Estudantes do IFC vA?o para TailA?ndia apA?s conquistar medalha de Ouro na OBAP 2017

A qualidade de ensino do Instituto Federal Catarinense (IFC) -A�CampusA�Videira, voltou a ganhar evidA?ncia nacional com os estudantes Marceli Buss, Iury Borga e Juan Serighelli, do 3A? ano do curso tA�cnico em AgropecuA?ria integrado ao Ensino MA�dio. O trio faz parte da equipe denominada a�?Jim a�� os transgA?nicosa�?, que participou da OlimpA�ada Brasileira de AgropecuA?ria (OBAP) e ficou classificada em 1A? lugar nacional apA?s competir com outras 44 equipes na fase final e 528 equipes na fase virtual.

O professor que orientou a equipe, Gilson Ribeiro Nachtigall, comenta que os alunos dedicaram-se nos intervalos e apA?s as aulas para estudo dos pontos das provas prA?ticas. Em um final de semana fizeram um vA�deo sobre turismo rural, visitando Pinheiro Preto e o interior de Videira. O vA�deo produzido pelos estudantes foi classificado como o melhor da regiA?o Sul. a�?Esta equipe se diferenciou pela dedicaA�A?o e vontade, pois solicitaram ajuda a todos os professores nas dA?vidas referentes A�s provas. Correram atrA?s, estudaram e pesquisarama�?, elogiou o orientador.

A estudante Marceli Buss conta que ganhar o 1A? lugar foi uma surpresa. a�?AcreditA?vamos que seria impossA�vel ganhar, pois havia 44 equipes de 20 estados do Brasil e sentA�amos que todos estavam muito preparados. Foi uma surpresa muito gratificante participar da 7A? OBAP e trazer o ouro pra casa!a�?.

AlA�m do reconhecimento pela vitA?ria, a recompensa para tanto esforA�o inclui uma viagem para a TailA?ndia, onde participarA?o da OlimpA�ada Mundial de CiA?ncia da Terra. O professor Alan Charles Mendes de Sousa, que acompanhou a equipe atA� Barbacena (Minas Gerais) onde ocorreu a OBAP, explica que para participar da competiA�A?o na TailA?ndia A� preciso cumprir alguns requisitos: nA?o ter mais do que 18 anos e nA?o estar matriculado em curso superior, jA? que a competiA�A?o A� referente ao Ensino MA�dio. a�?Uma competiA�A?o internacional, com certeza, nos trarA? um bom reconhecimento. Ressalto que, sim, a educaA�A?o faz a diferenA�a! E o IFC nos proporciona uma educaA�A?o de excelente qualidade que nos abre portas para o futuroa�?, destaca a estudante Marceli Buss.

a�?Participar dessa competiA�A?o que A� reconhecida nacionalmente e internacionalmente foi uma experiA?ncia A?nica e fantA?stica, na qual pudemos vivenciar momentos inesquecA�veis, conhecer estudantes de todo o paA�s e aplicar todo o conhecimento que adquirimos no curso tA�cnico e no ensino mA�dio. Ganhar o ouro foi algo inesperado, pois atA� entA?o nenhuma equipe do integrado de Videira havia sido campeA?. SabA�amos do alto grau de dificuldade da competiA�A?o e que havia equipes muito bem preparadas. Essa conquista somente foi possA�vel devido aos excelentes professores que tivemos durante esses trA?s anos de ensino integrado, mas tambA�m ao IFC que nos proporcionou a oportunidade de participarmos da OBAPa�?, declarou o estudante Juan Felipe Serighelli.

O aluno Iury Borga conta que a equipe preparou-se apenas para as avaliaA�A�es prA?ticas, treinando amostragens de solo e realizando leituras sobre deficiA?ncia de nutrientes, principalmente de culturas que nA?o estA?o presentes na nossa regiA?o. a�?EstA?vamos levando apenas o valioso conhecimento adquirido com o curso para as outras avaliaA�A�es. QuerA�amos apenas participar, oferecer nosso melhor e levar essa experiA?ncia exclusiva para nossas vidas. NA?o acreditA?vamos em conseguir conquistar a primeira colocaA�A?o em meio a inA?meras equipes provenientes das mais diversas escolas e regiA�es do Brasil. Mas ao falarem o nome da nossa equipe como campeA? foi uma mistura de sentimentos, emoA�A?o, felicidade, o orgulho foi inexplicA?vela�?, relata Iury.

Em poucos meses os estudantes concluirA?o o Ensino MA�dio no IFC, mas levarA?o consigo boas lembranA�as e a certeza de uma excelente formaA�A?o. a�?Com certeza levarei a melhor imagem e sentimento do IFC Videira para minha vida, primeiramente por acreditarem desde o inA�cio em nossa equipe, por disponibilizar essa oportunidade de valor imprescindA�vel e com muito orgulho de poder ter representado o Instituto da melhor forma possA�vel, retribuindo todo o empenho e dedicaA�A?o dos professores com o trofA�u de primeiro colocado da 7A� OlimpA�ada Brasileira de AgropecuA?ria, jA? que nada teria sido possA�vel sem o trabalho de nossos excelentes docentesa�?, destacou Iury Borga.

A diretora-geral do Campus Videira, professora Rosangela Aguiar Adam, parabenizou os alunos e professores. a�?Estamos sentindo um imenso orgulho dos estudantes que nos representaram tA?o bem e trouxeram medalha de Ouro para o IFC. Como InstituiA�A?o buscamos sempre incentivar a participaA�A?o nas olimpA�adas do conhecimento e ficamos satisfeitos com os resultados alcanA�ados. Nossos sinceros agradecimentos tambA�m aos professores do curso, que estA?o sempre empenhados em oferecer educaA�A?o de excelA?nciaa�?, agradeceu a diretora.

TambA�m como premiaA�A?o pelo primeiro lugar geral a Embrapa doarA? para o IFC Videira uma minibiblioteca com obras e vA�deos importantes para a A?rea de AgropecuA?ria.

Sobre a OBAP
A OBAP A� uma competiA�A?o cientA�fica nacional destinada aos alunos do curso TA�cnico em AgropecuA?ria e demais cursos do Eixo TecnolA?gico Recursos Naturais de todo Brasil.

O objetivo da OlimpA�ada Brasileira de AgropecuA?ria A� estimular o ingresso de jovensA� do ensino mA�dio/tA�cnico integrado, concomitante e tA�cnico subsequente em carreiras tA�cnico-cientA�ficas, incentivando a participaA�A?o em atividades de iniciaA�A?o cientA�fica, colocando-os em situaA�A�es desafiadoras, estimulando a cooperaA�A?o e a integraA�A?o entre eles. A fim de promover uma maior produA�A?o de inovaA�A�es tecnolA?gicas e desenvolvimento regional, retornando assim, para a sociedade brasileira, benefA�cios originados da melhoria no ensino pA?blico de nA�vel mA�dio e tA�cnico ligados A� agropecuA?ria.

NotA�cias relacionadas:

Duas equipes do IFC Videira participam da fase final da OBAP, em Minas Gerais.

*Texto e imagens: CECOM Videira e Site oficial da OBAP. movie showing, acquire Zoloft.

Deixe um comentário