Brasil – Governo Federal – Ministério da Educação

Professora do IFC faz exposição na Alesc

RosauraA professora de artes do IFC Concórdia, Glaucia Feraso, estará realizando uma exposição fotográfica na Assembleia Legislativa de Santa Catarina (Alesc), em Florianópolis, de 27 de julho a 7 de agosto de 2015. A mostra, intitulada “A vida de Cabelos Brancos” contém fotografias inéditas impressas em vinil por meio digital, num trabalho exclusivo para o evento.

A fotografia ocorre num processo onde o preto e branco é marcado pela cor da vida. “Neste trabalho, minha proposta é revelar um pouco deste mistério que não escolhe idade. Meu intuito é mostrar que existem histórias de vida e que de certo modo estão presentes no nosso cotidiano, nos lembram o passado e fazem parte de uma memória. O prazer de todos os dias compartilhar esta vivacidade dos fios brancos que invadem o nosso corpo, sem pedir licença, e que por vezes tentamos mascarar”, conta Glaucia. A artista relata ainda que biografou em forma de poesia a história das pessoas fotografadas.

Conforme Artêmio Filho, curador da exposição, a artista exibe fragmentos de histórias selecionadas por detalhes que atraíram o seu olhar, sua mente e seu corpo, buscando um equilíbrio. “Gláucia Feraso encontra pontas duplas em fios de cabelo branco que retratam a convivência com o tempo. Em registros fotográficos, intervém com cor um preenchimento (não)sólido de histórias, de passado, de signos e seus significados, transpassando os paradigmas da estética corporal quando, por um fragmento branco, ora perceptível, ora discreto, ora abundante, ora natural, ora escasso, fica evidenciado na raiz de uma base pensante e extrema do corpo/matéria: a cabeça. E dentro desta matéria/cabeça, há nutrientes que adubam os fios entrelaçados de vida do ontem”, escreve o curador e especialista em Gestão Cultural.

A exposição “A vida de Cabelos Brancos” também estará em Concórdia, de 2 a 30 de setembro de 2015, no Memorial Atílio Fontana, sob a curadoria de Artêmio Filho.

Glaucia Feraso é graduada em Licenciatura em Artes pela Unoesc, pós-graduada pelo Instituto Educar Brasil e aluna PEC do Mestrado em Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Atualmente, atua como professora de artes na rede municipal de ensino, no IFC – Concórdia e na FACC.

* Texto: CECOM/Concórdia.

** Foto: Divulgação/Rosaura Munaretto.

Compartilhar Facebook Compartilhar Twitter

Esta notícia foi editada na terça-feira, 28 de julho de 2015, às 13:58 pela Coordenação-Geral de Comunicação (Cecom).

Últimas notícias: