IFC faz parceria com Universidade Dallhousie do Canadá

Através de edital específico, ofertado pela CAPES – Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, para seleção de projetos conjuntos de pesquisa desenvolvidos por grupos brasileiros e canadenses, docentes do IFC – Instituto Federal Catarinense conquistaram a possibilidade de realização de um projeto em parceria com a Universidade Dallhousie, localizada no Canadá.

O edital lançado pela CAPES teve como objetivo fortalecer a cooperação entre instituições dos dois países (Brasil e Canadá), bem como o intercâmbio científico e a mobilidade de docentes e estudantes de pós-graduação. Apenas 10 projetos foram selecionados para financiamento, dentre eles, o projeto intitulado do qual o IFC faz parte: “Effects of the red seaweed Kappaphycus alvarezii on the growth and gut health of marine shrimp” (“Efeitos da alga marinha vermelha Kappaphycus alvarezii no crescimento e na saúde intestinal de camarões marinhos”), sob coordenação da Prof. Dra. Leila Hayashi da Universidade Federal de Santa catarina (UFSC).

Além de docentes do IFC, participam ainda deste projeto pesquisadores e doutorandos ligados à UFSC e à FURG. A parceria entre estas universidades brasileiras foi criada por meio de colaborações científicas entre os grupos de pesquisa que os professores responsáveis fazem parte, firmadas desde 2011.

Em 2018 e 2019, pesquisadores das instituições brasileiras, dentre eles  Delano Dias Schleder e Adolfo Jatobá do IFC, colaboraram na execução da pesquisa sobre o uso da alga marinha vermelha Kappaphycus alvarezii na dieta para camarão marinho, e o efeito sobre a microbiota intestinal e resistência a doenças, como parte do Projeto CAPES/DFATD.

Além disso, em Setembro de 2019, durante a missão de trabalho no Canadá, o professor Delano D. Schleder, juntamente com professora Leila Hayashi e Walter Q. Seiffert (UFSC) e o professor Luís Henrique S. Poersch (FURG), ministraram o curso “Tropical Aquaculture” para docentes e discentes de graduação e pós-graduação do campus de ciências agrárias da Dalhousie University (DAL – Truro, Canadá). Em Outubro, a Dra. Stefanie Colombo (DAL – Truro, Canadá) veio ao Brasil e ministrou a palestra “Research in Nutrition in Aquatic Animals at Dalhousie University” (Pesquisas em nutrição de organismos aquáticos na Dalhousie University) e falou sobre as oportunidades de intercâmbio científico com a DAL, durante o SINPós na UFSC.

Como desdobramentos deste projeto há o enriquecimento científico e fortalecimento de cursos como o Mestrado Profissional em Produção e Sanidade Animal, ofertado pelo IFC. As parcerias criadas fomentam ainda o intercâmbio de estudantes entre universidades e a mobilidade científica de pesquisadores. Projetos como estes criam novas possibilidades e fortalecem as linhas de pesquisa já existentes, em todos os níveis de ensino.

Texto: Cecom/Araquari – Raquel Rybandy
Imagens: Arquivo pessoal – Delano Schleder