Conselho Superior do IFC promove 11ª reunião ordinária

O Conselho Superior do IFC (Consuper) realizou sua 11ª reunião ordinária, no último dia 17/10, no Campus Araquari. O encontro ocorreu no auditório da unidade, nos períodos da manhã e da tarde.

Os dois primeiros pontos discutidos foram a respeito da oficialização de alterações feitas na composição das comissões eleitorais durante o pleito – devido a pedidos de afastamento e outras situações similares. A pauta seguinte tratou da homologação pelo Conselho dos nomes escolhidos durante a Consulta Eleitoral, para envio ao MEC.

“A Comissão Eleitoral Central (CEC) apresentou um relatório final, com as informações básicas do processo – como percentual de votos, dados prévios sobre número de eleitores e urnas usadas etc. – e a apresentação do nome dos eleitos”, afirma a secretária da CEC, Bárbarah Sorgetz. “O relatório trouxe ainda dois encaminhamentos para avaliação do Consuper: a manutenção ou não das Comissões Eleitorais atuais e os processos para preenchimento de vagas que permaneceram não ocupadas no final do processo”.

As vagas que não foram preenchidas são a Direção-Geral do Campus São Bento do Sul e algumas posições no Conselho Superior. Quanto à questão do campus, ficou decidido que haverá um novo processo eleitoral para o preenchimento do cargo.

Os postos remanescentes do Consuper são relativos à representação discente e dos técnicos administrativos – e também dos membros da sociedade civil. “Não será deflagrado um novo processo de votação para escolha dos membros da comunidade acadêmica, uma vez que as vagas são de suplência e, portanto, não terão um impacto tão significativo no quórum das reuniões. Já as vagas para os membros externos são titulares; diante disso, os conselheiros deliberaram pela abertura de uma nova eleição.

O Consuper deliberou ainda pela recondução dos membros das Comissões atuais para estes futuros pleitos, ao invés de reiniciar o processo de composição. “Pra promover a escolha,  seria preciso montar comissões executoras, para fazer a seleção em cada campus… é um processo extenso. Considerando todos estes trâmites, os conselheiros decidiram por reconduzir as comissões atuais”, conta a secretária da CEC.

O Conselho vai realizar uma reunião extraordinária em dezembro para tratar destes novos certames. “A Comissão Eleitoral Central deverá apresentar neste encontro as propostas de edital para a eleição do Campus São Bento do Sul e dos membros externos do Consuper. O início do processo em si está previsto para fevereiro de 2020, considerando o Calendário Acadêmico – uma vez que é inviável abrir um procedimento como este no período de férias”, explica Bárbarah.

O assunto seguinte abordado pelo Consuper foi a proposta, aprovada unanimemente pelos conselheiros, de extinção do curso superior de Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas, sediado no Campus Blumenau. A justificativa é que o curso foi criado para atender uma demanda específica e que, com a aprovação do Bacharelado de Ciências da Computação (que também foi uma das pautas discutidas durante a reunião), haverá duplicidade de oferta de formação. A proposta de extinção garante a conclusão dos estudos pelos discentes que ainda estão fazendo o curso, bem como abre a possibilidade de migração destes para o novo curso.

Em seguida, o Conselho aprovou dos projetos pedagógicos do supracitado Bacharelado em Ciência da Computação para oferta no Campus Blumenau e também do projeto pedagógico do curso de Licenciatura em Letras – Língua Portuguesa, a ser oferecido no Campus Ibirama – este último, com a condição adicional de que o PPC e a autorização final para abertura do curso deverão ser novamente avaliados pelo Conselho quando do preenchimento das vagas docentes necessárias para sua execução. O projeto pedagógico seguinte a ser analisado e aprovado pelos conselheiros foi o do curso de Agronomia do Campus Videira.

O órgão aprovou ainda a Política de Comunicação do IFC, desenvolvida pela Coordenação-Geral de Comunicação (Cecom), bem como o Regimento Interno do setor. A pauta seguinte tratou de minuta de portaria normativa visando à regulamentação para implementação da jornada flexibilizada de trabalho para os servidores no IFC e da manutenção dos representantes sindicais dos técnicos administrativos nas comissões consultivas central e locais referentes ao tema, que foi aprovada.

O Conselho aprovou também a nomeação do auditor-chefe Sandro Borges para o cargo da Unidade de Auditoria Interna do IFC (e também do seu substituto, Roberto Miyashiro Junior) e o calendário de reuniões do Conselho para 2020. A reunião foi encerrada com informes sobre a situação das matrizes orçamentárias dos Institutos Federais para 2020 e sobre as novas regras para concessão de licenças para capacitação dos servidores.

Sobre o Conselho – O Consuper é o órgão máximo do IFC e tem caráter consultivo e deliberativo. As reuniões do órgão são transmitidas ao vivo pela Internet e, depois, disponibilizadas na página do Conselho – permitindo-se, assim, que a comunidade tenha acesso às discussões e decisões tomadas pelos conselheiros.

Assista abaixo à integra da reunião:

Texto: Cecom/Reitoria/Thomás Müller
Imagem: Cecom/Araquari/Laís Tedesco (estagiária)