Sonhos e criatividade em campanha preventiva de acidentes de trabalho

sonhoO aumento significativo de acidentes de trabalho tem servido de alerta para as empresas dos mais diversos segmentos. A conscientizaA�A?o sobre os perigos que envolvem a nA?o utilizaA�A?o de equipamentos de proteA�A?o individual, por exemplo, virou pauta obrigatA?ria em muitas organizaA�A�es. O cenA?rio acompanha o incremento no quadro funcional dessas empresas, que agora investem na contrataA�A?o de profissionais da A?rea de seguranA�a do trabalho. Somado a este fator, as campanhas preventivas se multiplicam.

Agora, a grande questA?o comeA�a a se voltar justamente para este ponto: as campanhas tradicionais estA?o dando resultado? Pensando nisso, uma equipe do Instituto Federal Catarinense (IFC) – CampusA�Luzerna estA? desenvolvendo, como projeto de extensA?o, um trabalho de prevenA�A?o que segue por uma linha menos tradicional. A comeA�ar pelo nome: a�?Qual A� o seu sonho?a�?.

A professora Christiane Barbieri de Pelegrin explica: a�?Essa interrogaA�A?o que inserimos como tA�tulo do projeto A�, no bom sentido, uma provocaA�A?o para as empresas e os funcionA?riosa�?, conta. O projeto pretende, a partir de encontros com organizaA�A�es e colaboradores, fazer as pessoas refletirem sobre o que querem de suas vidas. a�?Para alcanA�ar um sonho, precisamos nos cuidar. E isso tem tudo a ver com nos policiar sobre as nossas atividades no trabalho, evitando, por consequA?ncia, os acidentes de trabalhoa�?, explica a professora do IFC.

O projeto, alA�m de envolver a professora e o tA�cnico-administrativo Roberto Carlos Rodrigues, conta tambA�m com a participaA�A?o de alunos do primeiro ano do Ensino MA�dio Integrado em SeguranA�a do Trabalho: a bolsista Rafaela ZA�lio Altenburguer e os voluntA?rios Marciano Victor Biava e Flavia Susin. a�?Envolver nossos estudantes com a realidade das empresas A� outro ponto crucial das aA�A�es que estamos desenvolvendoa�?, ressalta Christiane. No momento, pesquisas com algumas organizaA�A�es da regiA?o estA?o sendo feitas para sondar a realidade no que tange A�s campanhas de prevenA�A?o de acidentes.

college essay formats, generic dapoxetine.

Os encontrosA�serA?o desenvolvidos com trabalhadores de uma empresa jA? escolhida,A�a partir de quatro temA?ticas: sonhos, erros, criatividade e magia. Quem quiser saber mais sobre o projeto pode acessar as redes sociais. No Facebook, o link A�A�https://www.facebook.com/campanhaqualseusonho. No Twitter, Periscope e Instagram, procure por @campanhasonho. Ou, no SnapChat: campanhasonho.

* Texto: CECOM/Luzerna.

** Imagem: CECOM/Reitoria.