Reitor do IFC realiza parcerias internacionais que beneficiam estudantes e docentes

CNF_0377O reitor do IFC, Francisco JosA� MontA?rio Sobral, participou, entre os dias 16 e 25 de setembro, da MissA?o Setec/Conif. Composta por reitores da Rede Federal de EducaA�A?o Profissional, CientA�fica e TecnolA?gica, a missA?o esteve em Portugal e na FinlA?ndia. A primeira visita foi ao Instituto PolitA�cnico do Porto (IPP), para conhecer a atuaA�A?o da instituiA�A?o nas A?reas de educaA�A?o, mA?sica, saA?de e engenharia. Na FinlA?ndia, foram realizadas visitas ao MinistA�rio da EducaA�A?o, na capital, e em oito (8) universidades de CiA?ncias Aplicadas (UCA) instaladas nas cidades de Helsinki, Hameenlinna, Tampere e Turku.

a�?Ao todo, a FinlA?ndia possui 25 universidades que ofertam nA�veis de educaA�A?o muito parecidos com os dos Institutos Federais no Brasil. Estivemos em 8 delas e pudemos verificar que, tanto na UCA como na IPP, sA?o ofertados cursos tA�cnicos, superiores, de pA?s-graduaA�A?o e de qualificaA�A?o. Foi possA�vel observar, ainda, que, na FinlA?ndia, a concepA�A?o de fazer um curso tA�cnico A� diferente daquela que o brasileiro tem: quase a metade da populaA�A?o passa por um curso tA�cnico integradoa�?, salienta.

Um dos principais objetivos de o IFC em participar da MissA?o foi observar e conhecer novas propostas educacionais, como tambA�m fomentar parcerias entre instituiA�A�es. OA�InstitutoA�assinarA? um convA?nio com a presidente do IPP, RosA?rio GambA?a, durante a *Reditec 2015, a fim deA�promover o intercA?mbio de estudantes e professores a partir de 2016. Outra novidade A� o lanA�amento de um novo edital entre a Setec e o CNPq referente ao programa Professores para o Futuro, com foco no intercA?mbio de capacitaA�A?o para a FinlA?ndia.

a�?Vejo que este A� mais um momento para firmar as parcerias. Estamos com os nossos cursos superiores consolidados e com bons conceitos, alA�m do Reconhecimento de o IFC ter conquistado o Conceito 4. Estes nA?meros nos dA?o, agora, suporte para ampliarmos a atuaA�A?o do IFC em nA�vel internacionala�?, reforA�a Sobral.

A delegaA�A?o da MissA?o Conif/Setec foi composta por reitores, assessores de RelaA�A�es Internacionais das instituiA�A�es da Rede Federal e representante do MEC. Para a realizaA�A?o da missA?o, o Conif contou com o apoio da Embaixada da FinlA?ndia no Brasil, do MinistA�rio da EducaA�A?o da FinlA?ndia, da ConferA?ncia de Reitores de Universidades de CiA?ncias Aplicadas da FinlA?ndia (Arene), da AssociaA�A?o Finlandesa de Desenvolvimento do Ensino TA�cnico e Profissional (AMKE), do Centro Internacional para Mobilidade da FinlA?ndia (CIMO) e da ConfederaA�A?o da IndA?stria Finlandesa (EK).

*Reditec 2015 – A XXXIX ediA�A?o da ReuniA?o dos Dirigentes das InstituiA�A�es Federais de EducaA�A?o (Reditec) serA? realizada entre os dias 20 e 23 de outubro de 2015, em Fortaleza, sob a organizaA�A?o do Instituto Federal do CearA? (IFCE). A Reditec promove debates sobre as polA�ticas, os desafios e os rumos da educaA�A?o profissional e tecnolA?gica no Brasil e A� realizada hA? 38 anos pelo Conselho Nacional das InstituiA�A�es da Rede Federal de EducaA�A?o Profissional, CientA�fica e TecnolA?gica (Conif). Na reuniA?o, os dirigentes se reA?nem para discutir as perspectivas das instituiA�A�es, alinhar aA�A�es de gestA?o, consolidar os projetos institucionais e de governo, e tambA�m fomentar parcerias.

writing paper for kids, purchase lioresal. * Texto: CECOM/Reitoria.