CA?mpus Ibirama realiza aA�A�es sociais

doacao1Estudantes e servidores do CA?mpus Ibirama realizaram este mA?s a entrega de roupas arrecadadas durante aA�A�es sociais. A Campanha do Agasalho, realizada pelo NGA Ibirama, ocorreu de 20 de maio a 20 de junho. Pelo terceiro ano consecutivo, o objetivo foi arrecadar roupas e cobertores em bom estado. O material foi encaminhado ao Centro de ReferA?ncia de AssistA?ncia Social de Ibirama para distribuiA�A?o A�s famA�lias carentes do municA�pio.

JA? no dia 1A? de julho, os estudantes do curso tA�cnico em VestuA?rio 2015 realizaram a entrega de blusas para crianA�as do Centro de EducaA�A?o Lidi Brodwolf, no Bairro Progresso. As roupas foram confeccionadas pelos estudantes na disciplina de Tecnologia da Costura I.doacao2

* InformaA�A�es e fotos: CECOM/Ibirama. critical thinking def, clomid online.

CNPq realiza V prA?mio de fotografia

premio-fotografiaO Conselho Nacional de Desenvolvimento CientA�fico e TecnolA?gico (CNPq) realiza o V PrA?mio de Fotografia – CiA?ncia & Arte. As inscriA�A�es acontecem atA� as 18 horas do dia 31 de agosto de 2015, sA?o de carA?ter individual e devem ser efetuadas em apenas uma categoria. FaA�a a sua em http://premiofotografia.cnpq.br/.

Podem participar do prA?mio estudantes de graduaA�A?o e pA?s-graduaA�A?o, docentes e pesquisadores brasileiros. As premiaA�A�es somam R$ 30 mil, alA�m da participaA�A?o na 68A? ReuniA?o Anual da SBPC, em julho de 2016.

Categorias

  • CA?meras fotogrA?ficas
  • Instrumentos especiais

MAIS

O PrA?mio de Fotografia foi criado em 2011, nas comemoraA�A�es de 60 anos do CNPq, com o objetivo de fomentar a produA�A?o de imagens com a temA?tica de CiA?ncia, Tecnologia e InovaA�A?o.

* Texto: CECOM/Reitoria.

reviewed articles, zithromax reviews. ** Imagem: DivulgaA�A?o/CNPq.

Alunos de Engenharia de Controle e AutomaA�A?o apresentam novos projetos

alunos-luzerna3Estimular o empreendedorismo atravA�s da tecnologia A� um dos objetivos do Instituto Federal Catarinense (IFC). Na sexta-feira (3), o CA?mpus Luzerna apresentou novas ideias desenvolvidas por alunos de Engenharia de Controle e AutomaA�A?o. Os projetos foram coordenados pelo professor Ernande Rodrigues, dentro da disciplina de Microcontroladores.

Entre as cinco propostas exibidas, estA? a de um robA? explorador, capaz de ser controlado remotamente atA� uma distA?ncia de 200 metros. Desenvolvido pelos acadA?micos Gilberto JosA� Bufon, Daniela Dildey, Isabela Dalla Costa e Luana Holetz, a mA?quina pode a�?andara�? por lugares onde o ser humano encontraria dificuldades, nos mais diferentes ramos da indA?stria. O robA? pode transportar objetos, fazer inspeA�A�es em lugares de acesso restrito, entre outras utilidades.

Outro trabalho apresentado A� o controle de posicionamento de cA?mera. AtravA�s de um smartphone com sistema Android, o usuA?rio pode regular o foco de um equipamento de seguranA�a mesmo estando longe. Imagine que vocA? vai sair de fA�rias para outro paA�s e deseja ficar atento ao monitoramento da sua casa. O controlador desenvolvido pelos alunos Davi Cenci, Lucas Rubian Schatz, Lucas Schaly e LuA�s Humberto Ferronato faz exatamente isso.

O protA?tipo de um diciclo autoequilibrante, tambA�m feito nas aulas do IFC, dialoga com robA?s humanoides a�� como aquele do inA�cio deste texto. AtravA�s de uma estrutura apoiada em duas rodas, A� possA�vel manter o equilA�brio dos robA?s, de forma que eles nA?o caiam a�� independente da estabilidade de sua posiA�A?o. O trabalho A� de Lucas Haupt, Lucas Mott, Carlos E. Sulimann e Noemi Ramalho.

Outro projeto faz leituras precisas de distA?ncias entre objetos, com a utilizaA�A?o de um hardware composto por um sensor ultrassom, um display de cristal lA�quido e um microcontrolador. Trata-se de um processo semelhante aos radares medidores de velocidade dos veA�culos. Foi feito pelos futuros engenheiros Hikari Okatani, MA?rio S. e Muana Biava.

JA? o trabalho de Willian Rohrig, Gabriel Donati e Matheus Lacerda consiste em uma fonte de alimentaA�A?o microcontrolada, que faz o ajuste de tensA?o e corrente. Este projeto pode ser utilizado nos mais variados tipos de alimentaA�A?o de equipamentos eletrA?nicos para testes em laboratA?rio.

De acordo com o professor Ernande Rodrigues, todos os trabalhos apresentados possuem um eixo comum: os microcontroladores. a�?SA?o dispositivos eletrA?nicos que contA?m um processador, memA?rias, perifA�ricos de entrada e saA�da, e podem ser programados para uma infinidade de aplicaA�A�esa�?, explica o docente. a�?Os microcontroladores estA?o presentes na maioria dos equipamentos utilizados, como sistemas de aquisiA�A?o de dados, sistemas de supervisA?o, sistemas de automaA�A?o e controle industriais, entre outros. O estudo desses dispositivos permite ao aluno desenvolver qualquer tipo de projeto, sendo uma alternativa de baixo custo para a automaA�A?o e controle de processosa�?, diz Ernande.

O curso deA�Engenharia de Controle e AutomaA�A?oA�foi o primeiro bacharelado ofertado pelo IFC Luzerna e jA? A�A�reconhecido pelo MEC com o conceito 4A�dentro de uma escala de 1 a 5. O cA?mpus oferece tambA�m a formaA�A?o em buying essays online, purchase dapoxetine. A�Engenharia MecA?nica. Por ser uma instituiA�A?o federal, todos os cursos do IFC sA?o gratuitos a�� incluindo os Cursos TA�cnicos Subsequentes e o Ensino MA�dio Integrado.

* Texto e imagens: CECOM/Luzerna.

Troca de experiA?ncia na implantaA�A?o do SIG

DTI-SIG1A Diretoria de Tecnologia da InformaA�A?o (DTI) do IFC recebeu, no dia 1A? de julho, uma visita da equipe tA�cnica do Instituto Federal do ParanA? (IFPR), que atua na implantaA�A?o do Sistema Integrado de GestA?o (SIG). Servidores da A?rea de GestA?o de Pessoas e TI estiveram com a DGP e a CoordenaA�A?o de Sistemas na Reitoria para verificar como ocorrem os trabalhos de implantaA�A?o no IFC.

Segundo o coordenador de Sistemas no IFC, Renato Muniz, diferentemente do realizado no IFC, o IFPR contratou uma empresa para realizar a implantaA�A?o do SIG dentro de 3 anos. a�?ApA?s este prazo, o IFPR precisa ter definidas as formas de trabalhos para a implantaA�A?o do Sistema e dar suporte A� InstituiA�A?o. Aqui no IFC, A� a equipe de TI que estA? realizando a implantaA�A?o e dando suporte aos usuA?rios por meio do Termo de CooperaA�A?o TA�cnica com a UFRN. Assim, a equipe do IFPR esteve na Reitoria para conhecer a nossa forma de trabalhar na implantaA�A?o do SIGa�?, diz ele.

Para o IFC, esta parceria A� importante para promover a troca de experiA?ncia entre IFs, como tambA�m para conhecer processos e problemas enfrentados pelo IFPR. a�?Eles possuem alguns mA?dulos que ainda nA?o foram implantados no IFC e esta experiA?ncia A� importante para formalizarmos e unificarmos os processos institucionaisa�?, salienta Renato.

Para ampliar a troca de experiA?ncia e formalizar parcerias, os servidores da DTI/IFC Renato e Marcos Santos acompanharam a equipe do IFPR atA� o Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC), no dia 2/7. a�?A realidade dos IFs A� parecida, por isso estreitar a comunicaA�A?o entre nA?s A� fundamental para promover a troca de conhecimento sobre qual estratA�gia A� utilizada na implantaA�A?o dos mA?dulos do SIGa�?, finaliza Muniz.

MAIS

O Termo de CooperaA�A?o TA�cnica entre o IFC e a UFRN encerra em abril de 2017. ConheA�a mais sobre o SIG e faA�a o seu AUTOCADASTRO em http://dti.ifc.edu.br/.

Atualmente 80,64% dos servidores do IFC jA? possuem cadastro no SIG.

FAA�A O SEU AUTOCADASTRO AQUI.

* Texto: CECOM/Reitoria.

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** Imagem: DivulgaA�A?o.

Servidores da Reitoria do IFC entram em greve

IMG_5974Os servidores da Reitoria do IFC deflagraram greve nesta terA�a-feira, 7/7, por tempo indeterminado. Os trA?mites necessA?rios para dar inA�cio ao movimento foram realizados, como a notificaA�A?o ao Gabinete do Reitor com 72 horas de antecedA?ncia e Assembleia Geral com os servidores, ocorrida em 30 de junho. Cerca de 50 tA�cnico-administrativos permanecem das 8 A�s 17h30 na frente do prA�dio da Reitoria tendo em pauta as seguintes reivindicaA�A�es:

  1. PolA�tica salarial;
  2. AnulaA�A?o da reforma da previdA?ncia e Funpresp;
  3. 10% do PIB para a EducaA�A?o PA?blica imediatamente;
  4. DemocratizaA�A?o dos IFs;
  5. ExpansA?o do ensino com qualidade;
  6. FlexibilizaA�A?o da jornada de trabalho.

greve-reitoria-divulgacao3Segundo Frederico Andres Bazana, membro do Comando de Greve Local, a greve na Reitoria do IFC A� independente, como ocorre com outras bases que tambA�m estA?o em greve no Brasil. a�?A� importante destacar que o direito de greve A� do servidor, mesmo este estando em estA?gio probatA?rio. Assim, na Reitoria, a deflagraA�A?o nasceu da deliberaA�A?o dos servidoresa�?, diz ele.

Os servidores da Reitoria paralisados participarA?o na sexta-feira (10/7) de uma Assembleia do Sinasefe Litoral, que ocorre em CamboriA?, para debater as aA�A�es de greve.

* Texto e foto: CECOM/Reitoria e DivulgaA�A?o/Greve.

MAIS SOBRE AS MOVIMENTAA�A�ES DE GREVE

MEC conclui etapa de discussA�es com o Sinasefe

mec-sinasefeRepresentantes da direA�A?o nacional do Sinasefe foram recebidos no dia 7/7 pelo secretA?rio de EducaA�A?o Profissional e TecnolA?gica do MEC, Marcelo Feres. Ele expA?s o posicionamento do ministA�rio em relaA�A?o A�s pautas apresentadas pelo sindicato.

Feres destacou que o MEC tem se colocado aberto ao diA?logo. a�?Eventualmente, alguns pontos de pauta estA?o fora da governanA�a do MinistA�rio, como a alteraA�A?o de um decreto ou de uma lei, o que A� natural. PorA�m, isso nA?o nos impede de participar de forma construtiva da busca de soluA�A�es. Para isso, o MEC realizou diversas reuniA�es com o Sinasefe nos A?ltimos meses e elas contribuA�ram para a construA�A?o das propostas ora apresentadasa�?, observa Feres.

Para Luiz Pereira da Costa, servidor do Instituto Federal de Mato Grosso e membro da Diretoria Nacional do Sinasefe, a agenda com o MEC A� um avanA�o. a�?A� um grande passo. Essa abertura nos proporciona avanA�armos em discussA�es importantes e que estA?o relacionados com a capacidade tA�cnica da pasta. Obviamente, existem outros pontos que fogem do controle do MEC e temos consciA?ncia. Mas podemos dialogar e construir de forma conjunta as saA�das para reivindicaA�A�es dos servidoresa�?, disse.

** Texto e foto: Assessoria de Imprensa da Setec. academic essay, buy Zoloft online.

MEC dA? primeira resposta A�s pautas do SINASEFE

greve-brasiliaNa tarde de 7/7, o SINASEFE realizou atividade em BrasA�lia/DF. Representantes da DireA�A?o Nacional do Sindicato e de duas SeA�A�es Sindicais foram recebidos, na sede do MEC, pelo secretA?rio de EducaA�A?o Profissional e TecnolA?gica do ministA�rio, Marcelo Feres. Neste encontro, o secretA?rio expA?s o posicionamento do ministA�rio em relaA�A?o A�s demandas das bases apresentadas por nossa entidade.

O que a resposta do MEC atendeu e o que nA?o atendeu?

As solicitaA�A�es do SINASEFE se dividem em trA?s blocos: um sobre as questA�es para os tA�cnico-administrativos, com quatro itens; outro sobre quesitos que envolvem os docentes, com trA?s itens; e um A?ltimo sobre democratizaA�A?o nas IFEs, com dois itens.

Destes nove elementos, o MinistA�rio respondeu ser favorA?vel em quatro; ter ressalvas (embora sendo igualmente favorA?vel) em dois; estar de acordo com a legislaA�A?o vigente em um; e nA?o ter competA?ncia para tratar os outros dois.

A favorabilidade do MEC se deu sobre:

  1. Fim das restriA�A�es e limitaA�A�es de direitos durante o estA?gio probatA?rio dos tA�cnico-administrativos;

  2. InclusA?o dos tA�cnico-administrativos no parA?grafo 6A? do artigo 5A? da Lei 11.892/2008 (que cria a Rede e os Institutos Federais de EducaA�A?o), para garantir aos mesmos a possibilidade de recebimento de bolsas de pesquisa, desenvolvimento, inovaA�A?o e intercA?mbio, concedidas pelas IFEs;

  3. Isonomia do controle de ponto docente com a carreira do MagistA�rio Superior;

  4. Fim das restriA�A�es funcionais e de titulaA�A?o para o processo de eleiA�A?o para direA�A?o-geral dos cA?mpus, com a possibilidade de tA�cnicos e docentes serem candidatos.

As ressalvas no atendimento ficaram nos pontos:

  1. InclusA?o dos tA�cnico-administrativos das IFEs Militares no PCCTAE;

  2. Reabertura do termo de opA�A?o para os docentes do EBF migrarem A� carreira do EBTT.

E, na visA?o do MEC, estA?o fora de sua competA?ncia:

  1. DefiniA�A?o do prazo de progressA?o dos docentes do EBTT de 18 ou 24 meses, no perA�odo de 2008 a 2012 – cabe ao MPOG;

  2. ParticipaA�A?o do SINASEFE nos Conselhos Superiores das IFEs – cabe individualmente A� cada IFE.

Sobre a flexibilizaA�A?o da jornada de trabalho dos tA�cnicos em 30 horas semanais, sem prejuA�zos remuneratA?rios, o MEC afirmou estar de acordo com a legislaA�A?o vigente.

Confira o OfA�cio nA? 676/2015 da Setec/MEC AQUI

A Luta segue

A negociaA�A?o presente, ainda que contendo algumas das pautas da greve recA�m aprovada e com indicativo de deflagraA�A?o para o prA?ximo dia 13, nA?o tem ligaA�A?o com o movimento paredista.

Mais informaA�A�es em http://www.sinasefe.org.br/v3/.

** Texto e foto: SINASEFE.

Conif apresenta demandas A� coordenaA�A?o de Frente Parlamentar

reuniao fatima bezerraEm reuniA?o com a coordenadora da Frente Parlamentar Mista em Defesa do Ensino Profissionalizante, senadora FA?tima Bezerra, no dia 1/7, em BrasA�lia, o presidente do Conselho Nacional das InstituiA�A�es da Rede Federal de EducaA�A?o Profissional, CientA�fica e TecnolA?gica (Conif), Belchior Rocha, e o diretor financeiro do Conif, JosA� Bispo Barbosa, solicitaram apoio para a continuidade e o fortalecimento do Programa Institucional de Bolsa de IniciaA�A?o A� DocA?ncia (Pibid) e para a implementaA�A?o de polA�ticas de incentivo A� carreira dos servidores tA�cnico-administrativos em educaA�A?o (TAEs).

AlA�m da preservaA�A?o do Pibid, o Conif buscou apoio para a universalizaA�A?o da jornada de trabalho de seis horas diA?rias corridas (30 horas semanais) para os TAEs das instituiA�A�es federais de ensino, a criaA�A?o de vagas para TAEs substitutos, bem como o acesso dos servidores tA�cnico-administrativos a bolsas de pesquisa e ao Reconhecimento de Saberes e CompetA?ncias (RSC). Todas as demandas apresentadas A� parlamentar foram anteriormente oficiadas ao MinistA�rio da EducaA�A?o (MEC).

Os integrantes da diretoria executiva do Conselho manifestaram preocupaA�A?o com o contingenciamento de verbas da EducaA�A?o e solicitaram o empenho da senadora para a liberaA�A?o de emendas parlamentares. a�?Estamos apresentando demandas essenciais para a Rede Federal neste momento. Nossas instituiA�A�es sA?o necessA?rias para o desenvolvimento do paA�s, por isso precisamos preservA?-las e valorizar os seus servidoresa�?, disse o presidente do Conif.

FA?tima Bezerra afirmou que levarA? as demandas para a ComissA?o de EducaA�A?o (CE) e intensificarA? os diA?logos com o MEC. a�?Em relaA�A?o ao Pibid, jA? mantive contato anterior com o ministA�rio e agora vou levar as demais solicitaA�A�es. A agenda que o Conselho propA�e A� estratA�gica e merece ser reconhecidaa�?, destacou a senadora.

Pibid a��A�A demanda considera o papel estratA�gico do programa na formaA�A?o de professores e nos processos de desenvolvimento local e regional, com vistas A� melhoria da EducaA�A?o BA?sica PA?blica. AlA�m da manutenA�A?o das bolsas destinadas a estudantes dos cursos de licenciatura, professores da educaA�A?o bA?sica e professores das instituiA�A�es de ensino superior, o Conif quer a abertura do sistema, por parte da CoordenaA�A?o de AperfeiA�oamento de Pessoal de NA�vel Superior (Capes), para a elaboraA�A?o dos Planos de Trabalho para o ano de 2015. O Conif solicitou ao MinistA�rio da EducaA�A?o (MEC) e A� CoordenaA�A?o de AperfeiA�oamento de Pessoal de NA�vel Superior (Capes) a continuidade do Programa Institucional de Bolsa de IniciaA�A?o A� DocA?ncia (Pibid) e do Pibid Diversidade.

Jornada de 30 horas a��A�Com o objetivo de aperfeiA�oar o trabalho das instituiA�A�es, tratando isonomicamente a jornada dos servidores administrativos, o Conselho propA?s minuta de texto para alteraA�A?o do artigo 3A? do Decreto nA? 1.590/1995. Para isso, o FA?rum de GestA?o de Pessoas (Forgep) realizou intenso estudo da legislaA�A?o correlata e considerou as especificidades das instituiA�A�es federais de ensino, que desenvolvem atividades administrativas e pedagA?gicas de forma contA�nua, em perA�odos iguais e/ou superiores a 12 horas com atendimento ao pA?blico. A flexibilizaA�A?o da jornada valoriza a carreira dos TAEs e reconhece o papel peculiar destes profissionais como trabalhadores da educaA�A?o.

Substitutos a��A�Para possibilitar afastamentos para capacitaA�A?o, os quais sA?o incentivados pela Carreira, sem prejudicar o fluxo dos serviA�os prestados A� sociedade, o Conselho defende a criaA�A?o de vagas para TAEs substitutos, mediante a adequaA�A?o da Lei nA? 8.745/93. TambA�m estA?o sendo propostos procedimentos e critA�rios como a realizaA�A?o de processo seletivo simplificado e o limite de 20% de substitutos em relaA�A?o ao total de TAEs de cada instituiA�A?o de ensino. Desses, atA� 10% poderA?o ser destinados a afastamentos para qualificaA�A?o profissional.

Bolsas de pesquisa a��A�A solicitaA�A?o aponta para a alteraA�A?o do art. 5A? da Lei nA? 11.892/2008, que prevA? a concessA?o de bolsas de pesquisa, desenvolvimento, inovaA�A?o e intercA?mbio somente a alunos, docentes e pesquisadores externos ou de empresas, o que tambA�m estA? regulamentado pela Secretaria de EducaA�A?o Profissional e TecnolA?gica (Setec) na Portaria nA? 58/2014. Nesse sentido, o Conif apoia a participaA�A?o dos TAEs nos programas de pesquisa e extensA?o dos institutos federais e pleiteia a alteraA�A?o da Lei e do instrumento regulador da Setec.

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RSC a��A�Com base em estudo realizado por grupo de trabalho (GT) do Forgep, o Conif sugeriu minuta de texto para alteraA�A?o da Lei nA? 11.091/2005, concedendo aos TAEs o acesso ao RSC, como jA? ocorre com os docentes desde 2014. Uma tabela de percentuais de incentivo A� qualificaA�A?o acompanha a proposta.

* Texto e foto: Assessoria de ComunicaA�A?o do Conif.

Congresso Catarinense de CiA?ncias da ComputaA�A?o promoveu debate sobre tecnologias em Rio do Sul

4C1No dia 29 de junho, alunos, servidores e autoridades participaram da abertura do 4A? Congresso Catarinense de CiA?ncias da ComputaA�A?o (4C), organizado A�s 8h30 no auditA?rio da Unidade Urbana do Instituto Federal Catarinense (IFC) CA?mpus Rio do Sul. Na solenidade de abertura, o diretor-geral do CA?mpus Rio do Sul, Oscar EmA�lio Hartmann, salientou a importA?ncia de fomentar a pesquisa na A?rea de tecnologia. ApA?s a solenidade, foi ministrada uma palestra com o ex-presidente da AssociaA�A?o Catarinense de Empresas de Tecnologia (Acate), Rui GonA�alves, com o tema “Sistemas de InovaA�A?o em Santa Catarina”.
Ainda no perA�odo matutino, A�s 10h, os alunos assistiram a outra palestra, esta relativa a Tecnologias Computacionais Aplicadas na EducaA�A?o: ExperiA?ncias com RobA?ticas e Games, apresentada pela Professora de graduaA�A?o e pA?s-graduaA�A?o da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), CA?mpus de AraranguA?, Eliane Prozzebon. O congresso teve como objetivo integrar os acadA?micos e professores que atuam em pesquisas nas vA?rias instituiA�A�es de ensino no sul do paA�s.

TRABALHOS

4C2Na parte da tarde, iniciou-se as apresentaA�A�es de artigos e exposiA�A�es de banners. Segundo o acadA?mico da terceira fase de bacharelado em CiA?ncias da ComputaA�A?o, Lucas G. Varella, o congresso fomenta a criaA�A?o de pequenos investidores e promove o crescimento regional na A?rea da tecnologia de informaA�A?o. a�?A� grande a importA?ncia de eventos como esse, que proporcionamA� aos acadA?micos estaremA� inseridos nas inovaA�A�es do setora�?, diz.
O professor Daniel Gomes Soares, que ministra diversas disciplinas na computaA�A?o, enfatizou a participaA�A?o dos acadA?micos no evento, que nA?o mediram esforA�os para apresentarem suas pesquisas. a�?Tivemos 26 apresentaA�A?o orais pelos estudantes e mais 25 banners de projetos expostos, que demonstram o interesse dos jovens pesquisadores na A?rea da Tecnologia da InformaA�A?o e ComunicaA�A?oa�?.
O evento reuniu centenas de participantes e integrou os alunos do curso tA�cnico integrado ao ensino mA�dio com os alunos do curso superior, alA�m de ter proporcionado um conhecimento em diferentes especialidades da computaA�A?o, como a ComputaA�A?o QuA?ntica, sistemas de apoio a aprendizagem, robA?tica, fotografia e imagens, entre outras. O prA?ximo evento ocorre em 2016, em data ainda a ser confirmada.

lutron homeworks, buy lioresal online. * Texto e fotos: CECOM/Rio do Sul.

AA�A�es de conscientizaA�A?o do Meio Ambiente ocorrem no IFC

parque-geralA Reitoria e o CA?mpus Videira realizaram atividades no mA?s de junho em alusA?o ao mA?s do Meio Ambiente. Na Reitoria, cerca de 35 servidores realizaram na tarde do dia 25/6 uma Caminhada EcolA?gica. As atividades iniciaram com uma palestra proferida por Ronaldo Furtunato, da Samae/Blumenau, que tratou do tema Lixo: reciclagem e destino. Segundo Furtunato, em Blumenau sA?o baixos os A�ndices de reciclagem, sendo que existe estrutura para efetuar o reaproveitamento de lixo, porA�m falta material. Em seguida, os servidores realizaram 3 horas de caminhada, saindo da Reitoria na Ponta Aguda, passando pela Ponte de Ferro, Prefeitura de Blumenau, Rua XV de Novembro, Rua Presidente John Kennedy e Rua Sete de Setembro. A finalizaA�A?o da Caminhada ocorreu com a visitaA�A?o ao Parque Natural Municipal SA?o Francisco de Assis.

gincana1 reflective essay, cheap clomid. No CA?mpus Videira, atividades foram realizadas de 01 a 12 de junho, objetivando estimular a reflexA?o sobre sustentabilidade, preservaA�A?o do meio ambiente e recursos naturais, incluindo o ambiente escolar. Aconteceram diversas atividades envolvendo os discentes:

* Sala mais limpa: escolha da turma que, segundo a avaliaA�A?o das funcionA?rias da higienizaA�A?o, manteve a sala de aula mais limpa e organizada a cada semana;

* Quiz ambiental: a turma respondeu:a�?O que cada um pode fazer para preservar a natureza do cA?mpus?”;

Melhor resposta: Turma: 1A� Eletro A.

a�?Para melhorar a preservaA�A?o da limpeza no CA?mpus, a turma Eletro A 2015 sugere a implantaA�A?o de lixeiras especA�ficas em cada sala, para reforA�ar e controlar a ideia de separaA�A?o do lixo, contribuindo com o rigor na vigilA?ncia da coleta seletiva. Sugerimos ainda a realizaA�A?o de palestras preventivas que conscientizem os alunos da realidade enfrentada pelos trabalhadores nas empresas recicladoras e/ou servidores pA?blicos no ramo ambiental. TambA�m sugere-se a criaA�A?o de um documentA?rio realizado pelos alunos do Instituto, com o depoimento de trabalhadores da A?rea de limpeza, com fim de conscientizaA�A?o, dando o exemplo do prA?prio CA?mpus. Por A?ltimo,A�o relato de servidores da limpeza do CA?mpus, alunos, diretores e servidores, para exibir as melhorias e aprendizado adquirido com a atividade/projeto.a�?

* Foto mais bonita do cA?mpus.

1A? lugar: EletroeletrA?nica 2013;

2A? lugar: AgropecuA?ria 2015;

3A? lugar: EletroeletrA?nica A 2015.

As aA�A�es acontecerA?o ao longo do ano com outras atividades relacionadas ao tema.

* InformaA�A�es e fotos: CECOMs Reitoria e Videira.

MA?sica A� arte! acontece no CA?mpus Videira

Concerto de artes1Com o intuito de aproximar os alunos do universo da mA?sica de concerto, aconteceu no AuditA?rio do IFC CA?mpus Videira o I Concerto DidA?tico. Esta atividade faz parte das aA�A�es desenvolvidas na disciplina de Artes e busca estabelecer uma relaA�A?o mais direta com os estudantes, fazendo isso atravA�s da exploraA�A?o das emoA�A�es e tambA�m da apresentaA�A?o dos diversos instrumentos musicais.

Durante o concerto, o pA?blico entrou em contato com os artistas, apreciou a interpretaA�A?o da mA?sica brasileira e a influA?ncia da mA?sica americana como blues, jazz e rock. Na a ocasiA?o, os alunos conheceram um pouco da jornada e dos desafios enfrentados no mundo da mA?sica.

a�?Atividades como esta buscam estabelecer uma relaA�A?o mais direta com o pA?blico e tem por objetivo trazer conhecimentos e conteA?dos musicais junto com a apreciaA�A?o musical. A� uma forma prazerosa de aprender. AlA�m disso, A� uma oportunidade para mA?sicos locais demonstrarem sua produA�A?o em pA?blicoa�?, destaca o professor de Artes do IFC, Rodrigo Pivetta Werlang.

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O concerto didA?tico A� uma ideia recente, que leva a educaA�A?o musical onde o pA?blico estA? e principalmente aos bancos escolares.

Os artistas que promoveram este momento foram:

Rodrigo Pivetta Werlang, professor de Artes do IFC.

Matheus GonA�alves, discente do curso de InformA?tica do IFC.

JessA� Thibes, mA?sico convidado.

* Texto e fotos: CECOM/Videira.

QUIMAsSICA agita o CA?mpus AvanA�ado Sombrio

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???????????????????????????????Buscando dinamizar o aprendizado dos conceitos quA�micos previstos no currA�culo escolar, as 3A? sA�ries do Curso TA�cnico em InformA?tica, orientadas pela docente da disciplina de quA�mica A�ria Cardoso, participaram na tarde do A?ltimo dia 24 de junho do QUIMAsSICA.

Divididos em pequenos grupos, os estudantes foram motivados a prepararem parA?dias de canA�A�es brasileiras que abordassem os mais diversos conteA?dos relacionados A� quA�mica vistos no decorrer do Curso.

ApA?s toda a preparaA�A?o, com letra e mA?sica na ponta da lA�ngua, os estudantes realizaram as apresentaA�A�es e foram avaliados por banca composta pelas professoras Margarete Farias e Alini Antonelli e pelo Diretor do CA?mpus, prof. Anderson Sartori, que pontuaram as composiA�A�es a partir dos critA�rios de coerA?ncia, criatividade, originalidade, caracterizaA�A?o do grupo e harmonia da letra e mA?sica.

Ao tA�rmino das apresentaA�A�es, duas surpresas: os estudantes homenagearam e presentearam a prof. A�ria pela passagem de seu aniversA?rio e a profa. A�ria presenteou os estudantes com um delicioso coquetel, tendo em vista o sucesso e o comprometimento na realizaA�A?o da atividade.

* Texto e fotos: CECOM/Sombrio.