Campus Videira realiza, com A?xito, mais uma ediA�A?o local da Mostra Brasileira de Foguetes

A comunidade do bairro Rio das Pedras foi o local escolhido neste ano para o lanA�amento de foguetes da fase local da Mostra Brasileira de Foguetes a�� EdiA�A?o 2016. Os protA?tipos, produzidos por alunos de ensino mA�dio integrado do Instituto Federal Catarinense – Campus Videira e confeccionados com garrafas PET, A� medida que decolavam, deixavam no ar um extenso rastro de espuma. A subida acontece devido ao gA?s produzido a partir da reaA�A?o quA�mica entre vinagre e bicarbonato de sA?dio, que expele violentamente o lA�quido para trA?s e, consequentemente, o foguete para frente (Lei da AA�A?o e ReaA�A?o, de Isaac Newton). Foram 92 voos, dos quais vA?rios ultrapassaram os cem (100) metros, fato que orgulhou estudantes, familiares e espectadores que torciam por suas equipes.

“Tivemos a satisfaA�A?o de ver um foguete atingindo 351 metros de distA?ncia. Mais uma vez, as equipes superaram as expectativas, estavam bastante motivadas em funA�A?o do 1A? lugar conquistado pelo argument paper, order Zoloft. CampusA�Videira na fase nacional em 2015. Adquiriram experiA?ncia no desenvolvimento dos foguetes e, por isso, se sentiram seguras. AtA� se alcanA�ar voo, sA?o inA?meros testes. O aperfeiA�oamento acontece durante as tentativasa�?, revelou o professor de FA�sica do IFC, Jaquiel Fernandes, coordenador da atividade.

O destaque deste ano ficou com a equipe do 3A� ano de EletroeletrA?nica, composta pelos alunos Lauana Cenci, Lucas Andrick e Pedro BudA? Lorenzzoni. O foguete da equipe atingiu a distA?ncia de 351 metros, superando o recorde nacional de 333 metros, obtido, em 2014, pela equipe do ColA�gio Uirapuru, da cidade de Sorocaba-SP. A equipe destaque na fase local de cada instituiA�A?o participante serA? convidada para a X Jornada de Foguetes, onde farA? o lanA�amento de seu foguete perante uma comissA?o julgadora.

Sobre o evento

A iniciativa faz parte da OlimpA�ada Brasileira de Astronomia e AstronA?utica (OBA) e da Mostra Brasileira de Foguetes, que sA?o organizadas anualmente pela Sociedade AstronA?mica Brasileira (SAB) em parceria com a AgA?ncia Espacial Brasileira (AEB). Durante o trabalho, os participantes aprendem e colocam em prA?tica a Lei FA�sica da AA�A?o e ReaA�A?o, de Isaac Newton. Para isso, A� utilizado um combustA�vel feito a partir da mistura de vinagre com bicarbonato de sA?dio (fermento em pA?). AlA�m de elaborarem os foguetes, os estudantes constroem a base de lanA�amento. Ao final da OBA e da MOBFOG, todos os alunos recebem um certificado de participaA�A?o impresso, no qual consta o seu nome e a informaA�A?o sobre a medalha conquistada, quando for o caso. Todos os professores envolvidos no processo e os diretores escolares recebem os seus certificados.

Texto e imagens: CECOM/Videira.