Servidora apresenta IFC a professoras em Universidade de Tecnologia do Texas

A professora de Pedagogia do Instituto Federal Catarinense (IFC) – Campus Blumenau Bernadete Machado Serpe esteve, em novembro, na Texas Tech University (TTU), sediada em Lubbock, Texas, Estados Unidos, para estreitar a relaA�A?o entre o Instituto Federal e a universidade americana, parceria essa que se concretizarA? por meio de convA?nio, previsto para 2018.

O convA?nio se refere A� parceria entre a professora BernadeteA�a�� que A� pA?s-doutoranda do Programa de PA?s-GraduaA�A?o em CiA?ncias Sociais Aplicadas da Universidade Estadual de Ponta Grossa e que participou do doutorado sanduA�che na Universidade de Tecnologia do Texas a�� e a professora Elizabeth Trejos-Castillo. O tema da pesquisa delas A� o Desenvolvimento da AdolescA?ncia em Jovens Negligenciados. Com essa parceria, o campo de pesquisa se ampliou, e, agora, abrangerA? Blumenau e Indaial, A?rea de atuaA�A?o do IFC Blumenau.

Para aproximar as duas instituiA�A�es, Bernadete foi A� Universidade de Tecnologia do Texas e apresentou o IFC A� diretora da Faculdade de CiA?ncias Humanas, Linda Hoover, e A� coordenadora do curso de Desenvolvimento Humano e Estudos da FamA�lia, Ann Mastergeorge. Bernadete tambA�m participou de uma aA�A?o social na escola Harwell Elementary School. Ela e a professora Elizabeth contaram histA?rias em espanhol para os alunos, que tA?m de 10 a 12 anos.

Para fechar a visita, Bernadete e Elizabeth ainda compareceram ao maior evento sobre criminologia do mundo, a American Society of Criminology Conference a�� na cidade de FiladA�lfia. As duas apresentaram o trabalho intitulado Revolving Doors from Foster Care to Juvenile Detention: Youtha��s Reflections on Multi-System Experiences. Esse trabalho A� resultado do projeto desenvolvido pela professora Elizabeth na cidade de San Antonio, no Texas, e traz indA�cios do projeto a ser desenvolvido no Brasil no prA?ximo ano.

O projeto da professora Elizabeth jA? foi aprovado pela ComissA?o Fulbright a�� Programa de IntercA?mbio Educacional e Cultural do Governo dos Estados Unidos da AmA�rica a�� que tem como principal objetivo ampliar o entendimento entre os EUA e outros paA�ses. Assim, o desenvolvimento do trabalho no Brasil jA? tem data para ocorrer: de marA�o a julho de 2018.

A assinatura do contrato de convA?nio entre IFC e a Texas Tech University estA? prevista para o final deste ano. Segundo a professora Bernadete, a parceria fortalece os vA�nculos acadA?micos e oportuniza o intercA?mbio de conhecimento de profissionais e, futuramente, de estudantes. a�?AlA�m disso, ao receber a bolsa do CNPq para o estA?gio de doutorado sanduA�che, uma das finalidades requeridas para o subsA�dio ao projeto era a transferA?ncia de tecnologia. A parceria e as nossas produA�A�es em conjunto vA?m fortalecendo esse requisito, pois ampliamos nossas possibilidades de pesquisa e tambA�m aproximamos as instituiA�A�es de ensino das quais fazemos partea�?, observou ela.

*A visita foi subsidiada por recursos de projetos desenvolvidos pela professora Elizabeth, que A� associada do curso Human Development & Family Studies, do College of Human Sciences.

**Texto: Gisele Silveira | Jornalista a�� JP 4506/SC | Cecom/Blumenau.
***Fotos: Chanaka Kahathuduwa, Casey Carson, Sherley Bedore.

dissertations meaning, zithromax online.