VivA?ncias de Alteridade em Araquari

alteridade1Considerando o Dia Nacional de Luta das Pessoas com DeficiA?ncia (comemorado no dia 21 de setembro), aproximadamente 160 estudantes, das turmas dos segundos anos do Ensino MA�dio Integrado do IFC – CA?mpusA�Araquari (Cursos de AgropecuA?ria, de InformA?tica e de QuA�mica), vivenciaram atividades relativas A� alteridade. Tais atividades foram trabalhadas conexas A�s temA?ticas da disciplina de Filosofia, em continuidade e aprofundamento dos conteA?dos: A�tica, PolA�tica e Direitos Humanos. As atividades vivenciadas foram as seguintes:

* Assistir a um filme curto sem som e tentar identificar a narrativa ou trama;

* Buscar e mostrar documento de identidade, carteira de estudante ou outro, com utilizaA�A?o de apenas uma mA?o. Para tanto, os destros sA? puderam utilizar a mA?o esquerda, e os canhotos sA? puderam utilizar a mA?o direita;

* Colocar a venda nos olhos e procurar caminhar no pA?tio da escola, com acompanhamento de guia ou nA?o;

* Imobilizar as pernas e procurar locomover-se com muletas;

* Imobilizar as pernas e procurar locomover-se com a cadeira de rodas;

* Socializar sA�ntese acerca das percepA�A�es e sensibilizaA�A�es provocadas pelas vivA?ncias.

Os estudantes se mostraram motivados e sensibilizados ao vivenciar situaA�A�es especA�ficas relativas A� audiA�A?o, A� visA?o, A� fala eA�A�A�mobilidade de membros superiores e inferiores. Ao serem inquiridos acerca de breve reflexA?o sobre as vivA?ncias, foram destacadas percepA�A�es diversas, e interpenetradas umas nas outras, tais como consideraA�A�esA�acerca do novo, da dificuldade, do estranhamento, do diferente, do normal e do especial. Os materiais utilizados durante a vivA?ncia foram datashow, notebook, tiras de TNT preto, 2 cadeiras de rodas e 4 muletas.


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* Texto e fotos: CECOM/Araquari.

Os novos desafios da Horticultura Moderna

CNH 2015 BrancoEntre os dias 02 e 08 de novembro de 2015, acontece a 1A? ConferA?ncia Nacional de Horticultura (CNH). O evento serA? online e contarA? com a presenA�a de especialistas do cenA?rio moderno da horticultura brasileira, os quais fornecerA?o dicas e o passo a passo de como gerar um impacto real, seja na lavoura, nas pesquisas ou dentro de casa. A ConferA?ncia tem como proposta trazer inovaA�A�es tecnolA?gicas e prA?ticas culturais inovadoras para aumentar a produtividade e qualidade dos resultados, buscando solucionar os diversos problemas dos produtores, pesquisadores e da sociedade, principalmente quanto ao alto custo de produA�A?o, A� escassez de A?gua, A� reduA�A?o de mA?o de obra e ao uso inadequado de defensivos agrA�colas. TambA�m serA?o abordados temas como agronegA?cio, melhoramento genA�tico, agricultura orgA?nica e certificaA�A�es.

InscriA�A�es em:A�http://www.conferenciahorticultura.com.br/.

Os organizadores optaram pelo formato online de ConferA?ncia, em que todas as palestras serA?o transmitidas de forma gratuita e exclusivamente pela internet. As inscriA�A�es para participar da ConferA?ncia e assistir A�s palestras devem ser feitas exclusivamente no site do evento. A confirmaA�A?o da inscriA�A?o, a programaA�A?o e os links de acesso para as salas de transmissA?o das palestras serA?o enviados para o e-mail cadastrado.

As inscriA�A�es para assistir as palestras sA?o totalmente GRATUITAS, basta cadastrar um e-mail vA?lido no site:A� www.conferenciahorticultura.com.br.A�Os interessados tambA�m podem acessar a pA?gina do facebook: www.facebook.com/ConferenciaHorticultura writing a persuasive essay, acquire Zoloft. .A�Os e-mails para contato sA?o: contatohorticultura@gmail.com ou gleniopsantos@gmail.com.

* Texto: DivulgaA�A?o.

IFC participa da Feira GERA com robA?s, ecobikes e minicursos

feira-luzerna2Um dos parceiros daA�AssociaA�A?o Comercial e Industrial do Oeste Catarinense (Acioc) na realizaA�A?o da Feira GERA 2015, o Instituto Federal Catarinense (IFC) – CA?mpus Luzerna, participouA�do evento com uma sA�rie de projetos desenvolvidos na instituiA�A?o, alA�m de minicursos ministrados pelo seu corpo docente. A feiraA�aconteceu entre os dias 17 e 20A�no PavilhA?o Frei Bruno, em JoaA�aba. Um dos projetosA�apresentados foiA�o GERA Energia, queA�teveA�quatro bicicletas adaptadasA�(conhecidas porA�ecobikes)A�para produzir energia. Quem passouA�pelo espaA�o e pedalou colaborou para aA�produA�A?o de energia limpa. No mesmo local, tomadas USBA�estavamA�disponA�veis para carregar baterias deA�smartphones.

RobA?s construA�dos pelos prA?prios estudantes do IFC tambA�m marcaram presenA�a. Eles passaram pelos corredores dos ambientes e tambA�m pelo estande do Instituto. No espaA�o do IFC, alA�m de diversos projetos cientA�ficos, os visitantes puderam conhecer um pouco mais da instituiA�A?o que jA? A� referA?ncia regional na oferta de ensino pA?blico, federal e gratuito. InformaA�A�es sobre o ingresso nos cursos tA�cnicos, que estA?o com inscriA�A�es abertas atA� o dia 2 de outubro, tambA�m foram disponibilizadas.

Na sexta-feira, a professora Christiane Barbieri de Pelegrin ministrouA�o minicurso a�?CriaA�A?o de aplicativos paraA�smartphonesA�Androida�?. No dia seguinte, o professor Ricardo Antonello falouA�sobre a�?RobA?tica com Lego MindStormsa�?. O docenteA�retornou,A�no domingo, com o minicurso a�?AutomaA�A?o e robA?tica com ArduA�noa�?.

O IFC ainda produziu um aplicativo para Android: o Feira GERA, disponA�vel no Google Play:A�https://play.google.com/store/apps/details?id=appinventor.ai_ricardo.Gera2015&hl=pt_BR.

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De acordo com o professor Ricardo Antonello, coordenador de ExtensA?o do IFC Luzerna, a Feira GERA tem tudo a ver com o propA?sito do Instituto em fomentar os arranjos produtivos locais. a�?Este evento A� fundamental no sentido de que ele traz dinamismo para a economia da nossa regiA?o, alA�m de ter por objetivo incentivar a geraA�A?o de negA?cios, o empreendedorismo, e provocar o desenvolvimento tecnolA?gico atravA�s da inovaA�A?oa�?, comenta Antonello.

No link a seguir, vocA? encontra uma reportagem veiculada no Jornal do AlmoA�o da RBS TV Centro-Oeste. Nela A� possA�vel conferir um pouco mais sobre a participaA�A?o do IFC, alA�m das outras instituiA�A�es presentes:A�http://g1.globo.com/sc/santa-catarina/jornal-do-almoco/videos/t/centro-oeste/v/feira-gera-traz-projetos-tecnologicos-inovadores-ate-domingo-20/4479619/

* Texto e fotos: CECOM/Luzerna.

Projeto de ExtensA?o realiza aA�A�es pedagA?gicas

atividade-SRSAs turmas dos primeiros anos do Curso TA�cnico em AgropecuA?ria participaram, em 16 de setembro, de aA�A�es pedagA?gicas sobre os temas a�?EducaA�A?o Inclusivaa�? e a�?Respeito ao Idosoa�?, as quais buscaram promover uma cultura de convivA?ncia com as diferenA�as e de valorizaA�A?o dos mA?ltiplos saberes e experiA?ncias. As aA�A�es foram realizadas por meio do Projeto de ExtensA?o a�?Temas transversais na escola: possibilidades de integraA�A?o e verticalizaA�A?o dos componentes curricularesa�?, cujo objetivo geral A� abrir um espaA�o de diA?logo com a juventude escolar sob a perspectiva da interdisciplinaridade e da formaA�A?o humana integral.

Em parceria com o professor de EducaA�A?o FA�sica, Paulo Fernando Mesquita JA?nior, e com a intA�rprete de Libras, Rosana Possamai Dela, a equipe de trabalho planejou vivA?ncias sobre velhice e deficiA?ncias fA�sicas e sensoriais, permitindo que os alunos experimentassem atitudes de empatia, respeito e valorizaA�A?o do outro. Primeiramente, foi realizada uma contextualizaA�A?o teA?rico-histA?rica sobre os principais marcos da educaA�A?o inclusiva. Em um segundo momento, foram realizadas oficinas de vivA?ncias, nas quais os alunos tiveram a oportunidade de a�?sentir-sea�? deficiente e idoso:

(a) deficiA?ncia auditiva a�� LA�ngua Brasileira de Sinais e mA?sicas na cultura surda;

(b) deficiA?ncia visual a�� livros em Braille e circuito de obstA?culos com vendas, colegas-guia e bengalas;

(c) deficiA?ncia fA�sica a�� circuito em cadeira de rodas, limitaA�A?o da mobilidade com colar cervical e pintura com os pA�s e boca;

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(d) idosos a�� processo de envelhecimento (dores nas pernas e coluna, problemas de visA?o e audiA�A?o, incontinA?ncia urinA?ria).

Por fim, formou-se uma roda de fechamento, na qualA�os alunos relataram as sensaA�A�es decorridas da atividade e receberam uma cartilha sobre dicas de convivA?ncia com idosos e pessoas com deficiA?ncia.

* Texto e fotos: CECOM/Santa Rosa do Sul.

Servidores do IFC participam de 2A? fase do curso Enap

enap2Servidores do IFC participam, entre os dias 21 e 25 de setembro, da segunda etapa de cursos de capacitaA�A?o realizados pela Escola Nacional de AdministraA�A?o PA?blica (Enap) em cumprimento ao Programa Enap em Rede. As atividades ocorrem na Unidade Urbana do IFC – CA?mpus Rio do Sul e envolvem, alA�m dos nossos servidores, membros de outros A?rgA?os pA?blicos federais, estaduais e municipais.

Os cursos abordados sA?o: 1) ElaboraA�A?o de Termos de ReferA?ncia e Projetos BA?sicos para contrataA�A?o de Bens e ServiA�os no Setor PA?blico; e 2) GestA?o e FiscalizaA�A?o de Contratos Administrativos,A�ministrados pelos servidores Diego dos Santos (Reitoria) e Paulo Roberto da Silva (CA?mpus Luzerna). Segundo Ana Fassina, servidora da PRODHS, o evento foi uma importante oportunidade de capacitaA�A?o e atualizaA�A?o para servidores de vA?rias unidades do IFC que atuam nos setores de compras e licitaA�A�es.

MAIS

O Programa Enap em Rede foi lanA�ado em abril de 2015, apA?s debate e aprovaA�A?o pelos 38 Institutos Federais, por meio de um Acordo de CooperaA�A?o TA�cnica. Trata-se de um programa de parceria que visa proporcionar oportunidades de capacitaA�A?o para servidores pA?blicos federais, estaduais e municipais de todo o paA�s, alA�m de viabilizar, a um menor custo, os cursos da ENAP A�s organizaA�A�es pA?blicas que se encontram fora de BrasA�lia.

A primeira etapa consistiu na formaA�A?o de servidores do IFC, diretamente na sede da E literary review, buy zithromax online. nap, que posteriormente atuaram como multiplicadores locais. O Programa serA? executado anualmente, conforme cronograma disponibilizado pela Enap e pelo Plano de Trabalho assinado entre aos envolvidos.

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* Texto: CECOM/Reitoria.

Fotos: DivulgaA�A?o/PRODHS.

Alunos fazem projeto com QR Code para gerenciar equipamentos do cA?mpus

qr-code1Para auxiliar no gerenciamento dos equipamentos da instituiA�A?o, alunos do curso de Engenharia MecA?nica do Instituto Federal Catarinense (IFC) de Luzerna estA?o desenvolvendo um projeto que utiliza o QR Code a�� cA?digo matricial composto por pequenos quadrados. Participam do projeto os estudantes VinA�cius Peccin Beppler, Eduardo Fonseca e Nery Fuganti Netto.

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No dia 15/09, o grupo coletou os dados dos equipamentos do LaboratA?rio de Metrologia. a�?Depois vamos lanA�ar essas informaA�A�es em uma rede que possa ser acessada atravA�s do QR Code, com a leitura do cA?digo feita por um smartphonea�?, falaA�VinA�cius. Segundo o futuro engenheiro mecA?nico, a princA�pio, o projeto serA? feito apenas com os equipamentos do laboratA?rio. a�?No futuro, poderA? ser expandido tanto para os demais setores do IFC quanto para a indA?stria local e regionala�?, ressalta o estudante.

O coordenador de Tecnologia da InformaA�A?o doA�campus, Diego Menegazzi, tem ministrado workshops sobre o funcionamento do cA?digo. a�?O QR Code foi criado para identificaA�A?o de peA�as na indA?stria automatA�stica e, hoje, vA?rias empresas do mundo utilizam para outros fins. Em nossa regiA?o, ainda A� pouco utilizadoa�?, explica Diego. Segundo o coordenador de TI, o primeiro workshop serviu como base para os alunos conhecerem o funcionamento e tambA�m o modo com queA�as cA?meras de leitura trabalham para decifrar a imagem.

De acordo com o professor Gianpaulo Alves Medeiros, serA? feito um banco de dados em que todas as informaA�A�es serA?o armazenadas. a�?AtravA�s do QR Code serA? possA�vel saber, por exemplo, quando e por quem o equipamento foi utilizado, alA�m de outras informaA�A�esa�?, diz. Gianpaulo comenta tambA�m que o diA?logo com o NA?cleo PedagA?gico do IFC tem sido importante para alinhar novas dinA?micas para o ensino. a�?AA�A�es como esta proporcionam aos alunos um contato maior com as tecnologias disponA�veisa�?, completa.

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* Texto e fotos: CECOM/Luzerna.

Rede Federal completa 106 anos

strong thesis statements, clomid online. 106anos-RedeCom forte polA�tica de interiorizaA�A?o, a Rede Federal de EducaA�A?o Profissional, CientA�fica e TecnolA?gica completa, no dia 23 de setembro, 106 anos de educaA�A?o pA?blica, gratuita e de excelA?ncia. Criada a partir de uma proposta pedagA?gica inovadora, na qual ensino, pesquisa e extensA?o sA?o indissociA?veis, a Rede atua em todos os nA�veis e modalidades da educaA�A?o profissional e tecnolA?gica e na formaA�A?o de professores para a educaA�A?o bA?sica, desenvolve a pesquisa, a inovaA�A?o e a extensA?o tecnolA?gica em sintonia com o setor produtivo.

A Rede Federal A� composta por 38 Institutos Federais, 2 Centros de EducaA�A?o TecnolA?gica e o ColA�gio Pedro II, contabilizando 562 unidades em todo o PaA�s. Juntas, essas instituiA�A�es atendem a mais de um milhA?o de jovens e adultos, da formaA�A?o inicial e continuada A� pA?s-graduaA�A?o. Para isso, contam com a dedicaA�A?o de cerca de 60 mil servidores (professores e tA�cnicos administrativos). A expectativa A� que, atA� 2018, outras 208 unidades sejam implantadas.

O presidente do Conselho Nacional das InstituiA�A�es da Rede Federal de EducaA�A?o Profissional, CientA�fica e TecnolA?gica (Conif), Belchior de Oliveira Rocha, ressalta que a qualidade da Rede vai alA�m dos nA?meros. a�?Registramos estatA�sticas muito positivas, mas o que realmente qualifica as instituiA�A�es sA?o a natureza contemporA?nea, o carA?ter inovador, a polA�tica de inclusA?o social e a formaA�A?o de cidadA?os. Trabalhamos para transformar vidas e contribuir para o desenvolvimento do PaA�sa�?, disse.

HistA?rico a�� Em 23 de setembro de 1909, o entA?o presidente Nilo PeA�anha criou 19 escolas de Aprendizes ArtA�fices, uma em cada capital dos estados constituA�dos A� A�poca, dando inA�cio A� trajetA?ria da Rede Federal de EducaA�A?o Profissional, CientA�fica e TecnolA?gica. Desde entA?o, essas instituiA�A�es passaram por diversas mudanA�as de nomenclatura e reordenamento. A mais recente ocorreu em 2008, quando foram criados os institutos federais de educaA�A?o, ciA?ncia e tecnologia.

* Texto e imagem: Assessoria de ComunicaA�A?o/Conif.

NOTA DO CONSUPER A� COMUNIDADE IFC

Respeitando o princA�pio da igualdade e o direito A� liberdade de expressA?o, o Conselho Superior do Instituto Federal Catarinense manifesta, por meio desta nota, seu reconhecimento aos servidores em greve que lutam por interesses trabalhistas e, legitimamente, contra os cortes que a EducaA�A?o vem sofrendo.

Os Institutos da Rede Federal, bem como o CONIF, vA?m acompanhando, desde o inA�cio da greve, as tratativas entre o movimento grevista e o Governo Federal que, atA� o momento, nA?o apontaram para o atendimento de algumas pautas da greve, o que contribuiria para a finalizaA�A?o do movimento paredista, que vem impactando diretamente a normalidade das atividades de ensino, pesquisa, extensA?o e gestA?o das InstituiA�A�es que compA�em a Rede Federal.

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O exercA�cio do direito de greve A� garantido em ConstituiA�A?o para qualquer cidadA?o, e o Instituto Federal Catarinense, por meio do seu Conselho Superior, reconhece as reivindicaA�A�es em prol de melhorias e fortalecimento da educaA�A?o, por entender a importA?ncia do desenvolvimento de polA�ticas pA?blicas na oferta do ensino pA?blico, gratuito e de qualidade A� sociedade brasileira.

* Texto: Consuper/IFC.

Equipe de Luzerna participa de seminA?rio na UFSM

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estudante-luzerna2AtravA�s da participaA�A?o dos alunos Felipe Jung e Marina Padilha, do curso de Engenharia de Controle e AutomaA�A?o, e do professor Tiago Dequigiovani, o Instituto Federal Catarinense (IFC) – CA?mpusA�Luzerna esteve presente no 9A? SeminA?rio de EletrA?nica de PotA?ncia e Controle (SEPOC), realizado no Centro de Tecnologia da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) entre os dias 23 e 26 de agosto.

De acordo com o professor Tiago, que tambA�m A� coordenador de Pesquisa do IFC Luzerna, a equipe apresentou o artigo a�?ImplementaA�A?o de Circuito ZVS em Conversor Bucka�?, publicado na modalidade Artigo Completo e apresentado em sessA?o oral. O trabalho A� resultado de um projeto de pesquisa desenvolvido em 2014, tendo Marina como aluna bolsista, Felipe como aluno colaborador e Tiago como professor orientador.

Para Tiago, a publicaA�A?o de trabalhos em eventos cientA�ficos A� um dos objetivos buscados com os projetos de Pesquisa desenvolvidos no IFC Luzerna. a�?Essas aA�A�es permitem difundir o conhecimento que construA�mos internamente, alA�m de promover a troca de informaA�A�es com outros pesquisadores de A?reas afins e interagir com o que A� feito em outras instituiA�A�esa�?, comenta.

Segundo o professor, a participaA�A?o no seminA?rio teve um retorno bastante positivo a�?[…] tanto do ponto de vista de ganho de experiA?ncia por parte dos alunos, por vivenciar a apresentaA�A?o de trabalho para um pA?blico com mestres e doutores de A?reas correlatas ao que foi desenvolvido, quanto daA�absorA�A?o de conhecimento com a comunidade acadA?mica da instituiA�A?oa�?, fala Tiago.

Felipe e Marina, que estA?o na 9A? fase de Engenharia de Controle e AutomaA�A?o do IFC, dizem que participar do evento foi uma grande experiA?ncia, pois ambos tiveram a oportunidade de conhecer trabalhos de mestrandos e doutorandos nas A?reas de eletrA?nica e controle, alA�m de participar de palestras com pesquisadores de paA�ses como Espanha e Dinamarca. a�?O evento ampliou nossa visA?o sobre as diversas linhas de pesquisa desenvolvidas em grandes universidadesa�?, dizem os alunos.

* Texto e fotos: CECOM/Luzerna.

PROEX informa: programa visa A� formaA�A?o de professores de espanhol

A PrA?-reitoria de ExtensA?o (PROEX) informa, aos docentes brasileiros de Espanhol, que estA?o abertas, atA� 23/09/2015, as inscriA�A�es para participaA�A?o no curso Virtual em Pedagogia e DidA?tica para oA�Ensino de Espanhol como LA�ngua Estrangeira (ELE). Ao todo, serA?o ofertadas 120 horas para 200 professores brasileiros atuantes no ensino do espanhol, sendo que a formaA�A?o acontece de 12 de outubro a 18 de dezembro de 2015.

Para realizar a inscriA�A?o, confira o Edital GCUB nA� 02/2015.
Para mais informaA�A�es, entre em contato, por e-mail, comA�isf.ifc@ifc.edu.br,A�ou pelos telefones: (47) 3331-7847 e 8888-7629.

DOS REQUISITOS PARA A CANDIDATURA
Requisitos gerais para a candidatura:
a. Ser cidadA?o brasileiro, nato ou naturalizado.
b. Ter, no mA�nimo, 18 anos de idade atA� a data da inscriA�A?o.
c. Atuar como professor de espanhol de carreira docente das universidades associadas ao GCUB (Anexo 1); ou
d. Atuar como professor de espanhol de Instituto de Idiomas das universidades associadas ao GCUB (Anexo 1); ou
e. Atuar como professor de espanhol da rede pA?blica ou privada de ensino, nos Ensinos Fundamental e/ou MA�dio, e ser egresso de curso de graduaA�A?o em Letras Espanhol de uma das universidades associadas ao GCUB (Anexo 1)Neste item se encaixam os DOCENTES DO IFC;A�ou
f. Estar matriculado no A?ltimo ano do curso de graduaA�A?o em Letras Espanhol de uma das universidades associadas ao GCUB (Anexo 1).
g. Comprovar fluA?ncia no idioma espanhol, conforme estabelecido no item 4.1, alA�nea VII.

* Texto: CECOM/Reitoria.

** Imagem: DivulgaA�A?o. critical thinking books, order Zoloft.