Concerto didA?tico com NicolA?s Ciocchini no IFC

A�Na segunda-feira, dia 20 de marA�o, o mA?sico argentino NicolA?s Ciocchini apresentou um concerto didA?tico no auditA?rio do IFC a�� Campus SA?o Francisco do Sul, intitulado Viola mA�a, una aproximaciA?n al Tango desde la guitarra y la voz.

Na ocasiA?o, mais de cem pessoas aprenderam um pouco mais sobre gA?neros musicais platinos como o tango e a milonga, exemplificados ao vivo pelo artista atravA�s de diferentes canA�A�es do passado e do presente. No repertA?rio, apareceram desde Mi noche triste business plan write, buy clomid online. (Pascual Contursi/Samuel Castriota, 1917), considerado o primeiro tango-canA�A?o da histA?ria, atA� composiA�A�es atuais como Cantaba tangos (LimA?n GarcA�a/Pepe CA�spedes, 2010), passando pela obra de Atahualpa Yupanqui e demais payadores, como Gavino Ezeiza e Angel Villoldo.

A aluna Beatriz Wust, do curso tA�cnico em Guia de Turismo Integrado ao Ensino MA�dio, destacou a importA?ncia da atividade, pois o artista conseguiu demonstrar os temas propostos ao vivo, tornando a experiA?ncia de aprendizado sobre a mA?sica e a lA�ngua espanhola mais significativa. AlA�m disso, reconheceu que oportunidades raras como essa devem ser valorizadas e realizadas com mais frequA?ncia.

Aline Caroline, tambA�m estudante do curso de Guia de Turismo, elogiou a afinaA�A?o e a apresentaA�A?o do artista, que executou as mA?sicas com grande habilidade. TambA�m comentou que a atividade auxiliou na aprendizagem da lA�ngua espanhola, pois exercitou no momento sua habilidade de compreensA?o do idioma durante a explicaA�A?o do mA?sico no concerto didA?tico.

AA�professora Camila de Carli, de LA�ngua Portuguesa e LA�ngua Espanhola, disse que essa foi mais uma aA�A?o que deu certo. “O concerto musical proporcionado pelo IFC foi de grande valia para a comunidade interna e externa. AlA�m da boa mA?sica e da cultura apresentadas de maneira muito didA?tica, um dos objetivos tambA�m foi atingido: sensibilizar, especialmente os alunos, sobre o estudo, a compreensA?o e a importA?ncia da lA�ngua espanhola no mundo atual, alA�m de aproximar as culturas.a�?

A atividade foi viabilizada atravA�s de recursos do MinistA�rio de la Cultura (Presidencia de La NaciA?n, Argentina) e contou com o apoio de Lepick ProduA�A�es, MA?sica Esparsa e Instituto Federal Catarinense (IFC).

*Texto: Icaro Bittencourt.

**VA�deo: Fernando Stahelin, 2A? ano do MA�dio Integrado em Tec. de AdministraA�A?o.