Estudantes e professora de licenciatura em Matemática participam de conferência internacional

Felipe Junior Crozetta e Dirlei Salete de Souza, estudantes da sétima fase do curso de Licenciatura em Matemática e bolsistas do Programa Residência Pedagógica em Matemática no IFC Concórdia, participaram da XV Conferencia Interamericana de Educación Matemática – CIAEM, realizado na Universidade de Medellín, Colômbia, entre os dias 5 e 10 de maio de 2019. Eles foram acompanhados pela professora e coordenadora do programa no IFC Concórdia, Andriceli Richit.

O evento compreendeu diversas atividades, tais como: palestras, conferências, sessões paralelas, apresentação de comunicações e pôsteres, talleres, minicursos, grupos de discussão, que se dividiam entre 11 temas: Formação Inicial de Professores; Formação Contínua e Desenvolvimento Profissional; Perspectivas Socioculturais: Etnomatemática, Sociologia, Comunicação; Currículo, Competências e Avaliação; Estatísticas e Probabilidade; Geometria; Sistemas Aritméticos e Numéricos; Álgebra e Funções; Educação Matemática no Ensino Superior; História e Epistemologia da Educação Matemática e Matemática; e Resolução de Problemas e Modelagem em Educação Matemática.

Acadêmicos também tiveram a oportunidade de apresentar trabalhos durante a conferência, oriundos de Projetos de Monitoria e de disciplinas cursadas. “Fazer parte de um evento que teve suas atividades comunicadas em espanhol ou inglês possibilitou aos estudantes a compreensão da importância do domínio de outros idiomas, para ter acesso às pesquisas em âmbito internacional, bem como para poder comunicar o que temos produzido”, enfatiza Richit.

“Participar deste importante evento na área da Educação Matemática abriu minhas perspectivas com relação às pesquisas que se desenvolvem na região de inquérito, bem como oportunizou-me contatos com pesquisadores com possibilidade para realização de mestrado”, destaca Crozetta.

Para Dirlei Salete de Souza, a oportunidade de participação aproximou-a da Estatística, que é uma das áreas da Matemática pela qual a estudante tem interesse em continuar os estudos, em nível de pós-graduação.

Medalhas

Durante o evento, houve a entrega de duas importantes medalhas a pesquisadores internacionais da área da Educação Matemática: a Medalha Luis Santaló foi entregue a Salvador Linares da Universidade de Alicante (Espanha). A medalha é concedida a cada quatro anos a pessoas que tiveram uma trajetória intelectual relevante na Educação Matemática internacional e que tiveram ligações especiais com as Américas.

Já a Medalha Marshall Stone foi concedida a dois pesquisadores: José María Chamoso Sánchez (Universidade de Salamanca, Espanha) e Hugo Barrantes Campos (reforma do Projeto de Educação Matemática Costa Rica, Costa Rica). Esta medalha é concedida a cada quatro anos a pessoas que contribuíram significativamente para a realização de conferências, congressos, seminários, publicações e outras atividades desenvolvidas pelo CIAEM, não sendo concedida àqueles que exerceram a presidência ou vice-presidência do CIAEM.

“Prestigiar esse momento foi emocionante e significativo para conhecer a trajetória e a luta destes pesquisadores por um ensino de Matemática melhor”, finaliza a professora.

Texto: Cecom/Reitoria, com informações da professora Andriceli Richit
Fotos: Professora Andriceli Richit