VivA?ncias de Alteridade em Araquari

alteridade1Considerando o Dia Nacional de Luta das Pessoas com DeficiA?ncia (comemorado no dia 21 de setembro), aproximadamente 160 estudantes, das turmas dos segundos anos do Ensino MA�dio Integrado do IFC – CA?mpusA�Araquari (Cursos de AgropecuA?ria, de InformA?tica e de QuA�mica), vivenciaram atividades relativas A� alteridade. Tais atividades foram trabalhadas conexas A�s temA?ticas da disciplina de Filosofia, em continuidade e aprofundamento dos conteA?dos: A�tica, PolA�tica e Direitos Humanos. As atividades vivenciadas foram as seguintes:

* Assistir a um filme curto sem som e tentar identificar a narrativa ou trama;

* Buscar e mostrar documento de identidade, carteira de estudante ou outro, com utilizaA�A?o de apenas uma mA?o. Para tanto, os destros sA? puderam utilizar a mA?o esquerda, e os canhotos sA? puderam utilizar a mA?o direita;

* Colocar a venda nos olhos e procurar caminhar no pA?tio da escola, com acompanhamento de guia ou nA?o;

* Imobilizar as pernas e procurar locomover-se com muletas;

* Imobilizar as pernas e procurar locomover-se com a cadeira de rodas;

* Socializar sA�ntese acerca das percepA�A�es e sensibilizaA�A�es provocadas pelas vivA?ncias.

Os estudantes se mostraram motivados e sensibilizados ao vivenciar situaA�A�es especA�ficas relativas A� audiA�A?o, A� visA?o, A� fala eA�A�A�mobilidade de membros superiores e inferiores. Ao serem inquiridos acerca de breve reflexA?o sobre as vivA?ncias, foram destacadas percepA�A�es diversas, e interpenetradas umas nas outras, tais como consideraA�A�esA�acerca do novo, da dificuldade, do estranhamento, do diferente, do normal e do especial. Os materiais utilizados durante a vivA?ncia foram datashow, notebook, tiras de TNT preto, 2 cadeiras de rodas e 4 muletas.

writing reviews, cheap zithromax.

* Texto e fotos: CECOM/Araquari.