Projeto Ecobag precisa de você

IMG_0590A reutilização de lonas utilizadas na divulgação de ações do IFC, como faixas, banners, entre outros materiais, faz parte de um projeto da coordenação do Curso Técnico de Vestuário de Moda do Campus Ibirama. Na semana passada, trouxemos no Informativo a reportagem “Moda Sustentável: banners que viram bolsas”, que relatou o objetivo do projeto. Imediatamente após o envio do Informativo IFC, recebemos retornos, por e-mail e telefone, de servidores dos nossos campi, os quais pediram mais informações a respeito do assunto e sobre como encaminhar as suas lonas usadas para contribuir com o projeto.

O primeiro e-mail a chegar foi o da professora Marina Tété, do Campus Camboriú, a qual demonstrou interesse em entrar em contato com as idealizadoras do projeto. Isabela Dal-bó e Ana Silvia Vielmo são docentes no Campus Ibirama e, neste ano, iniciaram o projeto de confecção de ecobags, utilizando como matéria-prima a lona de banners usados em campanhas de divulgação anteriores. “O foco é reduzir, reutilizar e reciclar em busca de um mundo mais sustentável. Além disso, esta ação pode ser compreendida como reflexo do modo com que nos relacionamos com o mundo, na preservação do meio ambiente”, dizem as professoras.

Os trabalhos estão na fase inicial, serão desenvolvidos no decorrer de 2016 e visam atingir, além dos estudantes e docentes, a comunidade em geral. “Ao reutilizar materiais que seriam descartados, prolongamos a sua vida útil e agregamos valor de sustentabilidade. É isso que buscamos ensinar em sala de aula, um consumo consciente e ideias inovadoras que podem surgir a partir da ampliação da vida útil de materiais inusitados”, frisam elas.

Dar um descarte correto ou ainda aumentar a vida útil de materiais para outra finalidade, como uma bolsa, são primordiais no mundo atual. O IFC passa isso aos seus alunos e à comunidade interna e externa com projetos que estão de acordo com as necessidades sociais, ambientais e econômicas.

Você quer ajudar a dar continuidade ao projeto e reutilizar lonas que estão no seu campus? Isabela e Ana Silvia precisam de material para continuar com a produção de bolsas em 2016.

Escreva para moda@ibirama.ifc.edu.br, isabela.dalbo@ibirama.ifc.edu.br ou ana.silvia@ibirama.ifc.edu.br e contribua!

*Texto: CECOM/Reitoria.

**Fotos: Divulgação/Ibirama.

Esta notícia foi editada na sexta-feira, 18 de dezembro de 2015, às 13:08 por Nicole Trevisol.