Projeto Super AA�A?o age na proteA�A?o dos direitos da crianA�a e do adolescente

Informar e prevenir sA?o os eixos do Projeto de ExtensA?o Super AA�A?o, que surgiu em 2015 por meio de aA�A?o de ensino no Instituto Federal Catarinense (IFC) – Campus Araquari e, em outubro de 2016, retornou com o objetivo de atuar no campo da defesa e proteA�A?o dos direitos da crianA�a e do adolescente, com aA�A�es informativas e recreativas em ambientes escolares e comunitA?rios.A�Envolvendo 19 estudantes que atuam como bolsistas voluntA?rios e profissionais, tais como arte-educador, conselheiro tutelar, enfermeira, professor, biA?logo, assistente social, comunicadora, pedagogo/psicanalista, o projeto permite que os envolvidos tenham a oportunidade de agir em um campo sensA�vel que afeta milhares de jovens. a�?Os jovens precisam de orientaA�A?o sobre esse problema, mas muitas vezes se sentem inibidos em discutir o assunto com adultos. Assim, a abordagem de jovens falando para jovens A� uma estratA�gia de enfrentamento aos problemas de uso de drogas nesse grupo etA?rioa�?, diz a estudante Jayneffer Elisa.

A proposta do coordenador do projeto Super AA�A?o, professor Roberto Dombroski de Souza, A� justamente esta: permitir que jovens falem com jovens e, por meio da sua criatividade e desenvoltura, construam mecanismos de superaA�A?o dos dilemas sociais. a�?Aos estudantes do IFC estA? a responsabilidade de desenvolver aA�A�es de informaA�A?o, prevenA�A?o e proteA�A?o dos direitos da crianA�a e do adolescente, como forma de envolver a sociedade local e regional sobre os meios de enfrentamento das violA?ncias e abusos de crianA�as e adolescentesa�?, explica ele.

A criatividade, a capacidade de inovaA�A?o, a energia latente e a percepA�A?o de problemas sociais entre os estudantes participantes do projeto sA?o externalizadas A� comunidade por meio de jogos temA?ticos, histA?rias em quadrinhos, cartazes, desenhos, mA?sicas, parA?dias, palestras em formato de teatro e contaA�A?o de histA?ria com fantoches. Essas atividades compA�em o eixo 1 do Super AA�A?o (aA�A?o informativa) e tA?m como pA?blico crianA�as, adolescentes e adultos de eventos nas escolas CEIs e espaA�os pA?blicos.A�a�?As palestras tA?m por objetivo informar a crianA�a e o adolescente sobre seus direitos, sobre as violA?ncias e sobre os mecanismos de denA?nciasa�?, reforA�a o coordenador.

JA? no eixo 2 do projeto (aA�A?o preventiva), sA?o desenvolvidas atividades recreativas para crianA�as e adolescentes, com o objetivo de criar momentos de brincadeiras. a�?A estratA�gia A� colocar a crianA�a em movimentos corporais por meio de brinquedos e brincadeiras diversas. Assim os profissionais poderA?o observar o desenvolvimento e a interaA�A?o das crianA�as e, com isso, perceber eventuais suspeitas de crianA�as vA�timas de violA?nciasa�?, relata Roberto.

O projeto Super AA�A?o segue em atividade atA� outubro de 2017 e, para o seu desenvolvimento, foram realizadas parcerias com diversas instituiA�A�es, como o Conselho Tutelar e Conselho Municipal de Direitos da CrianA�a e do Adolescente de Araquari, o MinistA�rio PA?blico de Santa Catarina, a AssociaA�A?o de MunicA�pios do Noroeste de Santa Catarina (Amunesc) e a OAB-SubseA�A?o Joinville.

Internamente, o projeto conta com o apoio de projetos do IFC – Campus Araquari, como a FA?brica de Software, que estA? desenvolvendo o sistema unificado Banco de Registros de Indicadores e NotificaA�A�es de CrianA�as e Adolescentes da RegiA?o da Amunesc (Brincar Amunesc) a ser utilizado pelos municA�pios da regiA?o; alA�m da parceria com o Nupe e a CGAE para a elaboraA�A?o de curso FIC EcapacitaA�A?o.

Assim, o projeto Super AA�A?o do IFC surge como uma mecanismo de aA�A�es conjuntas que buscam fortalecer as redes de proteA�A?o A� crianA�a e ao adolescente, principalmente no enfrentamento A� violA?ncia e ao abuso sexual de crianA�as e adolescentes. Ainda, ao disseminar informaA�A?o, colabora para que a comunidade tenha conhecimento sobre os direitos da crianA�a e do adolescente, fazendo cumprir o seu estatuto (ECA), para que estes nA?o sejam violados.

Os objetivos especA�ficos do Projeto de ExtensA?o Super AA�A?o sA?o:

• Capacitar jovens estudantes, do ensino mA�dio integrado do Campus Araquari, para participaA�A?o direta em aA�A�es comunitA?rias de defesa dos direitos da crianA�a e do adolescente;
  • Elaborar, com os serviA�os e equipamentos do municA�pio de Araquari e regiA?o, estratA�gias de enfrentamento A�s violaA�A�es de direitos da crianA�a e do adolescente, em destaque, aquelas relacionadas ao abuso e A�s violA?ncias sexual, fA�sica e psicolA?gica;
  • Realizar atividades recreativas e lA?dicas em escolas e espaA�os pA?blicos inerentes aos direitos da crianA�a e do adolescente;
  • Promover e defender os direitos da crianA�a e do adolescente por meio de material informativo destinado a toda a sociedade local;
  • Estimular, nas pessoas, o convA�vio social saudA?vel, afetivo, criativo, produtivo e participativo no ambiente escolar e familiar, de forma que a crianA�a e o adolescente tenham seu bom desenvolvimento;
  • write reviews, buy dapoxetine online.

• Produzir e divulgar os conhecimentos adquiridos durante a execuA�A?o do projeto em eventos acadA?micos e de interesse social por meio de apresentaA�A?o de trabalhos, oficinas e palestras.

*Texto: Cecom/Reitoria,A�por Nicole Trevisol | Jornalista MTE 02499 JP-SC.

**Imagens: DivulgaA�A?o/Projeto Super AA�A?o.