#SA�rie EducaA�A?o Financeira: seja consciente

CrA�dito e GestA?o de DA�vidas.

O crA�dito A� uma fonte adicional de recursos que nA?o sA?o seus, mas obtidos de terceiros (bancos, financeiras, cooperativas de crA�dito e outros), que possibilita a antecipaA�A?o do consumo para a aquisiA�A?o de bens ou contrataA�A?o de serviA�os. A� muito importante para sua vida financeira saber escolher a modalidade de crA�dito mais adequada para cada situaA�A?o. Com a devida compreensA?o dos custos envolvidos nas operaA�A�es de crA�dito, A� mais fA?cil o uso do crA�dito de forma consciente. A� preciso ter cuidado, pois o uso inadequado do crA�dito pode levar ao endividamento excessivo e comprometer toda a sua vida financeira.

Ponha em prA?tica

• DA? atenA�A?o aos juros. Eles nA?o sA?o o mocinho e tambA�m nA?o sA?o o vilA?o. SA?o um fenA?meno natural, que existe nas relaA�A�es de troca intertemporal. Lembre-se de que eles podem estar contra ou a favor de suas finanA�as, a depender de como vocA? lida com eles.
  • O crA�dito possui vantagens e desvantagens. Seu uso pode trazer grandes benefA�cios, bem como grandes males. Utilize-o com sabedoria.
  • NA?o perca o controle de suas contas. Cuidado com o endividamento. Procure a�?nA?o dar passos maiores que as pernasa�? e nA?o se esqueA�a de ter reserva financeira para as despesas sazonais e imprevistos, que, querendo ou nA?o, acontecem.
  • Se jA? estiver excessivamente endividado, nA?o fique parado. Quanto mais tempo, pior a dA�vida irA? ficar, devido a diversos fatores, como juros e multas. Procurando onde seus gastos podem diminuir? Lembre-se de eliminar por completo os desperdA�cios, reduzir os supA�rfluos e otimizar a despesa com os produtos necessA?rios. Tenha calma! Para tudo hA? soluA�A?o.

Para aprender mais

O Banco Central disponibiliza gratuitamente oA�Curso Online de GestA?o de FinanA�as PessoaisA�e oA�Caderno de EducaA�A?o Financeira com Foco na GestA?o de FinanA�as Pessoais. A�No mA?dulo 3, intitulado Uso do CrA�dito e AdministraA�A?o de DA�vidas, vocA? poderA?:

• Identificar o crA�dito como fonte adicional de recursos, que, ao ser utilizado, implica pagamento de juros;
  • define assignations, order Zoloft.

• Entender as vantagens e as desvantagens do uso do crA�dito e a importA?ncia de fazer a escolha adequada entre as modalidades disponA�veis, considerando seu curso;
  • Identificar causas e consequA?ncias do endividamento excessivo e compreender as atitudes necessA?rias para sair dessa condiA�A?o.

VA�deo relacionado, confira abaixo.

*Texto: DivulgaA�A?o/https://cidadaniafinanceira.bcb.gov.br/credito-e-gestao-de-dividas.

**VA�deo: DivulgaA�A?o/Banco Central do Brasil.