Definidas comissões eleitorais locais para Eleições 2019

Na Reitoria, comissão realizou a assembleia para escolha dos representantes dos TAE na sexta, dia 17.

Comissões eleitorais locais dos campi, campi avançados e Reitoria, para condução do Processo de Consulta 2019, foram nomeadas nesta terça-feira, dia 21, por meio da Resolução ad referendum nº 005 do Conselho Superior – Consuper. O documento pode ser consultado na página do Processo de Consulta 2019, no Portal do IFC.

Estas comissões são compostas por representantes dos professores, técnicos administrativos e estudantes. Os nomes foram definidos em assembleias organizadas nas respectivas unidades do IFC.

Em 2019 serão realizadas eleições para escolha dos cargos de reitor(a); de diretores(as)-gerais dos campi em Araquari, Blumenau, Brusque, Camboriú, Concórdia, Fraiburgo, Ibirama, Luzerna, Rio do Sul, Santa Rosa do Sul, São Bento do Sul, São Francisco do Sul e Videira; e também dos novos membros do Consuper.

Texto: Cecom/Reitoria/ Rosiane Magalhães
Imagem: Cecom/Reitoria/Carlos Pieri

IFC, IFSC e UFSC debatem bloqueio orçamentário em audiência pública

O Instituto Federal Catarinense (IFC), a Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e o Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC) participaram de uma audiência pública, na segunda-feira (20/05), para debater o bloqueio orçamentário de 39% nos recursos de custeio das instituições. O evento foi proposto pela Comissão de Educação da Câmara dos Deputados e realizado no Centro de Eventos da UFSC. O deputado Pedro Uczai, membro da Comissão, foi o mediador da audiência.

Durante a ocasião, os representantes das instituições apresentaram os dados financeiros e, posteriormente, o espaço foi aberto à comunidade para debate. Ao final do evento, as manifestações foram agrupadas e serão entregues ao ministro da Educação, Abraham Weintraub, na quarta-feira (22/05), na reunião da Comissão de Educação.

Representando a reitora do IFC, Sônia Fernandes, o diretor-geral do Campus Camboriú, Rogério Luís Kerber, apresentou o impacto do bloqueio na instituição. “Quando avaliamos o bloqueio no orçamento de custeio do IFC, verificamos que o corte foi extremamente severo. O valor para o ano era de R$ 64.643.47,00, e foram bloqueados R$19.498.383,00. Esse bloqueio de recurso praticamente inviabiliza o funcionamento da instituição até o final do ano”, destacou o diretor. No Campus Camboriú, Rogério afirmou que algumas medidas já foram tomadas, como: demissão de 25% do quadro de terceirizados, redução de 40% da verba destinada aos projetos de pesquisa e extensão, cancelamento de visitas técnicas, entre outros cortes, na tentativa de se chegar ao final do semestre com o orçamento repassado até o momento.

O IFSC e a UFSC também seguiram com a mesma apresentação. Do IFSC, de acordo com a reitora Maria Clara, foram bloqueados R$23 milhões dos R$78 milhões para o custeio. “É uma situação drástica. Este bloqueio inviabiliza o funcionamento das instituições na sua constituição mais séria, que é a sala de aula, e também em todos os demais projetos de pesquisa e extensão que desenvolvemos”, ressaltou a reitora. Maria Clara também destacou que a redução de orçamento acontece desde 2015, enquanto o número de alunos está crescendo. “Nós já estamos sufocados por causa da redução orçamentária dos últimos anos”, disse.

O reitor da UFSC, Ubaldo Cesar Balthazar, destacou a gravidade da situação também frente à desproporção entre o orçamento e o crescimento de alunos da universidade.  “Aparentemente há um crescimento positivo, quando olhamos a parte de orçamento pessoal e encargos sociais, por exemplo. No entanto, esse crescimento é desproporcional, e o percentual é pouco para o que precisamos”, afirmou. “Hoje temos sete meses para trabalhar com R$ 30 milhões, sendo que deveriam ser R$ 90 milhões”, completou.

Logo após a exposição dos dirigentes, o público se manifestou. Movimentos estudantis, entidades sindicais e representantes da educação básica se posicionaram contra o bloqueio e ressaltaram a importância da continuidade de manifestações a favor da educação.

Para finalizar o evento, o deputado Pedro Uczai apresentou um resumo de todas as falas das instituições e comunidade para composição da “Carta de Florianópolis”, que será apresentada na quarta-feira, 22/05, ao ministro da Educação. Entre alguns pontos do documento, foram encaminhados os seguintes: revogação da Emenda Constitucional 95/2019, fortalecimento da autonomia universitária, defesa da educação pública e não ao desmonte,  defesa da política de cotas, auditoria da dívida pública, não condicionamento da reforma previdenciária ao bloqueio orçamentário das instituições públicas de ensino, entre outros assuntos.

Confira aqui o vídeo do evento.

Texto e imagem: Cecom/Camboriú/Marília Massochin

Professores e alunos do IFC Camboriú apresentam 5 trabalhos no ERBD 2019

Alunos e professores do Instituto Federal Catarinense (IFC) – Campus Camboriú apresentaram cinco trabalhos na XV Escola Regional de Banco de Dados (ERBD), em Chapecó/SC. De um total de 16 artigos selecionados para participar do evento, o IFC Camboriú contribuiu com 31%.

Além da representatividade no ERBD, o campus também conquistou duas premiações com os trabalhos desenvolvidos pelo docente Angelo Frozza: melhor artigo na trilha “Pesquisa”, com “Análise de Soluções NewSQL”; e menção honrosa na trilha “Aplicações/Experiências”, com “REx – NoSQL Redis Schema Extraction Module”.

Confira os trabalhos do IFC Camboriú que foram apresentados no evento:

•    Um Data Warehouse baseado no Twitter para análise de Sentimento em Língua Portuguesa: Estudo de Caso das Eleições de 2018. Autores: Jonathan Suter, Tatiana Tozzi, Daniel Anderle, Rafael Speroni, Rodrigo Nogueira (todos do IFC Camboriú);
•    Uma Análise de Soluções NewSQL. Autores: Ronan Knob (UFSC), Geomar Schreiner (UFSC), Angelo Frozza (IFC – Camboriú), Ronaldo Mello (UFSC);
•    Proposta de uma arquitetura de Data Warehouse para análise de SDN e aplicações de Aprendizado de Máquina. Autores: Fernando Moro, Rodrigo Nogueira, Alexandre Amaral, Ana Amaral (todos do IFC Camboriú);
•    Desenvolvimento de um sistema para a classificação de Fakenews acoplado à etapa de ETL de um Data Warehouse de Textos de Notícias em Língua Portuguesa. Autores: Roger Monteiro (Uniasselvi), Rodrigo Nogueira (IFC – Camboriú), Greisse Moser (Uniasselvi);
•    REx – NoSQL Redis SchemaExtraction Module. Autores: Angelo Frozza (IFC – Camboriú ), Geomar Schreiner (UFSC), Bruni R. L. Machado (UFSC), Ronaldo Mello (UFSC).

Sobre o ERBD

A ERBD é um evento anual, sem fins lucrativos, promovido pela SBC (Sociedade Brasileira de Computação) e organizado de forma rotativa por uma ou mais instituições de Ensino Superior da Região Sul do Brasil. Neste ano, o ERBD foi organizado pela Universidade da Fronteira Sul (UFFS) e pela Universidade do Oeste de Santa Catarina (Unoesc).

O objetivo do ERBD é integrar os participantes, oportunizando a divulgação e discussão de trabalhos em um fórum regional sobre bancos de dados e áreas afins.  Neste ano, o tema do evento foi Inteligência de Dados devido a sua multidisciplinaridade e relevância atual, além de ser um tema de interesse de empresas de tecnologia da informação. Entre os assuntos discutidos, destacam-se: algoritmos, técnicas e abordagens diversas para coleta, armazenamento, modelagem, indexação, busca e acesso a informações textuais com pouca ou nenhuma estrutura.

Texto Cecom/Camboriú com informações do site ERBD e de Angelo Frozza

PETiscos: Oficina para produção e confecção de biscoitos para cães e gatos

No dia 24 de maio de 2019, sexta-feira, acontecerá a oficina PETiscos — Produção e confecção de biscoitos para cães e gatos. O curso será realizado na Agroindústria, dentro Instituto Federal Catarinense Campus Araquari (BR 280, km 27 – Bairro Colégio Agrícola), com seu início às 13h e terminando por volta das 15h. 

O Projeto PETiscos é  desenvolvido por estudantes do curso de  Medicina Veterinária do IFC Araquari, com a orientação da professora Eunice Kitamura e do professor André Fachini , e tem por objetivo ensinar os participantes e produzirem petiscos para seus cães e/ou gatos. Toda a comunidade pode participar, não havendo pré-requisitos.

A oficina disponibilizou 20 vagas gratuitas para Araquari e região. Todas já foram preenchidas.

Texto: Cecom/Araquari – Laís Tedesco
Revisão: Raquel Rybandt

Estudantes e professora de licenciatura em Matemática participam de conferência internacional

Felipe Junior Crozetta e Dirlei Salete de Souza, estudantes da sétima fase do curso de Licenciatura em Matemática e bolsistas do Programa Residência Pedagógica em Matemática no IFC Concórdia, participaram da XV Conferencia Interamericana de Educación Matemática – CIAEM, realizado na Universidade de Medellín, Colômbia, entre os dias 5 e 10 de maio de 2019. Eles foram acompanhados pela professora e coordenadora do programa no IFC Concórdia, Andriceli Richit.

O evento compreendeu diversas atividades, tais como: palestras, conferências, sessões paralelas, apresentação de comunicações e pôsteres, talleres, minicursos, grupos de discussão, que se dividiam entre 11 temas: Formação Inicial de Professores; Formação Contínua e Desenvolvimento Profissional; Perspectivas Socioculturais: Etnomatemática, Sociologia, Comunicação; Currículo, Competências e Avaliação; Estatísticas e Probabilidade; Geometria; Sistemas Aritméticos e Numéricos; Álgebra e Funções; Educação Matemática no Ensino Superior; História e Epistemologia da Educação Matemática e Matemática; e Resolução de Problemas e Modelagem em Educação Matemática.

Acadêmicos também tiveram a oportunidade de apresentar trabalhos durante a conferência, oriundos de Projetos de Monitoria e de disciplinas cursadas. “Fazer parte de um evento que teve suas atividades comunicadas em espanhol ou inglês possibilitou aos estudantes a compreensão da importância do domínio de outros idiomas, para ter acesso às pesquisas em âmbito internacional, bem como para poder comunicar o que temos produzido”, enfatiza Richit.

“Participar deste importante evento na área da Educação Matemática abriu minhas perspectivas com relação às pesquisas que se desenvolvem na região de inquérito, bem como oportunizou-me contatos com pesquisadores com possibilidade para realização de mestrado”, destaca Crozetta.


Para Dirlei Salete de Souza, a oportunidade de participação aproximou-a da Estatística, que é uma das áreas da Matemática pela qual a estudante tem interesse em continuar os estudos, em nível de pós-graduação.

Medalhas

Durante o evento, houve a entrega de duas importantes medalhas a pesquisadores internacionais da área da Educação Matemática: a Medalha Luis Santaló foi entregue a Salvador Linares da Universidade de Alicante (Espanha). A medalha é concedida a cada quatro anos a pessoas que tiveram uma trajetória intelectual relevante na Educação Matemática internacional e que tiveram ligações especiais com as Américas.

Já a Medalha Marshall Stone foi concedida a dois pesquisadores: José María Chamoso Sánchez (Universidade de Salamanca, Espanha) e Hugo Barrantes Campos (reforma do Projeto de Educação Matemática Costa Rica, Costa Rica). Esta medalha é concedida a cada quatro anos a pessoas que contribuíram significativamente para a realização de conferências, congressos, seminários, publicações e outras atividades desenvolvidas pelo CIAEM, não sendo concedida àqueles que exerceram a presidência ou vice-presidência do CIAEM.

“Prestigiar esse momento foi emocionante e significativo para conhecer a trajetória e a luta destes pesquisadores por um ensino de Matemática melhor”, finaliza a professora.

Texto: Cecom/Reitoria, com informações da professora Andriceli Richit
Fotos: Professora Andriceli Richit

Reunião do Codir Ampliado discute bloqueio orçamentário

O Campus Araquari sediou, nos dias 9 e 10 de maio, a primeira reunião ordinária do Conselho de Dirigentes (Codir) Ampliado. Além da reitora, dos pró-reitores e diretores-gerais dos campi, o encontro contou ainda com a participação dos membros titulares e substitutos dos Departamentos de Administração e Planejamento (DAPs) e das Diretorias de Desenvolvimento Educacional (DDEs) dos campi.

A reunião foi promovida em Araquari como parte das comemorações dos 60 anos do campus. A programação do primeiro dia contou com as seguintes palestras:

  • “Governança Corporativa e Governança no Setor Público”, por Francisco de Holanda Bessa;
  • “Assédio Moral: identificação, prevenção e combate nas relações sociais e de trabalho”, por Layla Gonçalves Hatab;
  • “Papel das Ouvidorias nas Instituições de Ensino”, por Rodrigo de Bona da Silva.

No segundo dia de atividades, além da discussão dos informes do Codir, nos períodos matutino e vespertino, houve um evento de comemoração do aniversário do Campus Araquari, realizado no Ginásio de Esportes da unidade. À tarde, ocorreu a cerimônia de descerramento da placa comemorativa aos 60 anos do campus.

Bloqueios orçamentários – O ponto central de discussão da reunião ampliada do Codir foi o bloqueio, de mais de 30% do orçamento do Instituto, por parte do Governo Federal. Após amplo debate, ficou decidido que o IFC irá adotar medidas de contenção de despesas já a partir do primeiro semestre. Seguindo o modelo de gestão descentralizada, ficará a cargo de cada campus definir quais serão as providências adotadas. As discussões sobre o alcance dos cortes e a situação para o segundo semestre permanecem em curso, e os devidos encaminhamentos serão tomados conforme novas medidas governamentais sejam divulgadas.

Decidiu-se também pela manutenção de eventos como a Mostra Nacional de Iniciação Científica e Tecnológica Interdisciplinar (Micti) e os Jogos Internos, que envolvem todos os campi e contribuem, por meio do Esporte, da Ciência e da Cultura, para a formação integral dos estudantes. No entanto, as iniciativas sofrerão cortes – como, por exemplo, redução no número de participantes. Ainda assim, eventos igualmente importantes, como o Seminário Integrado de Ensino, Pesquisa e Extensão (Siepe), tiveram que ser cancelados devido aos bloqueios impostos pelo Governo.

O Codir – O Colégio de Dirigentes é um órgão de caráter consultivo, que tem como objetivo dar apoio ao processo decisório da Reitoria. É composto pelos pró-reitores e diretores-gerais dos campi, além da reitora.

As reuniões do Codir são transmitidas ao vivo; o link para acompanhamento é enviado por e-mail a todos os servidores. Todos vídeos de transmissões e as atas das reuniões são disponibilizados na página do órgão, no portal do IFC.

Texto e Imagem: Cecom/Reitoria/Thomás Müller

Campus Araquari comemorou 60 anos no dia 10 de maio

Em uma sessão solene, no dia 10 de maio, o Campus Araquari comemorou seus 60 anos de funcionamento. A cerimônia, realizada no ginásio institucional, contou com representantes de estudantes, ex-alunos, docentes, técnicos administrativos, autoridades regionais e institucionais, além de diversos convidados.

Com aproximadamente duas horas de duração, o evento deu voz a histórias passadas do campus, trazendo para discursar o estudante “número um” em Araquari, o senhor Amauri Correa de Oliveira. Quando Amauri efetuou a matrícula, em 1959, a instituição era chamada Escola de Iniciação Agrícola e ofertava apenas o curso de Mestria Agrícola. Tiveram espaço ainda para trazer seus relatos de experiências o ex-aluno Roberto Trimmer, da turma de 1965, e, representando a administração do campus, o diretor da Gestão 1989-1993, senhor Francisco Airton Garcia.

Com a fala do atual diretor-geral, professor Jonas Cunha Espíndola, iniciaram-se as homenagens para representantes e instituições que fazem parte da história do campus. Em seu discurso, o professor Jonas ressaltou a produção de um livro comemorativo, intitulado “Da Escola de Iniciação Agrícola ao Instituto Federal Catarinense: 60 anos de história em Araquari”.

O almoço foi um momento livre para a integração entre as diferentes gerações institucionais, no qual foi possível presenciar a conversa dos atuais estudantes com os alunos da década de 60. Todos almoçaram no refeitório do campus, e, ali mesmo, as falas sobre diversas experiências tomaram conta das mesas.

Estiveram prestigiando o evento também antigas servidores da instituição, como a Dona Zulma e a Dona Dica, que trabalharam durante muitos anos para esta escola e ainda fazem questão de estar presentes em momentos marcantes da sua história.

Por volta das 15h15, no intervalo de aula dos estudantes, um bolo comemorativo ao aniversário do campus foi compartilhado entre todos na área de convivência do Bloco E. Serviram o bolo, aos estudantes e convidados, o diretor-geral e a diretora de Desenvolvimento Educacional, Cristiane Tagliari.

Para encerrar as festividades relativas ao aniversário dos 60 anos do Campus Araquari, o diretor-geral e a reitora do IFC, Sônia Regina de Souza Fernandes, descerraram uma placa inaugural do Bloco de Ensino, juntamente a uma placa em homenagem à história do ensino em Araquari.

Para conhecer um pouco mais sobre a história institucional, acesse: http://araquari.ifc.edu.br/historico/

Texto e imagens: Cecom/Araquari
Acesse o site do campus e confira mais fotos

Aula inaugural do Mestrado em Tecnologia e Ambiente aborda os temas Inovação e Sustentabilidade

Para receber os novos estudantes do Mestrado Profissional em Tecnologia e Ambiente (PPGTA), a professora Dra. Liliana Pena Naval ministrou a aula inaugural do curso, intitulada “Inovação e Sustentabilidade: desafios das ciências ambientais”. O evento aconteceu no auditório do IFC Araquari, no último dia 10 de maio, a partir das 14h.

Com a entrada gratuita e aberta para toda a comunidade, não foram apenas os estudantes do Mestrado que se beneficiaram da fala da professora Liliana, esta que é docente na Universidade Federal do Tocantins (UFT) e coordenadora dos Programas Profissionais da Área de Ciências Ambientais / CAPES. Estiveram prestigiando esta palestra também estudantes dos demais cursos de graduação do IFC, docentes e técnicos administrativos do campus.

Conduzido como um momento de troca de experiências, foram também abordadas questões referentes às particularidades de Mestrados profissionais e acadêmicos, orientações sobre os projetos, sua condução pelos estudantes e também a contrapartida necessária da instituição.

A mestranda Tcharlata Françoise Stinghen, reforçando pontos-chave desta pós-graduação, relatou que, para ela, “o Mestrado profissional em Tecnologia e Ambiente é muito importante. Além de ser uma oportunidade excelente, em uma instituição de qualidade e com professores qualificados, é também a oportunidade de executar projetos de interesse da comunidade”.

O PPGTA é um programa de pós-graduação interdisciplinar, que está iniciando com sua primeira turma neste mês de maio de 2019. São ofertadas as linhas de pesquisa em Desenvolvimento Rural e Sustentável e Tecnologias Ambientais. Este curso dá sequência à verticalização do ensino no campus, oportunizando aos estudantes a permanência e maior qualificação, conduzindo-os desde o ensino médio até a pós-graduação. Este é o caso da aluna Tcharlata, formada no curso de licenciatura em Ciências Agrícolas no campus, que prosseguiu sua vida acadêmica neste Mestrado.

A estudante, que possui experiência dentro do Campus Araquari, finaliza lembrando que “os mestrandos trazem demandas externas, propondo soluções para problemáticas da comunidade, visto que grande parte deles já atuam profissionalmente na sua área de formação. Isso que é praticar ciência: trazer necessidades reais para academia”.

Texto e imagens: Cecom/Araquari

Egresso representa IFC em Conferência Internacional de Jovens Cientistas

Daniel apresenta seu projeto para a Comissão Avaliadora da ICYS

Daniel Verdi do Amarante, egresso do curso técnico de Informática integrado ao ensino médio do Campus Rio do Sul, representou o Instituto Federal Catarinense e o Brasil na ICYS – Internacional Conference for Young Scientists (Conferência Internacional de Jovens Cientistas) – , realizada de 19 a 25 de abril na Malásia. Ele apresentou o trabalho “Horsensor – Obtenção e Análise de Dados Quantitivos na Equoterapia”. Além de conquistar a medalha de prata da classificação geral da Conferência, Daniel recebeu ainda o prêmio de melhor pôster na categoria Engenharia.

Durante sua passagem pelo IFC, de 2016 a 2018, o estudante esteve bastante envolvido com projetos científicos e participou de diversos eventos nacionais – como as Olímpiadas brasileiras de Robótica, Física e Astronomia e Astronáutica, entre outras – e também de intercâmbios internacionais. Embora tenha concluído o curso no ano passado, ele ainda foi chamado para participar da Conferência Internacional como representante do IFC – uma vez que desenvolveu sua pesquisa como aluno do Instituto. “Participei de um processo online de seleção em 2017, que selecionaria os projetos para integrar a delegação brasileira na ICYS 2018. Como os avaliadores gostaram do meu projeto, mas ele ainda estava em um estágio inicial, fui selecionado para participar em 2019”, explica.

O jovem cientista explicou ainda como funciona o sistema que apresentou na ICYS, o Horsensor. “Desenvolvi um dispositivo para obter os dados do movimento do cavalo e da pessoa na Equoterapia – um tratamento para pessoas com deficiências e/ou necessidades especiais. Também desenvolvi um website para armazenar os dados e disponibilizá-los a outros pesquisadores. Isso tudo deve possibilitar e facilitar estudos sobre a prática, tornando a Equoterapia ainda melhor e ajudando mais pessoas”.

O trabalho foi apresentado de duas formas na Conferência: como pôster, para os outros participantes e para o público em geral, e individualmente para uma banca avaliadora. “A experiência de participar da ICYS foi incrível”, ressalta Amarante. “Além de ter oportunidade de apresentar o meu projeto para cientistas de vários países, fiz amizade com pessoas do mundo todo e conheci novas culturas”.

Antes de participar da conferência, Daniel participou do evento “Capacitação para Gestão de Projetos e Eventos”, realizado em Brusque nos dias 9 e 10 de abril. Ele ministrou a palestra “Ação Extensionista e Inovação: a pesquisa na Equoterapia do IFC Rio do Sul que gerou o Horsensor”, na qual falou tanto sobre sua trajetória no IFC quanto sobre seu projeto de pesquisa. “Foi uma experiência muito interessante, por ser um público diferente daquele para o qual geralmente apresento, que são os avaliadores da minha área em feiras de ciências. Isso possibilitou que eu falasse sobre meus planos para o futuro e também a respeito minha vontade de ajudar outros estudantes a terem oportunidades como as que tive. Foi realmente muito bom compartilhar minhas experiências com os professores do IFC”.

O jovem pesquisador salienta que ter cursado o ensino médio técnico em um Instituto Federal foi significativo para o seu sucesso acadêmico-científico. “Acredito que ter estudado no IFC foi fundamental para tudo isso, já que, em qualquer outra escola, eu provavelmente não teria o incentivo, o suporte e a infraestrutura necessários para a realização do meu projeto. Além disso, apliquei diversos conhecimentos adquiridos, durante o curso técnico, na elaboração do sistema”.

Agora que concluiu seu curso no IFC, Daniel decidiu se dedicar a projetos pessoais antes de dar continuidade à carreira acadêmica. “Vou entrar em uma faculdade apenas no ano que vem. Ainda não sei exatamente o que quero cursar, mas pretendo continuar trabalhando com pesquisa científica”, finaliza.

Texto: Cecom/Reitoria/Thomás Müller
Imagens: Acervo Pessoal/Proex

Campus Araquari promove curso de Recepção Docente

As inscrições para o curso de Recepção Docente estão abertas até o próximo dia 10 de maio de 2019, através deste link.

O curso, ofertado através do Campus Araquari, tem disponibilidade de 40 vagas e carga horária de 60 horas.

As aulas serão realizadas à distância, de forma online, e terão início no final do mês de maio de 2019, com previsão de término em julho de 2019. O curso é gratuito e destinado aos servidores docentes do IFC ingressantes na carreira a partir de 1° de março de 2013, e que não tiveram acesso a ações de recepção de servidores quando ingressados na instituição.

A proposta desta capacitação é que, ao final, docentes participantes possam estar ambientados às dependências da unidade e aos demais servidores, tendo visibilidade sobre suas atribuições e sobre as implicações das diretrizes nacionais, institucionais e setoriais para exercê-las. Estarão, assim, familiarizados com as condições de desenvolvimento na carreira profissional e capacitados para desempenhar as rotinas de trabalho na instituição. Em suma, ele busca proporcionar o desenvolvimento pessoal e profissional do servidor para sua integração à missão do Instituto Federal Catarinense, seus processos e condições de trabalho, aos demais servidores e à infraestrutura de suas unidades do IFC.

Para saber mais sobre o curso, o edital está disponível aqui.

Texto: CECOM/Araquari/Laís Tedesco
Revisão:  CECOM/Araquari/Raquel Rybandt