Campus Videira realiza, com êxito, mais uma edição local da Mostra Brasileira de Foguetes

A comunidade do bairro Rio das Pedras foi o local escolhido neste ano para o lançamento de foguetes da fase local da Mostra Brasileira de Foguetes – Edição 2016. Os protótipos, produzidos por alunos de ensino médio integrado do Instituto Federal Catarinense – Campus Videira e confeccionados com garrafas PET, à medida que decolavam, deixavam no ar um extenso rastro de espuma. A subida acontece devido ao gás produzido a partir da reação química entre vinagre e bicarbonato de sódio, que expele violentamente o líquido para trás e, consequentemente, o foguete para frente (Lei da Ação e Reação, de Isaac Newton). Foram 92 voos, dos quais vários ultrapassaram os cem (100) metros, fato que orgulhou estudantes, familiares e espectadores que torciam por suas equipes.

“Tivemos a satisfação de ver um foguete atingindo 351 metros de distância. Mais uma vez, as equipes superaram as expectativas, estavam bastante motivadas em função do 1º lugar conquistado pelo Campus Videira na fase nacional em 2015. Adquiriram experiência no desenvolvimento dos foguetes e, por isso, se sentiram seguras. Até se alcançar voo, são inúmeros testes. O aperfeiçoamento acontece durante as tentativas”, revelou o professor de Física do IFC, Jaquiel Fernandes, coordenador da atividade.

O destaque deste ano ficou com a equipe do 3° ano de Eletroeletrônica, composta pelos alunos Lauana Cenci, Lucas Andrick e Pedro Budó Lorenzzoni. O foguete da equipe atingiu a distância de 351 metros, superando o recorde nacional de 333 metros, obtido, em 2014, pela equipe do Colégio Uirapuru, da cidade de Sorocaba-SP. A equipe destaque na fase local de cada instituição participante será convidada para a X Jornada de Foguetes, onde fará o lançamento de seu foguete perante uma comissão julgadora.

Sobre o evento

A iniciativa faz parte da Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica (OBA) e da Mostra Brasileira de Foguetes, que são organizadas anualmente pela Sociedade Astronômica Brasileira (SAB) em parceria com a Agência Espacial Brasileira (AEB). Durante o trabalho, os participantes aprendem e colocam em prática a Lei Física da Ação e Reação, de Isaac Newton. Para isso, é utilizado um combustível feito a partir da mistura de vinagre com bicarbonato de sódio (fermento em pó). Além de elaborarem os foguetes, os estudantes constroem a base de lançamento. Ao final da OBA e da MOBFOG, todos os alunos recebem um certificado de participação impresso, no qual consta o seu nome e a informação sobre a medalha conquistada, quando for o caso. Todos os professores envolvidos no processo e os diretores escolares recebem os seus certificados.

Texto e imagens: CECOM/Videira.

Esta notícia foi editada na quarta-feira, 11 de maio de 2016, às 16:25 por Nicole Trevisol.