Pró-reitora de Ensino do IFC participa de missão da Setec/MEC na Alemanha

Entre os dias 15 e 22 de maio, representantes da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica participaram da Missão Setec/MEC Alemanha 2022, na região de Stuttgart, na Alemanha. As atividades foram coordenadas pela Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica do Ministério da Educação (Setec/MEC) e contou com 24 integrantes brasileiros vinculados a instituições de ensino, secretarias de educação, universidades e institutos federais. Na ocasião, o Instituto Federal Catarinense (IFC) foi representado pela pró-reitora de Ensino, Josefa Surek de Souza.

Segundo os organizadores, a missão tinha o objetivo de promover a troca de experiências em Educação Profissional e Tecnológica (EPT) e estabelecimento de parcerias entre gestores de políticas públicas da EPT do Brasil e contrapartes da Alemanha. Além disso, esperava-se a provocação para o planejamento e desenvolvimento de estratégias inovadoras para o sistema educacional brasileiro.

Para promover a cooperação bilateral Alemanha-Brasil, um dos objetivos dos visitantes foi conhecer o sistema de ensino, modelo dual da EPT na Alemanha que é um projeto educacional com características próprias e distintas do modelo de EPT desenvolvido no Brasil, por meio da Rede Federal. Portanto, durante esses dias, os brasileiros visitaram instituições de ensino e empresas alemãs que desenvolvem a formação dos adolescentes e jovens neste modelo de parceria entre as escolas e as empresas.

De acordo com a pró-reitora de Ensino, esse contato entre brasileiros e alemães foi um momento para troca de experiências. “Tivemos oportunidade de ouvir e dialogar com autoridades educacionais do estado de Baden-Württemberg e visitar universidades, escolas e empresas. Um dos destaques foi perceber o quanto as empresas envolvidas no sistema dual são preparadas para contribuírem com o processo formativo, devendo cumprir diversos requisitos. Também foi bem importante conhecer de perto a organização de uma escola pública de nível médio que abarca os três tipos de oferta da Alemanha, observando seus destaques, desafios e contradições”, apresenta Souza.

As atividades desenvolvidas na Alemanha estão relacionadas aos projetos já em andamento no Brasil para promoção da transição digital, ampliação de projetos e inovação e empreendedorismo para aplicação de medidas de melhoria no desempenho energético, inclusive com a oferta de cursos em energias renováveis e eficiência energética, além das frentes voltadas a economia circular e bioeconomia.

“Antes de implantar inovações no IFC, devemos considerar as características específicas de cada localidade. Um projeto com exatamente as mesmas características alemãs, talvez não seja o ideal em determinada região brasileira, mas a troca de experiências é fundamental para nos direcionar às novas possibilidades no momento de pensar e planejar os nossos cursos, projetos e espaços”, pontua a pró-reitora.

Nos próximos meses, os integrantes da missão devem se reunir para debater sobre os possíveis desdobramentos das atividades desenvolvidas nas cidades de Stuttgart, Ulm, Bonn, Esslingen, Backnang e Karlsruhe.

Texto: Cecom/Reitoria/Rosiane Magalhães
Fotos: arquivo pessoal