Reunião do Codir Ampliado discute bloqueio orçamentário

O Campus Araquari sediou, nos dias 9 e 10 de maio, a primeira reunião ordinária do Conselho de Dirigentes (Codir) Ampliado. Além da reitora, dos pró-reitores e diretores-gerais dos campi, o encontro contou ainda com a participação dos membros titulares e substitutos dos Departamentos de Administração e Planejamento (DAPs) e das Diretorias de Desenvolvimento Educacional (DDEs) dos campi.

A reunião foi promovida em Araquari como parte das comemorações dos 60 anos do campus. A programação do primeiro dia contou com as seguintes palestras:

• “Governança Corporativa e Governança no Setor Público”, por Francisco de Holanda Bessa;
  • “Assédio Moral: identificação, prevenção e combate nas relações sociais e de trabalho”, por Layla Gonçalves Hatab;
  • “Papel das Ouvidorias nas Instituições de Ensino”, por Rodrigo de Bona da Silva.

No segundo dia de atividades, além da discussão dos informes do Codir, nos períodos matutino e vespertino, houve um evento de comemoração do aniversário do Campus Araquari, realizado no Ginásio de Esportes da unidade. À tarde, ocorreu a cerimônia de descerramento da placa comemorativa aos 60 anos do campus.

Bloqueios orçamentários – O ponto central de discussão da reunião ampliada do Codir foi o bloqueio, de mais de 30% do orçamento do Instituto, por parte do Governo Federal. Após amplo debate, ficou decidido que o IFC irá adotar medidas de contenção de despesas já a partir do primeiro semestre. Seguindo o modelo de gestão descentralizada, ficará a cargo de cada campus definir quais serão as providências adotadas. As discussões sobre o alcance dos cortes e a situação para o segundo semestre permanecem em curso, e os devidos encaminhamentos serão tomados conforme novas medidas governamentais sejam divulgadas.

Decidiu-se também pela manutenção de eventos como a Mostra Nacional de Iniciação Científica e Tecnológica Interdisciplinar (Micti) e os Jogos Internos, que envolvem todos os campi e contribuem, por meio do Esporte, da Ciência e da Cultura, para a formação integral dos estudantes. No entanto, as iniciativas sofrerão cortes – como, por exemplo, redução no número de participantes. Ainda assim, eventos igualmente importantes, como o Seminário Integrado de Ensino, Pesquisa e Extensão (Siepe), tiveram que ser cancelados devido aos bloqueios impostos pelo Governo.

O Codir – O Colégio de Dirigentes é um órgão de caráter consultivo, que tem como objetivo dar apoio ao processo decisório da Reitoria. É composto pelos pró-reitores e diretores-gerais dos campi, além da reitora.

As reuniões do Codir são transmitidas ao vivo; o link para acompanhamento é enviado por e-mail a todos os servidores. Todos vídeos de transmissões e as atas das reuniões são disponibilizados na página do órgão, no portal do IFC.

Texto e Imagem: Cecom/Reitoria/Thomás Müller