Reitor do IFC realiza parcerias internacionais que beneficiam estudantes e docentes

CNF_0377O reitor do IFC, Francisco José Montório Sobral, participou, entre os dias 16 e 25 de setembro, da Missão Setec/Conif. Composta por reitores da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica, a missão esteve em Portugal e na Finlândia. A primeira visita foi ao Instituto Politécnico do Porto (IPP), para conhecer a atuação da instituição nas áreas de educação, música, saúde e engenharia. Na Finlândia, foram realizadas visitas ao Ministério da Educação, na capital, e em oito (8) universidades de Ciências Aplicadas (UCA) instaladas nas cidades de Helsinki, Hameenlinna, Tampere e Turku.

“Ao todo, a Finlândia possui 25 universidades que ofertam níveis de educação muito parecidos com os dos Institutos Federais no Brasil. Estivemos em 8 delas e pudemos verificar que, tanto na UCA como na IPP, são ofertados cursos técnicos, superiores, de pós-graduação e de qualificação. Foi possível observar, ainda, que, na Finlândia, a concepção de fazer um curso técnico é diferente daquela que o brasileiro tem: quase a metade da população passa por um curso técnico integrado”, salienta.

Um dos principais objetivos de o IFC em participar da Missão foi observar e conhecer novas propostas educacionais, como também fomentar parcerias entre instituições. O Instituto assinará um convênio com a presidente do IPP, Rosário Gambôa, durante a *Reditec 2015, a fim de promover o intercâmbio de estudantes e professores a partir de 2016. Outra novidade é o lançamento de um novo edital entre a Setec e o CNPq referente ao programa Professores para o Futuro, com foco no intercâmbio de capacitação para a Finlândia.

“Vejo que este é mais um momento para firmar as parcerias. Estamos com os nossos cursos superiores consolidados e com bons conceitos, além do Reconhecimento de o IFC ter conquistado o Conceito 4. Estes números nos dão, agora, suporte para ampliarmos a atuação do IFC em nível internacional”, reforça Sobral.

A delegação da Missão Conif/Setec foi composta por reitores, assessores de Relações Internacionais das instituições da Rede Federal e representante do MEC. Para a realização da missão, o Conif contou com o apoio da Embaixada da Finlândia no Brasil, do Ministério da Educação da Finlândia, da Conferência de Reitores de Universidades de Ciências Aplicadas da Finlândia (Arene), da Associação Finlandesa de Desenvolvimento do Ensino Técnico e Profissional (AMKE), do Centro Internacional para Mobilidade da Finlândia (CIMO) e da Confederação da Indústria Finlandesa (EK).

*Reditec 2015 – A XXXIX edição da Reunião dos Dirigentes das Instituições Federais de Educação (Reditec) será realizada entre os dias 20 e 23 de outubro de 2015, em Fortaleza, sob a organização do Instituto Federal do Ceará (IFCE). A Reditec promove debates sobre as políticas, os desafios e os rumos da educação profissional e tecnológica no Brasil e é realizada há 38 anos pelo Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (Conif). Na reunião, os dirigentes se reúnem para discutir as perspectivas das instituições, alinhar ações de gestão, consolidar os projetos institucionais e de governo, e também fomentar parcerias.

* Texto: CECOM/Reitoria.

Esta notícia foi editada na quarta-feira, 30 de setembro de 2015, às 15:42 por Nicole Trevisol.