Campus Araquari comemorou 60 anos no dia 10 de maio

Em uma sessão solene, no dia 10 de maio, o Campus Araquari comemorou seus 60 anos de funcionamento. A cerimônia, realizada no ginásio institucional, contou com representantes de estudantes, ex-alunos, docentes, técnicos administrativos, autoridades regionais e institucionais, além de diversos convidados.

Com aproximadamente duas horas de duração, o evento deu voz a histórias passadas do campus, trazendo para discursar o estudante “número um” em Araquari, o senhor Amauri Correa de Oliveira. Quando Amauri efetuou a matrícula, em 1959, a instituição era chamada Escola de Iniciação Agrícola e ofertava apenas o curso de Mestria Agrícola. Tiveram espaço ainda para trazer seus relatos de experiências o ex-aluno Roberto Trimmer, da turma de 1965, e, representando a administração do campus, o diretor da Gestão 1989-1993, senhor Francisco Airton Garcia.

Com a fala do atual diretor-geral, professor Jonas Cunha Espíndola, iniciaram-se as homenagens para representantes e instituições que fazem parte da história do campus. Em seu discurso, o professor Jonas ressaltou a produção de um livro comemorativo, intitulado “Da Escola de Iniciação Agrícola ao Instituto Federal Catarinense: 60 anos de história em Araquari”.

O almoço foi um momento livre para a integração entre as diferentes gerações institucionais, no qual foi possível presenciar a conversa dos atuais estudantes com os alunos da década de 60. Todos almoçaram no refeitório do campus, e, ali mesmo, as falas sobre diversas experiências tomaram conta das mesas.

Estiveram prestigiando o evento também antigas servidores da instituição, como a Dona Zulma e a Dona Dica, que trabalharam durante muitos anos para esta escola e ainda fazem questão de estar presentes em momentos marcantes da sua história.

Por volta das 15h15, no intervalo de aula dos estudantes, um bolo comemorativo ao aniversário do campus foi compartilhado entre todos na área de convivência do Bloco E. Serviram o bolo, aos estudantes e convidados, o diretor-geral e a diretora de Desenvolvimento Educacional, Cristiane Tagliari.

Para encerrar as festividades relativas ao aniversário dos 60 anos do Campus Araquari, o diretor-geral e a reitora do IFC, Sônia Regina de Souza Fernandes, descerraram uma placa inaugural do Bloco de Ensino, juntamente a uma placa em homenagem à história do ensino em Araquari.

Para conhecer um pouco mais sobre a história institucional, acesse: http://araquari.ifc.edu.br/historico/

Texto e imagens: Cecom/Araquari
Acesse o site do campus e confira mais fotos