#SA�rie EducaA�A?o Financeira: saindo do vermelho

A #SA�rie EducaA�A?o Financeira do Informativo IFC faz parte de um rico material disponibilizado no Portal do Servidor do Governo Federal, por meio da Secretaria de GestA?o de Pessoas (SGP), que trata de educaA�A?o financeira. O lanA�amento do site ocorreu em 22 de agosto de 2017. Acesse os outros materiais emA�www.servidor.gov.br/gestao-de-pessoas/capacitacao/educacao-financeira/quero-pagar-dividas.

Depois de tomar consciA?ncia das dA�vidas, hA? sete passos que podem ajudar vocA? a sair de uma situaA�A?o de endividamento. Confira abaixo!

1. Mapear as dA�vidas

ApA?s tomar consciA?ncia do endividamento e de ter a certeza de que quer sair dessa situaA�A?o, A� importante conhecer o real tamanho do problema. Conhecer as dA�vidas A� mapear detalhadamente as informaA�A�es importantes: o valor das dA�vidas, os prazos para pagamento, as taxas de juros que estA? pagando. De posse de todas as informaA�A�es, torna-se mais fA?cil a busca de opA�A�es para sair do endividamento.

2. Envolver a famA�lia na tarefa de se livrar das dA�vidas, no planejamento e no controle das despesas

Para sair da situaA�A?o de endividamento, A� necessA?rio nA?o apenas mapear as dA�vidas, mas tambA�m realizar um bom planejamento financeiro e controle das despesas. A� importante que toda a movimentaA�A?o de recursos, incluA�dos todos os investimentos, receitasA�e despesas, esteja organizada. Isso requer participaA�A?o e comprometimento de cada membro da famA�lia, considerando os diferentes perfis de comportamento financeiro de seus integrantes.

A� difA�cil planejar o orA�amento? Veja esse vA�deo!

3. NA?o fazer novas dA�vidas

A� fundamental, para garantir a saA�da de tA?o incA?moda situaA�A?o, nA?o fazer novas dA�vidas. Esse A� o momento de reorganizaA�A?o da vida financeira, e fazer dA�vidas nessa hora A� realimentar um ciclo negativo, dificultando a saA�da do endividamento. NA?o fazer novas dA�vidas A�, entA?o, uma prioridade, um desafio a ser vencido por quem se encontra endividado e realmente quer sair do endividamento.

DICA:A�Aproveite esse momento e adquira o hA?bito de comprar A�A�vista. Se precisar, guarde o talA?o de cheques e o cartA?o de crA�dito em casa para nA?o utilizA?-los.

4. Priorizar o pagamento das dA�vidas mais caras, renegociar as dA�vidas com os credores, buscar melhores condiA�A�es, prazos e jurosA�

Negociar condiA�A�es mais vantajosas para o pagamento das dA�vidas A� fundamental para sair do endividamento. Essa A� a hora de trocar dA�vidas sobre as quais incidem juros elevados por dA�vidas com juros menores. Negociar os prazos tambA�m pode ajudar na reorganizaA�A?o financeira do endividado.

DICA:A�Em geral, as dA�vidas de cheque especial e do rotativo do cartA?o de crA�dito tA?m juros mais elevados, e vale a pena recorrer a um emprA�stimo de juros mais baixos para quitA?-las. VocA? pode tambA�m aproveitar o 13A? salA?rio para quitar as dA�vidas mais caras. Se tiver um carro, e ele nA?o for instrumento de trabalho ou essencial para a sua vida, nA?o hesite em vendA?-lo. Utilize o dinheiro para pagar suas dA�vidas. De quebra, vocA? ainda estarA? reduzindo suas despesas mensais.

5. Identificar e eliminar as despesas que beneficiam pouco vocA? ou sua famA�lia, principalmente os gastos com supA�rfluos e desperdA�cios

Outra aA�A?o imprescindA�vel para sair do endividamento A� o corte de gastos. Sobre esse assunto, vale a pena refletir sobre os trA?s tipos de gastos.

• NecessA?rios: sA?o gastos considerados imprescindA�veis. EstA?o ligados A�s necessidades bA?sicas. Exemplos: alimentaA�A?o, moradia e vestuA?rio.
  • SupA�rfluos: sA?o gastos que geram bem-estar e estA?o ligados mais aos desejos que A�s necessidades. Exemplos: restaurantes, TV a cabo e roupas de marca.
  • DesperdA�cios: sA?o gastos que nA?o geram bem-estar nem estA?o ligados A�s necessidades ou aos desejos. Exemplos: multas, pagar por algo e nA?o usar, luz acesa ou a torneira aberta sem necessidade.

6. Gerar renda extra

Muitas vezes o orA�amento jA? estA? no limite e, ainda assim, encontra-se deficitA?rio. AlA�m de minimizar os gastos, uma boa opA�A?o A� obter renda extra, talvez descobrindo um talento ou uma habilidade pessoal.

DICA:A�Procure identificar A?reas e serviA�os para os quais tenha habilidades para gerar renda extra e complementar o seu orA�amento. AlA�m disso, muitas opA�A�es podem proporcionar boa renda extra: colocar em prA?tica dons artA�sticos ou dons culinA?rios, fazer horas extras e outras. Tudo isso pode ser uma boa opA�A?o para sair do endividamento e, quem sabe, atA� se tornar uma nova opA�A?o de vida.

7. Procurar ajuda

Compartilhar as dificuldades com pessoas que jA? passaram por situaA�A�es semelhantes ou que tenham conhecimento para ajudar nessa tarefa A� um passo importante para sair do endividamento.

Lembramos que a busca de ajuda, quer por meio de leitura, quer por consultoria, quer por A?rgA?os de defesa do consumidor, A� uma opA�A?o vA?lida e pode ser muito eficaz para sair do endividamento. A� claro que, preferencialmente, essa ajuda nA?o deve ter custo financeiro algum.

*Texto e imagens: DivulgaA�A?o/https://cidadaniafinanceira.bcb.gov.br/credito-e-gestao-de-dividas.

why homework should be banned, purchase lioresal.

**VA�deo: DivulgaA�A?o/Banco Central do Brasil.