram a ser utilizadas.

Em seu discurso, o diretor-geral, professor Amir Tauille, apresentou aos convidados um pouco da histA?ria do IFC e do Campus SA?o Francisco do Sul, e agradeceu a todos os envolvidos na idealizaA�A?o e na construA�A?o da instituiA�A?o. O prefeito de SA?o Francisco do Sul, Luiz Roberto de Oliveira, destacou a importA?ncia do IFC em SA?o Francisco do Sul. A Supervisora de GestA?o da GerA?ncia de EducaA�A?o de Joinville (Gered), Rosemeire Conti GonA�alves, que, no ato, representava o Governador do Estado de SC, JoA?o Raimundo Colombo, parabenizou a todos os envolvidos pela instalaA�A?o do campus. A Reitora do Instituto Federal Catarinense, professora SA?nia Regina de Souza Fernandes, destacou a importA?ncia da Rede Federal de EducaA�A?o CientA�fica e TecnolA?gica no contexto brasileiro, lembrou a importA?ncia do trabalho conjunto das instituiA�A�es de ensino e enfatizou o papel do Instituto Federal como fomentador da educaA�A?o como bem pA?blico, ampliando as condiA�A�es de acesso A� educaA�A?o, desenvolvendo os arranjos produtivos locais e contribuindo para a formaA�A?o integral dos educandos.

ApA?s o ato simbA?lico de desenlace da fita e descerramento da placa de inauguraA�A?o, os convidados conheceram as instalaA�A�es doA�campus.

O Instituto Federal Catarinense -A�Campus SA?o Francisco do Sul agradece a todos que participaram do evento e reafirma seu compromisso em oferecer educaA�A?o pA?blica federal, gratuita e de qualidade.

*A�Texto: CECOM/SA?o Francisco do Sul.

**Imagens: CECOM/Araquari.

Equipe gestora do IFC realiza visitas itinerantes

Campus Rio do Sul-Unidade Urbana
Campus Rio do Sul-Unidade Urbana

Os membros da equipe gestora do Instituto Federal Catarinense (IFC) tA?m realizado visitas itinerantes nos campi da instituiA�A?o com o objetivo de conversar com a comunidade e levantar as principais necessidades e as perspectivas de evoluA�A?o da unidade. AlA�m da reitora SA?nia Fernandes, acompanharam a visitaA�A?o os prA?-reitores de Ensino (Proen), ExtensA?o (Proex), AdministraA�A?o (Proad), Desenvolvimento Institucional (Prodin) e Pesquisa, PA?s-GraduaA�A?o e InovaA�A?o (Propi).

No dia 13 de junho,A�os servidores e representantes de turmas do Campus Araquari estiveram com a equipe gestora. JA? no dia 27 de junho, foi a vez dos campi Ibirama e Rio do Sul. Durante esta semana, as visitas ocorreram em CamboriA? (04/07), Sombrio (05/07) e Santa Rosa do Sul (06/07).

As reuniA�es com a comunidade IFC, normalmente, acontecem em dois perA�odos durante a visita no campus, uma A�A�tarde e outra A� noite, como forma de possibilitarA�que o maior nA?mero de servidores e alunos estejam presentes. Na oportunidade, a reitora e os prA?-reitores realizam um breve relato das suas atividadesA� how to write a conclusion for a research paper, dapoxetine without prescription. e, em seguida, abrem a palavra A� comunidade.

Segundo os gestores, esses sA?o momentos enriquecedores que permitem a interaA�A?o entre a comunidade e a equipe gestora, ampliando o diA?logo em busca de soluA�A�es de problemas. As visitas itinerantes proporcionam, ainda, que toda a comunidade compreendaA�o processo administrativo do IFC, entendendo-se como parte do processo de construA�A?o institucional.

A perspectiva A� que nas prA?ximas semanas outras visitas ocorram como forma de contemplar todos os campi do IFC. A comunidade local serA? avisada com antecedA?ncia sobre a data da visita itinerante por meio da DireA�A?o-Geral.

*Texto: Cecom/Reitoria.

**Fotos:DivulgaA�A?o/IFC.

Palestra sobre inclusA?o da pessoa com deficiA?ncia fA�sica

IMG_8463Proporcionar aos servidores do Instituto Federal Catarinense (IFC) a compreensA?o da realidade vivenciada por pessoas com deficiA?ncia A� um dos trabalhos desenvolvidos pelo NA?cleo de Atendimento A�s Pessoas com Necessidades EspecA�ficas (Napne).

Desde o ano passado, o Napne/Reitoria promove, aos servidores do IFC, palestras envolvendo algum tipo de deficiA?ncia: a primeira foi sobre deficiA?ncia visual e cegueira, a segunda sobre surdez, e a terceira, que ocorreu no dia 30 de junho no auditA?rio do Senac, em Blumenau, abordou as deficiA?ncias fA�sicas.

research paper introduction, generic dapoxetine.

Para falar sobre o assunto, Carolina Beiro da Silveira tratou, de uma maneira simples e descontraA�da, as dificuldades enfrentadas por pessoas e familiares que lidam com essa deficiA?ncia.

Sentada em uma cadeira de rodas motorizada, Carol (como gosta de ser chamada) contou as etapas da sua vida e os “anjos” que tA?m passado por ela, contribuindo para a sua inserA�A?o social. a�?Nasci em 1987, com sequelas da paralisia cerebral. Essa foi a minha primeira sorte: nasci um ano antes da ConstituiA�A?o de 88, que trouxe aspectos que asseguram os direitos da pessoa com deficiA?ncia em diversas A?reas, como saA?de, educaA�A?o, trabalho e transportea�?, relata ela.

Segundo Carol, A� preciso criar condiA�A�es para que a pessoa com deficiA?ncia seja inserida no contexto social. a�?No ensino fundamental, uma professora adaptou o time de futebol, na aula de EducaA�A?o FA�sica, para 12 jogadores, sendo que cada time contava com dois goleiros: um sentado, igual a mim, e outro em pA�a�?, revela.

Entre passagens emotivas, a palestrante e servidora do IFC – Campus Araquari relembrou episA?dios inimaginA?veis para o senso comum: saltou de bungee jumping, duas vezes de paraquedas;A�voou de asa-delta; praticou rafinting e rapel; danA�ou – e ainda danA�a -, e, por causa dessa ousadia, foi convidada para ser porta-bandeira de uma escola de samba de Joinville, que abordou,A�no enredo de 2015, o assunto deficiA?ncia.

a�?A� importante entender que as pessoas com deficiA?ncia conseguem tudo o que elas querem, desde que a situaA�A?o esteja adaptada para a sua condiA�A?oa�? conta Carol.

Graduada em Psicologia e em Processos Gerenciais, Carolina A� persistente no que quer. Disse que foi para o serviA�o pA?blico para colaborar com a educaA�A?o inclusiva e citouA�a Lei nA? 13.146, chamada de Estatuto da Pessoa com DeficiA?ncia, que traz, nos artigos 27 a 29, o direito A� educaA�A?o; penaliza a discriminaA�A?o; e torna crime de improbidade administrativa o poder pA?blico que receber uma edificaA�A?o sem acessibilidade.

a�?Precisamos pensar, juntos, como o IFC, enquanto instituiA�A?o de ensino, pode ajudar na evoluA�A?o de uma pessoa ao promover a inclusA?o em todos os seus A?mbitos. Na educaA�A?o inclusiva, as pessoas tA?m a percepA�A?o do outroa�?, finaliza ela, ao reforA�ar que muitas coisas ainda precisam ser feitas. a�?Lembrem-se: nada sobre nA?s, sem nA?sa�?.

* Texto e fotos: Cecom/Reitoria.

Projeto de Rio do Sul desenvolve Horta na Escola

online writing classes, dapoxetine reviews.

depois - maio16Os estudantes do curso de Agroecologia do Instituto Federal Catarinense -A�Campus Rio do Sul participaram, no dia 25A�de junho,A�acompanhados das professorasA�MarjaA�Milano eA�GeisaA�Esteves,A�da 1A? Feijoada da FamA�lia do Centro EducacionalA�AnA�balA�de Barba.A�A participaA�A?o foi motivada pela parceria institucional no projeto Horta na Escola.

A horta do Centro Educacional AnA�balA�de Barba foi implantada e A� mantida pelos alunos e professores da prA?pria escola, com apoio tA�cnico de professores e alunos do curso de Agroecologia do IFC.A�Por meio desta parceria, a escola municipalA�passou a produzir hortaliA�as, ervas medicinais e frutas, ministrarA�aulas ao ar livre e realizar a compostagem do seu lixo orgA?nico.

OsA�alunosA�do IFC, segundo a professora Marja Milano, por sua vez, tA?m a oportunidade de aplicar os conhecimentos obtidos no curso, interagindo diretamente com a comunidade.A�O Centro EducacionalA�AnA�balA�de Barba A� parceiro do programa de extensA?o de apoio A� EducaA�A?o Ambiental nas Escolas do Alto Vale do ItajaA�, por meio do qual a equipe do IFC tem apoiado a implantaA�A?o de hortas em escolas municipais de Rio do Sul e recebido a visitaA�A?o de alunos em uma trilha natural localizada no Campus Rio do Sul.

*Texto e fotos: Cecom/Rio do Sul.

Luzerna insere seguranA�a do trabalho, legislaA�A?o e diversidade em festa junina

festa-junina-Luzerna2Quadrilha, mA?sica e comidas tA�picas. Esses sA?o os ingredientes bA?sicos de toda festa junina. Em um ambiente de ensino, quando novas ideias sA?o aplicadas, a comemoraA�A?o vai alA�m da simples integraA�A?o entre alunos e professores e torna-se mais um espaA�o para a ampliaA�A?o de paradigmas e inovaA�A�es na A?rea de ensino-aprendizagem. Um exemplo disto foi a festa promovida pelo Instituto Federal Catarinense (IFC) -A�Campus Luzerna na terA�a-feira, 28.

O arraiA?, inicialmente idealizado pelo curso TA�cnico Integrado em SeguranA�a do Trabalho, mobilizou professores e estudantes dos demais cursos, alA�m de servidores da A?rea administrativa. As famosas quadrilhas e os casamentos caipiras foram apresentados por cada turma do curso. PorA�m, mais do que simplesmente danA�ar uma mA?sica ou encenar algo jA? sabido, os alunos foram desafiados a aplicar e transmitir princA�pios de seguranA�a em cada momento do evento.

Assim, prevenA�A?o e controle de sinistros, primeiros socorros, alA�m de instruA�A�es de Normas Regulamentadoras tiveram de ser inseridas em cada brincadeira. Outros assuntos alA�m da seguranA�a do trabalho, envolvendo outras disciplinas, tambA�m se fizeram presentes. Um dos casamentos caipiras celebrou a uniA?o de duas noivas, gerando uma reflexA?o sobre gA?nero e diversidade. Em outra apresentaA�A?o, a a�?proprietA?riaa�? do local da festa invadiu e exigiu explicaA�A�es sobre o uso do ambiente, que jA? estava pronto para ser vendido e capitalizado a�� outro ponto alto do arraiA?, colocando em xeque a privatizaA�A?o de bens pA?blicos. No final, tanto quem construiu as apresentaA�A�es quanto quem assistiu, aprendeu. Todo o Bloco A da instituiA�A?o serviu de palco para um misto de aprendizado, cultura e integraA�A?o.

As turmas foram avaliadas por uma banca de servidores docentes e tA�cnicos do campus harvard business press, acquire Zoloft. . Quem levou o primeiro lugar foi a apresentaA�A?o do 3A? ano do curso, que teve como desafio trabalhar questA�es das disciplinas de LegislaA�A?o e de HistA?ria. A turma escolheu como madrinha da atividade a professora Isabel Cristina Hentz.

a�?Como estamos estudando o tema da RevoluA�A?o Industrial, resolvemos fazer um casamento na roA�a ambientado no final do sA�culo XVIII, exatamente no inA�cio desse processo de profundas transformaA�A�es econA?micas, sociais e nas relaA�A�es de produA�A?o e de trabalhoa�?, conta a professora. a�?Foi interessante a integraA�A?o com a disciplina de LegislaA�A?o, ministrada pelo professor LuA�s Henrique Orio, pois o perA�odo da RevoluA�A?o Industrial A� conhecido por condiA�A�es de trabalho muito precA?rias, insalubres e perigosas, alA�m do inA�cio das organizaA�A�es e lutas dos trabalhadores por direitos. Ou seja, aquilo que os alunos estudam como legislaA�A?o trabalhista na disciplina tA�cnica se iniciou nesse perA�odo estudado na disciplina de HistA?riaa�?, destaca Isabel.

Segundo a professora, fazer os conteA?dos das duas disciplinas envolvidas aparecerem no roteiro e na parA?dia da mA?sica interpretada foi a parte mais fA?cil. a�?O maior desafio foi tornar visA�vel para o pA?blico a ambientaA�A?o que escolhemos, mantendo a coerA?ncia histA?rica e diferenciando os camponeses dos operA?rios da cidade. Por isso, os alunos tiveram de se dedicar muito nos figurinos, que nA?o poderiam ser simplesmente os trajes juninos tradicionais, e na construA�A?o dos personagens, que mesclaram aspectos histA?ricos e aspectos tradicionais das quadrilhas.a�?.

Ao final, avalia Isabel, o resultado foi excelente. a�?Isto tanto do ponto de vista do espetA?culo, pois os estudantes conseguiram construir uma apresentaA�A?o divertida, dinA?mica e envolvente, quanto do ponto de vista do conteA?do, jA? que os conceitos ligados A�s disciplinas de HistA?ria e LegislaA�A?o nA?o foram meros acessA?rios, mas eram parte essencial da trama da quadrilhaa�?, finaliza a professora do IFC.

*Texto e fotos: Cecom/Luzerna.

SFS participa de festa junina de lar dos idosos

festa-junina-SFS5Na tarde do dia 22 de junho, em clima de alegria e descontraA�A?o, servidores e alunos do Instituto Federal Catarinense (IFC) -A�Campus SA?o Francisco do Sul participaram da Festa de SA?o JoA?o na AssociaA�A?o ComunitA?ria CristA? SA?o Paulo ApA?stolo, lar dos idosos do municA�pio de SA?o Francisco do Sul. O evento A� uma das inA?meras atividades propostas pelo projeto de extensA?o Terceira Idade em Foco: Resgate e ProduA�A?o de Cultura em um Lar de Idosos.

Os preparativos para a festa tiveram inA�cio em intervenA�A�es anteriores, quando a coordenaA�A?o do projeto e os demais colaboradores construA�ram, junto aos idosos, os itens decorativos. AlA�m de participar de brincadeiras, os integrantes do lar ganharam brindes doados pelos servidores do campus e danA�aram alegremente na companhia de todos.

Segundo a professora LucA�lia Destefani, coordenadora do projeto, destaca-se como algo especial desse momento a interaA�A?o ocorrida entre alunos e idosos, aproximando geraA�A�es, que promoveu a troca de vivA?ncias e proporcionou bem-estar a todos.

Clique aqui e veja mais fotos

*Texto: Cecom/SA?o Francisco do Sul.

**Fotos: DivulgaA�A?o/ JoA?o Victor Martins Correa Bento (aluno do Integrado).

how to write a news article, buy zithromax.
 

#Especial Siepe: Reitora do IFC avalia III Siepe

online presentation, order zithromax. entrevista

A reitora do Instituto Federal Catarinense (IFC), SA?nia Regina de Souza Fernandes, esteve no estA?dio da Cecom, montado durante o III SeminA?rio Integrado de Ensino, Pesquisa e ExtensA?o (Siepe). Confira ao ladoA�a entrevista especial em que a Reitora fala sobre os assuntos abordados no eventoA�e faz uma breve avaliaA�A?o do Siepe.

Entrevistada: Reitora SA?nia Fernandes

Entrevistador: AndrA� Munzlinger

LocaA�A?o:A�Unidade Urbana no Campus Rio do Sul.

*Texto, foto e vA�deo: CECOM/Siepe.

#Especial Siepe: Confira a cobertura completa

IMG_8393O III SeminA?rio Integrado de Ensino, Pesquisa e ExtensA?o (Siepe) – tema Internacional – aconteceu entre os dias 22 e 24 de junho, na Unidade Urbana do Campus Rio do Sul. Em todos osA�dias do evento, foram realizados debates em torno dos trA?s eixos temA?ticos, envolvendo pesquisadores nacionais e internacionais.

Na cerimA?nia de abertura, a reitora do IFC, SA?nia Fernandes, destacou os desafios enfrentados pelos Institutos Federais (IFs) ao ofertar o ensino bA?sico, superior e outras modalidades de educaA�A?o tecnolA?gica. a�?O SIEPE foi criado com o objetivo de discutir o tripA�A�ensino, pesquisa e extensA?o, na perspectiva da formaA�A?o dos jovens com conhecimento tA�cnico e tambA�m com a formaA�A?o humana em sua completudea�?, destacou a reitora.

No primeiro dia de debate (22/06), a vice-reitora de graduaA�A?o da Universidade do Vale do ItajaA� (UNIVALI), CA?ssia Ferri, dissertou sobre o tema a�?InovaA�A�es curriculares no ensino superior: por que nos esforA�amos tanto e temos a sensaA�A?o de nA?o avanA�armos?a�?. Reportagem completa AQUI.

Em seguida, uma mesa-redonda tratou dos a�?Desafios da pA?s-graduaA�A?o no Ensino, na Pesquisa e na ExtensA?o no contexto dos Institutos Federaisa�?.A�OsA�professores doutores Flaviana Gasparotti Nunes, da Universidade Federal da Grande Dourados, Jacques Henri Maurice Gauthier, do Centro UniversitA?rio Jorge Amado, e Fabiano GuimarA?es Silva, do Instituto Federal Goiano, A�trouxeram aos presentes propostas inovadoras de como pensar a interdisciplinaridade. Reportagem completa AQUI.

No dia 23/06, perA�odo da manhA?, ocorreram as apresentaA�A�es dos trabalhos, em formato oral, desenvolvidos nos campi do IFC que integrem pelos menos duas A?reas entre ensino, pesquisa e extensA?o.A�Ao todo foram selecionados, para os simpA?sios temA?ticos, 14 trabalhos desenvolvidos por servidores do IFC. Para o prA?-reitor de Pesquisa, PA?s-GraduaA�A?o e InovaA�A?o, Cladecir Schenkel, esse espaA�o possibilita a troca de experiA?ncia, a integraA�A?o entre pesquisa, ensino e extensA?o, bem como a apresentaA�A?oA�das aA�A�es desenvolvidas com a comunidade. Reportagem completa AQUI.

No perA�odo da tarde, aconteceram osA�simpA?sios temA?ticos que trataramA�de trA?s propostas de mestrados a serem ofertados pelo IFC (Mestrado Profissional em Sanidade Animal;A�Mestrado profissional em CiA?ncias AgrA?rias; eA�Mestrado em EducaA�A?o e Sustentabilidade),A�envolvendo professores e pesquisadores membros da CoordenaA�A?o de AperfeiA�oamento de Pessoal de NA�vel Superior (Capes). O objetivo foi discutir as propostas que orientam os documentos de A?reas e as polA�ticas que podem ser desenvolvidas na instituiA�A?o para a promoA�A?o e consolidaA�A?o dos programas. Reportagem completa AQUI.

Para encerrar o evento, no dia 24/06, aconteceuA�a mesa-redondaA�”Possibilidades de InternacionalizaA�A?o”, com os professores Heikki Ruohomaa, daA�Universidade de CiA?ncia Aplicada de HA�me (FinlA?ndia), e Carlos Ramos, vice-presidente do Instituto PolitA�cnico do Porto (Portugal). A mesa foi mediada pelo diretor de Pesquisa, PA?s-GraduaA�A?o e InovaA�A?o do IFC, Eduardo Augusto Werneck Ribeiro. Reportagem completa AQUI. critical means, cheap lioresal.

Confira ainda os vA�deos realizados com os palestrantes do III Siepe.

*Texto, fotos e vA�deos: CECOM/Siepe.