Brasil – Governo Federal – Ministério da Educação

Audiodescrição no desfile da Oktoberfest

A 33ª edição da Oktoberfest de Blumenau está trazendo uma novidade no campo da acessibilidade. No dia 22 de outubro, o último desfile dessa edição contará com o recurso da audiodescrição, permitindo que os espectadores com deficiência visual assistam ao evento com autonomia e em igualdade de condições.

A profissional responsável pelo recurso chama-se Rosa Matsushita, que virá de São Paulo através da Secretaria Municipal de Turismo (SP). Rosa é jornalista, palestrante, professora e audiodescritora, especializada em tradução de imagens em diversas mídias, como filme, teatro, seminários, shows, missas, livros didáticos e paradidáticos, comerciais de TV, entre outras. Durante o desfile, ela traduzirá em palavras os trajes típicos, brinquedos, carros e demais elementos visuais.

A audiodescrição será realizada via transmissor de rádio FM. Quem desejar utilizar esse recurso deverá levar um celular com rádio FM (que possa ser sintonizado manualmente, porque se entrará em uma frequência que não existe na região) e fones de ouvido. Também podem ser utilizados MP3s e rádios de pilha com sintonia em FM. O mais indicado é o celular, para captação de uma audiodescrição de qualidade e livre de excessivos ruídos.

Além disso, as pessoas com deficiência visual poderão participar do desfile dentro do Bondpeia, sob a organização da Sociedade Cultural Amigos do Centro Braille (ACBB). Quem tiver interesse deve confirmar sua presença enviando um e-mail para acbb.blumenau@gmail.com, informando seu nome completo, cidade de origem e número de telefone celular. E, para todas as pessoas, fica o convite de ouvir a transmissão desta importante novidade no desfile da Oktoberfest!

*Texto: Napne/Reitoria.

Compartilhar Facebook Compartilhar Twitter

Esta notícia foi editada na quarta-feira, 19 de outubro de 2016, às 20:12 por Nicole Trevisol.

Últimas notícias: