Primeira Empresa Júnior do IFC Araquari passa a funcionar

A primeira Empresa Júnior do IFC Araquari foi fundada, com a aprovação do Conselho do Campus, no dia 28 de junho de 2019. A Empresa Júnior Aquassistência foi formada por bolsistas, do Laboratório de Aquicultura (LAq), estudantes dos cursos superiores de Agronomia, Medicina Veterinária e do curso técnico em Agropecuária.

A empresa consolida-se como pioneira no IFC Araquari e tem sua atuação com enfoque em Consultoria e Assistência Aquícola para produtores da Região Norte Catarinense. Além disso, busca incentivar a qualificação profissional da comunidade interna e externa por meio da realização de cursos com diferentes temáticas.

A ideia do projeto surgiu quando Julio C. B. Rodhermel, aluno da Medicina Veterinária e bolsista do LAq, conheceu o Movimento Empresa Júnior — responsável pelo engajamento de milhares de jovens no empreendedorismo e preparação para o mundo profissional. Ao visitar o evento Se Joga na Rede, organizado pela Fejesc (Federação das Empresas Juniores do Estado de Santa Catarina), Julio se mostrou interessado pela ação. “Foi amor à primeira vista”, conta o estudante. “Vi pessoas da minha idade que estavam realmente empolgadas e focadas em prestar serviços a empresas de sua região, tentando a todo custo influenciar positivamente o meio em que estão inseridos. A partir dali, já que sou bolsista, tive a ideia de fundar uma Empresa Júnior vinculada ao Laboratório de Aquicultura”.

Atualmente, a proposta conta com a participação de 17 membros fundadores. Ademais, outras empresas colaboraram para o desenvolvimento do projeto, bem como a Empresa Júnior EJDM, que trabalha com Design de Moda na UFSC de Florianópolis; e a EJ PRODCOM, empresa Júnior de Engenharia de Produção da Unisociesc de Joinville.

Adolfo Jatobá, professor do campus e participante da criação da empresa, falou a respeito das atividades: “A Empresa Júnior foi fundada para eles e a partir deles, o que torna isso mais gratificante para mim como docente, e, também, mais desafiador aos discentes. Ela dará aos alunos participantes novas oportunidades de aprenderem/evoluírem durante seu processo formativo, uma vez que assumirão o protagonismo das ações, sendo os responsáveis por definir estratégias e métodos, assim como a melhor forma de atuarem”.

A Empresa Júnior tem por objetivo fortalecer os laços da instituição com outras de diferentes regiões. Os serviços dessa empresa atenderão à comunidade com preços acessíveis, ofertando também a oportunidade para os estudantes do campus de terem um maior contato com a realidade do trabalho, no que diz respeito à cobrança do prazo de projetos, ao planejamento estratégico, à busca por parcerias, ao trabalho em equipe e ao profissionalismo. “Temos por objetivo ajudar a sociedade e, também, auxiliar na visão empreendedora dos nossos estudantes, para que o conteúdo teórico aprendido possa ser aplicado na prática”, finaliza Julio Rodhermel.

SAIBA MAIS – O que é uma Empresa Júnior?

É uma associação civil composta por estudantes, sem fins lucrativos, mas sim educacionais, de duração indeterminada, em que os cargos são decididos mediante eleição entre seus membros, segundo seu Estatuto Social.

O objetivo primeiro das empresas juniores é desenvolver pessoal e profissionalmente os seus membros por meio da vivência empresarial, realizando projetos e serviços na área de atuação dos cursos de graduação aos quais for vinculada. A Empresa Júnior visa fomentar o aprendizado prático do universitário em sua área de atuação, além de trabalhar com a autonomia no centro acadêmico. Com esse objetivo, pretende-se fomentar o crescimento pessoal e profissional do aluno membro, por meio do oferecimento de serviços de qualidade e a baixo custo ao mercado. Dessa forma, além de atingir seu próprio objetivo, as EJs contribuem para o desenvolvimento do empreendedorismo em sua região. Em alta escala, o Movimento das Empresas Juniores (MEJ) contribui com uma importante parcela no desenvolvimento empresarial e econômico do país.

Texto: Cecom/Araquari – Laís Tedesco e Raquel Rybandt