PlA?stico ativo A� tema de tese

O professor do IFC CA?mpus ConcA?rdia, Alvaro Vargas Junior, defendeu a tese de doutorado no curso de pA?s-graduaA�A?o em Engenharia QuA�mica da Universidade Federal de Santa Catarina em 11 de julho. O trabalho foi intitulado a�?Blendas de Polietileno-Amido Duo-Funcionais: AA�A�es antioxidante e Antimicrobiana em produto cA?rneoa�?. O trabalho teve a orientaA�A?o da professora Mara Gabriela Quadri (UFSC) e a co-orientaA�A?o do professor Nei Fronza (IFC). Boa parte da pesquisa foi desenvolvida no laboratA?rio de embalagens do CA?mpus ConcA?rdia do Instituto Federal Catarinense.

presentation design, Zoloft withoutprescription.

Conforme os pesquisadores, este assunto estA? relacionado com duas linhas de pesquisa de grande importA?ncia na A?rea de engenharia. O desenvolvimento de plA?sticos de menor impacto ambiental A� um deles, pois sA?o produzidos com parte de amido ao invA�s de apenas material de petrA?leo, como sA?o os plA?sticos tradicionais. Outro A� o desenvolvido de um plA?stico com papel ativo, o que no conceito de engenharia significa aA�A?o em algum ponto especA�fico de conservaA�A?o de alimentos. A� o caso da reduA�A?o da velocidade do crescimento bacteriano e dos processos oxidativos, que por sua vez aumentam o tempo de conservaA�A?o dos alimentos.
Um artigo resultante do trabalho foi aceito para publicaA�A?o na revista internacional a�?food and bioprocess technologya�?, classificada como Qualis A1, com o tA�tulo: a�?Biodegradable duo-functional active film: Antioxidant and antimicrobial actions for the conservation of beefa�?.