Faça você também uma viagem virtual aos museus do mundo

museu-virtual2O Instituto Federal Catarinense – Campus Concórdia realizou, nos meses de outubro e novembro de 2016, o Projeto de Extensão Museus Virtuais: conhecendo arte, pessoas e paisagens. O objetivo da atividade foi permitir que estudantes, servidores e a comunidade da região tivessem acesso à arte utilizando a Internet. Na primeira visita virtual, os espectadores puderam conhecer o British Museum (Museu Britânico – Londres), e, na segunda, o  Musée du Louvre (Museu do Louvre – Paris).

Segundo a coordenadora do projeto, Suzana Back, os espectadores tiveram contato com as principais obras de arte, personalidades, história e paisagem. “Esse espaço de contato com os grandes museus do mundo promove a aprendizagem ativa e participativa. Por meio de uma tela de projeção, os espectadores apreciaram imagem durante as sessões e, ainda, e tiveram a peças contextualizadas com a narração dos estudantes sobre cada uma delas. Tudo foi realizado pela Internet ”.

Projeto promove visita virtual aos maiores museus do mundo

As peças foram selecionadas e narradas pelos estudantes. Ana Lara Santana Gomes, aluna do curso Técnico em Agropecuária, diz que o projeto foi apaixonante. “É um projeto inovador e que dá a oportunidade de conhecimento para todos que se inscreveram”.

A ideia criativa de levar as pessoas para museus do outro lado do mundo fizeram a espectadora Fabiana Laufredi Herpich ir até o Campus Concórdia. “Parabéns a todos os envolvidos. Foi muito interessante para compreender mais esse universo tão distante. Assim mais pessoas terão a oportunidade de conhecer lugares diferente”, salienta.

MAIS

Participam do Projeto de Extensão Museus Virtuais: conhecendo arte, pessoas e paisagens 20 estudantes dos primeiros anos dos cursos técnicos integrados ao ensino médio do Campus Concórdia e quatro professores das disciplinas de Arte, Sociologia, História e Paisagismo. Com as duas sessões virtuais, serão atendidas 240 pessoas. A escolha de apresentar o British Museum e o Musée du Louvre se deu porque ambos são reconhecidos como os maiores e mais importantes museus do mundo.

Assista o vídeo sobre as visitas virtuais abaixo.

*Texto: Cecom/Reitoria.

**Imagem e vídeo: Divulgação/Concórdia.

Esta notícia foi editada na quinta-feira, 16 de março de 2017, às 17:48 pela Coordenação-Geral de Comunicação (Cecom).