Prefeitura de Blumenau oficializa doação de terreno para o IFC

O prefeito de Blumenau, Mario Hildebrandt, sancionou nesta terça-feira (18) o projeto de lei, de autoria do Executivo, que autoriza a doação de um terreno do município para o Instituto Federal Catarinense (IFC). A área, de cerca de 12 mil m², fica na Rua Fritz Koegler, no Bairro Fortaleza, em Blumenau; a proposta inicial é que o terreno abrigue uma nova sede para a Reitoria da instituição.

A cerimônia de sanção do projeto foi realizada às 9h30, no salão nobre da Prefeitura. Após a assinatura do prefeito, a reitora do IFC, professora Sônia Regina de Souza Fernandes, assinou o projeto como testemunha, juntamente com o ex-prefeito Victor Fernando Sasse e o vereador Gilson de Souza.

De acordo com a reitora, a doação do terreno vem ao encontro da necessidade institucional de melhoria de condições de trabalho dos servidores da Reitoria – e, consequentemente, o atendimento interno e externo. “Hoje, o espaço que agrega os servidores é muito limitado. Com essa doação, temos a possibilidade de fazer um investimento, a médio e longo prazo, para melhorar as condições. Uma nova reitoria também possibilita a readequação do nosso prédio da Ponta Aguda para outras funções – como, por exemplo, a oferta de Educação a Distância ou das pós-graduações lato e stricto sensu e demais cursos que atendam Blumenau e região.”

A professora Sônia ressalta que a cessão do terreno é resultado de um trabalho de planejamento realizado pela gestão. “Nós identificamos essa fragilidade no ponto de vista da infraestrutura – e, principalmente, de espaço – no atual prédio e começamos a buscar alternativas, em um processo que resultou nessa doação por parte da Prefeitura.”

Para o prefeito de Blumenau, a sanção do projeto de lei representa a consolidação de uma parceria entre o município de Blumenau e o IFC. “Esta é a pedra fundamental de uma relação que tende a crescer e se fortalecer, e que vai possibilitar ações que vão dar oportunidade de qualificação e busca de conhecimento aos jovens da nossa cidade, tanto no âmbito da formação técnica e ensino médio quanto no do ensino superior e das pós-graduações”, afirma. “O município de Blumenau compreende a importância dos Institutos Federais na região e em Santa Catarina. A presença do Instituto Federal em nossa cidade – e também de instituições como a UFSC, a Furb – estabelece Blumenau como um polo de formação e conhecimento em diversos níveis”, conclui Hildebrandt.

A cerimônia de sanção do projeto contou ainda com a presença da pró-reitora de Ensino do IFC, Josefa Surek; do pró-reitor de Administração, Stefano Demarco; do pró-reitor de Desenvolvimento Institucional, José Luis Ungericht; do pró-reitor de Pesquisa, Cladecir Schenkel; da diretora-geral do Campus Blumenau, Marilane Wolff Paim; do diretor-geral do Campus Brusque, Hélio Maciel Gomes; do diretor-geral do Campus Camboriú, Rogério Luís Kerber, da professora Jamile Silva – representando o pró-reitor de Extensão do IFC, Fernando Garbuio; da diretora-geral da Secretaria Municipal de Educação, Marilete de Souza; do secretário municipal de Desenvolvimento Urbano, Ivo Bachmann Jr. e do presidente da Fundação Cultural de Blumenau, Rodrigo Ramos.

Texto e Imagem: Cecom/Reitoria/Thomás Müller