Rede Federal e FinlA?ndia estreitam relaA�A�es

Conhecer o sistema educacional finlandA?s, observar a relaA�A?o das universidades com as empresas, prospectar parcerias e discutir os primeiros resultados do programa Professores para o Futuro sA?o alguns dos objetivos da delegaA�A?o brasileira que cumprirA? agenda na FinlA?ndia ao longo dos dias 21 a 25 de setembro. A missA?o tA�cnica foi organizada pelo Conselho Nacional das InstituiA�A�es da Rede Federal de EducaA�A?o Profissional, CientA�fica e TecnolA?gica (Conif).

A delegaA�A?o A� composta por reitores, assessores de RelaA�A�es Internacionais das instituiA�A�es da Rede Federal e representantes do MinistA�rio da EducaA�A?o (MEC), que visitarA?o universidades e empresas na capital finlandesa, Helsinque, e nas cidades de Hamelina, Tampere e Turku. A programaA�A?o inclui debates, apresentaA�A?o do sistema educacional brasileiro e participaA�A?o em seminA?rios.

Para a realizaA�A?o da missA?o, o Conif conta com o apoio do MinistA�rio da EducaA�A?o da FinlA?ndia, da ConferA?ncia de Reitores de Universidades de CiA?ncias Aplicadas da FinlA?ndia (Arene), da AssociaA�A?o Finlandesa de Desenvolvimento do Ensino TA�cnico e Profissional (AMKE), do Centro Internacional para Mobilidade da FinlA?ndia (CIMO) e da ConfederaA�A?o da IndA?stria Finlandesa (EK).

presentation slides, cheap dapoxetine. Professores para o futuro a�� Em 2014 e 2015, ao total, 62 docentes da Rede Federal de EducaA�A?o Profissional, CientA�fica e TecnolA?gica, selecionados nas duas primeiras etapas do programa Professores para o Futuro, realizaram intercA?mbio de capacitaA�A?o naquele paA�s do norte europeu. A iniciativa da Secretaria de EducaA�A?o Profissional e TecnolA?gica (Setec) e do Conselho Nacional de Desenvolvimento CientA�fico e TecnolA?gico (CNPq) estimula a estruturaA�A?o de projetos de desenvolvimento socioeconA?mico por meio de intercA?mbio de professores da rede em universidades da A?rea de ciA?ncias aplicadas na FinlA?ndia.

* Texto: Assessoria de ComunicaA�A?o/Conif.