IFC realiza atividades referentes a 12ª Semana de Ação Mundial

sombrio-social1 O IFC Câmpus Santa Rosa do Sul realizou em 25 e 26/09 diversas atividades referentes a 12a Semana de Ação Mundial, uma iniciativa da Campanha Global pela Educação realizada, simultaneamente em mais de 100 países, com o objetivo de envolver a sociedade civil em ações de incidência política. Neste ano, a semana ocorreu de 21 a 27 de setembro em todo o país, abordando o tema “Direito à Educação Inclusiva: por uma escola e um mundo para todos” com o objetivo de promover o respeito à diversidade a fim de erradicar a discriminação, em especial, com as pessoas que possuem deficiências físicas, sensoriais ou intelectuais.

A ação foi desenvolvida com as turmas de 1° e 2° ano do Curso Técnico em Agropecuária no ginásio de esportes da Instituição. Em um primeiro momento, os alunos participaram de uma contextualização teórico histórica sobre os principais marcos da educação inclusiva e os tipos de deficiências. Em seguida, foram realizadas atividades práticas nas quais os alunos tiveram a oportunidade de refletir sobre as deficiências por meio de simulações: (a) física – circuito em cadeira de rodas e pintura com os pés e boca; (b) visual – circuito com venda e guia, alfabeto braille e reconhecimento de objetos através do tato; (c) auditiva – músicas em Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS). Por fim, formou-se uma roda de fechamento onde o grupo discutiu algumas dicas de convivência com pessoas com deficiência.

A ação foi planejada por servidoras da Coordenação-Geral de Assistência ao Educando (CGAE) e Coordenação-Geral de Ensino (CGE), com o apoio do Núcleo de Atendimento às Pessoas com Necessidades Específicas (NAPNE). O grupo de trabalho foi composto por uma equipe interdisciplinar de técnico-administrativos: Cíntia Luzana da Rosa (Psicóloga), Cristiane Oliveira da Silva (Técnica em Assuntos Educacionais), Jadna dos Santos Nazário (Técnica em Enfermagem), Mara Rubia dos Santos Corrêa (Assistente Social), Mariluci Almeida da Silva (Orientadora Educacional), Vanessa Dias Espindola (Assistente Social) e Zaniria Martins Scheffer Cardoso (Coordenadora de Patrimônio).

sombrio-social6 sombrio-social5 sombrio-social4 sombrio-social3 sombrio-social2

* Texto e fotos: CECOM/Sombrio.

Esta notícia foi editada na quarta-feira, 8 de outubro de 2014, às 13:57 por Nicole Trevisol.