Rio do Sul recebe a ConferA?ncia Territorial de AssistA?ncia TA�cnica e ExtensA?o Rural

rating for movies, dapoxetine reviews.

rio-dosul-evento1O IFC -A�Campus Rio do Sul, sediou, no diaA� 08/12, a etapaA�territorialA�daA�2A?A�ConferA?nciaA�Nacional de AssistA?ncia TA�cnica e ExtensA?o Rural (ATER), que tem como objetivo aprofundar o debate entre a�?Ater, Agroecologia e Alimentos SaudA?veisa�?. Segundo a delegada do MinistA�rio do Desenvolvimento AgrA?rio (MDA) em SC, Luci Choinaki, a conferA?ncia visa mobilizar agricultores e suas lideranA�as, tA�cnicos que atuam em ATER e representaA�A�es de diversas instituiA�A�es pA?blicas e privadas ligadas ao tema, para discutir o contexto atual e os desafios futuros da extensA?o rural no territA?rio, estado e paA�s.
Para o diretor de PolA�ticas da Agricultura Familiar e da Pesca do governo de Santa Catarina, HilA?rio Gottselig, a conferA?ncia da ATER procura realizar uma sintonia entre os agricultores e entidades que prestam serviA�os A� sociedade, visando reduzir os erros das polA�ticas pA?blicas do setor. a�?Queremos discutir as linhas, diretrizes, estratA�gias e as aA�A�es que o Estado promoverA?, visando ao desenvolvimento da agricultura sustentA?vela�?, comentou.
Durante o evento, que reuniu mais de 100 participantes, foram formuladas propostas para fortalecer e qualificar a assistA?ncia tA�cnica e extensA?o rural, a partir das especificidades da regiA?o, e escolhidos 30 delegados que representarA?o o Alto Vale nas prA?ximas discussA�es.

CALENDA?RIO
O professor AndrA� Raupp, que atua nos cursos tA�cnicos e de agronomia do IFC -A�Campus Rio do Sul e, atualmente, coordena o NA?cleo de ExtensA?o em Desenvolvimento Territorial do TerritA?rio Rural do Alto Vale do ItajaA�, explica que, atA� fevereiro de 2016, acontecerA?o conferA?ncias similares em todas as regiA�es do estado. Em abril, as propostas levantadas nesses eventos serA?o debatidas em uma conferA?ncia estadual.
Ainda no primeiro semestre de 2016, ocorrerA? uma ConferA?ncia Nacional, que reunirA? as propostas do estado comA�as demais regiA�es do paA�s, resultando num documento final. Trata-se de um processo de construA�A?o que, atravA�s do diA?logo e da participaA�A?o social, visa aprimorar a polA�tica de assistA?ncia tA�cnica e extensA?o rural do paA�s em trA?s eixos: Sistema Nacional de Ater a�� Fortalecimento Institucional, EstruturaA�A?o, GestA?o, Financiamento e ParticipaA�A?o Social; PolA�ticas PA?blicas para a Agricultura Familiar e FormaA�A?o e ConstruA�A?o de Conhecimentos na Ater.

Ater
Segundo oA�Documento de ReferA?ncia da 2A?A�ConferA?nciaA�Nacional de AssistA?ncia TA�cnica e ExtensA?o Rural, a missA?o da assistA?ncia tA�cnica e extensA?o rural A� participar da promoA�A?o e animaA�A?o de processos capazes de contribuir para a construA�A?o e execuA�A?o de estratA�gias de desenvolvimento rural sustentA?vel, centrada na expansA?o e no fortalecimento da agricultura familiar e das suas organizaA�A�es, por meio de metodologias educativas e participativas, integradas A�s dinA?micas locais.
A ATER busca viabilizar as condiA�A�es para o exercA�cio da cidadania e a melhoria da qualidade de vida da sociedade.

rio-dosul-evento2

*Texto e fotos: CECOM/Rio do Sul.

Deixe um comentário