Alunos do IFC participam da OlimpA�ada de Astronomia e AstronA?utica

frai-astronomiaEstudantes dos cA?mpus Araquari, Blumenau, ConcA?rdia, Fraiburgo, Luzerna, Rio do Sul, Sombrio e Videira realizaram, no dia 15/05, a prova da 18A? OlimpA�ada Brasileira de Astronomia e AstronA?utica (OBA). Os participantes tiveram que responder a sete perguntas de astronomia e trA?s de astronA?utica. Ao final da OBA, os que alcanA�arem as melhores notas ganharA?o medalhas e representarA?o o Brasil na OlimpA�ada Internacional de Astronomia e AstrofA�sica e na OlimpA�ada Latino-Americana de Astronomia e AstronA?utica. O objetivo da olimpA�ada A� despertar nos jovens o interesse pelas disciplinas de ciA?ncias espaciais.

bnu-astronomiaDe acordo com o professor de FA�sica do CA?mpus Blumenau, FA?bio PrA?, os conhecimentos bA?sicos de Astronomia estA?o contemplados nos ParA?metros Curriculares Nacionais (PCNs), mas pesquisas em educaA�A?o tA?m demonstrado que os estudantes concluem a educaA�A?o bA?sica com pouco conhecimento neste assunto. a�?Por isso, a OlimpA�ada de Astronomia e AstronA?utica torna-se uma ferramenta inestimA?vel para o ensino e popularizaA�A?o desta ciA?nciaa�?, destacou PrA?.

Segundo o professor de geografia do CA?mpus Fraiburgo, Marcelo Silva, responsA?vel pelas inscriA�A�es dos estudantes, a prova era composta por perguntas de astronomia, astronA?utica e energia. a�?Apresentar essa oportunidade para os alunos A� de suma importA?ncia. A� preciso despertar a curiosidade e, a partir daA�, motivA?-los e orientA?-losa�?, declarou o professor.

Mais informaA�A�es sobre a OlimpA�ada no site: http://www.oba.org.br/site/index.php.

PremiaA�A?o

Cerca de 40 mil medalhas, entre ouro, prata e bronze, serA?o entregues. Todos os alunos recebem certificados de participaA�A?o. Professores, diretores e a prA?pria escola tambA�m ganham certificados. Nesta ediA�A?o da OBA, 120 participantes ainda concorrerA?o a vagas nas Jornadas Espaciais, evento no qual os alunos tA?m palestras com especialistas.

* InformaA�A�es: CECOM/Blumenau e Fraiburgo.

** Fotos: DivulgaA�A?o.

how to write a philosophy paper, clomid reviews. *** AtualizaA�A?o de informaA�A�es: 27/05/2015.

Videira: Licenciatura em Pedagogia obtA�m nota 4 na avaliaA�A?o do MEC

Os esforA�os feitos pela coordenaA�A?o, professores, alunos e demais funcionA?rios do IFC Videira foram recompensados: o curso de Licenciatura em Pedagogia recebeu nota 4. A comissA?o de avaliaA�A?o foi composta pelas professoras Maria Fani Scheibel, Doutora em EducaA�A?o, e Analia Fiorini Ogura, Mestre em EducaA�A?o.

As avaliadoras permaneceram no cA?mpus entre os dias 05 e 07 de maio e, neste perA�odo, participaram de reuniA�es com a direA�A?o, coordenaA�A?o, docentes e alunos. AlA�m disso, averiguaram as reais condiA�A�es de oferta do curso, checaram e comprovaram todas as informaA�A�es contidas em relatA?rios e demais documentos. Foram pontuados aspectos da organizaA�A?o didA?tico-pedagA?gica, do corpo docente e das instalaA�A�es fA�sicas.

a�?O resultado que obtivemos na avaliaA�A?o, conceito 4, consolida o trabalho desenvolvido ao longo dos quatro anos de implementaA�A?o do curso no cA?mpus do IFC Videira. A� importante para a comunidade regional poder contar com um curso de ensino superior pA?blico e gratuito reconhecido pelo MEC e avaliado com nota 4. Consideramos a nota 4 um A?timo resultado, sendo que a nota mA?xima A� 5a�?, ressalta a coordenadora do curso, Francini Carla Grzeca.

Segundo a diretora-geral do cA?mpus, RosA?ngela Aguiar Adam, a�?esta conquista representa o resultado do empenho dos professores, tA�cnicos e alunos. A� o primeiro passo rumo A� excelA?ncia do curso e um grande incentivo para continuarmos o nosso trabalho com orgulhoa�?.

Atualmente o curso possui mais de 130 alunos, um corpo docente qualificado e com dedicaA�A?o exclusiva. O processo de reconhecimento de cursos de graduaA�A?o A� iniciado pelo MEC por meio do preenchimento de formulA?rios. A avaliaA�A?o A� a A?ltima etapa do processo. Os cursos que obtA�m conceito a partir de 3 sA?o automaticamente reconhecidos. A nota mA?xima A� 5.

* Texto: CECOM/Videira.

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IFC ConcA?rdia inicia comemoraA�A?o dos 50 anos com exposiA�A?o histA?rica

concordia-Exposicao50anosDurante o mA?s de maio, a histA?ria dos 50 anos do IFC ConcA?rdia estarA? mais prA?xima da comunidade. Isso porque fotos e objetos que fizeram parte dessa trajetA?ria estA?o sendo exibidos na exposiA�A?o a�?MemA?ria IFC CA?mpus ConcA?rdia: 50 anos de registrosa�?. O acervo pode ser visitado atA� o dia 29 de maio na Galeria Municipal de Artes, nos quiosques centrais de ConcA?rdia.

Na exposiA�A?o hA?, alA�m de fotografias datadas de 1965 a 2015, ferramentas de campo, equipamentos usados em sala de aula, materiais de expediente, bandeiras, trofA�us, quadros e convites de formatura. a�?NA?o se pode perder a memA?ria da instituiA�A?o como borboletas ao vento, palavras que voam, pois junto dela sempre hA? um pouco da memA?ria dos sujeitos que a compA�em. As palavras precisam repousar. A memA?ria precisa resistir.a�?, diz o resumo da exposiA�A?o. Muitos servidores colaboraram com o resgate do acervo para a exposiA�A?o, atravA�s de um projeto de extensA?o elaborado pelos professores Alessandra Portolan, Edimar SA�rgio da Silva, Maribel Barbosa da Cunha,A� Maristella Mallmann, Nelsi Sabedot e SA�lvia Dalla Costa.

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Na abertura da exposiA�A?o estiveram presentes os organizadores, servidores, estudantes, ex-alunos, servidores aposentados e representantes do poder pA?blico municipal. Os estudantes Eduarda de Souza Ricardo, do TA�cnico em Alimentos, e o irmA?o, Saymon de Souza Ricardo, do TA�cnico em InformA?tica, fizeram uma apresentaA�A?o musical com violinos. A professora Silvia Dalla Costa explicou a idealizaA�A?o da exposiA�A?o e demais etapas do projeto. O professor Jolcemar Ferro, diretor-geral do IFC ConcA?rdia, contou aos presentes, de forma breve, a histA?ria do cA?mpus, destacando as mudanA�as que a a�?escolaa�? passou atA� chegar a ser cA?mpus do IFC.

A exposiA�A?o a�?MemA?ria IFC CA?mpus ConcA?rdia: 50 anos de registrosa�? faz parte de uma extensa programaA�A?o alusiva aos 50 anos do cA?mpus. No dia 19 de maio haverA? um almoA�o comemorativo para servidores e estudantes, com corte de bolo A� tarde. No dia 21 de maio serA?o inaugurados cinco prA�dios construA�dos recentemente: AuditA?rio central, nova biblioteca, centro de prA?ticas clA�nicas e cirA?rgicas a�� blocos I e II – e bloco de salas de aula. Nesse dia haverA? tambA�m a apresentaA�A?o da Banda Municipal de Blumenau, marcando o primeiro evento realizado no novo auditA?rio. Na sexta-feira, dia 22/05, haverA? uma palestra com Luiz Fernando Furlan, e no dia 25/05, com Neivor Canton, sendo que esses eventos sA?o destinados aos estudantes e convidados.

* Texto e foto: CECOM/ConcA?rdia.

IFC Videira realiza fase local da Mostra Brasileira de Foguetes

Mostra-Foguetes1No dia 25 de abril, o lugar onde futuramente serA? o Parque de ExposiA�A�es, na cidade catarinense de IomerA?, transformou-se no cenA?rio ideal para o lanA�amento de foguetes, realizado durante a fase local da Mostra Brasileira de Foguetes. Os protA?tipos produzidos por alunos do ensino mA�dio integrado do Instituto Federal Catarinense CA?mpus Videira eram de garrafas PET. Deixando um lindo rastro de espuma, os foguetes decolavam para chegar o mais longe possA�vel. A subida acontece devido ao gA?s produzido com a reaA�A?o quA�mica entre vinagre e bicarbonato de sA?dio, expelindo violentamente o lA�quido para trA?s e, consequentemente, o foguete para frente (lei da aA�A?o e reaA�A?o de Isaac Newton). Foram 160 voos dos quais vA?rios ultrapassaram os cem (100) metros, fato que orgulhou estudantes, familiares e espectadores que torciam pelas suas equipes:A�”Tivemos a satisfaA�A?o de ver um foguete atingindo 387,1 metros de distA?ncia”.
Este ano as equipes superaram as expectativas, pois estavam bastante motivadas em funA�A?o do 3A? lugar conquistado na fase nacional em 2014. Adquiriram experiA?ncia no desenvolvimento dos foguetes e, por isto, se sentiram seguras. AtA� alcanA�ar voo, sA?o inA?meros testes. “O aperfeiA�oamento acontece durante as tentativasa�?, revelou o professor de fA�sica do IFC, Jaquiel Fernandes, coordenador da atividade. O destaque deste ano ficou com a equipe Suko de Uva , composta pelos alunos Carlos Vitor Deon, Jean Carlo Olivo Menegatt e Thainan Benetti. Um belo voo do foguete TucundovA? atingiu a distA?ncia de 387,1 metros, superando o recorde nacional de 333 metros obtido no ano passado pela equipe do ColA�gio Uirapuru da cidade de Sorocaba-SP. A exemplo do ano passado, apA?s a realizaA�A?o de uma prova, a equipe destaque na fase local de cada instituiA�A?o participante serA? convidada para a IV Jornada de Foguetes, na cidade de Barra do PiraA�, estado do Rio de Janeiro, onde farA? o lanA�amento de seu foguete perante uma comissA?o julgadora. Os melhores receberA?o um trofA�u e poderA?o ganhar uma das 70 bolsas de IniciaA�A?o CientA�fica JA?nior, com duraA�A?o de um ano.
Os alunos Jean e Thainan participam da competiA�A?o desde 2013, e nesta ediA�A?o trouxeram Carlos para a equipe. Os vencedores ressaltaram que foi preciso muito esforA�o e trabalho em equipe para alcanA�arem este resultado e que, diante das dificuldades, voltavam o pensamento para a vontade de vencer, e logo estavam novamente trabalhando. Foram trA?s meses de testes que felizmente valeram muita a pena.
Sobre o evento
A iniciativa faz parte da OlimpA�ada Brasileira de Astronomia e AstronA?utica (OBA) e da Mostra Brasileira de Foguetes, que sA?o organizadas anualmente pela Sociedade AstronA?mica Brasileira (SAB) em parceria com a AgA?ncia Espacial Brasileira (AEB).
Durante o trabalho, os participantes aprendem e colocam em prA?tica a Lei FA�sica da AA�A?o e ReaA�A?o, de Isaac Newton. Para isso, A� utilizado um combustA�vel feito a partir da mistura de vinagre com bicarbonato de sA?dio (fermento em pA?). AlA�m de elaborarem os foguetes, os estudantes constroem a base de lanA�amento. Ao final da OBA e da MOBFOG, todos os alunos recebem um certificado de participaA�A?o impresso com o seu nome e com a informaA�A?o se ganhou alguma medalha (o tipo dela tambA�m consta do certificado). Todos os professores envolvidos no processo e tambA�m os diretores escolares recebem os seus certificados.
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* Texto e fotos: CECOM/Videira.

Abertas inscriA�A�es ao curso da UFSC voltado a estudantes do Integrado

curso-ufsc-integradoEstA?o abertas as prA�-inscriA�A�es para o Curso de QualificaA�A?o em Tecnologia Digital do Aluno Integrado. Participe e construa um futuro melhor. O Curso A� voltado ao aluno do 1A? ou 2A? ano do Ensino MA�dio do Instituto Federal e A� oferecido pela Universidade Federal de Santa Catarina, em parceria com a Secretaria Estadual de EducaA�A?o e o MEC.
Na versA?o do Curso de 2014, a estudante Beatriz Mendes da Silva, do IFC CA?mpus Araquari, foi selecionada como aluna destaque e participou do evento de encerramento do Curso em FlorianA?polis, com visita ao cA?mpus da UFSC. Veja mais em:A�http://informativo.ifc.edu.br/aluna-do-ifc-araquari-e-destaque-no-projeto-aluno-integrado/.

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O Curso foi projetado como uma capacitaA�A?o introdutA?ria para quem deseja atuar como tA�cnico em informA?tica, especialmente em manutenA�A?o de computadores. A� totalmente a distA?ncia, gratuito e estA? dividido em quatro mA?dulos, nos quais se aprenderA? sobre educaA�A?o a distA?ncia, histA?ria da informA?tica, hardware, manutenA�A?o de computadores e sistemas operacionais. O inA�cio estA? previsto para agosto, com duraA�A?o de quatro meses, e serA? preciso realizar atividades presenciais somente nas primeiras aulas, para um treinamento de como utilizar o sistema virtual do curso. Ao final, realizadas todas as atividades, o aluno ganharA? um certificado de curso de extensA?o expedido pela UFSC, Governo de Santa Catarina e MEC, podendo assim aperfeiA�oar seu currA�culo profissional de excelA?ncia.
INSCRIA�A�ES
1) Acesse o site “Aluno Integrado”:A�www.alunointegrado.ufsc.br;
2) Clique em PRA�-INSCRIA�A?O DE ESTUDANTES;
3) Candidate-se a uma vaga.
Professor, incentive o aluno IFC a participar do Curso de QualificaA�A?o em Tecnologia Digital do Aluno Integrado da UFSC.
ConheA�a mais sobre o curso assistindo aos vA�deos disponA�veis no nosso canal no Youtube (https://www.youtube.com/channel/UCTVIdbY4b01X-EalFi1EYZQ). Curta nossa comunidade no Facebook no endereA�o https://www.facebook.com/aluno.integrado.9?fref=ts A�e convide os seus amigos a participarem tambA�m.
* Texto e imagem: DivulgaA�A?o INPEAU/UFSC.

FormaA�A?o pedagA?gica aborda os sujeitos do PROEJA e a aprendizagem

camboriu-Daniela�?A educaA�A?o de jovens, adultos e idosos no contexto educacionala�? foi o tema central do debate promovido pelo coordenador de EducaA�A?o de Jovens e Adultos (EJA) da Prefeitura de FlorianA?polis e delegado do FA?rum de EJA, Daniel Godinho Berger, durante a A?ltima FormaA�A?o PedagA?gica no IFC CA?mpus CamboriA?.

Segundo Berger, atualmente estamos vivendo o fenA?meno da ampliaA�A?o da expectativa de vida, o que torna importante repensar a educaA�A?o de jovens, adultos e idosos. Nesse contexto, o coordenador destacou a necessidade de conhecer os sujeitos. a�?Dentro da abordagem Geracional, o sujeito A� o indivA�duo que se projeta no tempo e define o que vai ser. Precisamos tambA�m entender a sua constituiA�A?o, que compreende a socializaA�A?o, a sociabilidade e a territorialidadea�?, afirmou.

Entre os desafios propostos aos docentes do IFC na educaA�A?o do pA?blico do PROEJA, o palestrante ressaltou que A� necessA?rio conhecer as experiA?ncias de cada um, para que aconteA�a realmente a produA�A?o do conhecimento. a�?Esse processo pedagA?gico vai fornecer as condiA�A�es mentais (sinapses) necessA?rias para a aprendizagem do alunoa�?, destacou.

Logo apA?s a palestra sobre educaA�A?o de jovens e adultos, a mA�dica emergencista, Andrea Barreto Nogueira, falou sobre a�?ConvulsA?o: conceitos gerais e primeiros socorrosa�?.

* Texto e foto: CECOM/CamboriA?.

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Professor CA�sar Nunes ministra palestra em Rio do Sul

palestra1No dia 24/04, no auditA?rio da Unidade Urbana do IFC CA?mpus Rio do Sul, servidores e convidados assistiram a palestra ministrada por CA�sar Nunes,A� doutor eA� professor titular da Faculdade de EducaA�A?o da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp).
O palestrante trouxe a Rio do Sul o tema “Esclarecer os afetos e sensibilizar os conhecimentos: Educar para a humanizaA�A?o, a educaA�A?o e a escola diante do Plano Nacional da EducaA�A?o, as Diretrizes Curriculares Nacional e dos novos sujeitos sociais”. Destacando-se por estudos e pesquisa na A?rea de formaA�A?o de professores, polA�tica educacional, sexualidade e educaA�A?o, alA�m de mais de 30 anos de experiA?ncia, Nunes diz que a�?a escola brasileira tem uma configuraA�A?o moderna recentea�? e propA?s uma avaliaA�A?o sobre o sistema didA?tico brasileiro.
De acordo com o professor, hA? necessidade de se entender que a escola mudou e o autoritarismo na sala de aula estA? fadado a acabar. Segundo ele, a escola nA?o pode ser um laboratA?rio para trabalho somente, e precisa de um programa de suplementaA�A?o pedagA?gica que prepare o aluno para a fraternidade e solidariedade. a�?Professor que respeita o aluno, muda a forma de ensinar para que o aluno aprendaa�?, afirma ele.
Contando fatos da sua vida e ilustrando com os mA�todos educacionais de educaA�A?o, Nunes emocionou por vA?rias vezes o pA?blico presente, fazendo uma reflexA?o das atitudes aplicadas em sala de aula. a�?Precisamos motivar os nossos alunos e mostrar a eles o caminho, jamais desacreditando nas suas capacidadesa�?, salientou ele.
Ao final da palestra, o diretor-geral Oscar Harthmann e o diretor do departamento de ensino, Orlando Cristofolini, fizeram uma homenagem ao palestrante e professor, convidando o mesmo a retornar outras vezes a Rio do Sul. a�?Foi um grande prazer poder ouvir suas experiA?ncia e propiciar uma reflexA?o a todos os educadores do IFCa�?, completou Orlando.

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* Texto e fotos: CECOM/Rio do Sul.

IFC debate importA?ncia social do cA?o-guia

cao-guia2No dia 29/04, o Instituto Federal Catarinense (IFC) CA?mpus CamboriA? sediou o debate sobre o a�?CA?o-guia no contexto atuala�?. O evento, em comemoraA�A?o ao dia internacional de cA?es-guia, reuniu autoridades do IFC, alunos do projeto, usuA?rios de cA?es-guia e entidades representativas das pessoas com deficiA?ncia.

Para abrir a discussA?o, o reitor do IFC, Francisco JosA� MontA?rio Sobral, ressaltou o pioneirismo do cA?mpus CamboriA? ao criar o primeiro curso da AmA�rica Latina de pA?s-graduaA�A?o, em nA�vel de especializaA�A?o, de Treinador e Instrutor de CA?es-guia. O diretor-geral do cA?mpus, RogA�rio LuA�s Kerber, concordou com o reitor e afirmou ser a�?desafiador fazer parte da conduA�A?o de um projeto complexo e com grande responsabilidade sociala�?.

Na oportunidade, os usuA?rios de cA?es-guia, Felipe e Gabriel, relataram as experiA?ncias com os cA?es e a transformaA�A?o que a tecnologia assistiva causou em suas vidas. O coordenador do curso, Paulo Ricardo Garcia Martins, relembrou que o Centro de FormaA�A?o jA? entregou seis cA?es, sendo cinco em efetivo trabalho. a�?Ainda vamos formar nove duplas para finalizar o edital e jA? temos a previsA?o de um novo para agosto. Gostaria de destacar tambA�m a presenA�a do diretor de bem-estar animal da Prefeitura de Blumenau, Eliomar Russi, que mediou toda aA�A?o de liberaA�A?o e acompanhamento do treinamento das duplas em Blumenau, junto A� Secretaria de Transporte (Seterb), para conscientizaA�A?o no transporte coletivo e da populaA�A?o blumenauensea�?, afirmou.

O coordenador ressaltou que, para o segundo semestre deste ano, serA? aberta uma nova turma de alunos para o curso de Treinador e Instrutor de CA?es-guia. a�?SerA?o ofertadas 10 vagas, sendo 9 para os Centros de FormaA�A?o dos outros Institutos Federais (IFs) e uma para o Uruguaia�?, finalizou.

Confira mais fotos do evento aqui.

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* Texto e fotos: CECOM/CamboriA?.

IFC expA�e 12 trabalhos na 9A? ReciclAA�A?o

reciclacao3O Instituto Federal Catarinense (IFC) participou, de 15 a 18 de abril, da 9A? Feira de Reciclagem e Meio ambiente Industrial e do SimpA?sio Nacional de Reciclagem, Saneamento e GestA?o Ambiental (ReciclAA�A?o), realizados no Parque Vila GermA?nica, em Blumenau. Ao todo foram expostos 12 trabalhos de pesquisa, realizados nos cA?mpus do IFC em Blumenau, CamboriA? e ConcA?rdia. A participaA�A?o do IFC foi coordenada pelo NA?cleo de GestA?o Ambiental (NGA), tendo como parceiros a Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC/Blumenau) e o Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC/Gaspar). O stand foi compartilhado entre as trA?s instituiA�A�es, sendo que o IFC aproveitou a oportunidade para informar aos presentes sobre os cursos e formas de ingresso.

Entre os objetivos do evento estava a promoA�A?o da sustentabilidade, a geraA�A?o e realizaA�A?o de negA?cios entre fornecedores e consumidores de mA?quinas, equipamentos, tecnologias e serviA�os direcionados a setores como:

  • meio ambiente industrial;
  • construA�A?o civil;
  • indA?stria tA?xtil;
  • indA?stria extrativa mineral;
  • agronegA?cio;
  • compostagem;
  • anA?lise e captaA�A?o de A?guas de chuva;
  • reutilizaA�A?o e destinaA�A?o de lodos de esgotos;
  • energias alternativas e renovA?veis.

A ReciclAA�A?o visou, ainda, aproximar e promover a integraA�A?o entre a comunidade cientA�fica e os setores pA?blico e privado, alA�m de realizar oA�III SimpA?sio Nacional de Reciclagem e GestA?o Ambiental, evento tA�cnico-cientA�fico que teve a participaA�A?o de renomados palestrantes, mestres, doutores e profissionais.

 

Trabalhos expostos pelo IFC no ReciclaA�A?o.

 

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TA�tulo

Coordenador(a)

CA?mpus

1) AA�A?o antimicrobiana de A�leo essenciais contraA�Staphylococcus aureusA�eA�Pseudomonas aeruginosa. AlessandraA�A�Farias MIlezzi A�ConcA?rdia
2) Efeito antibiofilme do A?leo essencial deA�Cymbopogon martiniA�e geraniol sobre biofilme deA�Escherichia coli. AlessandraA�A�Farias MIlezzi A�ConcA?rdia
3) DeterminaA�A?o da atividade antibacteriana do A?leo essencial das folhasA�Cymbopogon flexuososA�contraA�Staphylococcus aureuseA�A�Pseudomonas aeruginosa. AlessandraA�A�Farias MIlezzi A�ConcA?rdia
4) AvaliaA�A?o da ObtenA�A?o enzimA?tica de A�steres etA�licos a partir de A?leo de frango em ultrassom. Maria Manuela Caminho Feltes A�ConcA?rdia
5) CaracterizaA�A?o de A?leo de vA�sceras de frango para ser utilizado como substrato em reaA�A�es de etanA?lise. Maria Manuela Caminho Feltes A�ConcA?rdia
6) O processo de ambientalizaA�A?o curricular em cursos superiores do Instituto Federal de EducaA�A?o CiA?ncia e Tecnologia Catarinense CA?mpus CamboriA? .(SC, Brasil): diagnA?stico prA�vio e perspectivas Maria AmA�lia Pellizetti A�CamboriA?
7) ImplantaA�A?o deA�WetlandsA�construA�dos para tratamento de efluentes produzidos pela atividade agropecuA?ria. Renata Ogusucu A�CamboriA?
8) AnA?lise qualitativa da A?gua da Bacia hidrogrA?fica do Rio CamboriA? (SC): em andamento. LetA�cia Rabelo A�CamboriA?
9) RepresentaA�A�es sociais de lixo: uma proposta de educaA�A?o. Josete M. Stahelin Pereira A�CamboriA?
10) MemA?ria dos idosos como instrumento de avaliaA�A?o dos impactos da urbanizaA�A?o sobre a mata ciliar do rio CamboriA? a�� SC e seu reflorestamento. LetA�cia Rabelo A�CamboriA?
11) Gerenciamento dos resA�duos sA?lidos gerados no IFC Campus CamboriA?. LetA�cia Rabelo A�CamboriA?
12) EducaA�A?o Ambiental como metodologia de ressignificaA�A?o da relaA�A?o sujeito-sociedade-natureza e na compreensA?o da relaA�A?o ambiente escolar e natureza. Daniel Minuzzi de Souza A�Blumenau

 

 

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** Texto: CECOM/Reitoria.

** Fotos: DivulgaA�A?o/DA�bora Toniolo Rau.

AcadA?micos de Sombrio desenvolvem pesquisa no Festival de Balonismo

pesquisa3Durante o 27A? Festival Internacional de Balonismo de Torres/RS, que aconteceu de 30 de abril a 03 de maio, acadA?micos dos cursos superiores de Tecnologia em GestA?o do Turismo, Tecnologia em Redes de Computadores e Licenciatura em MatemA?tica do CA?mpus AvanA�ado Sombrio realizaram pesquisa focada na gestA?o do conhecimento, junto aos visitantes do evento.

A atividade, inserida no A?mbito do projeto de pesquisa “AnA?lise da percepA�A?o da qualidade do visitante sobre o 27A? Festival Internacional de Balonismo”, avaliarA? os aspectos inerentes A� infraestrutura, serviA�os e atendimento ao pA?blico durante o evento.

O projeto, que em 2015 estarA? na sua segunda ediA�A?o, A� a�?ponto chave e inicial para a melhoria contA�nua da atividade turA�stica em Torres, pois sem informaA�A�es precisas e realistas nA?o A� possA�vel pensar em planejamento estratA�gico baseado na qualidade, na inovaA�A?o e na competitividadea��, destaca Maria EmA�lia Martins, coordenadora do projeto.

Fruto de parceira entre o CA?mpus e a Prefeitura de Torres, desde o inA�cio do semestre os acadA?micos preparam o questionA?rio de pesquisa e passam por treinamentos de postura, comportamento, abordagem ao pA?blico e demais capacitaA�A�es, a fim de obter o mA?ximo desempenho na execuA�A?o da atividade. Neste ano o CA?mpus terA? 21 acadA?micos atuando como pesquisadores, 12 atuando como recepcionistas no acesso principal do Parque do Balonismo e quatro atuando na divulgaA�A?o do IFC e dos cursos do CA?mpus, alA�m de contar com o apoio dos bolsistas e de uma aluna egressa do curso.

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* Texto e foto: DivulgaA�A?o/Sombrio.