Projeto MIA leva cães para “passeio” em shopping

Locais pet friendly são cada vez mais comuns atualmente, ou seja, os animais de estimação tem sido bem-vindos em vários ambientes nos quais antes não era permitida sua entrada. O Shopping Muller, no centro de Joinville, é um destes espaços que permite aos pets acompanharem seus donos. O Projeto MIA – Movimento pela Interação Animal – esteve lá no último dia 09 de julho, com oito cães de variadas raças.

Todos os animais que participaram da atividade são “cães terapeutas”, muito mansos e carinhosos, ensinados para atuarem com terapias em centros hospitalares, lares de idosos, associações para pessoas excepcionais, entre outros espaços. O projeto MIA vem atendendo a estas demandas desde o ano de 2014, quando foi criado por estudantes do Curso de Medicina Veterinária do Instituto Federal Catarinense Campus Araquari.

Para as intervenções assistidas, ou “pet terapias” como também são chamadas, os cachorros e gatos participam de outras atividades educativas, são adestrados e treinados para fazerem truques que levam alegria às pessoas doentes, crianças ou idosos. O comportamento afetivo é o mais influenciado pela terapia com animais, gerando uma comunicação recíproca entre o pet e as pessoas. E é na infância quando se encontram os melhores resultados desta interação, promovendo o desenvolvimento da autoestima, respeito e companheirismo para com os animais.

A ideia desta ação foi passear com os cães pelo shopping, em frente às lojas, promovendo a interação com as pessoas. Os três andares foram visitados, com sucessivas pausas, para que as pessoas tirassem fotos, fizessem carinho, ou apenas admirassem os animais.

Por mais que haja um receio inicial, a expressão de “melhor amigo” se torna verdadeira com poucos segundos. É notável a recepção do público para com os pets, dos menores até os maiores – que sempre chamam mais atenção, tanto por seu porte, quanto pela sua doçura. No próximo dia 13 de julho (sábado), entre 10h e 17h, estes cães estarão novamente no Shopping Muller, onde acontecerá o evento “Mundo Pet”, com feira de adoção, exposição de produtos pets, crossdog e roda de truques, mini workshops, distribuição de brindes, entre outras ações. Todos podem levar seus pets ao evento também.

Texto e imagens: Cecom/Araquari