Sonhos e criatividade em campanha preventiva de acidentes de trabalho

sonhoO aumento significativo de acidentes de trabalho tem servido de alerta para as empresas dos mais diversos segmentos. A conscientização sobre os perigos que envolvem a não utilização de equipamentos de proteção individual, por exemplo, virou pauta obrigatória em muitas organizações. O cenário acompanha o incremento no quadro funcional dessas empresas, que agora investem na contratação de profissionais da área de segurança do trabalho. Somado a este fator, as campanhas preventivas se multiplicam.

Agora, a grande questão começa a se voltar justamente para este ponto: as campanhas tradicionais estão dando resultado? Pensando nisso, uma equipe do Instituto Federal Catarinense (IFC) – Campus Luzerna está desenvolvendo, como projeto de extensão, um trabalho de prevenção que segue por uma linha menos tradicional. A começar pelo nome: “Qual é o seu sonho?”.

A professora Christiane Barbieri de Pelegrin explica: “Essa interrogação que inserimos como título do projeto é, no bom sentido, uma provocação para as empresas e os funcionários”, conta. O projeto pretende, a partir de encontros com organizações e colaboradores, fazer as pessoas refletirem sobre o que querem de suas vidas. “Para alcançar um sonho, precisamos nos cuidar. E isso tem tudo a ver com nos policiar sobre as nossas atividades no trabalho, evitando, por consequência, os acidentes de trabalho”, explica a professora do IFC.

O projeto, além de envolver a professora e o técnico-administrativo Roberto Carlos Rodrigues, conta também com a participação de alunos do primeiro ano do Ensino Médio Integrado em Segurança do Trabalho: a bolsista Rafaela Zílio Altenburguer e os voluntários Marciano Victor Biava e Flavia Susin. “Envolver nossos estudantes com a realidade das empresas é outro ponto crucial das ações que estamos desenvolvendo”, ressalta Christiane. No momento, pesquisas com algumas organizações da região estão sendo feitas para sondar a realidade no que tange às campanhas de prevenção de acidentes.

Os encontros serão desenvolvidos com trabalhadores de uma empresa já escolhida, a partir de quatro temáticas: sonhos, erros, criatividade e magia. Quem quiser saber mais sobre o projeto pode acessar as redes sociais. No Facebook, o link é https://www.facebook.com/campanhaqualseusonho. No Twitter, Periscope e Instagram, procure por @campanhasonho. Ou, no SnapChat: campanhasonho.

* Texto: CECOM/Luzerna.

** Imagem: CECOM/Reitoria.

Esta notícia foi editada na quarta-feira, 30 de setembro de 2015, às 14:57 pela Coordenação-Geral de Comunicação (Cecom).