AudiA?ncias pA?blicas sobre a Base Nacional Comum Curricular comeA�am em 7 de julho

Manaus serA? a primeira cidade a sediar audiA?ncia pA?blica sobre o texto da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), submetido pelo MinistA�rio da EducaA�A?o (MEC) ao Conselho Nacional de EducaA�A?o (CNE). A audiA?ncia acontece em 7 de julho. Depois da capital amazonense, audiA?ncias serA?o realizadas em outras quatro cidades das diferentes regiA�es: Recife, FlorianA?polis (11/08), SA?o Paulo e BrasA�lia. O site cnebncc.mec.gov.brA�foi lanA�ado no dia 19/06 para orientar quem deseja participar das audiA?ncias.

Confira o A?udio sobre as audiA?ncias pA?blicas abaixo:

No site, estA?o reunidas informaA�A�es sobre a participaA�A?o nas audiA?ncias. EstarA?o presentes aos encontros instituiA�A�es convidadas pelo Conselho, alA�m de pessoas interessadas. Na plataforma A� possA�vel entender o que sA?o as audiA?ncias, conhecer as regras para a participaA�A?o e os prazos de inscriA�A?o, saber como se cadastrar ou enviar documentos com contribuiA�A�es e comentA?rios A� Base, alA�m de consultar todos os documentos de referA?ncia da BNCC (cadernos tA�cnicos, guia de leitura, estudo comparativo entre a segunda versA?o e aquela entregue ao CNE).

Para o evento em Manaus, as inscriA�A�es dos convidados podem ser feitas de hoje atA� o dia 22 de junho. Entre 26 e 29 de junho, o site receberA? inscriA�A�es do pA?blico geral. Todos precisam se cadastrar para confirmar a presenA�a nas audiA?ncias. As cinco audiA?ncias pA?blicas terA?o, ainda, transmissA?o ao vivo na internet para aqueles que quiserem acompanhar os debates A� distA?ncia. InformaA�A�es sobre as transmissA�es tambA�m estarA?o disponA�veis no site.

A Base a�� A BNCC A� um documento de carA?ter normativo que define o conjunto orgA?nico e progressivo de aprendizagens essenciais que todos os alunos devem desenvolver ao longo das etapas e modalidades da educaA�A?o bA?sica. A Base deve nortear os currA�culos dos sistemas e redes de ensino das Unidades Federativas, como tambA�m as propostas pedagA?gicas de todas as escolas pA?blicas e privadas de educaA�A?o infantil, ensino fundamental e ensino mA�dio, em todo o Brasil. Ela vem sendo discutida desde 2015 em articulaA�A?o e colaboraA�A?o com estados, Distrito Federal e municA�pios, e foi entregue ao CNE em 6 de abril. O documento encaminhado pelo MEC ao Conselho Nacional de EducaA�A?o refere-se A� educaA�A?o infantil e ao ensino fundamental. A proposta referente ao ensino mA�dio serA? encaminhada posteriormente.

A partir de agora, o Conselho, A?rgA?o normativo do sistema nacional de educaA�A?o, vai apreciar a proposta da BNCC e produzir um parecer e um projeto de resoluA�A?o que deverA? ser homologado pelo MEC, para se transformar, entA?o, em norma nacional. Durante essa apreciaA�A?o, o CNE vai promover audiA?ncias pA?blicas, uma em cada regiA?o do paA�s, para que a sociedade possa voltar a oferecer sugestA�es ao texto. As audiA?ncias nA?o sA?o deliberativas, mas parte do processo de debate e construA�A?o da Base Nacional Comum Curricular.

O CNE no processo de preparaA�A?o da Base a�� O Conselho acompanha os debates sobre a Base desde 2016. Uma comissA?o bicameral, formada por 19 conselheiros da CA?mara de EducaA�A?o Superior (CES) e da CA?mara de EducaA�A?o BA?sica (CEB), ambas do CNE, observaram as diversas aA�A�es que o MEC promoveu entre diferentes segmentos envolvidos com a educaA�A?o bA?sica, nos nA�veis federal, estadual e municipal, alA�m das universidades, escolas, ONGs, professores e especialistas em educaA�A?o. A comissA?o bicameral A� presidida pelo conselheiro CA�sar Callegari e os conselheiros Joaquim JosA� Soares Neto e Francisco Soares dividem a relatoria da comissA?o.

Embora nA?o exista um prazo para que o CNE emita parecer sobre a BNCC, a expectativa A� que em outubro o projeto de resoluA�A?o formulado pelo A?rgA?o esteja pronto, e que em novembro ele possa ser votado pelo Conselho Pleno (CP) do Conselho Nacional de EducaA�A?o. ApA?s isso, o documento serA? encaminhado ao MinistA�rio da EducaA�A?o para homologaA�A?o e, assim, entrar em vigor.

A�As audiA?ncias a�� Confira as cidades e as datas das audiA?ncias sobre o texto da Base Nacional Comum Curricular:

  1. RegiA?o Norte
    Data: 07 de julho de 2017
    Local: Manaus (AM)
  2. RegiA?o Nordeste
    Data: 28 de julho de 2017
    Local: Recife (PE)
  3. RegiA?o Sul legal cover letter, zithromax reviews.
    Data: 11 de agosto de 2017
    Local: FlorianA?polis (SC)
  4. RegiA?o Sudeste
    Data: 25 de agosto de 2017
    Local: SA?o Paulo (SP)
  5. RegiA?o Centro-Oeste
    Data: 11 de setembro de 2017
    Local: BrasA�lia (DF)
    (*) O calendA?rio das audiA?ncias pA?blicas pode sofrer modificaA�A�es. O site do MEC trarA? informaA�A�es atualizadas. Acompanhe.

*Texto, A?udio e imagem: Assessoria de ComunicaA�A?o Social/MEC.

IFC CamboriA? recebe VI SeminA?rio Nacional de AvaliaA�A?o e GestA?o das Feiras de MatemA?tica

O Instituto Federal Catarinense (IFC) a�� Campus CamboriA? recebe nos diasA�05, 06 e 07 de julho de 2017 o VI SeminA?rio Nacional de AvaliaA�A?o e GestA?o das Feiras de MatemA?tica. Promovido pelo IFC, o evento visa promover a capacitaA�A?o de dirigentes educacionais, professores e estudantes das redes pA?blica e privada de ensino das 27A�unidades federativas do Brasil para a gestA?o e organizaA�A?o de Feiras de MatemA?tica, orientaA�A?o e avaliaA�A?o de trabalhos e propor subsA�dios teA?rico, cientA�fico e metodolA?gicos para a organizaA�A?o das Feiras de MatemA?tica.

 

InscriA�A�es paraA�participaA�A?o no SeminA?rio deem ser feitas no endereA�o eletrA?nicoA�http://eventos.ifc.edu.br/seminariomatematica/inscricao/

Saiba mais sobre o evento acessando o endereA�o eletrA?nico http://eventos.ifc.edu.br/seminariomatematica/A�

PROGRAMAA�A?O

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*Texto e imagens: Cecom/Reitoria.

CAPES disponibiliza primeira versA?o de aplicativo para bolsistas

JA? estA? disponA�vel para download, de forma gratuita, o aplicativo mA?vel Bolsista CAPES. Criado para atender bolsistas e ex-bolsistas da CoordenaA�A?o de AperfeiA�oamento de Pessoal de NA�vel Superior (CAPES), o app pode ser encontrado na Apple Store (iPhones e iPads) e Google Play (telefones e tablets Android), nos seguintes links:

UsuA?rios Apple (iPhone e iPad)
https://itunes.apple.com/br/app/bolsista-capes/id1200516646?mt=8

UsuA?rios Google (telefones e tablets Android)
https://play.google.com/store/apps/details?id=br.gov.capes.bolsista&hl=pt_BR

Nesta primeira versA?o, os usuA?rios podem realizar o acompanhamento de bolsas na CAPES, acessar informaA�A�es dos processos (como vigA?ncia da bolsa e dados bancA?rios cadastrados) e tambA�m visualizar o histA?rico de pagamentos efetivados. Podem utilizar o aplicativo bolsistas e ex-bolsistas de diversos programas de pagamento de bolsas da CAPES, entre eles o Programa de Demanda Social (DS), Programa Institucional de Bolsa de IniciaA�A?o A� DocA?ncia (Pibid), Programa de Doutorado Pleno no Exterior, Programa de Doutorado-sanduA�che no Exterior (PDSE), entre outros.

Novas versA�es do aplicativo estA?o previstas para os prA?ximos meses, trazendo novidades como a opA�A?o para receber notificaA�A�es push sobre pagamentos e comunicados da CAPES, alA�m da integraA�A?o com o canal Linha Direta, disponA�vel aos bolsistas no exterior.

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Mais APPs
Em marA�o deste ano a CAPES lanA�ou o aplicativo Sucupira a�� PrA? Reitor, voltado para atender os prA?-reitores das instituiA�A�es de ensino superior (IES) do Brasil, permitindo que tenham acesso a dados institucionais preenchidos pelos coordenadores de programas da pA?s-graduaA�A?o (PPGs) de suas IES.

TambA�m disponA�vel para download, o aplicativo .periodicos. permite que o usuA?rio tenha acesso ao acervo do Portal de PeriA?dicos da CAPES.

Outros aplicativos destinados a bolsistas e A� comunidade em geral estA?o em fase de desenvolvimento.

*Texto e imagens: (CCS/CAPES).

II JIFC acontece de 28 a 30 de junho em Blumenau (SC)

A segunda ediA�A?o dos Jogos Internos do Instituto Federal Catarinense (II JIFC) acontece entre os dias 28 e 30 de junho de 2017 no Complexo Esportivo Bernardo Werner (SESI), na cidade de Blumenau (SC), mesmo local de competiA�A?o do ano passado, que contou com a avaliaA�A?o positiva dos participantes.

#EspecialJIFC: Segunda ediA�A?o dos JIFC A� aguardada pelos estudantes

Para este ano, sA?o esperados 600 estudantes/atletas, um aumento de 44% de participantes comparado com 2016. A solenidade de abertura acontece no dia 28, A�s 18h30.A�O recebimento dos atletas e o credenciamento inicia A�s 15h30 e se encerra A�s 17h30 do mesmo dia. Os II JIFC contarA?o com modalidades individuais e coletivas, como segue abaixo:

Modalidades individuais

Modalidades coletiva

Atletismo: 100 m rasos; 200 m rasos; 400 m rasos; 800 m rasos; 1500 m rasos; 3000 m rasos (F); 5000 m rasos (M); revezamento 4 x 100 m rasos; arremesso de peso [(6,0 kg – M; 4,0 kg – F)]; lanA�amento de disco [(1,750 kg – M; 1,0 kg a�� F)]; lanA�amento de dardo [(0,8 kg – M; 0,6 kg – F)]; salto em altura e salto em distA?ncia

Futsal

Xadrez

Voleibol

TA?nis de mesa (individual e dupla)

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Voleibol de areia

Badminton

Handebol

Basquetebol

A novidade deste ano A� a inclusA?o da modalidade Badminton nos JIFC. O esporte A� parecido com o tA?nis, porA�m, no lugar da bola, A� utilizada uma peteca (saiba mais sobre o esporte acessando http://www.badminton.org.br/).

IFC lanA�a Jogos Internos em ano de OlimpA�adas

Para participar, os estudantes receberA?o auxA�lio financeiro, a fim de custear as despesas com alimentaA�A?o e hospedagem. O objetivo dos II JIFC A� proporcionar momentos de integraA�A?o e prA?tica esportiva entre a comunidade acadA?mica do IFC.

Segundo a reitora do IFC, SA?nia Fernandes, os JIFC vieram para ficar. a�?A� notA?ria a importA?ncia de um evento desta natureza. O esporte beneficia o aluno na sua formaA�A?o humana. Como na vida nA?s ganhamos e perdemos, no esporte temos a experiA?ncia do que A� bom, ao vencer, e tambA�m do crescimento quando perdemosa�?.

Confira o REGULAMENTO GERAL dos II JIFC AQUI

MAIS

Acompanhe abaixo a reportagem especial realizada pela Globo sobreA�o Badminton.

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*Texto e fotos: Cecom/Reitoria,A�por Nicole Trevisol |A�Jornalista MTE 02499 JP-SC.

**Datas atualizadas A�s 8h52 de 14/06/2017.

IV ediA�A?o da Maratona FotogrA?fica premia os vencedores

Anualmente, o Instituto Federal Catarinense (IFC) a�� Campus ConcA?rdia realiza o evento Maratona FotogrA?fica, que faz parte do Projeto de Ensino Ambientalmente. Este ano, a IV ediA�A?o contou com a participaA�A?o dos estudantes de primeiros anos dos cursos tA�cnicos integrados, organizados em grupo de 3 ou 4 integrantes, para realizar a produA�A?o de fotografias inspiradas pelo tema A?gua: EssA?ncia da Vida.

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As fotografias foram registradas pelos estudantes, no dia 08 de abril de 2017, nas dependA?ncias do campus e, em seguida, passaram por duas avaliaA�A�es: 1. observaA�A?o, por 8 profissionais, dos aspectos tA�cnicos e os artA�sticos, e classificaA�A?oA�das imagens em categorias (as melhores imagens de cada subtema proposto e os melhores conjuntos de fotografia); 2. votaA�A?o popular, por meio do Facebook, para escolha das imagens mais a�?curtidasa�? pelo pA?blico em cada um dos 4 subtemas propostos, quais sejam: A Energia da A?gua, A?gua e SobrevivA?ncia, Escassez e O Futuro da A?gua.

Ao todo, foram classificadas 36 fotografias nas trA?s categorias: Escolha do PA?blico, Melhor Fotografia por Subtema e Melhor Conjunto de Fotografias. A exposiA�A?o das fotografias classificadas pela IV EdiA�A?o da Maratona FotogrA?fica IFC, intitulada A?gua: EssA?ncia da Vida, iniciou no dia 5 de junho, A�s 12h30min, na Biblioteca do Campus ConcA?rdia e segue aberta atA� o final do mA?s de junho. Na solenidade de abertura da exposiA�A?o, foram realizadas as entregas de certificados (1A�, 2A� e 3A� lugares) e medalhas (1A� lugar).

O evento A� promovido pelo Projeto de Ensino AmbientalMente e faz parte das comemoraA�A�es do Dia Mundial da A?gua, organizado em parceria com o ComitA? Jacutinga, e do Dia do Meio Ambiente. O Projeto AmbientalMente surgiu em 2016 e, somando esforA�os com o Programa Joga Limpo, visa propor aA�A�es de educaA�A?o ambiental por meio da arte. Para saber mais sobre o Projeto de Ensino AmbientalMente,A�acesse http://ambientalmente.concordia.ifc.edu.br/ ou a FanPage no Facebook https://www.facebook.com/AmbientalMente-IFC-1509631765737246/.

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Confira as fotografias vencedoras nos links abaixo:

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Categoria Escolha do PA?blico AQUI.

Categoria Melhor Fotografia por SubtemaA�AQUI.

Categoria Melhor Conjunto de FotografiasA�AQUI.

*Texto: Cecom/Reitoria, por Nicole Trevisol |A�Jornalista MTE 02499 JP-SC.

**Imagens: DivulgaA�A?o/IV Maratona FotogrA?fica.

Cavalaria de Ideias: equinos e mA�dicos veterinA?rios pela educaA�A?o

Imponentes pelo seu tamanho, lembrados pela sua beleza e educativos de acordo com a sua utilizaA�A?o. Os cavalos sA?o animais que servem ao ser humano para diversas finalidades, desde os tempos mais remotos. Atualmente, o projeto Cavalaria de Ideias tem buscado aproximar as crianA�as dos animais, de modo lA?dico e educativo, com o auxA�lio de cavalos, mA�dicos veterinA?rios e policiais militares. As aA�A�es executadas consistem em visitas A� Cavalaria da PolA�cia Militar de Joinville, em queA�turmas de estudantes do terceiro ao quinto ano de escolas pA?blicas reA?nem-se, junto aos seus educadores, para aprender mais sobre a importA?ncia do mA�dico veterinA?rio, de policiais militares montados, do comportamento equino, do bem-estar, da anatomia e nutriA�A?o animal.

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Estas atividades expandem o repertA?rio cientA�fico-cultural das crianA�as, proporcionando um espaA�o totalmente novo para aprendizagem. A estudante ThaA�s Lemfers, uma das responsA?veis pelo projeto Cavalaria de Ideias, relata que a�?A reaA�A?o das crianA�as A� sempre uma surpresa, mas sempre positiva. O conhecimento repassado A� de fA?cil entendimento e absorA�A?o, o que provavelmente acarretarA? em aA�A�es diferenciadas com os animais no futuroa�?.

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Os visitantes sA?o sempre recepcionados por estudantes de Medicina VeterinA?ria e por policiais militares. Para promover a disseminaA�A?o deste conhecimento, tambA�m sA?o entregues, ao final da visita, uma cartilha que se configura como um material com maiores informaA�A�es, ilustraA�A�es e palavras-chave.

O projeto em prA?tica

Este projeto foi idealizado e A� executado por estudantes do Curso de Medicina VeterinA?ria do IFC Araquari, participantes do grupo de estudos EQUIMED, sob a orientaA�A?o de professores do curso, com a parceria da Cavalaria da PM de Joinville (EsquadrA?o de PolA�cia Montada da 5A? RegiA?o de PolA�cia Militar de Santa Catarina). AtA� o momento, aconteceram duas visitas ao EsquadrA?o da PolA�cia Montada, uma realizada no dia 13 de abril e outra realizada no dia 26 de maio. Foram recebidas 99 crianA�as e cinco professores das escolas JA?lio Machado de Luz e JosA� Motta Pires, ambas escolas pA?blicas da cidade de Joinville. AtA� o seu fechamento, o objetivo do projeto A� receber aproximadamente 150 crianA�as, sendo que jA? existem mais duas visitas agendadas, uma para dia 9 de junho e outra para 23 de junho.

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O avanA�o na construA�A?o do aprendizado das crianA�as foi observado, de forma subjetiva, durante todo o percurso da visita. DA?vidas e questionamentos sobre os animais e a conduta dos policiais militares surgiram a todo momento e foram elucidadas pelos facilitadores do projeto. Isto demonstra a importA?ncia da execuA�A?o de cada vez mais aA�A�es relacionadas A� extensA?o, produzindo conhecimento interdisciplinar, que oferecem uma visA?o de mundo diferente para as crianA�as, expandindo seus horizontes e fazendo-as enxergar alA�m das paredes das salas de aula.

*Texto: CECOM/Araquari.
**Imagens: DivulgaA�A?o/Equimed.

Alunas de Hospedagem realizam atividades recreativas com crianA�as hospitalizadas

Entre risos e brincadeiras, as alunas, do curso TA�cnico em Hospedagem do Instituto Federal Catarinense a�� Campus CamboriA?, Camila Maria da Costa Bohrer, Maria Alice Gomes da Rosa e Maria Eduarda B. N. Vanzuita promoveram uma visita na unidade de saA?de do Hospital Municipal e Maternidade Ruth Cardoso. A atividade, orientada pela professora Ivanna Schenkel Fornari Grechi, faz parte do projeto de extensA?o vinculado A� disciplina de Pesquisa Aplicada ao Turismo, Hospitalidade e Lazer, ministrada pela docente Isadora Balsini Lucio.

De acordo com a orientadora, o objetivo do projeto A� promover uma melhora do bem-estar de crianA�as hospitalizadas na ala de pediatria, por meio de atividades lA?dicas e recreativas. Para comeA�ar os trabalhos, a primeira unidade de saA?de escolhida foi o Hospital Municipal e a Maternidade Ruth Cardoso. Em breve, a equipe pretende realizar mais visitas.

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*Texto: Cecom/CamboriA?.

**Fotos: Arquivo/Ivanna Schenkel Fornari Grechi.

IFC SA?o Bento do Sul comemora seu primeiro aniversA?rio

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A noite do dia 31 de maio de 2017 entrou para histA?ria do Instituto Federal Catarinense (IFC) a�� Campus SA?o Bento do Sul. Estudantes, servidores, familiares e membros da comunidade se reuniram no auditA?rio da instituiA�A?o para comemorar o primeiro aniversA?rio do campus, que foi entregue para a cidade simbolicamente no dia 31. Apesar da chuva, a alegria e o envolvimento marcaram a cerimA?nia, e todos puderam ouvir e ver um pouco da trajetA?ria do IFC SA?o Bento do Sul ao longo desse perA�odo.

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A cerimA?nia contou com a presenA�a da Banda de Metais da Escola de MA?sica Donaldo Hitzmann, de SA?o Bento do Sul, que recebeu os convidados. A recepA�A?o dos participantes e a execuA�A?o do Hino Nacional brasileiro ficaram por conta do grupo, cuja presenA�a trouxe ainda mais significado para o momento: foram eles que tocaram na CerimA?nia de InauguraA�A?o do Campus SA?o Bento do Sul em 2016.

Todos os nA�veis de ensino oferecidos no campus foram representados durante o evento: ensino mA�dio, ensino tA�cnico subsequente e ensino superior, com a participaA�A?o de docentes e estudantes dos cursos, que se apresentaram cantando, danA�ando e prestando depoimentos.A�O diretor-geral do Campus SA?o Bento do Sul, Samuel Henrique Werlich, apresentou ao pA?blico alguns fatos histA?ricos sobre a trajetA?ria do IFC na regiA?o. PresenA�as polA�ticas reforA�aram a importA?ncia que o IFC tem dentro da cidade: o crescimento educacional, social e econA?mico que vem trazendo para a regiA?o.

Os estudantes realizaram apresentaA�A�es culturais em forma de danA�a e mA?sica aos presentes. Confira mais imagens e a reportagem completa acessando http://saobentodosul.ifc.edu.br/1o-aniversario-do-campus-31-de-maio-de-2017/.

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* Texto: Cecom/SBS.

** Fotos: DivulgaA�A?o/Karine Arend.

O cA�u nA?o A� o limite: Clube de Astronomia promove observaA�A?o do Universo

Observar o cA�u A� algo que me encanta. Gosto de deitar na calA�ada e passar horas observando o movimento das nuvens em dias claros e o brilhar das estrelas em noites limpas. E vocA?, jA? parou para observar o cA�u e, se sim, se sente curioso para saber o que mais existe por lA?? O estudante do curso tA�cnico Integrado em AgropecuA?ria do Instituto Federal Catarinense (IFC) a�� Campus CamboriA?, Odorico Miguel Bueno, A� um entusiasta da astronomia e uma pessoa insistente. Em 2011 surge a ideia do projeto de ExtensA?o Clube da Astronomia a�� Tycho Brahe porA�m, por quatro anos, a atividade fica paralisada devido A� transferA?ncia do professor responsA?vel. A� no final de 2015 que Odorico, apaixonado por astronomia e detentor de um telescA?pio em casa, insiste para que o projeto seja retomado.

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No ano seguinte, o TelescA?pio Celestron CPC com GPS interno e tubo de 8 polegadas Schmidt-Cassegrain do IFC Campus CamboriA? volta a ser utilizado por meio do projeto de extensA?o. a�?O principal objetivo da aA�A?o A� oportunizar que as pessoas observem o cA�u e participem de debates sobre astronomia bA?sica. O foco A� desmistificar o Universo de uma maneira gratuita para todo o pA?blico interessadoa�?, diz o professor de fA�sica e coordenador do projeto, Kleber Ersching.

Para que isso aconteA�a, a equipe responsA?vel pelo projeto programa observaA�A�es abertas para a comunidade nas segundas e quintas-feiras das 19 A�s 21 horas, nas proximidades dos blocos F e J do Campus CamboriA?. SA? nA?o A� possA�vel utilizar o TelescA?pio Celestron CPC caso as condiA�A�es climA?ticas nA?o sejam favorA?veis.

Com o telescA?pio A� possA�vel observar vA?rios astros, como a Lua, VA?nus, JA?piter e quatro de suas Luas, Saturno e seus anA�is e uma Lua, Marte, alA�m de aglomerados de estrelas e nubulosas. Este ano 79 pessoas realizaram a observaA�A?o no IFC Campus CamboriA?. a�?AlA�m disso, o Clube de Astronomia oferta gratuitamente para a comunidade colA?quios sobre astronomia, que acontecem nas segundas-feiras A�s 18 horas (antes da observaA�A?o)a�?.

Confira a programaA�A?o.

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Ficou curioso? Comparece ao IFC Campus CamboriA?, nas segundas e quintas-feiras das 19 A�s 21 horas (proximidades dos blocos F e J), e desvende os mistA�rios do Universo. Saiba mais sobre o projeto Clube de Astronomia a�� Tycho Brahe acessando a argumentative essay outlines, order zithromax. Fanpage no Facebook.

MAIS:A�O nome do projeto Clube de Astronomia a�� Tycho Brahe faz referA?ncia ao importante astrA?nomo do sA�culo XVI – Tycho Brahe. O termo clube foi escolhido para caracterizar a continuidade do projeto, que visa ser anual de forma que estudantes sejam capacitados para manusear e manter o TelescA?pio Celestron CPC.

*Texto: Cecom/Reitoria, por Nicole Trevisol |A�Jornalista MTE 02499 JP-SC.

**Imagens: DivulgaA�A?o/Clube de Astronomia.

Tecnologia a favor da comunicaA�A?o: espaA�o busca sanar dA?vidas sobre Processo de Ingresso

Que o surgimento da tecnologia mudou a maneira de nos comunicarmos com o mundo, todo mundo sabe. Mas trazer isso para facilitar o acesso A�s informaA�A�es A� populaA�A?o A� algo que as organizaA�A�es estA?o implantando gradativamente. Atentos a essa movimentaA�A?o, o Instituto Federal Catarinense (IFC) implantou uma nova forma de se comunicar com os futuros estudantes.

O espaA�o de Perguntas Frequentes (AQUI) foi instalado no menu superior do Portal de Ingresso para que os interessados em ingressarem no IFC, ou os candidatos que foram aprovados em algum processo de ingresso, possam encontrar de maneira fA?cil e rA?pida informaA�A�es para as mais variadas dA?vidas referentes a Ingresso no IFC.

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Segundo Carolina Giordano Bergmann, coordenadora Geral de Ingresso (CGI), a ideia do espaA�o Perguntas Frequentes surgiu a partir das diversas dA?vidas que chegavam atA� o setor. a�?Durante o perA�odo de ingresso surgem dA?vidas dos candidatos, e muitas delas sA?o semelhantes. Assim, pensamos em listar as mais frequentes e instituir uma resposta padrA?o para agilizar o atendimentoa�?, relata ela.

No espaA�o A� possA�vel que o usuA?rio filtre o assunto de interesse e tenha informaA�A�es sobre cursos ofertados, cursos tA�cnicos subsequentes, cursos de graduaA�A?o, aA�A�es afirmativas (cotas), ingresso, transferA?ncias, matrA�culas, dA?vidas gerais (nos prA?ximos dias estarA? disponA�vel a A?rea cursos integrados). a�?A ideia A� facilitar a vida do usuA?rio. Com o espaA�o de perguntas frequentes, o candidato nA?o precisa entrar em contato e aguardar uma resposta, ele mesmo pode conferir no Portal de Ingresso sobre as principais questA�es de cada tipo de ingresso. EntA?o, A� um jeito de agilizar o processo todoa�?, explica Sonia Trois, programadora visual na CoordenaA�A?o-Geral de ComunicaA�A?o do IFC (Cecom).

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AlA�m da facilitar o acesso A�s informaA�A�es aos candidatos, o espaA�o permite que a comunidade externa conheA�a mais sobre o processo de ingresso e que os servidores do IFC tenham disponA�vel um local A?nico para sanar dA?vidas sobre o assunto. a�?Facilita o acesso dos prA?prios servidores sobre informaA�A�es que eles muitas vezes desconhecem ou nA?o tA?m muita clareza. AlA�m disso, o Perguntas Frequentes auxilia os setores a responderem mais rapidamente as dA?vidas e demandas que recebema�?, diz Carolina.

Para Sonia, a ferramenta tambA�m permite que os servidores estejam a par dos detalhes e especificidades dos processos de ingresso. a�?O Perguntas Frequentes ajuda no conhecimento dos detalhes e aA�A�es, como ainda A� uma maneira de padronizarmos as respostas que serA?o enviadas aos pA?blicosa�?.

O Perguntas Frequentes foi ao ar no inA�cio do mA?s de maio de 2017 por meio de uma parceria entre a CGI e a Cecom e, atualmente, conta com dA?vidas que chegam A� CGI e A� Proen. Entretanto, a ideia A� ampliar a sua atuaA�A?o para que outros setores do IFC tambA�m utilizem o espaA�o para sanar dA?vidas recorrentes. Para que outros setores encaminhem as suas informaA�A�es a serem postadas no espaA�o Perguntas Frequentes A� importante seguir os seguintes passos:

1. Verificar se a dA?vida estA? relacionada ao Processo de Ingresso do IFC;

2. Enviar o texto para o endereA�o de e-mail atendimentocecom.reitoria@ifc.edu.br ou abrir um chamado via GLPI para a Cecom/Reitoria (Saiba como acessando http://cecom.ifc.edu.br/).

Acesse oA�espaA�o de Perguntas Frequentes (AQUI).

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*Texto: Cecom/Reitoria, por Nicole Trevisol |A�Jornalista MTE 02499 JP-SC.

**Imagens: Cecom/Reitoria.