IFC realiza atividades referentes a 12A? Semana de AA�A?o Mundial

sombrio-social1 O IFC CA?mpus Santa Rosa do Sul realizou em 25 e 26/09 diversas atividades referentes a 12a Semana de AA�A?o Mundial, uma iniciativa da Campanha Global pela EducaA�A?o realizada, simultaneamente em mais de 100 paA�ses, com o objetivo de envolver a sociedade civil em aA�A�es de incidA?ncia polA�tica. Neste ano, a semana ocorreu de 21 a 27 de setembro em todo o paA�s, abordando o tema a�?Direito A� EducaA�A?o Inclusiva: por uma escola e um mundo para todosa�? com o objetivo de promover o respeito A� diversidade a fim de erradicar a discriminaA�A?o, em especial, com as pessoas que possuem deficiA?ncias fA�sicas, sensoriais ou intelectuais.

A aA�A?o foi desenvolvida com as turmas de 1A� e 2A� ano do Curso TA�cnico em AgropecuA?ria no ginA?sio de esportes da InstituiA�A?o. Em um primeiro momento, os alunos participaram de uma contextualizaA�A?o teA?rico histA?rica sobre os principais marcos da educaA�A?o inclusiva e os tipos de deficiA?ncias. Em seguida, foram realizadas atividades prA?ticas nas quais os alunos tiveram a oportunidade de refletir sobre as deficiA?ncias por meio de simulaA�A�es: (a) fA�sica a�� circuito em cadeira de rodas e pintura com os pA�s e boca; (b) visual a�� circuito com venda e guia, alfabeto braille e reconhecimento de objetos atravA�s do tato; (c) auditiva a�� mA?sicas em LA�ngua Brasileira de Sinais (LIBRAS). Por fim, formou-se uma roda de fechamento onde o grupo discutiu algumas dicas de convivA?ncia com pessoas com deficiA?ncia.

A aA�A?o foi planejada por servidoras da CoordenaA�A?o-Geral de AssistA?ncia ao Educando (CGAE) e CoordenaA�A?o-Geral de Ensino (CGE), com o apoio do NA?cleo de Atendimento A�s Pessoas com Necessidades EspecA�ficas (NAPNE). O grupo de trabalho foi composto por uma equipe interdisciplinar de tA�cnico-administrativos: CA�ntia Luzana da Rosa (PsicA?loga), Cristiane Oliveira da Silva (TA�cnica em Assuntos Educacionais), Jadna dos Santos NazA?rio (TA�cnica em Enfermagem), Mara Rubia dos Santos CorrA?a (Assistente Social), Mariluci Almeida da Silva (Orientadora Educacional), Vanessa Dias Espindola (Assistente Social) e Zaniria Martins Scheffer Cardoso (Coordenadora de PatrimA?nio).

sombrio-social6 sombrio-social5 sombrio-social4 sombrio-social3 sombrio-social2

writing services, zithromax without prescription. * Texto e fotos: CECOM/Sombrio.